PDA

Ver Versão Completa : Emplacamentos de veículos registram recorde no semestre



Fernando Oliveira
02-07-08, 21:15
O setor automotivo registrou novo recorde. As vendas de veículos (automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motos, implementos rodoviários e outros) cresceram 27,14% no varejo, comparando o primeiro semestre de 2008 com o mesmo período do ano anterior. Foram vendidas 2.405.212 unidades em junho contra 1.890.313 em maio, segundo dados reunidos pela Fenabrave junto ao Denatran.

Na comparação entre os dois meses, o setor apresentou elevação de 5,40% nas vendas, passando de 417.088 unidades para 439.624 unidades. “O mercado interno entrou em uma fase de acomodação. Se não crescêssemos nada este ano, ainda teríamos um mercado de 3 milhões de unidades. Mas a tendência é chegar a 5 milhões de unidades nos próximos anos. No entanto, com crescimento menos acelerado do que o registrado em 2007, o que é muito salutar para o setor, mercado e economia”, afirmou Sérgio Reze, presidente da Fenabrave.

Automóveis e comerciais leves – As vendas de automóveis e comerciais leves passaram de 1.028.043 unidades para 1.338.078 unidades no acumulado do semestre, numa alta de 30,16%. O desempenho de maio para junho também foi positivo. Foram comercializadas 242.880 unidades em junho, contra 229.961 unidades em maio, num crescimento de 5,62%. “Os comerciais leves se destacam no segmento, o que demonstra aquecimento da economia”, comentou Reze.

Caminhões – As vendas de caminhões no varejo saltaram de 44.486 unidades para 57.766 unidades, numa evolução de 29,85%. Comparando o mês de junho com o anterior, o segmento cresceu 9,14%, saltando de 9.909 unidades para 10.815.

Ônibus – O setor de ônibus comercializou 11.590 unidades no varejo nos primeiros seis meses deste ano, contra 9.917 unidades no mesmo período de 2007, crescimento de 16,87%. As vendas do segmento também aumentaram de maio para junho, passando de 2.175 unidades para 2.388 unidades.

Motos – Foram comercializadas 951.151 motos no primeiro semestre de 2008, ante 771.223 unidades em igual período do ano passado que no ano passado acumulou alta de mais de 32%, registrou aumento de 23,33% no primeiro semestre de 2008. De maio para junho, as vendas do segmento cresceram 5,11%. Foram negociadas 174.962 unidades, contra 166.459 unidades comparando os períodos.

Outros – As vendas de outros veículos, como carretinhas para transporte de motos, jet sky, etc, subiram de 18.932 unidades para 22.866 unidades comparando os semestres, numa elevação de 20,78%.

Projeções para 2008 são mantidas

Furious VIPER
02-07-08, 21:33
Daki uns 10 anos estaremos igual akeles paíser da Asia onde o trânsito é um suruba federal... não existe preferencial, as motos se atravessam na frente dos carros, os carros tb, as motos caem, levantam.. ninguém respeita nada! Infelizmente.. é real! :(

Fernando Oliveira
02-07-08, 23:38
Daki uns 10 anos estaremos igual akeles paíser da Asia onde o trânsito é um suruba federal... não existe preferencial, as motos se atravessam na frente dos carros, os carros tb, as motos caem, levantam.. ninguém respeita nada! Infelizmente.. é real! :(


Vi umas soluções na Duas Rodas e uma delas passa por construir pistas exclusivas para motos, elas tem a metade da largura de uma pista para carro, mas é menos trabalhosa de fazer. ;)

Diego.fcs
03-07-08, 15:25
Isso é bom e ruim ao mesmo tempo, financiamentos estão facilitando e enganando o povo, muitas pessoas não estão conseguindo pagar mais o financiamento e estão tentando vender, acho que vai começar a aparecer veículos baratos daki uns dias por isso.

Isso também é reflexo de um mal funcionamento do transporte público, se funcionasse, eu pelo menos andaria de trem/metro/ônibus ao invés de carro. Isso vale também para o transporte de cargas.

danielpaiva
03-07-08, 15:32
Isso também é reflexo de um mal funcionamento do transporte público, se funcionasse, eu pelo menos andaria de trem/metro/ônibus ao invés de carro. Isso vale também para o transporte de cargas.


Eu acho que isso é total culpa do meio de transporte...

Se tivesse metro perto da minha casa, não teria comprado a moto!! (com certeza o carro para final de semana, mas a moto não)

Vamos ser otimistas..
Eu ACHO que com a história da Copa do Mundo no Brasil, muitos estados (os piores em tranzito) terão que investir nesse meio de transporte...e facilitando mta coisa ae...
Mas pena que metro demora para construir né?

agm2112
03-07-08, 15:57
A notícia parece uma comemoração ... mas pra mim é um pesadelo. Ao invés de reduzirem os veículos nas ruas, enchem cada vez mais. Daqui a pouco vamos respirar só fumaça e não saberemos mais o que é ar puro.

Joao XTZ
03-07-08, 16:25
A notícia parece uma comemoração ... mas pra mim é um pesadelo. Ao invés de reduzirem os veículos nas ruas, enchem cada vez mais. Daqui a pouco vamos respirar só fumaça e não saberemos mais o que é ar puro.


verdade ... fora as consequencias no nosso transito q eh horrivel...valeu... :D :D :D