PDA

Ver Versão Completa : Moto desalinhada.... ?



ibs75
28-06-08, 22:59
Fala Galera !!!!!!

Até que enfim arrumei a minha motinha.... ja não era sem tempo...!

Bom ! Em outro tópico contei que havia inaugurado a Ybrzinha com um tombo, nada grave, mais gerou um prejuizo de R$160,00 e agora que já estou andando nela novamente, me dei conta de uma coisa..

Quando tiro as mão do guidão, com a moto em movimento é claro, ela tende a ir pra o lado direito...como se estivesse desalinhada ou coisa parecida !

O certo não seria ela permanecer em linha reta?

O que pode estar acontecendo ? |:(

Alguém tem alguma opinião?? :(

hedertone
28-06-08, 23:01
Geralmente as ruas tem inclinação para as laterais.. por isso deve estar tendo essa impressão..

danielpaiva
28-06-08, 23:07
Geralmente as ruas tem inclinação para as laterais.. por isso deve estar tendo essa impressão..


Pode ser ondulação na pista..seu corpo estar pouco enclinado para os lados....e pode ser que esteja com a bengala desalinhada (ja vi um mecanico numa oficina falando que eu podia levar la a moto que eles fariam de graça...mas acabei nem voltando por falta de tempo...)

Obs. Bengala desalinhada pode acontecer por pegar um buraco e por queda...no seu caso, por ter caído, bem provavel que tenha acontecido algo...

ibs75
28-06-08, 23:17
Obs. Bengala desalinhada pode acontecer por pegar um buraco e por queda...no seu caso, por ter caído, bem provavel que tenha acontecido algo...


talvez seja isso mesmo... pilotando não sinto nada anormal, ela está retinha...já o paralama está um pouco empenado...quando vc olha por cima dele...!

PimEdu
29-06-08, 18:06
isso é moto desalinhada certeza, vc não sente muito o desalinhamento andando (se for leve claro) mas qdo solta a mao ela na hora vai prum lado.
Só pra testar se é inclinação da rua, vai numa rua vazia, vai e solta a mão, volta e solta, ela tem q cair cada hora prum lado, se cair sempre pro mesmo é moto desalinhada, e dai corre pra arruma q num é mto bom nao moto desalinhada, num frenagem mais forte e tals isso pode te ferrar.

ibs75
30-06-08, 09:43
Será que em qq oficina, eles fazem esse alinhamento ? precisa de alguma máquina ou equipamento especial ?

Porque a motinha acabou de sair da oficina e está desalinhada, talvez o serviço de alinhamento não foi feito por que ele não tem o tal equipamento.....

Diego.fcs
30-06-08, 10:40
Se vc caiu com ela, dá uma conferida no alinhamento do quadro, coloca ela no cavalete ou fala pra alguém subir nela e deixar ela reta em pé, veja se a roda da frente está alinhada com a de trás, fica meio distante, abaixa um pouco e confira, minha bolinha tava com as rodas um pouco desalinhada e mandei alinhar.

Stone
30-06-08, 10:57
vc falou que o paralama dianteiro estava desalinhado com a roda, certo?
se for isso é bem provável que seja o eixo da roda dianteira torto, faz o seguinte: tire a porca do eixo e com uma chave gire o eixo, se a roda se mecher é eixo torto

sobre puxar um pouco para um lado, acho que é normal, quando peguei minha moto zero ela já puxava um pouquinho para o lado, toda moto que eu pego puxa um pouquinho para a direita, creio que seja minha posição de pilotar, talvez seu caso seja isso também

Diego.fcs
30-06-08, 10:59
Vê também se a roda de trás num tá torta, as vezes os esticadores estão diferentes, um mais apertado que o outro e a roda pode ficar um pouco torta. Fala pra algum amigo seu andar atrás de vc pra ver se as rodas estão alinhadas, vai pra pista que é melhor.

cabra de brasilia
30-06-08, 11:06
Bão a única oficina que conheço e recomendo é a Dany Motos da Praça do DI e na 506 Sul........lá os caras fzem serviço mesmo!......tem até uns planos de revisão para 3000 e 10.000 km's muito interessantes.........eu creio que esse lance de quadro empenado deve de ser bastante comum porque lá na Dany de taguá sempre tem moto "toda pelada".......fazendo uma observação sobre quadro lá na Dany da Asa Sul tem um quadro da Twister como se fosse uma escultura na vitrine....putz que quadro maneiro a Twister possui.....parace chassi dessas "ninja".......

ibs75
30-06-08, 12:52
Galera, obrigado pelas dicas e opniões...

Vou fazer o que vcs me recomendaram...agora se for realmente o quadro empenado, acho pouco provável mas sei lá., será que fica muito caro pra alinhar??

Stone
30-06-08, 13:17
se quando vc caiu vc estava devagar acho difícil ter empenado o quadro

ibs75
30-06-08, 13:20
se quando vc caiu vc estava devagar acho difícil ter empenado o quadro


pois é.... eu estava devagar... e não bati em nada...só derrapou.. e puff...

Guilherme Mcnasty
30-06-08, 15:13
Vc já deu a dica: para lama torto na maioria das vezes NÃO é o suporte do para lama que está empenado, e sim as bengalas. Aposto um real que essas bengalas estão empenadas. Leva num a oficina decente e pede pra averiguar.

spygtba
30-06-08, 15:25
Vê também se a roda de trás num tá torta, as vezes os esticadores estão diferentes, um mais apertado que o outro e a roda pode ficar um pouco torta. Fala pra algum amigo seu andar atrás de vc pra ver se as rodas estão alinhadas, vai pra pista que é melhor.


Tirou as palavras dos meus dedos.
A roda trazeira fora do centro vai fazer a moto ir pro lado sim. mas a melhor coisa a fazer é pedir pra alguem ir atraz de vc e ver se as rodas esta o no mesmo risco.

ibs75
30-06-08, 15:54
Vc já deu a dica: para lama torto na maioria das vezes NÃO é o suporte do para lama que está empenado, e sim as bengalas. Aposto um real que essas bengalas estão empenadas. Leva num a oficina decente e pede pra averiguar.


No caso das bengalas estiverem empenadas.. se eu conseguir segurar a roda.. consigo desempenhar as bengalas forçando-as com as mãos ?? ou vou ter que troca-las mesmo??

Stone
30-06-08, 18:27
não não, tem que ter uns equipamentos especiais para desempenar as bengalas, umas paradas de relógio comparador e tals

Guilherme Mcnasty
30-06-08, 18:27
No caso das bengalas estiverem empenadas.. se eu conseguir segurar a roda.. consigo desempenhar as bengalas forçando-as com as mãos ?? ou vou ter que troca-las mesmo??


Se for pouco, vc consegue sim. Se não conseguir de qq forma leve pra uma oficina.

Guilherme Mcnasty
30-06-08, 18:29
Faça assim: segure a roda dianteira com as pernas, de frente pra moto, depois force o guidão no sentido contrário ao desalinhamento, até vc ver q alinhou.

Diego.fcs
01-07-08, 10:25
Faça assim: segure a roda dianteira com as pernas, de frente pra moto, depois force o guidão no sentido contrário ao desalinhamento, até vc ver q alinhou.


NOSSA!!! Fazia isso quando muleque, o garfo da bicicleta desalinhava e tinha que fazer isso, ou encostava a roda numa árvore e forçava o guidão... :lol:

lagreca
01-07-08, 11:01
NOSSA!!! Fazia isso quando muleque, o garfo da bicicleta desalinhava e tinha que fazer isso, ou encostava a roda numa árvore e forçava o guidão... :lol:
ehheeh, não só você, fiz isso diversas vezes quando moleque.

Stone
01-07-08, 12:57
acho que todos já fizemos isso
na minha Bolinha tenho que fazer isso direto :G

magrao tk
01-07-08, 17:54
Cara, se teu tombo foi leve desencana. Não tem nada de quadro torto ou bengala empenada. Pra acontecer isso no mínimo tem que ser numa batida. Confere essas coisas mesmo: Roda de trás desalinhada, ou aquele caso parecido com das nossas bicicletas. Ai é fácil de ver! anda em pé nela e ve se o guidão não tá um pouco torcido comparando com a ponta do pára lama. Se tiver afroxa um pouco os parafusos das mesas de cima e de baixo (aqueles que prendem as bengalas) e mais aquele que do meio que regula a folga da direção. Alinha no olho mesmo, reaperta tudo e dá uma volta que andando é mais fácil de conferir. É a primeira coisa que desalinha num tombo, to cansado de fazer isso nas motos dos meus amigos malucos.
Provavelmente tu não vai gastar 1 centavo desde que tenha as chaves. Boa sorte!

Stone
01-07-08, 18:13
caso não tenha as chaves, usa as que vem junto com a moto

ibs75
02-07-08, 09:29
Vou fazer isso sim...basta saber se vou ter a manha.. :#

Outra coisa que percebi foi quando eu parei para estacionar, na hora de travar o guidão vi que a ponta do mesmo do lado esquerdo fica muito próximo ao tamque, coisa de dois dedos, já a ponta do outro lado (direito) fica com uma distancia de 5 dedos do tanque... fiquei pensando será que o pessoal da oficina trocou mesmo o guidão ou só desempenhou ??... só que não hora de pilotar não sinto diferença... :s

ibs75
04-07-08, 11:01
Resumo da ópera !!

Levei novamente a moto à oficina... trocaram o guidão...alinharam as bengalas e na hora de fazer o aperto... puff.. a mesa superior, que é paralela, quebrou :( ! já que eles que fizeram a cagada.. colocaram outra.. feia pra caramba muito mal acabada...estou pensando em tirar ela e colocar uma original... a diferença de preço não é tão grande e sem falar na durabilidade do material!!

Bom, resumindo.... a begala esquerda estava torta...tiveram que desempenar !!

Stone
04-07-08, 11:50
quebrar a mesa é normal, quer dizer, normal não, os caras apertara d+

Nersinho - Limeira
07-07-08, 13:02
Boa tarde!
Bem a minha moto está assim tbm, faz um tempo vou levar pra arrumas, na hora que freia muito forte ela vira para o lado é f.. :NOOK:

Stone
07-07-08, 14:34
agora que vendi a minha posso falar que ela também estava desalinhada :G :lol:

ibs75
08-07-08, 21:32
agora que vendi a minha posso falar que ela também estava desalinhada :G :lol:


Isso que eu chamo de realmente "resolver o problema", a moto desalinhou...troque de moto !!! :D

Stone
08-07-08, 21:51
:lol: :lol: