PDA

Ver Versão Completa : Com qual frequência vc ajusta a folga da corrente ??



superkyo
25-06-08, 21:00
Com qual frequência vc ajusta a folga da corrente ??

A minha motoca tá com quase 6.000km, primeira regulada q eu fiz foi com 4.500km e agora tive q regular novamente com 6.000km, portanto a minha tá normal ou tá esticando rapido demais ?? a cada 1.500km to regulando..........essa ultima foi uns quase 1 volta.......

Fiz as 2 primeiras revisões na concessionaria, por isso naum precisei mexer eles já ajustavam, até pq eu so ajusto quando eu ouço um barulho da corrente........

Nesse ritmo com 15-20 mil km vai chegar no fim........

lagreca
25-06-08, 21:11
kct!, eu faço direto! uma vez a cada 2~3 semanas +ou- (uns 300~500 km), o ponto bom que a minha relação depois de 10.000 km está praticamente zerada, o ponto ruim é que dei uma espanada na rosca direita que usa para acertar o ajuste e uma entortada no negocio que serve para medir o ajuste do lado direito, mas nada que influencie.

mantabodyboarder
25-06-08, 21:13
Carai, normalmente ela afrouxa mais rápido :P

Furious VIPER
25-06-08, 21:31
Depende muito do uso q a moto é submetida.. a minha tá sem regular faz uns 1500km... tô começando a ficar com medo.. pq a folga NÃO tá exagerada... mas sinto ela laceadaqdo troco de marchas.... tomara q seja só impressão!
Aprendi a esticar a corrente com o mecânico na última revisão... mas ainda não fiz sozinho em casa!!

Furious VIPER
25-06-08, 21:31
kct!, eu faço direto! uma vez a cada 2~3 semanas +ou- (uns 300~500 km), o ponto bom que a minha relação depois de 10.000 km está praticamente zerada, o ponto ruim é que dei uma espanada na rosca direita que usa para acertar o ajuste e uma entortada no negocio que serve para medir o ajuste do lado direito, mas nada que influencie.

Me lembre de NUNCA deixar tu ajustar nada na minha moto! hehehe
Tá aprecendo eu... quebra, entorta, risca, queima tudo! heheh

destbr
25-06-08, 21:34
eu aperto quando acho q esta solto.. ahuhuahua

da pra perceber pq ela fica fazendo um barulho de twister (muito menor, claro! :D )

e vc pode tb movimentar pra cima e pra baixo a corrente, tendo uma noção se precisa ou nao de aperto!

lagreca
25-06-08, 21:57
Me lembre de NUNCA deixar tu ajustar nada na minha moto! hehehe
Tá aprecendo eu... quebra, entorta, risca, queima tudo! heheh
AAHuaHu, que eu vou falar? eheheh, as cagadas que fiz na moto acho eu foi só isso mesmo, devo ter apertado d+, mas tbm não sou um palerma que fode a moto inteira hheheeh. da uma intortadinha aqui, queima uma lâmpada ali... se o cara nunca fez isso na moto não tem graça.

TorteX
25-06-08, 22:39
Eu aperto quando começa da uma barriguinha...
haeuhAEuhHUEA isso me lembro uma historia...
Meu amigo compra uma titan, blza...ai vi que tava com folga, e expliquei pra ele como apertava...blza...ele foi pra casa dele, volto, a hora que vi, a roda nem virava direito com a moto desligada, ficava até travada de tanto que tinha apertado aeuhaeuhaeuhae

Furious VIPER
25-06-08, 23:09
Eu aperto quando começa da uma barriguinha...
haeuhAEuhHUEA isso me lembro uma historia...
Meu amigo compra uma titan, blza...ai vi que tava com folga, e expliquei pra ele como apertava...blza...ele foi pra casa dele, volto, a hora que vi, a roda nem virava direito com a moto desligada, ficava até travada de tanto que tinha apertado aeuhaeuhaeuhae

hahahahahhaha muito boa... heheh clássica de qm nõa tem experiência.... mto bo mesmo!
aposto q depois dessa ele aprendeu!!

agm2112
26-06-08, 08:53
A minha ficou um bom tempo sem precisar apertar, quando era tudo novo. Agora que já está com uns 10.000km, aperto toda hora.

TOBI
26-06-08, 09:24
Rodo muito pouco, reviso a moto toda vez que a lavo, qdo precisa regulo... :...:

danielpaiva
26-06-08, 09:35
Faço normalmente de 2 em 2 semanas (da cerca de 600/700km)...

Diego.fcs
26-06-08, 09:43
Olha, só quando solta mesmo... ehehehe... Mas é difícil hein, faz um bom tempo já que num estico.

spygtba
26-06-08, 09:57
A hora de esticar é qd ta frouxa, dependendo da relacao que vc usa usa pode levar entre 200km e ate 800km por aperto, dependendo da manutenco que vc da pra ela, se lubrificar sempre demora pra precisar apertar.

sandro_ventania
26-06-08, 15:57
Eu aperto quando começa da uma barriguinha...
haeuhAEuhHUEA isso me lembro uma historia...
Meu amigo compra uma titan, blza...ai vi que tava com folga, e expliquei pra ele como apertava...blza...ele foi pra casa dele, volto, a hora que vi, a roda nem virava direito com a moto desligada, ficava até travada de tanto que tinha apertado aeuhaeuhaeuhae


Bom ter comentado...corrente muito justa aumenta o consumo sabiam? o ideal é deixa-la com um pequena folga...sem exagerar por causa da segurança.

superkyo
26-06-08, 18:45
POXA intaum tá até acima da média aqui !! blz, achei q tava indo rapido hehehe........

Eu faço em casa, meu pai me ensinou é facil, osso só na hora de soltar e apertar a rosca q tem q fazer força.........eu ajusto sempre q a corrente faz barulho de bater em algum lugar da moto, sempre quando eu to reduzindo na 5º marcha, eu medi as 2 vezes q ajustei e o barulho começa exatamente na folga q o manual manda ajustar q é 35mm.......

OBS : Ele sempre reclama q na HONDA AERO 150cc dele tinha um protetor na rosca pra segurar o parafuso pra evitar de sair a porca e consequentemente a roda no caso de a porca ir soltando por descuido na hora de apertar.....

pulatampinha
26-06-08, 18:52
Nunca fiz....acho que nem sei fazer....as outras motocas que eu tive eu levava na lojinha de pecas e mecanica aqui e lubrificavam a corrente e regulavam de graca.Era bom por um lado mais o outro eh que ate agora eu nao fiz sozinho... :0_0:

brunohcs
26-06-08, 18:59
eu arrumo na frequencia ein q ela fika folgada  :drool:

brincadeiras a parte.. umas 2 vezes por mes.. entao uma vez a cada 500km mais o menos !

Tqf2
26-06-08, 19:51
Eu fiz a viagem ... rodei já 2.000 km e a corrente tá de boa....

Só daqui uns 300 km que será quando eu for retornar que vou apertaar de novo...

pulatampinha
27-06-08, 10:43
Eu fiz a viagem ... rodei já 2.000 km e a corrente tá de boa....

Só daqui uns 300 km que será quando eu for retornar que vou apertaar de novo...


Vc tá no mesmo caso do AGM que rodou uns 10.000 km sem precisar regular.Talvez só mais tarde mesmo.

TorteX
27-06-08, 11:15
Na titan, que vendi com 14mil km....acho que apertei umas 5 vezes só uhahueauhueauae
E tava boa ainda, tava na metade da regulagem...chegava aos 20 e poucos facil...

casali
27-06-08, 13:11
a Dt tem esticador, então eu só cuido para não raspar na balança, logo se não raspar não prescisa esticar
na verdade acho que nunca estiquei a desta DT

Mostarda_69
27-06-08, 20:31
A minha eu regulei a minha logo dp darevisao dos 1000 pq la nao regularam, isso com uns 1100km e ate agora ela ta com 5200km e nao mexi mais..

uma obs:
Antes dos 1000 eu nao tinha lubrificado a corrente e tive q aperta-la 3 vezes ate os 1100km...
Apos a apertada dos 1100km eu sempre matenho ela bem lubrificada, como utilizo pra passeio e nao trabalho sempre tenho tempo de mante ela 100% em ordem, entao nunca falta lubrificação..

rubens caruso
01-02-16, 09:25
Ressuscitando tópico:

Tenho hábito de esticar só com 2500km rodados, quando faço a troca de óleo. Lógico que se percebo que está batendo antecipo, mas normalmente só na troca de óleo mesmo.

Na Fazer 150 parece que terei que antecipar e esticar mais vezes já que conduzo a motinho quase só em Rodovias e por distâncias razoáveis.

betocampana
02-02-16, 19:15
Eu tava procurando um tópico mais ou menos assim esses dias hahah até imitei o Vulcan e peguei uma seringa pra colocar óleo na corrente, óleo de motor mesmo. De tempos em tempos (acho que duas vezes por ano) jogo um WD40 na corrente e de duas em duas semanas coloco óleo de motor nela, mas já li pelos posts daqui que o bom é colocar todo final de semana mesmo.

E estico quando precisa esticar hahah não mais que quatro vezes por ano (ando uns 2000km por ano)

irai
03-02-16, 08:25
Acho que isso vai muito do modelo da moto e da relação. Na Intruder a regulagem durava uns 500Km, isso era o máximo, mesmo com corrente com retentor, cheguei a estragar a rosca do parafuso que puxa a roda, de tanto regular. Ja na Next, em 25.000Km acho que precisei regular umas 4 vezes no máximo.

Schao.gs
03-02-16, 09:09
Como o irai disse, isso depende da moto e da relação.

Nas minhas motos anteriores (Titan, Twister, Tornado...) eu ajustava (ou pelo menos verificava) basicamente a cada troca de óleo do motor, ou seja, algo em torno de 1000 a 2000 kms dependendo da moto. Já na CB 500F, ela está com 7200 Kms rodados e só foi ajustada na revisão de 1000 kms, depois nunca mais e está perfeita!

faloooww

SheBarros
04-02-16, 15:52
Ratificando o posicionamento dos colegas acima....

Quanto à FZ250 que tive, a corrente dela simplesmente quebrou dias depois da revisão de 10.000km (duas esticadas na vida, lubrificação em dia).
Na minha atual moto, troquei a relação há 12.000km atrás - coroa e pinhão VAZ, corrente DID - e precisei de uma única esticada na revisão dos 26.000km.

Bicho do Mato
04-02-16, 17:59
A cada 5.000Km, ou seja, a cada troca de óleo.
Atualmente com 19.000 km

Diey
04-02-16, 23:35
O kit de relação da minha Factor tá indo pro seus 42 mil km rodados... Acho que o segredo é a lubrificação sistemática. Não consigo rodar na moto se ela estiver com a corrente seca.
Ajusto em média a cada 1500 km, mas vai mais na necessidade mesmo e não por km rodado.

irai
05-02-16, 09:18
Ratificando o posicionamento dos colegas acima....

Quanto à FZ250 que tive, a corrente dela simplesmente quebrou dias depois da revisão de 10.000km (duas esticadas na vida, lubrificação em dia).
O mecânico deve ter esticado demais, aí arrebenta mesmo.


Me parece que motos maiores seguram a regulagem da corrente por mais tempo, deve ser por conta da corrente mais larga e do conjunto mais robusto.