PDA

Ver Versão Completa : Uma idéia para o trânsito de motos nos cruzamentos



Rodrigo_Alves
28-06-08, 15:48
Amigos, gostaria de debater com vocês uma idéia que foi implantada na cidade espanhola de Barcelona: uma faixa de retenção para motos nos cruzamentos com sinaleira; esta faixa, localizada entre a faixa de pedestres e os carros, funciona como um espaço para as motos esperarem a abertura do sinal e, assim, sair do cruzamento sem se esbarrar nos outros veículos. Eis aqui uma foto desta faixa:

http://viajardemoto.com/fotos/albums/userpics/segurança.jpg

Mas, vendo a faixa de Barcelona, percebi que as motos vão pelo "corredor" entre os carros para chegar ao espaço destinado a eles. Por isso, bolei um esquema para que as motos possam chegar ao cruzamento de um modo fácil e seguro, evitando trafegar entre os veículos. Trata-se de uma via a ser construída no canteiro central da avenida (quando não tiver, pode ser uma faixa pintada na rua mesmo), com largura de 2,00 metros e comprimento de 100 metros (a contar do cruzamento), onde as motos poderiam passar pelos carros até a faixa, na frente dos automóveis. Este esquema bem simples que fiz no Fireworks ilustra bem a idéia:

http://i283.photobucket.com/albums/kk297/Projetos_SSC/Semttulo-4.png


Aí, pergunto: esta seria uma boa idéia a ser adotada no Brasil, visto o crescente número de motos nas ruas da nossa cidade?

sandro_ventania
28-06-08, 16:25
Acho muito boa a ideia...mas o maior problema nosso é a educação...os carros quase param dentro da faixa de pedestres...que dira de motos!!

gudex
28-06-08, 16:27
BOa idéia...
Mas nunca dará certo
Brasileiro é muito mal educado no trânsito
Além de parar quase dentro da faixa de pedestre, se o sinal ta amarelo ele acelera mais ainda!!!

moisespatriarca
28-06-08, 16:47
Isso mesmo, tá todo mundo fazendo direitinho!!! Agindo como brasileiros que são, levando uma boa idéia pro buraco antes mesmo dela sair da tela!!!
COVEIROS!!! :lol:

Porque não fala que vai entrar em contato com um vereador, ou político conhecido, E PASSAR A IDÉIA PRA ELE, ou os políticos só servem pra fazer um favor pessoal aqui e outro ali!!!
É por isso que não vamos pra frente, pois só empurramos as boas idéias pra BAIXO!!!!

Abraço!!!

Joao XTZ
28-06-08, 16:55
um dia a faixa exclusiva da Avenida Sumare era desenho no Papel...e hoje ela ta lah e faz 1 ano e meio nao ha acidentes com moto nessa avenida...as ruas Consolaçao e Avenida Rebouças caiu o nivel dos acidentes com a faixa cidada...essa ideia vale a pena se investir em grandes vias como a radial e a Aricanduva...e em avenidas menores os carros jah deixariam o espaço limpinho...valeu... :lol: :lol: :lol:

Rodrigo_Alves
28-06-08, 17:14
Isso mesmo, tá todo mundo fazendo direitinho!!! Agindo como brasileiros que são, levando uma boa idéia pro buraco antes mesmo dela sair da tela!!!
COVEIROS!!! :lol:

Porque não fala que vai entrar em contato com um vereador, ou político conhecido, E PASSAR A IDÉIA PRA ELE, ou os políticos só servem pra fazer um favor pessoal aqui e outro ali!!!
É por isso que não vamos pra frente, pois só empurramos as boas idéias pra BAIXO!!!!

Abraço!!!


Vou mandar este projeto esta semana para a URBES, empresa da Prefeitura de Sorocaba que gerencia o trânsito da cidade. A frota de motos em Sorocaba está crescendo a passos largos e quase me ferrei quando andei com minha moto pelas ruas da cidade: os corredores são apertados (evito usar corredor) e os motoristas querem passar em cima das motos mesmo!

Para o superkyo, que é de Sorocaba: pensei em implantar esta faixa como teste aí no cruzamento da Avenida São Paulo com a Pe. Madureira, em frente à Intermotos. Em qual outro lugar tu sugeria esta faixa, guri?

Rodrigo_Alves
29-06-08, 09:45
Ah, e pretendo mandar esta idéia também para alguns moto-clubes do Brasil, sobretudo de São Paulo e do Sul, para eles analisarem a sugstão e pedir às autoridades das suas cidades para a implantação da faixa.

Aliás, alguém aqui no fórum tem e-mails de alguns moto-clubes de São Paulo e do Sul, para que posso enviar o projeto?

Volverine MF
29-06-08, 13:56
Em primeiro lugar, parabéns pela atitude de tentar melhorar nosso transito, ao invés de sair arrancando retrovisores pelo corredor. Se nosso transito tivesse mais pessoas assim, talvez nossas ruas não fossem a zona de guerra que são.

Porém, eu não consegui ver a foto de Barcelona, deu "404 Not Found" aqui.

E quanto ao esquema que vc desenhou, fiquei com uma duvida. Como as moto fariam para ter acesso ao "desvio"?

Mais uma vez parabéns, e tomara que obtenha exito em sua empreitada.

Rodrigo_Alves
29-06-08, 14:12
Em primeiro lugar, parabéns pela atitude de tentar melhorar nosso transito, ao invés de sair arrancando retrovisores pelo corredor. Se nosso transito tivesse mais pessoas assim, talvez nossas ruas não fossem a zona de guerra que são.

Porém, eu não consegui ver a foto de Barcelona, deu "404 Not Found" aqui.

E quanto ao esquema que vc desenhou, fiquei com uma duvida. Como as moto fariam para ter acesso ao "desvio"?

Mais uma vez parabéns, e tomara que obtenha exito em sua empreitada.


Sobre a foto de Barcelona, acho que de ter saído do ar, mas vou encontrar outra e postar aqui...

Sobre o "desvio", funcionaria assim: a uns 50 ou 100 metros do cruzamento, as motos acessariam uma faixa no lado esquerdo da pista, no canteiro central, através de uma sinalização do tipo FAIXA EXCLUSIVA PARA MOTOS. PASSAGEM OBRIGATÓRIA COM O SINAL FECHADO. Quando o sinal estiver aberto ou não tiver aquela fila de carros, as motos não precisariam usar o corredor, podendo acessar o espaço delas diretamente; em outras palavras, a "motofaixa" seria usada somente quando tiver carros parados na sinaleira. Com o "desvio", as motos ultrapassariam os carros sem esbarrar nos retrovisores (já aconteceu isto comigo...) e chegaria à faixa reservada no cruzamento com toda a segurança; e, ao abrir o sinal, as motos poderiam fazer a conversão que desejarem, sem serem atrapalhados pelos carros.

Achei um vídeo com a faixa de Barcelona: http://it.youtube.com/watch?v=HD71AN3fDHc

Volverine MF
29-06-08, 14:43
O esquema do espaço - vamos chama-lo de espaço amarelo - a frente dos carros eu entendi, o que e eu estou com duvida é quanto ao acesso a ele.

Pelo que vc falou, haveria uma motofaixa que dá acesso a esse espaço, como um desvio proximo ao conteiro central, ou seja, uma faixa a esquerda das outras faixas.

Nesse caso, se o motoqueiro/motociclista estiver na faixa da direita ele terá de curzar toda a rua/avenida para poder entrar na motofaixa e então ter acesso ao espaço amarelo?

Não sei se ia dar mto certo, talvez se tivessemos desvios dos dois lados, mas daí tb é pedir demais, ou talvez precise de tempo para os motoqueiro se adaptarem até passassem a pilotar sempre consciente de que devem, em certos locais, ir pela esquerda da via a fim de entrar no desvio.




Ps.: Aqui no Brasil isso ia deixar os motoristas revoltados, pois a primeira vista o lande de sair na frente parece um privilégio para os motoqueiros.

superkyo
29-06-08, 14:59
^^^^ naum seria novidade, burro do jeito q é o povo brasileiro ficar com mais essa rivalidade, mas eu de carro sou a favor, afinal sair do semaforo com moto dos dois lado do seu carro é um perigo geralmente A MAIORIA dos motoristas ( pelo menos aqui ) já deixam as motos sairem na frente pra naum fica com uma moto do lado e logico q os motoqueiro tb já arrancam mais forte pra sair da lateral dos carros é o pior lugar pra se ficar em movimento.........

Agora até um jacú do governo ver isso vai demorar, alguem do congresso anda de moto ?? acho q naum, dai demora.........

Rodrigo_Alves
29-06-08, 16:09
O esquema do espaço - vamos chama-lo de espaço amarelo - a frente dos carros eu entendi, o que e eu estou com duvida é quanto ao acesso a ele.

Pelo que vc falou, haveria uma motofaixa que dá acesso a esse espaço, como um desvio proximo ao conteiro central, ou seja, uma faixa a esquerda das outras faixas.

Nesse caso, se o motoqueiro/motociclista estiver na faixa da direita ele terá de curzar toda a rua/avenida para poder entrar na motofaixa e então ter acesso ao espaço amarelo?





Exatamente, cara. Fiz isto deduzindo que a maioria das motos aqui em Sorocaba rodam no lado esquerdo da avenida e as avenidas tem (geralmente) duas faixas aqui; e também tem a lei que proíbe ultrapassar pela direita. Pensei nesta medidas para cidades médias e com avenidas estreitas, pois logicamente não vai dar para implantar isto na Avenida Paulista ou na Presidente Vargas (Rio de Janeiro).

Ninja Pontes
30-06-08, 10:53
a faixa de moto na sumaré eh um exemplo a ser seguido em todas as grandes av da capital e quem sabe no Brasil....
realmente, os motoristas na sua maioria respeitam a faixa e nao chegam nem perto dela o que transmite uma segurança inigualavel aos motociclistas...
ultimamente o governo ve como solução simplismente proibir o trafego de moto ou qq coisa que "atrapalhe" o transito infernal da cidade... vi hoje uma faixa dizendo que a partir do dia 30 de junho nao eh mais permitido trafegar caminhoes na marginal tiete das 5 da manha ateh as 21h... eh isso mesmo??? qual a razao disso? ja nao bastava os caras querer proibir o acesso as vias expressas da marginal com moto e agora querem fazer isso com caminhoes?? eh isso?

ah, pra quem falow da faixa cidadã na rebouças e consolação, como que funciona???? até hoje nao entendi pq sempre tem carro trafegando por ela e a galera usando o corredor de moto como em qq av.

abs

moisespatriarca
30-06-08, 11:19
Porém, eu não consegui ver a foto de Barcelona, deu "404 Not Found" aqui.

E quanto ao esquema que vc desenhou, fiquei com uma duvida. Como as moto fariam para ter acesso ao "desvio"?

Mais uma vez parabéns, e tomara que obtenha exito em sua empreitada.


Tá aqui a foto, o link não tá completo lá no post!!!

http://viajardemoto.com/fotos/albums/userpics/seguran%C3%A7a.jpg

Joao XTZ
30-06-08, 13:33
a faixa de moto na sumaré eh um exemplo a ser seguido em todas as grandes av da capital e quem sabe no Brasil....
realmente, os motoristas na sua maioria respeitam a faixa e nao chegam nem perto dela o que transmite uma segurança inigualavel aos motociclistas...
ultimamente o governo ve como solução simplismente proibir o trafego de moto ou qq coisa que "atrapalhe" o transito infernal da cidade... vi hoje uma faixa dizendo que a partir do dia 30 de junho nao eh mais permitido trafegar caminhoes na marginal tiete das 5 da manha ateh as 21h... eh isso mesmo??? qual a razao disso? ja nao bastava os caras querer proibir o acesso as vias expressas da marginal com moto e agora querem fazer isso com caminhoes?? eh isso?

ah, pra quem falow da faixa cidadã na rebouças e consolação, como que funciona???? até hoje nao entendi pq sempre tem carro trafegando por ela e a galera usando o corredor de moto como em qq av.

abs


essa medida dos caminhoes nao poderem rodar na marginal das 5 as 21h eh mais uma medida remendo pra diminuir os congestionamentos...mas isso pode ate piorar a situaçao pq estao empregando as Kombis e similares pra fazerem as entregas urbanas...e isso eh terrivel pq um caminhao VUC de 5.5 metros carrega 6vezes mais carga q uma kombi e tem quase o mesmo comprimento...mas os caminhoes nao tem de sair so da Marginal,tem de sair da Bandeirantes,da Av do estado,Aricanduva e tds as avenidas q se ha bastante trafego de caminhoes...e sobre a faixa exclusiva da Sumare meu sonho eh ver uma faixa assim na Radial... valeu... :lol: :lol: :lol:

Diego.fcs
30-06-08, 14:17
Moto é um veículo assim como o carro, acho desnecessário essa faixa, porém a idéia é interessante, se vc fizer uma faixa dessa, daki uns anos terá que fazer uma maior e assim por diante, num adianta, moto tem que andar na faixa certa, como os carros, de maneira organizada, é simples. É só andar respeitando as leis de trânsito que num precisaremos perder tempo bolando "esquemas" para facilitar para uns e complicar para outros.

Joao XTZ
30-06-08, 14:30
Moto é um veículo assim como o carro, acho desnecessário essa faixa, porém a idéia é interessante, se vc fizer uma faixa dessa, daki uns anos terá que fazer uma maior e assim por diante, num adianta, moto tem que andar na faixa certa, como os carros, de maneira organizada, é simples. É só andar respeitando as leis de trânsito que num precisaremos perder tempo bolando "esquemas" para facilitar para uns e complicar para outros.


vc mora em uma cidade sussa do parana...vc com bolinha so andaria de FDS aki em SP e olhe lah...SP pro pessoal de moto eh so stress...valeu... :lol: :lol: :lol:

Ninja Pontes
30-06-08, 14:39
vc mora em uma cidade sussa do parana...vc com bolinha so andaria de FDS aki em SP e olhe lah...SP pro pessoal de moto eh so stress...valeu... :lol: :lol: :lol:



verdade... c nao tem noção de como a faixa da sumaré eh util pra gente... voce olha a av parada, praticamente travada de tanto carro, e voce com uma faixa tranquilao passando vazado... com certeza uma faixa dessa na radial, eu nao precisaria mais ir trabalhar pela marginal, que eu vou hoje pela margina justamente pq o corredor eh bem mais largo que o da radial e da pra ir numa velocidade melhor.

sandro_ventania
30-06-08, 15:32
    Não precisa alterar muita coisa...basta que a 100metros do sinal, seje permitido entrar no acostamento para se chegar a faixa amarela.
    Para pistas duplas o acesso poderia ser pelo meio, pois facilita pra quem vier em qualquer faixa.

Diego.fcs
30-06-08, 15:43
A cidade é sussa até, mas o transito é um caos, tem uma faixa exclusiva no corredor para moto/bicicleta, mas o transito tá parado e os caras tão no cacete no corredor, sempre tem acidente. Então acho que tem que seguir as regras de trânsito e pronto. Todos tem os mesmos direitos e deveres no transito, aí tem pouca moto, mas imagina um monte de moto se aglomerando aí, sei lá! Num é porq moto é menor que tem que ir se enfiando nos lugares pequenos.

Tqf2
30-06-08, 15:45
Eu não sei se seria preciso fazer essa faixa amarela no cruzamento..

Creio que se existisse uma faixa exclusiva pra motos de "ponta-a-ponta"

Seria muito benéfico, e tinha que proibir moto andar na faixa de carro...
e probir carro andar na faixa de moto...rsss

hedertone
30-06-08, 15:59
Eu não sei se seria preciso fazer essa faixa amarela no cruzamento..

Creio que se existisse uma faixa exclusiva pra motos de "ponta-a-ponta"

Seria muito benéfico, e tinha que proibir moto andar na faixa de carro...
e probir carro andar na faixa de moto...rsss
Concordo.

Ps.: Editei o Post do criador do tópico, deixei as imagens em [ img ], assim o pessoal não precisa estar clicando no link...

Joao XTZ
30-06-08, 16:35
verdade... c nao tem noção de como a faixa da sumaré eh util pra gente... voce olha a av parada, praticamente travada de tanto carro, e voce com uma faixa tranquilao passando vazado... com certeza uma faixa dessa na radial, eu nao precisaria mais ir trabalhar pela marginal, que eu vou hoje pela margina justamente pq o corredor eh bem mais largo que o da radial e da pra ir numa velocidade melhor.


mas ninja ele so nao fazem isso pq tem as faixas reversiveis...pq se nao a radial jah teria as faixas de moto...mas se ele fizessem igual as faixas cidadas da Rebouças e COnsolaçao q so sao marcadas no asfalto ia ser bem melhor...valeu... :lol: :lol: :lol:

Rodrigo_Alves
30-06-08, 17:36
Amigos, obrigado pelo apoio e aviso que estou terminando a minha proposta par amandar via e-mail aos órgãos de trânsito de algumas cidades do Sudeste e Sul, e também para alguns motoclubes com intuito de analisar a idéia.

Esta faixa também pode ser implantada em ruas estreitas, bastando pintar uma falxa com largura de 1,80 metro na esquerda da via (pela direita, a ultrapassagem é perigosa). Pensei neste esquema para um cruzamento na cidade gaúcha de Bento Gonçalves, onde há uma grande frota de motos.

pulatampinha
30-06-08, 17:39
Acho que se tivesse só a faixa amarela já ajudava um pouco.

Ninja Pontes
01-07-08, 10:14
mas ninja ele so nao fazem isso pq tem as faixas reversiveis...pq se nao a radial jah teria as faixas de moto...mas se ele fizessem igual as faixas cidadas da Rebouças e COnsolaçao q so sao marcadas no asfalto ia ser bem melhor...valeu... :lol: :lol: :lol:


ah mano, sei nao... se fizesse a faixa de moto tambem na marginal, acabava com mais da metade dos acidentes... nao tem jeito, o diego falow que moto eh pequena e nem por isso ela tem o direito de entrar onde quer, ateh concordo, mas os caras sobem ateh em cima da calçada pra fazer um retorno (ateh eu ja fiz isso haahha)... nao tem como ... a tentação eh muito forte, voce olha o transito parado, o safado do motorista do carro tem um **** dum espaço enorme e nao deixa voce passar pq simplismente o cara nao quer ou tem preguiça de estercer um pouco o volante e andar pra deixar voce passar... o cara nao leva vantagem alguma coisa isso... portanto, o corredor de moto resolve esse problema e muitos outros como a segurança de voce nao levar uma fechada nervosa por distração do motorista do carro.