PDA

Ver Versão Completa : como limpar disco de freio?



destbr
17-07-08, 20:49
povao,

gostaria de saber q produto posso passar no disco para retirar todo o residuo de pastilha q fica nele.
ao lavar a moto, deve ter respingado oleo diesel!

lavei a moto no final de semana e o freio ja melhorou bem, mas ainda nao está normal.

queria saber como limpar profundamente mesmo, tirando aquelas marcas de pastilha q fica (creio q ficando o ferro somente, o freio deve melhorar muito!)

ja lixei as pastilhas, mas ainda nao está normal.

valeu pessoal!

Furious VIPER
17-07-08, 20:54
Só nõa use oleo diesel... sempre q eu acabo esquecendo isso, fico uns 2 dias freiando mal com o disco! hehehe ele aperta ali mas não freia direito.. depois volta ao normal!
Pra lavar legal só uso água e sabão mesmo... nada de produtos diferentes.
Se teu freio tá ruim.. já experimentou trocar fluido de freio, pastilhas... tipo.. tá td certo mesmo?

destbr
17-07-08, 21:09
verdade furious, esqueci desse detalhe da manutencao.

meu freio ainda é original (nao fez 20mil km e o fluido foi completado uma vez no mecanico)

essa vez q mandei no mecanico, o freio voltou muito bom (vi q ele tinha passado graxa no cilindro q é empurrado qdo acionamos o manete).

a pastilha ja está proximo do fim da vida util. ja tenho em casa fluido novo e graxa!
falta eu comprar as pastilhas (pois nao vou usar as da cobreq q ja eu tinha comprado, pois as sapatas traseira deles é um lixo e nao vou arriscar no freio dianteiro tb).

entao depois irei fazer uma sangria e colocar pastilhas novas originais!

vamos ver como vai ficar!

valeu pela dica!! :)

Furious VIPER
17-07-08, 21:16
Meu fluido de freio é original ainda com 38mil km.. hehehe
Na próxima revisão vou trocar se lembrar... o mecãnico disse q é algo q se troca com certa frequência... pra evitar de dar problemas!!
Tenho com ele o pacto de perfeição na conservação da moto. Não deixar NADA por fazer pra ter uma moto zerada sempre.
O q eu fico pensando é:
Se meu freio tá ótimo (como sempre) o fluido tem q ser trocado apenas pelos resíduos q vão soltando e contaminando o líquido? Imagino q seja isso... tipo sujeira de óleo do motor... tem q trocar.. pq tem q trocar e pronto! hahahaha

destbr
17-07-08, 23:34
na embalagem recomenda-se a troca a cada 12 meses.

não sei se é pra vc gastar mais com fluidos e a fabrica nao falir, mas como minha moto tem 2,5 anos, pretendo trocar em breve, passando para o fluido dot 4.
custa barato, vale a pena trocar de tempos em tempos!

:)

Furious VIPER
18-07-08, 00:09
Pior q vale mesmo... vou fazer isso na próxima revisão (se eu lembrar... cacete)!!

Volverine MF
18-07-08, 00:19
na embalagem recomenda-se a troca a cada 12 meses.

não sei se é pra vc gastar mais com fluidos e a fabrica nao falir, mas como minha moto tem 2,5 anos, pretendo trocar em breve, passando para o fluido dot 4.
custa barato, vale a pena trocar de tempos em tempos!

:)
Qual o fluido recomendado pelo fabricante da moto?

Acho que vc deve usar esse, tanto pra não gastar dinheiro a toa num produto mais caro e que não deve oferecer nada a mais, pois se seu freio foi projetado para usar o DOT3 com certeza ele não vai ter nenhum beneficio usando o DOT4, ou pode até ocorrer o contrário, pois suponhamos que o DOT4 seja mais fino. Isso pode acarretar vazamento e perda de pressão, afinal, seu freio foi desenvolvido para usar DOT3.

Eu sei que a intenção do colega é a de dar o melhor para a sua pequena, mas as vezes o melhor é o que diz o fabricante ;)

casali
18-07-08, 00:54
Muito se ouve sobre os fluidos de freio, norma DOT, mas pouca gente sabe que além de ter um padrão determinado pela temperatura, o fluido de freio precisa ser trocado periodicamente.

A importância da troca do fluido de freio, deve-se ao fato do fluido de freio ser higroscópico, ou seja, possuir a característica de absorver a umidade existente no ar, ocasionando a diminuição do ponto de ebulição do fluido e portanto, ficando ainda mais sujeito ao fenômeno conhecido como tamponamento. O fluido de freio é um produto perecível e sua composição (estrutura) química é alterada com o passar do tempo devido ao excesso de calor e a mudança brusca de temperatura

TAMPONAMENTO - Ocorre quando o calor gerado pelo atrito entre a pastilha e o disco do freio no momento da frenagem é transferido para o fluido, o qual sofre aquecimento até atingir o estado de ebulição e em função da alta temperatura do circuito surgem bolhas de ar no sistema de freio resultando em falha no sistema e a motocicleta não para.

DOT: Department of Transportation (Departamento de transportes – EUA). Grau determinado para o ponto de ebulição:

DOT 3 Acima de 205 ºC
DOT 4 Acima de 230 ºC
DOT 5 Acima de 260 ºC

Como é possível observar, o ponto de ebulição do fluido de freio DOT 3 é bem abaixo do ponto de ebulição do fluido de freio DOT 4, e chegamos a conclusão que quando recomendado pelo Manual do Proprietário o uso de fluido DOT 4, nunca devemos substituir por um DOT 3, o que ocasionará uma deficiência no sistema de freio, colocando em risco a vida do condutor e passageiro se for o caso.

IMPORTANTE

•Nunca reaproveite o fluido de freio;

•Nunca misture o fluido de freio com características diferentes – Ex: DOT, fabricante ;

•A entrada de contaminantes no reservatório do fluido prejudica a capacidade de frenagem;

•Peças pintadas, peças plásticas ou borrachas podem sofrer danos irreparáveis se houver o contato com o fluido

Buça
18-07-08, 01:17
Eu to com 16mil km e nunca troquei o fluído de freio, o freio continua bom e o nível não baixou.

Será que era bom trocar ou não??

Tqf2
18-07-08, 08:25
Eu achei que trocava só quando tava com nível baixo......... :#

Nunca tive moto com freio a disco,
essa é a primeira..... :P

Abraços.

Richard
18-07-08, 08:27
Pessoalllllllllllllllllllllllllllll

Mais uma vez eu vou dizer.. OLHEM O MANUAL DE SUAS MOTOS....

O fluido de freio deve ser trocado a cada X km ou pelo menos uma vez por ano...

O fluido, as vezes pode naum parecer, mas ele perde as suas caracteristicas e tem uma coisa super importante... O fluido eh higroscopico, ou seja, ele tem tendencia a absorver agua e com aua ele perde suas caracteristicas... E todos sabem que naum eh nada bom ter agua no sistema de freio, correto???
No painel que eu comprei da CB 450 T americana, tem uma etiqueta (que aguentou de 1973 ateh hoje) dizendo que deve ser trocado o fluido a cada 600 ou 6000 milhas (agora naum lembro)... Isso era pra essa moto, pra minha CB eh diferente e pra moto de cada um aqui eh diferente (excluindo modelo iguais neh gente???...ahehhahhe)

Olhem com cuidado o manual e verifiquem isso, pq com freio naum se brinca...

Por exemplo vc destbr... Se seu mecanico teve qu completar o fluido alguma vez, pode ser sinal de algum problema de infiltração de agua, que pode deixar o freio mais baixo e ateh borrachudo ou algum vazamentozinho microscopico...
Oleo de freio naum costuma baixar, a naum ser que sua pastilha jah esteja no osso, se ela for nova, e seu mecanico precisou completar o fluido, pode ser interessante verificar esse sistema...

Abraço

agm2112
18-07-08, 08:30
Vc quer "limpar" o disco de freio e deixar ele liso ? Arranque ele do cubo, leve num torneiro e mande dar "um passe" ... depois troque as pastilhas por novas de qualidade.

Como nos outros 837 tópicos sobre fluido de freio ... o fluido absorve umidade do ar, baixando seu ponto de ebulição e tornando-se mais corrosivo. Precisa ser trocado periodicamente de acordo com o manual da moto.

destbr
19-07-08, 16:57
richard e volverine: comprei dot 4 pq sabia q era mais resistente a alguma coisa, mas agora vi acima q é a temperatura a diferenca!
mas comprei dot 4 pq no manual fala pra usar o 3 ou o 4. entao decidi pelo 4 :)
nao há vazamentos de oleo (pois nao vejo nem ficar humido qualquer parte do freio/mangueiras, mas é q as pastilhas ja estao realmente no fim da vida util!

na embalagem do fluido, informa q se deve trocar a cada 12 meses.

agm: boa ideia essa de dar um passe no disco! mas será q nao vai desgastar muito? será q vale a pena? pois um disco nao é muito barato né?
nao comprei ainda, mas vou utilizar as pastilhas originais mesmo! nao tive boas experiencias com as paralelas traseiras!

valeu pelas dicas povao!

Volverine MF
20-07-08, 23:37
[...]comprei dot 4 pq no manual fala pra usar o 3 ou o 4. entao decidi pelo 4 :)

agm: boa ideia essa de dar um passe no disco! mas será q nao vai desgastar muito? será q vale a pena? pois um disco nao é muito barato né?
nao comprei ainda, mas vou utilizar as pastilhas originais mesmo! nao tive boas experiencias com as paralelas traseiras!

valeu pelas dicas povao!
Hum, preferiu o 4 né? Escolha um tanto suspeita essa :lol:

Brincadeiras à parte, se o manual diz que vc pode usar o DOT4 então creio que não terá problemas. É que as vezes pensamos em dar o melhor pra nossas pequenas e acabamos por confundir o que é "bom" com o que é o correto, e não sabemos o que é realmente melhor. Mas já vi que não foi o teu caso.

Qto a dar um passe, se for só pra dar uma "lixadinha", ou seja, tirar pequenas imperfeições acho que compensa. Se tiver gasto compensa trocar o disco, eu acho ne, ao menos de carro é assim.

superkyo
21-07-08, 00:33
E eu com 6.000 km achando q vacilei de naum trocar o fluido de freio ainda, tem nego com 38.000 km UAHHUAHUAHUAAHU

Mas devo trocar com 9.000km, só naum troquei, pois nem abaixou nada.......

agm2112
21-07-08, 09:01
agm: boa ideia essa de dar um passe no disco! mas será q nao vai desgastar muito? será q vale a pena? pois um disco nao é muito barato né?
nao comprei ainda, mas vou utilizar as pastilhas originais mesmo! nao tive boas experiencias com as paralelas traseiras!


Pode dar passe sem problemas. Em algum lugar do disco tem escrito a espessura mínima que ele pode trabalhar. Se já estiver próximo do mínimo, tem que trocar por um novo, senão o disco pode empenar, pois passa a dissipar calor com menos eficiência. Se você não tiver um paquímetro, o torneiro tem com certeza. Lixar disco não adianta absolutamente nada ... ele é feito de um metal muito "duro" e o máximo que você conseguirá fazer são alguns ríscos mínimos que vão sumir em meia hora de uso. De qualquer forma, o disco é feito pra trabalhar 100% liso, e não com aqueles riscos que as pastilhas velhas ou ruins fazem.

Antes um disco fino e liso (dentro do limite de espessura mínima) do que um disco grosso e todo riscado. O primeiro vai frear muito melhor.

Richard
21-07-08, 09:07
richard e volverine: comprei dot 4 pq sabia q era mais resistente a alguma coisa, mas agora vi acima q é a temperatura a diferenca!
mas comprei dot 4 pq no manual fala pra usar o 3 ou o 4. entao decidi pelo 4 :)
nao há vazamentos de oleo (pois nao vejo nem ficar humido qualquer parte do freio/mangueiras, mas é q as pastilhas ja estao realmente no fim da vida util!

na embalagem do fluido, informa q se deve trocar a cada 12 meses.


Em relação ao DOT, se o manual prevê o uso de qualquer um dos dois, vai firme...


Agora em relação a estar escrito no frasco do fluido a troca a cada doze meses, seria no caso de um uso no qual não chegasse a passar o uso descrito no manual...

Por exemplo... Eu em um ano, rodaria brincando brincando uns 20 mil km... Ai se por exemplo o meu manual diz para fazer a troca a cada 5 mil, em doze meses eu terei que fazer 4 trocas de fluido de freio e naum apenas uma como diz no frasco...

Tome cuidado com isso... Por questão de segurança, a grande maioria (senaum TODOS) os fluidos de freio, vem escrito no frasco a troca a cada um ano, mas tem q ver no manual da sua moto, o que diz sobre a troca...

Com certeza ai dizer a cada XXXX mil km ou a cada doze meses... O Q VIER PRIMEIRO, entende???

Ve o manuel lah ô tiu... :P :P :P

Diego.fcs
21-07-08, 15:06
Cara, o disco eu lavo com detergente mesmo, nem fico passando muitos produtos porq num sei se pode prejudicar a pastilha, nem é tão necessário lavar sempre, dificilmente ele fica muito sujo. Somente dê o passe nele se ele tivé meio "empenado" ou com muitas saliencias, no mais, acho desnecessário.

Furious VIPER
21-07-08, 21:37
Mas disco de freio precisa de manutenção táo cedo assim??
Qtos mil km tem rodados a tua moto destbr???

destbr
27-07-08, 13:01
Pode dar passe sem problemas. Em algum lugar do disco tem escrito a espessura mínima que ele pode trabalhar. Se já estiver próximo do mínimo, tem que trocar por um novo, senão o disco pode empenar, pois passa a dissipar calor com menos eficiência. Se você não tiver um paquímetro, o torneiro tem com certeza. Lixar disco não adianta absolutamente nada ... ele é feito de um metal muito "duro" e o máximo que você conseguirá fazer são alguns ríscos mínimos que vão sumir em meia hora de uso. De qualquer forma, o disco é feito pra trabalhar 100% liso, e não com aqueles riscos que as pastilhas velhas ou ruins fazem.

Antes um disco fino e liso (dentro do limite de espessura mínima) do que um disco grosso e todo riscado. O primeiro vai frear muito melhor.


eu pensei em dar passe pra ver se ajudaria em algo, mas meu disco ta em ordem, longe de estar na espessura minima e nao possui empenacao.
mas acho q nao compensa.



Em relação ao DOT, se o manual prevê o uso de qualquer um dos dois, vai firme...


Agora em relação a estar escrito no frasco do fluido a troca a cada doze meses, seria no caso de um uso no qual não chegasse a passar o uso descrito no manual...

Por exemplo... Eu em um ano, rodaria brincando brincando uns 20 mil km... Ai se por exemplo o meu manual diz para fazer a troca a cada 5 mil, em doze meses eu terei que fazer 4 trocas de fluido de freio e naum apenas uma como diz no frasco...

Tome cuidado com isso... Por questão de segurança, a grande maioria (senaum TODOS) os fluidos de freio, vem escrito no frasco a troca a cada um ano, mas tem q ver no manual da sua moto, o que diz sobre a troca...

Com certeza ai dizer a cada XXXX mil km ou a cada doze meses... O Q VIER PRIMEIRO, entende???

Ve o manuel lah ô tiu... :P :P :P


realmente richard, nao tinha me atentado pra esse detalhe.
no manual diz para verificar o nivel a cada 4000 (o q nao precisa pq agente acaba vendo sempre, pois o visor ta na cara!) e trocar a cada 2 anos!



Mas disco de freio precisa de manutenção táo cedo assim??
Qtos mil km tem rodados a tua moto destbr???


minha moto esta com quase 19500, furious

o disco esta perfeito, nao precisa de manutencao nenhuma (só achei q dando um passe melhoraria em algo por tirar aquela primeira camada)


vendo só agora q é com 2 anos q se troca (minha moto tem quase 2 anos e meio), troquei ontem pelo dot 4 e a freio ficou muuuito bom.

eu ia trocar as pastilhas tb, mas ano vou mais, pq o freio ja ficou bom e as pastilhas ainda tem mais tempo de uso até chegar nos limites!


o q eu achei legal qdo fui trocar, é q o fluido antigo era um azul/esverdeado e esse que coloquei é rosa, entao deu pra ver bem quando a sangria estava completa.

unica coisa é q (por falta de experiencia), utilizei mais fluido q o necessário pra tirar o ar do sistema. mas ainda tem fluido a vontade pra proxima troca!

a limpeza vou continuar fazendo como sempre mesmo, agua e sabao em pó!

abraços!