PDA

Ver Versão Completa : Intruder pulando marchas



villapilot
02-07-08, 11:05
Olá pessoal,

ontem à noite tive uma surpresa desagradável com minha Intruder:

Estava voltando para casa quando de repende a 4a marcha não engatou mais: acima da terceira ficou um ´buraco´ e a 4a não engatava mais. Daí só depois de muito fuçar com o pé, engatava a 5a marcha.

E daí na hora de reduzir a 5a, a 4a engatava, mas a 3a não.

Daí trancava em 3a e só depois de muito fuçar novamente, é que pulava direto pra 1a.

Descobri um macete que é segurar a alavanca do câmbio em cima e soltar a embreagem com ela em cima, aí as marchas engatavam corretamente.

O que será que houve? Alguém já tinha ouvido falar disso aí?

A minha moto é uma Intruder 125, 55.000 km.

Troquei a embreagem faz uma semana, caso tenha alguma coisa a ver.

Tá muito chato isso, além de bem perigoso pois às vezes nem com o macete as marchas entram na hora certa.

Carlos Roberto
02-07-08, 11:08
Parece ser embreagem...

Diego.fcs
02-07-08, 11:10
Se num tinha antes e vc trocou a embreagem faz uma semana, o mecânico deve ter feito algo errado. Muita coincidência o câmbio estragar depois de 1 semana de ter a embreagem trocada.

A única coisa que tive com a minha relacionado a isso, é que 2 vezes aconteceu de estar em 5ª e ela sozinha cair pra 4ª, mas é por eu num tava acostumado com o câmbio ainda e dava só um toque e acho que num engatava direito.

Richard
02-07-08, 11:26
Foram trocados os discos???

Se trocou, o mecanico deixou TODOS os discos de molho em oleo por um tempo???

Quando eu abri o motor da minha moto, troquei a campana da embreagem e os discos, soh o esperto do mecanico naum deixou os discos tempo suficiente embebidos em oleo, ai quando eu peguei a moto, rode uns 3 dias e percebi que as marchas naum estavam entrando direito e as vezes ateh soltavam, ai logo depois disso, eu fui sair com a moto e o motor tava livre, sem engatar, naum pegava nem na artida eletrica e nem no tranco, e a CB 400 tem pedal de partida, mas para ele funcionar, a embreagem naum pode estar acionada, e ai nem isso funcionava... Resumindo, tive que voltar pra casa da Lins de Vasconcelos de guincho...
Ai ele trocou os discos e deixou eles em oleo por um dia quase e o problema parou...
No caso o q tnha acontecido comigo, era que como ele naum tinha deixado os discos muito tempo no oleo, ele fez o ajuste interno da embreagem com os discos meio secos, ai depois os discos incharam por causa do oleo, estrangulando a embeagem e ela ficava sempre acionada...

agm2112
02-07-08, 12:59
É ... acho válido um novo ajuste na embreagem antes de alguma medida mais radical.

Guilherme Mcnasty
02-07-08, 13:06
Qual a marca dos discos de embreagem?
pra mim esse negócio de deixar disco de molho antes de montar é pra disco ruim. Outra: disco de embragem SOMENTE única e exclusivamente original. Fischer, Flynn, tudo porcaria.

villapilot
02-07-08, 13:11
a marca é fischer.

porém na loja eu vi que eles tinham flynn, que era bem mais barata. se bobear deram o golpe de vender a cara e instalar a barata... não tenho como saber.

---

Só ajuste do ponto pelo cabo ou outro ajuste de embreagem interno?

pois tenho a impressão que ajustando pelo cabo não dará em nada, pois a vida toda mexi neste cabo em diversas regulagens, e nunca houve nenhum acontecimento de marchas pulando ou saindo sozinhas em consequência disso.

agora se for alguma regulagem interna que possa ter, aí faz mais sentido... porém desconheço essa parte, vou ter que voltar na oficina pra ver.

villapilot
02-07-08, 18:41
Deixei a moto na oficina, o pessoal abriu a lateral para ver se não era a mola ou os dentes da alavanca, mas eles estavam ok.

Amanhã vão abrir o motor e ver qualé o problema. Estão achando que pode ser trambulador, ou dentes da engrenagem quebrados.

Só para abrir e fechar o motor vão cobrar 120 pila. E isso que é uma oficina com fama de barata. Já começaram com a exploração!

Porreta!

Volverine MF
02-07-08, 18:46
Qto ao preço pra abrir e fechar acho que é isso msm. Só pra trocar a mola do pedal de partida da Titan paguei R$120, pois precisa desmontar o motor todo pra trocar a tal mola.

Qto ao problema da troca de marcha, agora já é tarde pois vc já internou a pequena, mas o que eu ia dizer é que pode ser o nivel de óleo que está baixo, pq a minha, qdo está com o nivel de óleo baixo, fica muito ruim pra engatar.


Boa sorte ae cara.

ze chico
02-07-08, 19:51
Olha só

SE A MOTO ESTA DEBREANDO - NÃO SSÃO OS DISCOS MELHOR LEVAR AO MECANICO - COM CAIXA DE MARCHA NÃO DA PRA VACILAR PODE TRAVAR E O PREJU VAI SE ENORME !

Volverine MF
02-07-08, 19:55
Olha só

SE A MOTO ESTA DEBREANDO - NÃO SSÃO OS DISCOS MELHOR LEVAR AO MECANICO - COM CAIXA DE MARCHA NÃO DA PRA VACILAR PODE TRAVAR E O PREJU VAI SE ENORME !
Desculpa zé chico, mas não entendi mto bem.

No meu caso, sempre que o óleo abaixa - sim, ela abaixa óleo, infelizmente :s - ela fica ruim de trocar de marchas, mas é só completar o óleo ou trocar que volta ao normal.

villapilot
02-07-08, 20:00
Olá,

o nível do óleo não está baixo não, porém concordo que se estivesse baixo as marchas ficariam difíceis de trocar, porém nunca pularia de uma para outra espontaneamente.

Sobre a regulagem, acho que é isso mesmo que o Zé chico falou, como a moto está com a embreagem funcionando corretamente não é questão de regulagem dela.

Dei uma olhada na tampa lateral do motor que desmontaram, a embreagem tava novinha, e naquela região do motor tava tudo ok. Aí vão desmontar o resto amanhã pra ver por dentro.

Alguém sabe qual seria o sintoma de trambulador estragado?

Valeu!

Ivan RJ
03-07-08, 01:51
Zé Chico, por favor, não use letras maiúsculas, pois, da a entender que vc está gritando com alguém. Muito obrigado pela sua compreenção.
Villa vá nos informando sobre o andamento do conserto, pois achei muito estranho a sua embreagem acabar tão rápido, 55.000km é muito pouco. Um grande abraço a todos os irmãos.

villapilot
03-07-08, 16:37
Descoberta a pane: rompeu uma molinha interna do câmbio.

Só que o prazo para receber a tal da mola original é de até uns 15 dias...

Que dureza!

Tentei adaptar mas não encontrei nenhuma mola parecida.

Será que se for um pouco diferente da original dá problema?

O preço é muito baixo, o problema é a disponibilidade da mesma que é demorada.

Diego.fcs
03-07-08, 16:40
Esse tipo de peça eu aconselho usar original!

Christian
03-07-08, 16:41
Essa peça deve custar uma mixaria então coloca original para não se encomodar mais.

Stone
03-07-08, 18:14
eu ia dizer que era o posicionador das marchas que está com problemas, agora vc falou que era uma molinha, do posicionador, certo???

ze chico
03-07-08, 18:44
Ola Volverine-MF

No seu caso é normal - O nivel de oleo baixo endurece as marchas porque os discos trabalham banhados pelo oleo, quando completa a lubrificação volta ao normal - discos e engrenagens -
Agora marcha escapando constante é bom da uma olhada porque pode uma hora quebrar uma engrenagem
abraços

Stone
04-07-08, 11:52
ah, outra coisa, nunca ouvi falar nesse lance de regulagem interna da embreagem, pelo que eu sei, embreagem se monta, e depois se regula o cabo, pelomenos nas motos que eu mexo é assim

ze chico
04-07-08, 13:53
Ola Stone- Guabiruba-SC

Você pode sim da uma regulada na embreagem por dentro almentando a pressão -
São 5 discos e 4 separadores (normal das pequenas) você coloca mais um separador no fundo e vai almentar a pressão. Tremenda gambiarra, mas vai quebrar o galho com os discos velhos e não prejudica em nada o motor. Aconselho usarem discos de boa qualidades pra não passar reiva nem ficar pra tras nas arrancadas.

Ao companheiro Ivan-RJ

Grito não ! Só grito quando quero andar de moto e não´posso

SPINARACK
04-07-08, 20:25
Desculpa zé chico, mas não entendi mto bem.
No meu caso, sempre que o óleo abaixa - sim, ela abaixa óleo, infelizmente :s - ela fica ruim de trocar de marchas, mas é só completar o óleo ou trocar que volta ao normal.

A minha qnd começa a ficar ruim a troca de marchas ou fica caindo marcha é q o óleo ja ta ficando ruim... ai a troca resolve...

Volverine MF
04-07-08, 20:52
Descoberta a pane: rompeu uma molinha interna do câmbio.

Só que o prazo para receber a tal da mola original é de até uns 15 dias...

Que dureza!

Tentei adaptar mas não encontrei nenhuma mola parecida.

Será que se for um pouco diferente da original dá problema?

O preço é muito baixo, o problema é a disponibilidade da mesma que é demorada.
Se pode dar problema eu não sei, mas pense bem, suponha que vc coloque a "paralela" e dê um problema. Além de ter que esperar os quinze dias pela original, vai ter que pagar 2 mãos de obra (R$120,00 x 2) e ainda corre o risco de estragar alguma coisa.

Stone
04-07-08, 20:56
Zé Chico, esse negócio de colocar mais um separador, ou calçar as molas, eu sei, mas isso não seria uma regulagem, seria mais uma preparação ou um gambytech mesmo

Volverine MF
04-07-08, 21:07
Zé Chico, esse negócio de colocar mais um separador, ou calçar as molas, eu sei, mas isso não seria uma regulagem, seria mais uma preparação ou um gambytech mesmo
Eu já ouvi dizer que isso é pra evitar que a embreagem patine, é mais usado qdo a moto é preparada ou qdo se deseja empinar por exemplo, mas tb ouvi dizer que deixa a embreagem mais dura e assim se faz mais força para aciona-la e pode comprometer o sistema de acionamento.

Stone
04-07-08, 21:24
isso mesmo

villapilot
11-07-08, 11:43
Bom pessoal,

arrumaram uma mola parecida mesmo e colocaram, o câmbio ficou mais duro mas fazer o que.

A moto ficou boa.... depois que eu levei ela pra casa devagarinho e arrumei tudo o que a oficina esqueceu de fazer - apertar vários parafusos, etc. Baita servicinho de porco esse... espero que no motor pelo menos não tenha ficado nada pra trás.

Agora é só alegria!