PDA

Ver Versão Completa : O q vc sabe fazer de manutenção na sua moto?



Furious VIPER
06-07-08, 16:28
Senhoras e Senhores.... esse tópico de tempos em tempos (devido á renovação de usuários) é sempre bom refazer... então vamos lá...

Eu sei:
1-trocar piscas;
2-trocar todas as lâmpadas;
3-trocar o óleo;
4-trocar a alça do garupa;
5-regular a corrente de transmissão;
6-limpar o filtro de ar;
7-trocar o filtro de gasolina;

Podem ter certeza q todas essas coisas eu aprendi aki no PN... seja em tutoriais, ou mesmo lendo posts do pessoal. Eu sempre comento com o mecânico dos procedimentos pra não fazer errado.. qdo ele me confirma os passos direitinho eu faço pra experimentar.. e até hj tudo q fiz, foi com sucesso.
Parece pouco... mas pra um cara q há pouco mais de 3 anos não tinha nem mesmo subido numa moto... axo q tá valendo!
E podem ter certeza q não sei mais coisas pq não sou nenhum pouco encarnado em aprender. Se fosse estaria limpando carburador e regulando válvulas já(se bem q o dia q eu fizer isso, meu mecânico perdeu um cliente)! hehehe

E vcs?

JB
06-07-08, 19:31
Eu sei mexer em todas as partes de acessórios na moto,só não sei mexer no motor,de resto eu afuço.hehehehehe....

Roberval3000
06-07-08, 19:32
encho o pneu :lol: :lol: :lol:

Christian
06-07-08, 19:35
Faço tudo que o Furious citou e:

-Limpar carburador;
-Desmontar a balança traseira (fiz hoje);
-Trocar pastilhas e lonas de freio;
-E umas cositas mas... :D

Stone
06-07-08, 20:01
bem, vcs já sabem
minha CG e a ML desmontei TODA (incluindo motor, tudo mesmo, não ficou 1 parafuso que eu não retirei) para a reforma e montei tudo denovo
faço de tudo na minha pequena oficina

Volverine MF
06-07-08, 20:23
Eu sei:
1-trocar piscas;
2-trocar todas as lâmpadas;
3-trocar o óleo;
4-trocar a alça do garupa;
5-regular a corrente de transmissão;
6-limpar o filtro de ar;
7-trocar o filtro de gasolina;
Ué, vc aprendeu a regular a corrente? :lol:


É isso aí Viper, o lance é aprender msm, seja pra economizar com mecânico, seja pra evitar os "fuxânicos" ou seja pra saber o que fazer numa urgência.

Eu já fiz muita coisa na minha moto, acho que tudo que o Viper citou mais embreagem e só não faço mais pq as vezes me falta ferramenta ou tempo msm.


EDIT: Ah, tb limpo e regulo carburador e ajusto a folga das valculas, além de trocar a frente qdo eu bati.

tom crazy
06-07-08, 20:35
Faço o que o viper falou e mais trocar lona do freio traseiro euaheuahea. É que eu não tive manutenção nenhuma na moto alem das rotineiras, mais tirando o motor e cambio acho que o resto consigo fazer quase tudo.

Edit: Lembrei, troquei o filtro de óleo também e aquela peça onde vai o bujão de óleo pq o meu tinha espanado a rosca.

superkyo
06-07-08, 20:44
- Regular a corrente
- Trocar o oléo
- limpar o filtro de ar

Devo aprender a troca o filtro de oleo na proxima revisão hehehe.......

hardmen
06-07-08, 20:49
Eu sei:
1-trocar piscas;
2-trocar todas as lâmpadas;
3-trocar o óleo;
4-trocar a alça do garupa;
5-regular a corrente de transmissão;
6-limpar o filtro de ar;
7-trocar o filtro de gasolina;
8-Trocar pastilhas e lonas de freio;
9-Abrir para limpar e lidar com todo o painel (internamente).
10-Sangrar o freio dianteiro para regulagem.
11-Trocar o Filtro de óleo
12-Regular folga da caixa de direção.
13-Substituir o escapamento e regular o Carburador pra tal.
14-Substituir o Globo óptico e Carcaça do Farol.

Algmas coisasaprendidas aqui e a grande maioria no motonline.

Abraços...

César
06-07-08, 21:04
Eu sei:
1-desmontar, limpar e regular bura
2-esticar e lubrificar corrente
3-trocar embreagem
4-trocar estrelinha do câmbio
5-regular freio/embreagem
6-trocar todas as lâmpadas
7-trocar escapamento
8-trocar óleo, filtro de óleo, filtro de gasolina
9-regular embreagem

O que não sei e não me arrisco:
1-regular válvulas
2-trocar óleo de bengala
3-trocar relação
3

Furious VIPER
06-07-08, 21:14
Legal gurizada... tamo se puxando e aprendendo a mexer nas nossas motos!
Não citei sobre trocar o bloco óptico completo... mas axo q consigo.. só não coloquei pq nunca fiz, mas como já mexi no farol... me garanto nisso tb!

Volverine.. aprendi a regular corrente na última revisão... e qdo tava reparando akela barriguinha na corrente... estiquei de leve e deixei tudo certinho! dai dei uma volta, fui abastecer (coisa pouca, perto de casa) pra ver se continuava td na boa.. e pronto! tudo certo mesmo!

Volverine MF
07-07-08, 00:31
Legal gurizada... tamo se puxando e aprendendo a mexer nas nossas motos!
Não citei sobre trocar o bloco óptico completo... mas axo q consigo.. só não coloquei pq nunca fiz, mas como já mexi no farol... me garanto nisso tb!

Volverine.. aprendi a regular corrente na última revisão... e qdo tava reparando akela barriguinha na corrente... estiquei de leve e deixei tudo certinho! dai dei uma volta, fui abastecer (coisa pouca, perto de casa) pra ver se continuava td na boa.. e pronto! tudo certo mesmo!
:clap: pra vc então Viper. Muito bom saber que está aprendendo a fazer a manutenção básica na sua moto, assim, hávera menos motivos para não ter a manutenção em dia.

Bem, eu e meu pai aqui já desmontamos quase que a moto toda, como disse antes, só deixamos de fazer algumas coisas por falta de tempo ou por falta de ferramenta msm, como o caso do motor, que precisa de ferramentas especificas ou "especiais", como o torquimetro. Do resto, o que precisar nós fazemos.

ammanzoli
07-07-08, 08:52
bom eu axo que sei tudo ... praticamente .. so nao sei mexe dentro do motor... mas carbura .. um pouco de eletrica.. e o restante sei sim...

FHNT
07-07-08, 09:28
Pode parecer ser um pouco presunçoso, mas apesar de não ter feito nenhum curso ainda, em CG's e na FAN, eu estou querendo saber o que ainda não sei fazer... Mas já vou logo avisando, sou meio paranóico, e as vezes passo o final de semana todo lendo manuais Honda, e mexendo na moto, e vivo comprando ferramentas especiais, acho que preciso aprender a confiar em algum mechânico... Não sei colocar minha vida nas mãos dos outros, e se é pra fazer merda, faço eu mesmo... Bom, se puder ajudar em algo, é só perguntar, se não souber a resposta (vou ter descoberto algo que não sei ainda, e agradeço), eu corro atráz e respondo, no mais, fui, vruuuuuuunmmmmmmmmmmmm

Japaparadoxx
07-07-08, 09:41
Antigamente eu morria de medo de desmontar as coisas, então entrei em uma oficina auto-elétrica, lá desmontavamos o carro de ponta a cabeça. Assim perdi o medo de mete a chave na moto também.

Hoje desmonto/arrumo/ faço manutenção de quase tudo na moto, exeto o motor,.. mas freio, farol, corrente, carbudador, painel, etc, de boa.. ja deixei a minha 150 só com o quadro e o motor na epoca que tava testando o lança chamas.

DOUGLAS 00
07-07-08, 10:23
Eu sei levar a moto no mecânico... :lol: :lol: :lol:

Já me aventurei a mexer na moto em casa com amigos, mas sou meio desastrado... |:( E meu ferramental ainda é parco.

Porém hoje quando vou ao mecânico sei o que quero e dificílmente possa ser enganado.

Diego.fcs
07-07-08, 10:47
Eu só num mexo no motor e carburador, o resto dou uma de curioso e vou fazendo, na dúvida consulto o catálogo de peças. Óleo num troco porq num sei onde descartar ele.

danielpaiva
07-07-08, 11:18
Eu só num mexo no motor e carburador, o resto dou uma de curioso e vou fazendo, na dúvida consulto o catálogo de peças. Óleo num troco porq num sei onde descartar ele.


Eu ia dizer isso..parte de lampada, carenagem eu dou uma fuçada e acabo aprendendo..

mas parte de mecanica não me arrisco...(troco óleo, filtro de óleo e regulo a corrente)...
mas de resto me viro.

Luigi
07-07-08, 11:23
Só não abro o motor, haha o resto faço/fiz praticamente tudo em todas as motos que já passaram pela minha mão

Richard
07-07-08, 11:25
Eu só num mexo no motor e carburador, o resto dou uma de curioso e vou fazendo, na dúvida consulto o catálogo de peças. Óleo num troco porq num sei onde descartar ele.


eh soh levar em qualquer loja de oleo que faça a troca ou posto de gasolina que tenha serviço de troca de oleo, pois eles saum OBRIGADOS a aceitar o seu descarte, eh o mesmo caso das pilhas velhas que naum podem ir para o lixo, vc pode levar no local de compra ou por exemplo naquelas lojas de fotografia, que tem pilhas, baterias e tudo pra cameras...

Abraço

Diego.fcs
07-07-08, 16:02
eh soh levar em qualquer loja de oleo que faça a troca ou posto de gasolina que tenha serviço de troca de oleo, pois eles saum OBRIGADOS a aceitar o seu descarte, eh o mesmo caso das pilhas velhas que naum podem ir para o lixo, vc pode levar no local de compra ou por exemplo naquelas lojas de fotografia, que tem pilhas, baterias e tudo pra cameras...

Abraço


Vou começar a fazer isso, gosto de mexer na moto, to querendo comprar uns Yamalub e deixar guardado e trocar em casa. Outro problema também é limpar a "telinha", lavar com querosene beleza, o foda é isso ir pro esgoto doméstico.

sandro_ventania
07-07-08, 16:32
Eu mexo no que precisar...se não sei, aprendo e faço! As vezes compro uma ferramenta que custa 3x o que gastaria no "proficionau" mas prefiro comprar, pois depois de comprada eu mesmo faço o serviço e não fico na mão de ninguem.
É muito lambão por aí...e meu dinheiro é suado.
Mas isso é pra quem gosta de mexer...quem não gosta é melhor pagar mesmo.

Joao XTZ
07-07-08, 16:56
Eu sei:
1-trocar piscas;
2-trocar todas as lâmpadas;
3-trocar o óleo;
4-trocar a alça do garupa;
5-regular a corrente de transmissão;
6-limpar o filtro de ar;
7-trocar o filtro de gasolina;
8-Trocar pastilhas e lonas de freio;
9-Abrir para limpar e lidar com todo o painel (internamente).
10-Sangrar o freio dianteiro para regulagem.
11-Trocar o Filtro de óleo
12-Regular folga da caixa de direção.
13-Substituir o escapamento e regular o Carburador pra tal.
14-Substituir o Globo óptico e Carcaça do Farol.

Algmas coisasaprendidas aqui e a grande maioria no motonline.

Abraços...


so sou meio ruinzinho pra regular a sangrada do freio dianteiro...mas jah aprendi o jeito certo...mas de resto ta bom...so nao mexo no motor...
valeu... :lol: :lol: :lol:

Buça
07-07-08, 17:57
Como o João falo acima, só no motor eu não fuço, depois de ter aberto a embreagem pra trocar a molinha que não deixa ele ficar "mole" (não sei o nome dela, dizem por aqui que é a molinha do pescador), detalhe que a moto fico parada dois dias pq eu não sabia abrir a campana, tinha que ter uma chave especial, mas de resto é barbada.

TorteX
07-07-08, 18:08
Mexo na moto inteira quase, de motor sei abrir o bura para limpar, o resto do motor nunca fucei, mais se um dia precisar sou disposto a aprender...

Tqf2
07-07-08, 19:01
Bom,,,

Eu fui aos poucos e com muitica curiosidade apanhando e aprendendo nas outras motos que tive...

Aprendí..:

1-trocar todas as lâmpadas (painel, farol, piscas, freio);
2-trocar o óleo do motor;
3-trocar a alça do garupa;
4-trocar todas as partes plásticas (carenagens);
5-regular a corrente de transmissão;
6-limpar o filtro de ar;
7-trocar o escapamento;
8-trocar o Globo óptico e Carcaça do Farol.
9-regular freio/embreagem
10-trocar relação
11-lubrificar balança
12-trocar amortecedores (dianteiros e traseiros)

Acho que por “fora” da moto eu me arrisco em tudo, mas no motor,,, eu não sei nada,,,RSS só trocar a vela. :D

Guigo
07-07-08, 19:29
Óleo, corrente, reapertos, e mais o básico apenas...o resto, levo na oficina mesmo... :P