PDA

Ver Versão Completa : oleo 2t X gasolina aditivada



marcelo xl 250
18-07-08, 22:17
galera, alguem sabe se usar gasolina aditivada em moto 2t prejudica a lubrificação do motor?
( estou querendo usar na minha rx 125 que comprei agora ) :D

Fernando Oliveira
18-07-08, 22:27
Antes de tudo, bem vindo !

Não prejudica. Até melhora, pois é adstringente. Mas não exclui o uso do óleo 2T recomendado para sua moto.

temos alguns membros que tem moto dois tempos e podem te dar mais conselhos. A minha já se foi a muuuuuito anos atrás, nem tinha a "aditivada" mas tinha a "azul" com mais octanas !

casali
18-07-08, 22:47
pelo que eu saiba os aditivos da gasolina inibem a eficiência do óleo 2t

e para confirmar minhas pesquisas,o mecânico que regula minha moto (o cara é muito bom), me proibiu de usar aditivada

marcelo xl 250
18-07-08, 22:50
valeu Fernando mas, como assim oleo recomendado? na minha funciona reservatorio e bomba auto-lub e desde que comprei já tinha oleo e agora que esta no final, tem marca melhor ou pior pra comprar...

casali
18-07-08, 23:08
o fabricante da gasolina dizendo que pode causar problemas

25) A gasolina Petrobras Podium pode ser utilizada em motos com motores 2 Tempos?
Ocorre que motores 2 Tempos possuem excesso de depósitos e o uso de uma gasolina aditivada, como a Podium, poderá remover esses depósitos, causando algum tipo de problema.

Recomendamos que seja verificado o Manual do veículo e, caso não haja nenhuma restrição ao uso de gasolina aditivada, ela poderá ser usada normalmente.

fonte:
http://www.br.com.br/portalbr/calandra.nsf#http://www.br.com.br/portalbr/calandra.nsf/0/41D8569A3E4F8C0403256DAD004CC8DA?OpenDocument&SDuvidas

ze chico
18-07-08, 23:31
Ola
Bem vindo com sua 125 RX 2T pode guardar essa reliquia e não esqueça das fotos - mande -

Quanto ao oleo 2t pergunte quem vendeu a moto o que usava pra não ter que mexer na regulagem do auto-lub (Sintetico, semi-sintetico ou comum) eu uso comum.
O uso não correto pode queimar constantemente a vela .

Stone
19-07-08, 00:06
o yamalub, vai quanto para cada litro de gasolina?

Fernando Oliveira
19-07-08, 00:09
A idéia é essa mesmo, remover os "carvão" do motor antes de sua formação. Se já está sujo não deve usar aditivada até que faça uma limpeza, isso também é para as 4T, pois solta o "torrão" e pode prejudicar o funcionamento. Agora, se tá limpinho e foi descarbonizado, deve usar aditivada sim ! Me corrijam se es estiver errado. Abraços !

Stone
19-07-08, 00:13
eu to fazendo o motor da minha DT, depois disso eu pretendia só usar a podium, agora estou confuso, pode ou não?
pois não vai ter carvão para soltar...

Ivan RJ
19-07-08, 00:21
Pode usar podium sem nenhum problema, mas nunca se esqueçam de manter o reservatório de óleo 2T cheio, de preferência com óleo 2T comum. Eu sempre colocava um pouco de óleo 2T diretamente dentro do tanque para o caso de haver alguma falha no auto lub e o motor vir a trancar pela falta de lubrificação. Um grande abraço a todos os irmãos.

FabricioFabuloso
19-07-08, 10:56
Eu só uso Podium na minha RDzinha e ateh agora naum tive problemas, uso óleo 2T semi-sintético Yamalube somente no autolub mesmo... ateh agora não tive problemas mas vou dar uma pesquisada sobre o que o nosso amigo casali postou...

Abraços

marcelo xl 250
19-07-08, 22:28
stone, boa noite cara , eu acho que o yamalube joga certo, pois ja tive uma dt e tive que abrir motor (eixo secundário quebrado 3x) em todas as 3 ao abrir o motor o mecanico ficava espantado pois a camada de oleo 2t no interior do motor era enorme e na epoca eu so usava oleo yamaha ou texaco normais, nela o yamalub sempre funcionou bem. Ja na rx vai fazer 3 que eu to andando e agora qoe passou do meio,mas ainda não abri o motor pra ver como tá e só solta bastante fumaça quando passo de 3000rpm pra cima abaixo disso solta pouco

marcelo xl 250
19-07-08, 22:54
ze chico, foto deixa que assim que poder eu mando mas vou adiantar que ta quase toda original, inclusive sistema eletrico de 6 volts com platinado, só falta uma buzina e um olho de gato da canela esquerda, e apintura ta bem judiada. o cara que me vendeu a moto disse que qualquer oleo serve e tenho certeza que eu ainda sei mas sobre a moto do que ele pois ja peguei coisa errada que ele montou

Mostarda_69
20-07-08, 18:55
Putz e eu crente que na minha DTzoca dava pra usa aditivada!!!!!
Ja usei 146.97 litros desde maio de 2007.. apartir de hoje soh COMUM!
Vide fotos:
http://i305.photobucket.com/albums/nn228/Mostarda_69/DT.jpg
http://i305.photobucket.com/albums/nn228/Mostarda_69/DT2.jpg

Mostarda_69
20-07-08, 19:03
Humm ja ia esquecendo.. ela tava gueluda com o óleo 2 tempos... agora eu achei um mecanico que conhecia desde guri de 5 ano de idade.. e soh mexia em 2 tempos.. resultado...
antes: 12 litros de gasol / 400-450ml de óleo.. ou seja 3.33 - 3.75%
agora: 12 litros de gasol / 150ml de óleo.. 1.3% de mistura... e se nao me engano a yamaha recomenda 1% quando for de otima qualidade o óleo..

Eu tava usando o MOTO2, mas se o yamalub ou o shell ali forem de melhor especificação vou trocar.. senao vou usar o mesmo... poi pago 4.40 meio litro.. baratinho q doi... a cada 39litro vai i 1 tubinho soh.. com 39 litros faço 1000km, sai mais barato q te moto 4 tempos.. aehueaheuaheahuae

casali
20-07-08, 22:14
mostarda se continuar usando gasolina aditivada continue com os 3% de óleo

eu nunca disse que não poderiam usar aditivada, mas para isso vão ter que usar mais óleo, para suprir o que vai ser inibido pelos aditivos,causando mais carbonização, gerando mais poluição e o tão temido cheiro, ou seja acho que não vale o transtorno
prefiro usar comum e com a porcentagem certa de óleo 2t, sem ficar com muito cheiro na roupa

outro detalhe nunca travei motor e nunca coloquei óleo no tanque,

eu sempre digo, imprevistos acontecem, mas uma boa manutenção preventiva reduz muito as probabilidades.

2t nãopode faltar óleo e nem trabalhar com a mistura pobre, isso é sagrado noma 2t

KDASH
20-07-08, 23:26
Logo no começo do tópico o casali já mandou o que precisa, o mecanico que levo minha moto é um cara que curte 2 T, ele prepara uma Rd135 e um kart que correm em interlagos de vez em quando ai... ele disse que é pra não misturar mesmo aditivo com óleo 2t, a grosso modo ele disse que ambos não se misturam e que isso compromete a lubrificação por parte do oleo... mas o tópico já tá bem avançado tecnicamente. Casali, coroando o que você já falou, gasolina aditivada inibe sim a ação de oleo 2t, e com certeza é melhor sim usar um oleo bom e uma dosagem inteligemte de oleo 2t ao invez de gasolina aditivada, isto porque para usar a gasolina adivada você tem que utilizar uma dosagem maior de óleo, o que deixa a motoca mais grossa, mais amarrada, prejudicando todo aquele desempenho que se espera ter utilizando uma gasolina com aditivos!
Mostarda, não se esqueça de esvaziar o reservatório de óleo 2t ao trocar de marca, a mistura de marcas gera carbonização mais rapida e deixa a moto mais grossa tb, apesar de que acho que não causa prejuisos mecanicos mais sérios...eu acho né. Uso o "moto2" da Br Tambem, não tenho reclamações, e acho melhor que os de shell, opinião pessoal né.... usei yamalube um tempo e achei que a motoca ficou grosseira...não curti, mas não nego a qualidade....

marcio357
21-07-08, 08:21
A Podium Não é gasolina aditivada e sim gasolina com mais octonas, pode ser usado sim óleo 2T com gasolina aditivada, oq não pode é colocare o aditivo na gasolina comum e mais óleo, tem uma diferença ai q é a mistura.... o tipo de aditivo..., mas gasolina aditivada e óleo 2T pode ser usado sem problemas. de preferencia a um óleo de melhor qualidade.

Guilherme Mcnasty
21-07-08, 11:19
Gasolina aditivada NÃO inibe a lubrificação do motor 2t. Eu uso somente gasolina aditivada há pelo menos 10 anos em todas as 2t que tive. Sem problema algum. O que pode ocorrer é que se ou seu motor já está com excesso de carbonização, a gasolina aditivada começará a remover esse depósito, e consequentemente essa sujeira riscará o cilindro/pistão e/ou travará os rolamentos de biela/virabrequim. Por isso essa história de descarbonizar o motor descendo o sarrafo não vale a pena.
Se o seu motor estiver limpo, a gasosa aditivada ajudará a mantê-lo assim, evitando desgaste prematuro, pré ignição, enfim, só vantagens.
Mecânico que fala que gasolina aditivada não pode em motor 2t tá por fora.

Mostarda_69
21-07-08, 11:58
eu nunca disse que não poderiam usar aditivada,

Eu sei q tu nao falou.. mas olha na primeira foto diz pra usa comum.. soh por isso..
Outra coisa o recomendado pela Yamaha eh1% neh??

Guilherme Mcnasty
21-07-08, 12:15
1% de óleo? sem chance. A yamaha não recomenda isso não. A yamaha recomenda o uso do autolube 100% regulado. Não existe menção alguma quanto à premix.
Outra: 1% é muito pouco, se for no premix tem que usar 2,5% no mínimo.

casali
21-07-08, 12:38
na verdade não recomenda %, existe uma calibração da bomba, onde é feita a contagem de gostas por minuto, claro isso corresponde a uma certa porcentagem, mas essa % no autolub varia de acordo com a rotação do motor

Guilherme Mcnasty
21-07-08, 14:14
na verdade não recomenda %, existe uma calibração da bomba, onde é feita a contagem de gostas por minuto, claro isso corresponde a uma certa porcentagem, mas essa % no autolub varia de acordo com a rotação do motor

Isso mesmo. Só que vale lembrar que o autolube é muito mais eficiente do que o premix, uma vez que em maiores rpm manda mais óleo(proporção de até 25/1 - 4%), e em menores rpm diminui bastante(200/1 - 0,5%)

Mostarda_69
21-07-08, 20:18
na verdade não recomenda %, existe uma calibração da bomba, onde é feita a contagem de gostas por minuto, claro isso corresponde a uma certa porcentagem, mas essa % no autolub varia de acordo com a rotação do motor


Ta e me diz uma coisa casali.. Tu sabe fazer essa contagem.. tem como tu me explicar.. pq ja abri varias vezes a bomba pra da uma analisada no funcionamento.. eu sei q no manual dela tem X gotas para acelerador fechado e X gotas pra acelerador aberto... mas isso eu abro o q ou tiro qual manga pra testa.. ligada? desliga.. passa os mecetes se puder ae!!! Vlw!!!

Ps: premix longe de mim, autolub pra mim eh um negocio super hiper mega eficiente e confiavel..]
palavra do meu tio q cuida as moto da granja.. 2 dts q ja foram.. uma com 35milkm ou eu nao sei e um RD q ainda resiste com 40mil kms.. todas autolub e nunca deu nenhum problema referente a lubrificação..!!

casali
21-07-08, 20:35
Ta e me diz uma coisa casali.. Tu sabe fazer essa contagem..


cara eu não vou te mentir não, eu nunca regulei, esse tipo de serviço prefiro deixar para o mecânico fazer, é algo em que não da para arriscar, tem que ter certeza do que esta fazendo
aqui na cidade ainda tem alguns mec^nicos em que se pode largar uma 2t para eles, mas são só uns 3 :(


pode ser que o Guilherme te explique, mas acho que só deve fazer este procedimento se não tiver outra saída

conte
22-07-08, 05:08
No manual da dt 200r 2000/2000 diz para usar galosina aditivada !!!!

sempre usei , agora então to só usando essa tal da Texaco techfonãoseidasquantas, mais cara porém nota 10! a moto pega de primeira isso com o carburador + ou - regulado !!!

agm2112
22-07-08, 09:00
Gasolina aditivada NÃO inibe a lubrificação do motor 2t. Eu uso somente gasolina aditivada há pelo menos 10 anos em todas as 2t que tive. Sem problema algum. O que pode ocorrer é que se ou seu motor já está com excesso de carbonização, a gasolina aditivada começará a remover esse depósito, e consequentemente essa sujeira riscará o cilindro/pistão e/ou travará os rolamentos de biela/virabrequim. Por isso essa história de descarbonizar o motor descendo o sarrafo não vale a pena.
Se o seu motor estiver limpo, a gasosa aditivada ajudará a mantê-lo assim, evitando desgaste prematuro, pré ignição, enfim, só vantagens.
Mecânico que fala que gasolina aditivada não pode em motor 2t tá por fora.



Ufa ...

marcelo xl 250
23-07-08, 21:14
pesssoal, valeu pelas opinioes, só não vou usar aditivada agora por que o motor da rx já é um pouco rodado e não sei como era a vida dela nas maos do dono anterior, vou abrir o motor assim que puder pra dar uma geral e depois vou usar aditivada com motor limpo pra ver como fica .

caio_
11-04-11, 10:56
Desenterrando e lá vai a redação !
essa era uma duvida que eu tinha quando o autolube tava em off, mas o certo é que o autolube injeta a quantidade certa para cada rotação, no pré-mix é complicado porque se for pensar em segurança se faz a mistura para 12.000 rpm e imagina ela na lenta ou a 2.000 rpm no trânsito pesado com essa mistura chegava a lacrimejar! era como eu andava sem autolube, mas para regular ele prefiro deixar pro mecânico acertar, nada mais de experiências ! o mecânico disse que pode usar tanto comum, aditivada ou podium, mas tem que tomar cuidado pois se o cilindro tiver muito carbonizado a aditivada ou a podium pode limpar o motor internamente e essa sujeira se acumula na janela de escape diminuindo o tamanho da mesma e aí já viu né ? dá m**** ! experiência propria: logo que comprei a 2t era só comum, agora com o motor todo refeito é só aditivada ou podium (quando tem, que é raro), e vai a dica ! com a gasolina comum a esse preço que se vê por aí, vale mais a pena andar de aditivada ou podium pela qualidade, me acerei bem com a combinação Lubrax Moto2 sintético e gasolina Podium BR, não fede muito e não fuma demais !
abraços !

magrao tk
11-04-11, 13:04
Desenterrado, mas bem interessante o tópico.

Uma coisa que ninguem falou e que eu já ouvi comentários é sobre as motos mais antigas... que a gasolina aditivada solta a sujeira acumulada dentro dos tanques de combustível. A borra ou até a ferrugem das paredes soltam e acabam entupindo a torneira de combustível. Isso tanto pra moto 2t ou 4t, basta ter um tanque meio velho e com ferrugem.

Faz sentido, mas será verdade?
Apesar dos 2 motores novos aqui, eu tenho receio em por aditivada em uma moto de 82 e outra de 91 e entupir a passagem de combustível. Aí já era motorzinho 2t :s

Surfin
11-04-11, 19:09
Só um detalhe que foi dito aí: gasolina Podium é aditivada sim, além de ter alta octanagem.



Principais características da Gasolina Podium:

Contém detergentes/dispersantes que mantêm limpo todo sistema de combustão (bicos injetores, válvulas de injeção, etc);
Recebe adição de álcool anidro, conforme legislação vigente;
É menos poluente, apresentando Teor de Enxofre = 30 ppm;
...

magrao tk
12-04-11, 07:35
Desenterrado, mas bem interessante o tópico.

Uma coisa que ninguem falou e que eu já ouvi comentários é sobre as motos mais antigas... que a gasolina aditivada solta a sujeira acumulada dentro dos tanques de combustível. A borra ou até a ferrugem das paredes soltam e acabam entupindo a torneira de combustível. Isso tanto pra moto 2t ou 4t, basta ter um tanque meio velho e com ferrugem.

Faz sentido, mas será verdade?
Apesar dos 2 motores novos aqui, eu tenho receio em por aditivada em uma moto de 82 e outra de 91 e entupir a passagem de combustível. Aí já era motorzinho 2t :s

BADANHA
12-04-11, 09:46
eu nunca tive nenhum problema com ela na rx...

Surfin
12-04-11, 14:17
Faz sentido, mas será verdade?
Apesar dos 2 motores novos aqui, eu tenho receio em por aditivada em uma moto de 82 e outra de 91 e entupir a passagem de combustível. Aí já era motorzinho 2t :s


Acho que se fosse pra soltar ferrugem, qualquer gasolina soltaria, aditivada ou não.
Faz como o recomendado pela Petrobras, vai adicionando gasolina aditivada aos poucos, de 10 em 10% até usar o tanque todo, assim vai "limpando de leve".

caio_
12-04-11, 21:40
Acho que se a moto tem aquelas telinhas na torneira e filtro de combustivel não tem muito problema, já eu uso aqueles registros hidráulicos de 1/4 de polegada então filtro de combustivel é obrigatório, mas é sempre bom conferir se tá tudo em condições, 2T é 2T quando se fala em combustivel, se sobra não vira, se falta quebra |:(
É bem provavel que a RX não seja 0km, então se o motor não for -NOVO- vá usando a aditivado ou podium aos poucos como eu fazia antes de quebrar :d
E dê preferência para lubrificantes sintéticos e nunca deixa faltar óleo, aquelas bolhas que se formam nas mangueiras do autolube podem ser perigosas principalmente para quem tem a mão pesada !

marcelofreitas
13-04-11, 20:07
eu sempre usei superaditivada da texaco com óleo 2T semi sintetico e nunca tive problemas com a lubrificação.