PDA

Ver Versão Completa : Cuidados ao dirigir. Coletanea de dicas.



spygtba
11-07-08, 11:38
Ontem indo embora estava garoando e fui passar o trilho do trem, a estrada cuza ele na diagonal e eu acompanheia a estrada, resultado: Eu estava a uns 10 ou 15km/h, o pneu trazeiro saiu derrapando no trilho quase me levando ao chao, ai tiva a ideia de criar este topico com o intuito de reunir algumas experiencias minhas e de vcs pra ajudar os iniciantes e ate mesmo os mais experientes que ainda nao passaram por certos sustos.

Ao cruzar trilhos de trem nunca cruza-los em grau diferente de 90º.
Nunca freiar na faixa de demarcaçao de pista.
Em paralelepido nao fazer curvas acima de 40km/h se o piso for irregular, pois a trepidacao tira a aderencia do pneu com o piso.
Em curvas jamais usar o freio dianteiro e o trazeiro em ultimo caso mas sem o travamento da roda.
Qd em pista dupla com transito fazer a curva pela pista de fora, em caso de queda nao ha o pergo de atravessar a pista vindo a ser atropelado pelo carro que vem atraz de vc.
Caso o transito pare de repente e vc ter que freiar bruscamente tente sempre jogar a moto pro acostamento, jamais para a esquerda evitando uma batida de frente com o veiculo que vem no sentido contrario.


Morando agoraem uma cidade com transito mais pesado fui aprendendo na pratica tudo o que postei acima. Espero que possa ser de alguma valia as dicas acima e tbm espero aprender algo com o que vcs postarao.

gudex
11-07-08, 11:47
De muito ótimo auxílio este tópico
Parabéns :OK: :OK: :OK: :OK:

renanperim
11-07-08, 12:12
Caso o transito pare de repente e vc ter que freiar bruscamente tente sempre jogar a moto pro acostamento, jamais para a esquerda evitando uma batida de frente com o veiculo que vem no sentido contrario.


Meu amigo morreu numa manobra como esta, deixando filha e esposa aqui.
Serve de lições a todos mesmo, até aos mais experientes que "nunca erram".

TorteX
11-07-08, 12:22
Sobre o trem...
Passava todo dia numa linha, o esquema é passar retinho e não acelerar muito sobre ela, senão patina pneu mesmo...

BrunoDias
11-07-08, 13:15
ta morando aqui pertin agora em, vai ficar facil conhecer a anemica auhauh

uam dica para passar no trilho e acelerar e levantar a frente da moto, vraaawww rsrss dai so passa a roda de traz
:P :P :P :P

cabra de brasilia
11-07-08, 13:28
Sabe o que eu acho mais engraçado.......

Aqui em Brasília temos vias bem largas...com 3; 5 faixas de rolamento.......canso de ver motoqueiro sozinho na pista e o desgraçado faz corredor!!!!!..........o elemento é tão bitolado que sem nenhum carro na pista ele anda no meio da faixa!.........

99,9% dos aidentes de moto que eu vejo aqui no DF é corredor......aquela velha batida na lanterna traseira do carro......por muitas vezes consequentemente ele cai para a faixa do lado onde é atropelado......

Ontem mesmo eu vi uma GS 500 0km no chão e uma Fiat Strada mais a frente......de longe eu pensei "corredor".....não deu outra tava lá a lanterna da Strada quebrada......

Que faça o diabo do corredor....não estou dizendo para não fazer....mas será que é preciso fazer corredor até na hora que não precisa?........esses imbecis que montam em cima de uma moto enfiaram na cabeça que o corredor é deles e os carros que tomem cuidado......que absurdo o carro agora não pode mudar de faixa....tem de andar que nem um trem no trilho......

Quanto a jogar pela direita o pesoal de Franca-SP já faz isso a muito tempo.....fechou o sinal em um cruzamento eles jogam a moto para o rumo do meio fio e vrummm para dentro da outra via..........

Furious VIPER
11-07-08, 13:43
A curva a ser feita pela pista de fora... é para a ESQUERDA!! Se for uma curva para a direita e tu tiver na pista de fora, tu atravessará em queda a pista de dentro (ainda no teu sentido) e a pista do sentido contrário. Se liguem nisso!

Tqf2
11-07-08, 14:20
Quero morrer de raiva quando vejo um cara na faixa da direita (por exemplo) e ele quer entrar pra esquerda, numa pista de mão única (só vai)

Daí o *** atravessa na frente do cara da pista da esquerda pra virar..
isso é básico, como podem não saber.....?

spygtba
11-07-08, 14:26
A curva a ser feita pela pista de fora... é para a ESQUERDA!! Se for uma curva para a direita e tu tiver na pista de fora, tu atravessará em queda a pista de dentro (ainda no teu sentido) e a pista do sentido contrário. Se liguem nisso!





Fiz ate um desenho pra galera entender melhor.
http://i176.photobucket.com/albums/w168/spygtba/Diversas/imagem.jpg
No caso de a rua que vc estiver ter mureta e vc estiver fazendo a curva pra direita vc sera jogado no muro caso caia e nao atravessa pista nenhuma, ja se nao tiver pelo menos mantendo-se na pista da esquerda as chances de ser atropelado diminuem 33% pois vc so tera duas pistas pra passar rolando.

KDASH
11-07-08, 16:36
Opa! Outras dicas meio logicas que a maioria deve conhecer, no entanto aki vai!

-sempre evite passar por cima de areia no asfalto. estradas de areia e terra são facilmente transpostas com um pouco de prudencia e paciencia. no entanto arei sobre o asfalto é extremamente perigos e escorregadio . se não ouver como desviar do bolsão de areia, tente não acelerar por cima dela, deixe a moto passar "na banguela" por cima, assim vc evita sair de traseira!

- o mesmo acima se aplica em estradas de terra com pedras! pedra + terra é uma combinação letal pra jogr traseira de moto po lada!

Dicas meio manjadas, mas não custa nada divulgar! :#

gudex
12-07-08, 10:10
Belo desenho spygtba
PAINT RULEZ!!!!

spygtba
12-07-08, 10:50
Belo desenho spygtba
PAINT RULEZ!!!!


Como diz o DEITADO: Uma imagem vale mais que mil palavras.

sandro_ventania
12-07-08, 10:53
Qualquer pista, suspeita de estar escorregadia, por chuva, areia, pedra, oleo ou qualquer outro motivo, na curva tem que passar com a moto o mais em pé possivel, sem acelerar e sem frear.

hbrasil
12-07-08, 14:49
Eu também quero colaborar:

1) A velocidade mais segura é a VELOCIDADE RELATIVA = 0. Ou seja: se o trânsito anda a 60 km/h, ande a 60 km/h.

2) As faixas pintadas na rua são muito escorregadias, sobretudo se molhadas.

3) Em curvas, freie ANTES de entrar e NÃO FREIE dentro da curva. Se for INEVITÁVEL, freio de trás com muito cuidado.

4) NUNCA entre em uma curva junto com um ônibus ou caminhão, porque estes veículos longos precisam de 2 pistas para completar a curva.

5) Entenda que está numa moto, e os carros não vão te dar a preferência. Nunca.

6) Em caso de qualquer situação imprevista, o PIOR a se fazer é acelerar para fugir desse imprevisto. Freie sempre. Ex: Se um cão estiver atravessando a rua, NÃO ACELERE pra "passar logo" por ele. Diminua a velocidade, até parando a moto se necessário.

7) Se algum ônibus, caminhão, etc. passar do seu lado e a moto der aquela rabeada por causa do vácuo, diminua a velocidade.

8) Por fim: essa eu aprendi aqui no PN: "aproveite cada quilômetro de cada vez.".

Um abraço!

FabricioFabuloso
12-07-08, 20:40
Só para acrescentar ao tópico... para nós motociclista não existe "achismo"... Se para fazer qualquer manobra vc tiver que pensar, "Eu acho q passo aki","Eu acho que vai dar tempo de frear", "Eu acho q da pra entrar nessa curva mais forte"... so faça as coisas se vc esta com 100% de certeza de que pode e de que vai dar certo.. se por um minuto vc tiver que pensar, desista e faça o que tem certeza que dará certo... So para deixar mais claro... se vc esta indo em direção a um semáforo e ele fica amarelo, se vc na hora pensar "Eu acho q da tempo" é melhor frear pq existe a possibilidade de naum dar certo ou então se vc precisa "cortar" alguem mas terá que frear bruscamente depois e pensar "Eu acho q da tempo de frear" é melhor esperar e passar a frente com segurança...

Abraços

Volverine MF
12-07-08, 21:45
6) Em caso de qualquer situação imprevista, o PIOR a se fazer é acelerar para fugir desse imprevisto. Freie sempre. Ex: Se um cão estiver atravessando a rua, NÃO ACELERE pra "passar logo" por ele. Diminua a velocidade, até parando a moto se necessário.
Por que não me disseram isso antes, pô? :lol:

Falando sério, há dicas muito valiosas aqui e por isso contribuo fazendo um pedido a moderação: fixem esse tópico e deêm mais destaque a ele pondo o na página inicial do fórum.


Por enquanto é só, quando estiver com mais tempo eu posto as dicas que minha breve experiencia me ensinou.




Por enqto vou deixar uma só. Qdo for parar o moto na estrada, procure parar afastado da pista e de preferencia, longe de curvas ou subidas, ou seja, procure um lugar onde tem garantia de que será visto. Apesar do acostamento ser para isso, sugiro parar ainda mais afastado, pois algum "esperto" pode querer usar o acostamento como faixa de rolamento, numa ultrapassagem por exemplo.
Isso me faz lembrar de outra dica: cuidado ao andar na grama pois é mto escorregadia. Caí meu primeiro tombo aplicando a primeira dica e assim aprendi essa segunda :-/ :lol:

thiago proton.
13-07-08, 01:29
Muito bom este topico

E la vai algumas dicas minhas,como treeiro e motociclista urbano

Sobre o corredor... Sempre fico atento nos retrovisores dos carros,presto mto atençao se eles estao me vendo por ele.
Assim posso passar em lugares mais apertados pois eles vão estar cientes que eu estou ali.

Nunca ficar na (honda) dos moto boys,ficar correndo entre os carros de um lado para outro e as x desrrespeitando os propios motociclistas do corredor

ex:fechando,dando volto por um carro e sair na frente so pq uma moto a frente esta mais devagar,colar na moto da frente ainda mais se quem estiver na direçao não for muito experiente,pois ele vai querer correr vai bater em um carro e vc tbm cai junto.Ficar fazendo pega no transito e tal.

Corredor parado

O melhor é se concentrar a frente,como nas rodas dos carros,se elas estao viradas para o corredor,pq em caso de um cara querer movimentar o carro o deslocamento dele vai ser na hora

Prestar atençao entre os carros se não vem pedestre fora da faixa entre os veiculos

Não usar muito o freio da roda da frente,pois vc vai estar em uma situaçao onde provavelmente estará devagar,sendo que o freio da frente ele geralmente em pequenas velocidades quando acionado afunda a frente da moto desequilibrando o condutor,e neste momento quando vc freia
vc perde em direçao pois a roda da frente a que guia,vai estar mais pesada quando em menor velocidade e não estara guiando a moto.

Como freiar

O certo em velocidades medias e altas,seria usar cerca de 70% do freio da frente e 30% o pedal de freio + a reduçao de marcha

E quando for frear jogar o corpo para tras para que a frenagem seja mais eficiente(tecnica de motocross postura em cima da moto)parece bobeira mas exitem posturas certas para se pegar no guidão para colocar pés nas pedaleiras acentar no banco fazer curvas acelerar e freiar,claro que algumas delas são mais aplicadas em circuitos de motogp ou motocrros e estradas,mas devem ser aplicadas sempre e nao uma vez ou outra isso tudo vira um altomatismo depois de mto treino.
sempre usar dois dedos nas manetes,pois assim as suas reaçoes vão ser mais rapidas

Bem algumas de minhas dicas,espero ter ajudado em algo
Tenho muita dica para dar porem daria um topico inteiro,mas acho que as mais importantes estão ai.

Abços

Diego.fcs
13-07-08, 01:50
- Se ver um buraco a frente, tente frear o máximo que pode sem derrapar, se num der para desviar, passe no buraco com a moto reta, não incline nem tente desviar encima, vc pode passar com a roda virada e cair.

- Muitas estradas agora estão com algumas "faixas" salientes no asfalto em deccorência da recapagem ou raspagem do asfalto, evite passar nelas pois a moto fica acompanhando ela e vc pode perder aderência.

- Use sempre capacete fechado!

Volverine MF
13-07-08, 04:49
- Use sempre capacete fechado!
e sempre afivele bem. Não adianta ter o melhor capacete do mundo se no momento do acidente ele sair da sua cebeça.

sandro_ventania
13-07-08, 18:47
Me expliquem por que afirmam que o freio da frente é mais importante que o freio de trás?
Já vi gente ser projetado por cima do guidon, por que a frente abaixa e a traseira levanta...já vi gente cair pois a ftrente derrapou ao seguraro freio, etc.
Não duvido, só quero explicaçoes...

Furious VIPER
13-07-08, 19:52
Me expliquem por que afirmam que o freio da frente é mais importante que o freio de trás?
Já vi gente ser projetado por cima do guidon, por que a frente abaixa e a traseira levanta...já vi gente cair pois a ftrente derrapou ao seguraro freio, etc.
Não duvido, só quero explicaçoes...

O freio da frente não e "mais importante" q o freio de trás... ele é/deve ser mais usado (em maior proporção) mas sempre JUNTO com o freio traseiro.
Como o peso da moto é jogado pra frente, se usar apenas o freio traseiro, a moto derrapa com facilidade... se usar só o da frente, é mais difícil de derrapar, mas quaaando acontece, é chão.

spygtba
14-07-08, 09:38
Por enqto vou deixar uma só. Qdo for parar o moto na estrada, procure parar afastado da pista e de preferencia, longe de curvas ou subidas, ou seja, procure um lugar onde tem garantia de que será visto. Apesar do acostamento ser para isso, sugiro parar ainda mais afastado, pois algum "esperto" pode querer usar o acostamento como faixa de rolamento, numa ultrapassagem por exemplo.
Isso me faz lembrar de outra dica: cuidado ao andar na grama pois é mto escorregadia. Caí meu primeiro tombo aplicando a primeira dica e assim aprendi essa segunda :-/ :lol:


Mais uma coisinha que pode ser adicionada neste tipo de ocasiao é: Sepossivel deixe a moto ligada pra lanterna trazeira ficar ligada e deixee sempre um pisca ligado de preferencia o da esquerda, principalmente a noite, assim quem vem de longe tem a impressao de que a moto vai volta pra pista de rolamento, aumentando assim o cuidado de quem vem na pista.

Stone
14-07-08, 10:07
mais uma coisa sobre o freio da frente:
Nas frenagens, cerca de 70% do peso da moto e do piloto vão para a roda da frente, se vc freiar forte com a roda de traz ela vai travar e deslizar, e não vai segurar nada, por isso a importância do freio dianteiro (eu uso praticamente só o da frente), quando vc vai freiar nunca dê um "puxão" no manete, vá puxando ele devagar e gradativamente, pelomesos até se acostumar.
Essas histórias do freio dianteiro de capotar a moto, arremessar o piloto, são tudo besteira das pessoas que não entendem nada do assunto, se vc saber usar o freio da frente verá que ele é muito mais eficiente que o de tras

>Cuidado em garagens e postos de gasolina, principalmente de piso (azulejo), quando molhadas, principalmente depois de lavadas, ficam muito lisas
>Cuidado em estradas de calçamento (paralelepipedo), quando está úmido, pela garoa ou neblina, fica muito liso mesmo, cuidado nas curvas em que a estrada é bastante desnivelada, principalmente quando os pneus já estão "quadrados"
>Quando for entrar em algum lugar, principalmente quando for para a esquerda, dê a seta e faça um sinal com a mão indicando que vc vai entrar, isso ajudará para que o motorista que está atrás veja que vc vai entrar, também pode acontecer de queimar o pisca traseiro e vc não ver

spygtba
14-07-08, 11:12
- Se ver um buraco a frente, tente frear o máximo que pode sem derrapar, se num der para desviar, passe no buraco com a moto reta, não incline nem tente desviar encima, vc pode passar com a roda virada e cair.



So completando...
Freie o maximo que puder mas qd chegar o buraco solte os dois freios, deixe a moto passar livre. O mesmo vale pra lombadas.

Furious VIPER
14-07-08, 11:21
So completando...
Freie o maximo que puder mas qd chegar o buraco solte os dois freios, deixe a moto passar livre. O mesmo vale pra lombadas.

Isso mesmo...
Qdo freiamos a suspensão abaixa... então tem um curso menor pra absorver o impacto do buraco/lombada! Freia até um pouco antes pra reduzir velocidade... mas solta os freios pro peso voltar pra trás... daí a suspensão vai ter curso maior e a absorção de impactos será muito melhor!

Stone
14-07-08, 12:10
e não esqueçam de colocaro seu peso nas pedaleiras, isso dará muito mais equilíbrio para a moto

Diego.fcs
14-07-08, 14:16
So completando...
Freie o maximo que puder mas qd chegar o buraco solte os dois freios, deixe a moto passar livre. O mesmo vale pra lombadas.


Exato, esqueci de falar disso, passar com as rodas livres.

Outra: Em pedágios cuidado ao apoiar o pé no chão, evite as cabines da esquerda, muitos caminhões passam ali e cai muito óleo, já quase caí porq na hora que parei e fui colocar o pé no chão, o piso tava um quiabo, cheio de óleo e sujeira grudada, parecia que tinha sabão, quase escorreguei e caí.

thiago proton.
14-07-08, 20:11
Me expliquem por que afirmam que o freio da frente é mais importante que o freio de trás?
Já vi gente ser projetado por cima do guidon, por que a frente abaixa e a traseira levanta...já vi gente cair pois a ftrente derrapou ao seguraro freio, etc.
Não duvido, só quero explicaçoes...


Bem imagine um trem com varios vagoes!
Agora imagine se o ultimo vagão que acione o freio?
Acho que ele se arrastaria umbocado nao é?
Mas na verdade quem para é o primeiro vagão e o resto vai batendo um atras do outro ate parar


haaaaaa e a parada do buraco ai,tbm é bom levantar se da moto(ficar de pé),pois se a pancada for forte vc terá mais chance de corrigir a motoca caso ela perca a estabilidade.ja passei em um buraco na estrada acima 100km/h a traseira da moto ate levantou quando bateu no buraco rs rs rs
Não aconteceu nada apenas uma roda empenada rs rs rs

Stone
14-07-08, 21:29
eu também já vi um amigo cair por usar o freio dianteiro sem saber usá-lo
Veja essa matéria: http://www.revistaduasrodas.com.br/tecnicas/detalhes.aspx?id=387

Se vc ainda não acreditar, faça vc mesmo alguns testes.....

spygtba
15-07-08, 08:58
Lembrei de outra dica pra quem pega rodovia.

Ao ser ultrapassado por onibus ou caminhao com carroceria alta, diminua a velocidade, pois o vacuo vai puxar a moto e dependendo da distancia que vc estiver pode bater na trazeira o desequilibrar-se e cair pois a moto fica praticamente solta. O mesmo se aplica qd vc vai chegando perto de caminhoes e onibus, sempre diminua ou saia do vacuo.

E como o Fabriciofabuloso falou na estrada principalmente nao se pode usar o "ACHISMO" Como nossas motos nao tem retomada é na hora das ultrapassagem que a gente leva a maioria dos sustos, a nossa sorte é que a moto passa em qqr lugar do contrario ja teria muito motoqueiro morto se tivesse de carro por achar que poder passar e no fim nao deu tempo.

Fog
19-01-09, 10:38
ótimo tópico, já é antigo. mas vai uma dica
na rodovia fique no meio e não na direita, ocupar o mesmo espaço de um carro é importante para garantir que não vão te empurrar para o acostamento.
Além disso no meio tem menos buraco.
Não é aconselhável ultrapassar caminhões e ônibus com uma moto pequena, eu prefiro parar um pouco e deixar ele ir pra longe.

Beto
19-01-09, 16:45
Maior arma é ficar ligado a tudo e em todos , a moto pra mim esta sendo ótima terapia. Sou maior descuidado, mas qdo estou rodando na minha magrela...fico ligado , ñ confio em ninguem...pra mim td q esta em redor me oferece perigo. Tenho um amigo q trabalha perto demim..........vamos juntos cada um na sua moto.........varias vezes ja deixei o cara falando sózinho.........Transito ñ é lugar de papo.rsrsr inda mais de motos..........BETO

Felipe Oliveira
20-01-09, 09:41
Outra.. Sempre que for passear/viajar com mais gente e acabar ficando um pouco pra trás, não tente aumentar seu ritmo para busca-los. Você acaba se concentrando nisso, andando mais forte e quando chega uma curva mais fechada você nem lembrou de reduzir... Experiência própria, quase me arrebentei esse findi na serra por causa disso. A curva era mais fechada que eu pensei e quando tava no meio dela comecei a ir mais pra fora dela (pelo excesso de velocidade) e tava cheia de brita espalhada, segurei de leve no freio traseiro e a moto quis dar aquela escapadinha, soltei e consegui sair dessa. Coração quase saiu pela boca. =/
Vamos ter cuidado, galera. Abração pra todos! =)

Dumbex
20-01-09, 10:00
Outra.. Sempre que for passear/viajar com mais gente e acabar ficando um pouco pra trás, não tente aumentar seu ritmo para busca-los. Você acaba se concentrando nisso, andando mais forte e quando chega uma curva mais fechada você nem lembrou de reduzir... Experiência própria, quase me arrebentei esse findi na serra por causa disso. A curva era mais fechada que eu pensei e quando tava no meio dela comecei a ir mais pra fora dela (pelo excesso de velocidade) e tava cheia de brita espalhada, segurei de leve no freio traseiro e a moto quis dar aquela escapadinha, soltei e consegui sair dessa. Coração quase saiu pela boca. =/
Vamos ter cuidado, galera. Abração pra todos! =)


Cuidado quando ao acelerar não acabar batendo no seu companheiro da frente também :lol: :lol: :lol:

Já quase bati num amigo meu quando andavamos numa rodovia :#

Felipe Oliveira
20-01-09, 10:02
No meu caso eu tava beeeeem mais atrás! hehe! Nem tava vendo eles! :G
Mas andar muito perto também não é uma boa!

vinicius.a
20-01-09, 17:54
So completando...
Freie o maximo que puder mas qd chegar o buraco solte os dois freios, deixe a moto passar livre. O mesmo vale pra lombadas.

No caso das lombadas, passando em velocidade normal ou não... deve-se passar com o manete da embreagem acionado ou deixar ela engatada em segunda (as vezes terceira, se a lombada for baixinha) e passar??

Engatada desgasta alguma coisa na moto por causa do "tranco" na transmissão com a resistência extra da lombada nas rodas?

persiu
30-01-09, 18:49
e sempre afivele bem. Não adianta ter o melhor capacete do mundo se no momento do acidente ele sair da sua cebeça.


Pode parecer besteira, mas esta dica é de grande utilidade, pois as vezes pratico kartismo e já vi isso acontecer !!! Quem dirá então no trânsito !!!

chuckzin
03-02-09, 21:14
UMA DICA ÓTIMA?

De moto deite, mas não role!

GuilhermeRS
03-02-09, 22:12
Outra.. Sempre que for passear/viajar com mais gente e acabar ficando um pouco pra trás, não tente aumentar seu ritmo para busca-los. Você acaba se concentrando nisso, andando mais forte e quando chega uma curva mais fechada você nem lembrou de reduzir... Experiência própria, quase me arrebentei esse findi na serra por causa disso. A curva era mais fechada que eu pensei e quando tava no meio dela comecei a ir mais pra fora dela (pelo excesso de velocidade) e tava cheia de brita espalhada, segurei de leve no freio traseiro e a moto quis dar aquela escapadinha, soltei e consegui sair dessa. Coração quase saiu pela boca. =/
Vamos ter cuidado, galera. Abração pra todos! =)



Se me convidam pra viajar em grupo de motos, e começam a me deixar pra trás, primeira coisa que faço é dar meia volta...

Ou vai todo mundo junto ou não vai ninguém, agora pq o fulano tem uma 90cc e o ciclano tem uma 600cc eles querem viajar em grupo certo, entaum vai o da 90cc na frente puxando o barco...