PDA

Ver Versão Completa : Motor - limpeza interna com querozene



chrespim
22-07-08, 02:13
Olá amigos,


Ontem perguntei a meu amigo mecânico se o mesmo achava viável desmontar um motor para dar uma limpada, verificar e tal. Ele disse que não dai sugeriu o seguinte:

Retirar todo o óleo, colocar "querozene" e funcionar o motor por uns instantes, segundo ele faz uma limpeza no motor e sai uma borra e tal... disse que faz isto na moto dele. :0_0: :0_0:

O que me dizem? Já fizeram isto? Pesquisei aqui no fórum mais não achei nada...

Desde já agradeço as respostas! :D

OptimusLeo
22-07-08, 03:06
Troca de mecanico

chrespim
22-07-08, 03:15
Troca de mecanico


Então ele está errado? Achei estranho pois o querozene não tem a função de tirar o óleo do motor, não via ressecar... :0_0:

Alguém mais já ouviu falar ou fez?

gudex
22-07-08, 03:34
Concordo com o leo... troca de mecânico...
Além de ressecar, a querosene é altamente inflamavel e com a alta temperatura do motor, corre o risco de pegar fogo (na minha opinião)

chrespim
22-07-08, 04:02
Concordo com o leo... troca de mecânico...
Além de ressecar, a querosene é altamente inflamavel e com a alta temperatura do motor, corre o risco de pegar fogo (na minha opinião)


:o verdade, é inflamável ... mas e a questão de abrir o motor para limpar, acham que tem necessidade? Meu motor está com 40 mil e troca de óleo sempre feita aos mil km.

Christian
22-07-08, 08:34
Troca de mecanico


[3]

Cara onde já se viu ligar a moto com querosene no motor?
Acho que só vai prejudicar o motor e não limpar, já que a querosene não tem nenhum tipo de lubrificante em seu composto.
O óleo para motos já é diferente por ter que lubrificar motor e caixa juntos e não é nem recomendado usar outro tipo de lubrificante (de carro por ex.) quanto mais querosene. |:(
Me corrijam se falei besteira.

Ah... acho que tu não precisa abrir o motor da tua moto coisa nenhuma.
Ela tá queimando óleo ou com barulhos estranhos?
Se ela tá redondinha nem meche.

spygtba
22-07-08, 08:49
Troca de mecanico


4

Teu motor ja passou de meia vida entao daki uns 15 no maximo uns 30mil km tu vai ter que fazer a parte de cima, ai ja aproveita e desmonta td, ninguem faz isso de desmontar um motor inteiro so pra limpar por dentro, acho que foi por isso que tu nao encontrou nenhum topico falando disso. E outra se tu for trocar o oleo com o mototr bem quente o oleo ja fica bem fininho ai fica mais facil de sair todo tipo de particula que fica solta no motor. Ja se o caso é a carbonizacao das pecas eu creio que teria que tirar a tampa do cabeçote e dar uma geral na parte de cima.




Ela tá queimando óleo ou com barulhos estranhos?
Se ela tá redondinha nem meche.


2

agm2112
22-07-08, 08:51
Mas porque você quer tanto limpar seu motor ?

Na pior das hipóteses, você pode usar isto: http://www.mmax.com.br/Imagens/Produtos/MOTOR%20FLUSH.jpg

Que normalmente é misturado com o óleo do motor, que funciona em marcha-lenta por alguns minutos antes da troca de óleo.

Stone
22-07-08, 09:00
já falaram tudo

eu já abri muitos motores aqui que estavam com um cascão muito grosso por dentro, parecia que todas as vezes que foi aberto nem lavavam as peças, mas isso em motos muito velhas (Minha ML eu lavei com lava-jato as carcaças por dentro :0_0: parecia que tinham deixado acabar o óleo umas 50 vez já)

no seu caso nem toca no motor, se foi feito as trocas no tempo certo ele deve estar brilhando por dentro ainda, quando vc for fazer a retífica, uns 1000 km depois da retífica manda abrir a tampa lateral direita do motor e manda limpar o rotor do filtro de óleo e beleza (isso se for só a retífica, se trocar a biela vai ter que abrir o motor todo e aí já aproveita e dá uma geral em tudo)

Tqf2
22-07-08, 09:41
Pra que vc quer limpar o motor por dentro.....???
Ele tá funcionando certinho.....? então.. deixa quieto e só continua nas trocas de óleo a cada 1000

Abraços,

Fernando Oliveira
22-07-08, 09:51
Já vi mecânico fazendo com carro, mas ele só dava três "virada" de chave e pronto, se passar disso vai pro saco o motor. Realmente limpra pra caramba, mas acho que em moto nova e bem cuidada isso é muita bobagem ! Só este procedimento em carro velho e detonado !

spygtba
22-07-08, 10:02
Tive umaideia de gerico agora.
Juntando a ideia do mecanico doido e a minha talvez desse certo.
Tira td o oleo velho, tira a vela e depois coloca a querosene, da umas batidas mas sem a vela pro motor na pegar, ai a querosene pd passar por td o motor sem danificar, a nao ser o ressecamento, ai tira a querosene volta o oleo velho liga a moto pra ele circular por todo o motor pra tirar resquicios de querosene e ai troca o oleo. Nao sei se vai limpar. Mas é o geito menos nocivo pro motor.

ammanzoli
22-07-08, 10:04
Troca de mecanico


6...

Diego.fcs
22-07-08, 10:05
Sua moto é nova, e se vc fez as trocas de óleo certinho nem precisa disso. Eu jamais confiaria em ligar um motor sem óleo e com querosene, ainda mais as pequenas que é o mesmo óleo pra tudo (motor, câmbio...). Nem esquenta com isso não, se num tá fumando nem nada deixa do jeito que tá, essas coisas quanto menos mexer melhor...


Tive umaideia de gerico agora.
Juntando a ideia do mecanico doido e a minha talvez desse certo.
Tira td o oleo velho, tira a vela e depois coloca a querosene, da umas batidas mas sem a vela pro motor na pegar, ai a querosene pd passar por td o motor sem danificar, a nao ser o ressecamento, ai tira a querosene volta o oleo velho liga a moto pra ele circular por todo o motor pra tirar resquicios de querosene e ai troca o oleo. Nao sei se vai limpar. Mas é o geito menos nocivo pro motor.

Ou tira todo o óleo, enche de querosene o motor e fica balançando ele, igual faz em lata de tinta para misturar os piguimentos, depois tira o querosene e boa... :lol:

Fernando Oliveira
22-07-08, 11:22
Ou tira todo o óleo, enche de querosene o motor e fica balançando ele, igual faz em lata de tinta para misturar os piguimentos, depois tira o querosene e boa... :lol:


O problema é exatamente fazer movimentar o pistão para a limpeza, "ligando", a manivela dá umas voltas e movimenta-o. Sacundindo só, não faz isso !

Furious VIPER
22-07-08, 13:04
Mas q papo é esse de "limpar motor" com 40 mil km??
A moto tá boa? não dá problemas? manutenção rigorosamente em dia?
Então segue cuidando bem dela q tu tem moto pra vida toda cara...
Minha moto tá com 38200km rodados e te garanto q é a mais zerada do fórum.
A palavra chave é "manutenção"... se tu fizer isso bem direitinho não precisa te preocupar com NADA!!

agm2112
22-07-08, 13:18
Minha moto tá com 38200km rodados e te garanto q é a mais zerada do fórum.


Hum .....

Tqf2
22-07-08, 14:50
Minha moto tá com 38200km rodados e te garanto q é a mais zerada do fórum.


Modesto............. :lol:

sandro_ventania
22-07-08, 16:57
Já vi limpar o motor por dentro usando querosene sim...mas não é ligando ela não!
É assim...tira o oleo e poem no lugar querosene...1,5l ou 2l...depende da moto, mas normalmente é acima do nivel normal.
Depois tira a vela e dá um toque na ignição por uns 30segundos(ou pedala o quick por 1minuto)...depois é só descer todo o querosene e colocar o oleo novo e pronto...motor novinho!
Pra quem não sabe o querosene tem poder lubrificante sim...ele é um oleo finissimo, mais é...foi muito usado como oleo lubrificante em maquinas de costuras.
Pode-se usar oleo diesel tambem.
Mas lembrem-se...tem que tirar a vela!

mantabodyboarder
22-07-08, 17:02
Faça isso que seu mecanico agradece a retífica de brinde que vc vai fazer com ele....


Vai no produto queo agm indicou se está tão encanado com isso, mas antes troque de mexânico

Diego.fcs
22-07-08, 17:04
Hum... interessante, tava pensando nisso, tipo, fazer "girar" o motor sem funcionar. E WD40?? O complicado é espirrar 1 litro de WD dentro do motor... Se tirar a tampa lateral, espirrar bastante WD40, tirar a vela, espirrar bastante pelo buraco da vela, dar umas giradas no motor e depois fazer o esquema do querosene talvez funcione também.

Stone
22-07-08, 17:35
to gostando dessa idéia.....
to até pensando em fazer um teste :G

superkyo
22-07-08, 17:42
Aproveitando o topico, pois naum vo abrir um só pra perguntar isso....

Na ultima troca de oleo da moto aqui ela naum estava mto quente, eu sai pra dar uma volta, mas foi rapida, dai o oleo naum tava mto quente e vendo isso meu pai falo q o bom é bem quente pra sair tudo e naum ficar nada, pois depois de sair aparentemente tudo ele falo pra ligar a moto por 5s pra rodar um pouco pra sair o resto do oleo já q naum tava quente e deu certo depois dessa ligada rapida saiu mais um pouco de oleo, agora isso tá certo ?? pois apesar do motor rodar pouco ele roda praticamente sem oleo....

agm2112
22-07-08, 17:51
Aproveitando o topico, pois naum vo abrir um só pra perguntar isso....

Na ultima troca de oleo da moto aqui ela naum estava mto quente, eu sai pra dar uma volta, mas foi rapida, dai o oleo naum tava mto quente e vendo isso meu pai falo q o bom é bem quente pra sair tudo e naum ficar nada, pois depois de sair aparentemente tudo ele falo pra ligar a moto por 5s pra rodar um pouco pra sair o resto do oleo já q naum tava quente e deu certo depois dessa ligada rapida saiu mais um pouco de oleo, agora isso tá certo ?? pois apesar do motor rodar pouco ele roda praticamente sem oleo....


Normal ... pode soltar o cachimbo da vela e tentar ligar o motor... bastam algumas voltas pra ele cuspir parte do óleo que estava no câmbio e bomba de óleo. Isso não faz mal nenhum, e é até recomendado no manual da XLX. Mas não é pra ligar o motor... só girar algumas voltas, com intervalo de alguns minutos.

Furious VIPER
22-07-08, 19:08
Hum .....




Modesto............. :lol:


Modesto não... realista!!
Minha moto pode ser avaliada por QUALQUER mecânico... e garanto à todos.. q NENHUM deles vai sair sem elogiar o estado de conserção da moto por completo.
É sério isso! O negócio é manutenção!!

Stone
22-07-08, 19:12
parabéns então :clap:

Marvila
22-07-08, 21:57
Cara onde já se viu ligar a moto com querosene no motor?
Lenda urbana!!!!
Quem troca de óleo (da moto, claro!) a cada 1 mil km não deve se preocupar com borras internas do motor. É só usar óleo recomendado e de qualidade.

O flushing (limpesa interna) é realizado da forma que o agm2112 informou, embora não seja muito recomendado.

O querosene é usualmente adicionado ao diesel, em regiões frias. Ele "refina" o combustível e evita a formação de borras no tanque.

Volverine MF
22-07-08, 22:09
Sempre que vou trocar o óleo ligo a moto antes e a deixo esquentar um pouco, pro óleo afinar e a sujeira soltar e sair junto com o óleo.

Na hora de esgotar o óleo faço um verdadeiro malabarismo com a moto: qdo para de escorrer o óleo dou umas pedaladas com a chave desligada, tombo ela pros lados e vou fazendo isso e demora um pouco pra parar de sair óleo, e só qdo não sai mais que eu fecho e coloco o novo óleo.

Qto a usar o flushing eu consultaria o fabricante pra ver se é recomendado usar em motos, pois como já disseram, o óleo banha a embreagem e pode ser que esse produto danifique os discos.

Mas como tb já disseram, se vc troca o óleo na quilometragem correta, se usa combustivel de qualidade, está com a moto sempre regulada, não causa alta temperatura, acho que não precisa se preocupar com a limpeza, pois essas são as maiores causas de formação de borras, residuos e afins.

Enfim, quer motor limpo? Cuida bem dele que não vai precisar limpar nunca.

Stone
22-07-08, 23:29
isso aí
essas sujeiras no motor acontecem principalmente quando se dixa acabar o óleo
se trocado sempre na quilometragem certa, eu aposto 1 "chicle de bola Ploc" que o motor está brilhando por dentro

M.K.Weasley
22-07-08, 23:38
acho que esse mecanico bebe querozene....segue o conselho da galera....valeu...

Furious VIPER
23-07-08, 00:03
Volverine:
Tava lendo teu post e lembrei q amanhã é o MEU dia de fazer o malabarismo trocando o óleo! hehehe
comprei hj no posto o Havoline e amanhã dmanhã vou sujar as mãos! com a clássicaesquentaidnha no motor (vou dar uma volta eu acho) pra sair o óleo fininho, duma vez.. o malabarismo já diminui assim! hehehe

destbr
23-07-08, 00:05
parabéns então :clap:


2! :clap:

haha... furious, vc colocaria a mao no fogo por um serviço q um terceiro fez? :D
eu nao :lol:
brincadeirinha :OK:

minha moto sempre está (e sempre esteve) em dia com a manutencao, e mesmo assim há formacao de carbonizacao no pistão (olhei com uma lanterna pela rosca da vela) e o povo do pn me informou que é natural essa formação de residuos.

eu nao mexeria a toa, quando chegar a hora de abrir o motor, dai sim já feita a limpeza necessaria. entao nao precisa se preocupar. é só cuidar do oleo e ir embora!

Furious VIPER
23-07-08, 00:08
2! :clap:

haha... furious, vc colocaria a mao no fogo por um serviço q um terceiro fez? :D
eu nao :lol:
brincadeirinha :OK:


Por um serviço q o meu mecânico fez.. eu coloco a mão no fogo sim!
O cara faz o seguinte... mexe onde tu kiser na moto... faz qqr serviço.. e tu só paga no final... se ficar como tu gostou. senão ele refaz até ficar como tu qr.
Como meu caso é só revisão... não tem mistério... pra ele é feijão com arroz.

chrespim
23-07-08, 00:46
:D Estou satisfeito com todas as respostas aqui :clap:

Nossa é maravilhoso, poder ter uma dúvida e ter diversos pontos de vista para poder avaliar!!! :)

Fúrios, moto mais nova? Eu entro no pário contigo!! A minha está com 4 anos e 39 mil...

Na verdade o mecânico que me disse isto é mais um amigo, nunca fiz nenhuma revisão com ele, ufa!! Apenas alguns pequenos reparos.

Minha moto não fuma nadinha e não baixa uma gota de óleo a cada troca. Apenas tinha curiosidade, mas estou mais tranquilo, pois sei do cuidado que tenho com ele e não presiso abrir o motor não.

Mas aproveitei para trazer mais esta curiosidade a todos vocês e saber a opnião dos amigos notáveis, que tanto aprendi a admirar :OK: :OK:

Abraços a todos e mais uma vez muito obrigado! :OK:

sandro_ventania
23-07-08, 17:03
Só mais uma dica...pra não ter que fazer malabarismo.
Quando chegar em casa e não for mais sair com a moto, abre o bujão e deixa o oleo escorrer a noite toda...ele vai pingando devagar e sai todo. De manhã é só colocar o novo e pronto.

agm2112
23-07-08, 17:15
Só mais uma dica...pra não ter que fazer malabarismo.
Quando chegar em casa e não for mais sair com a moto, abre o bujão e deixa o oleo escorrer a noite toda...ele vai pingando devagar e sai todo. De manhã é só colocar o novo e pronto.


Aproveite e cole um aviso "Motor sem óleo" na moto pra evitar alguma desgraça matinal caso alguém se esqueça ...

Guilherme Mcnasty
23-07-08, 17:32
Em qualquer motor, NÃO é recomendado eliminar a sujeira funcionando o motor, com qq produto que seja. A sujeira que se soltar fatalmente vai atingir áreas vitais do motor, reduzindo sua vida útil. Se invocou que quer limpar o motor, desmonte-o por completo e faça a limpeza das peças.

Furious VIPER
23-07-08, 21:24
Aproveite e cole um aviso "Motor sem óleo" na moto pra evitar alguma desgraça matinal caso alguém se esqueça ...

hehehehe

A idéia do Sandro é pra tirar todo o óleo mesmo.. mas eu não arrisco...
Prefiro fazer todo o serviço duma vez só. Aproveitar o motor quente (seja de qqr voltinha ou do uso diário mesmo), tirar o óleo velho, guardar numa emabalgem de óleo... daí colocar o óleo novo, já fechar a piroquinha do óleo lá e pronto. Só subir na moto e ligar...

minerinho
24-07-08, 01:35
nossa troca de mexanico URGENTEMENTE! |:(

hardmen
24-07-08, 08:24
Hum .....


Hum ..... [2]

Foi bem Clodovil agora heim?!?!?

Aqui eu sempre troco logo quando chego em casa (vindo do trabalho e rodando 43Km).
Espero 15 minutos pra lidar com o óleo ainda quente (mas numa temperatura que não me mande ao hospital), e faço a troca.
No manual, a recomendação é 3000Km, mas tenho feito com 1500Km e já foram 4 troccas somente com Yamalube (ou Havoline).

Abraços...

Huss3f3lt
24-07-08, 08:31
Aahhaa, cara a hora que a vela soltar a faísca seu motor vai pros ares.

Diego.fcs
24-07-08, 09:50
É bem o que o Guilherme falou mesmo, se tá doido pra limpar, melhor desmontar, acho que num é bom ficar com resíduos de querosene no seu óleo...

Se for deixar o óleo escorrendo durante a noite, faça algo que seja impossível fazer ela funcionar, senão vc acorda meio com sono e pressa e liga a moto sem óleo aí ferra tudo.

chrespim
25-07-08, 00:39
Aahhaa, cara a hora que a vela soltar a faísca seu motor vai pros ares.


Não vai não, jamais vou fazer isto :lol: mas sem dúvidas a título de curiosidade trouxe o tema para todos aqui :)

sandro_ventania
25-07-08, 09:58
É bem o que o Guilherme falou mesmo, se tá doido pra limpar, melhor desmontar, acho que num é bom ficar com resíduos de querosene no seu óleo...

Se for deixar o óleo escorrendo durante a noite, faça algo que seja impossível fazer ela funcionar, senão vc acorda meio com sono e pressa e liga a moto sem óleo aí ferra tudo.


Caracas gente...uma bacia de oleo embaixo da moto e voce acha que não vai perceber de manhã?? Só se o cabra for sonambulo !! :drool:

agm2112
25-07-08, 10:08
Caracas gente...uma bacia de oleo embaixo da moto e voce acha que não vai perceber de manhã?? Só se o cabra for sonambulo !! :drool:


Tem gente que não percebe que tem corpo no porta-malas do carro ...

Volverine MF
25-07-08, 13:47
Tem gente que não percebe que tem corpo no porta-malas do carro ...
Ou no banco de trás, msm estando acompanhado :lol:

sandro_ventania
25-07-08, 14:13
Éeeee...tem razão...tem gente que é presidente e nunca sabe de nada, né!!

alley.angelo
25-07-08, 14:45
Quando tive de trocar a biela da minha moto, o motor apresentou um amarelado nas paredes internas, já foi aberto antes, mas quando abri ela já tava com mais de 62000, isso que marca no painel, ois como ela era de mototaxi, deve ter passado bem disso, pois tem uns caras sacanas que desligam o odometro da moto pra dizer que não tem muito rodada!]

No mais, num precisda abrir seu motor não cara, só faz as trocas de óleo no tempo certo e manutençãop tb!

superkyo
25-07-08, 16:14
Só por curiosidade, eu queimei o braço no scap da moto na ultima troca de oleo HUAHUAHUA, o bosta do mecanico q troco da ultima vez tem braço de ferro, **** luta pra abrir a ***** do parafuso, tive q chamar meu pai pra puxar com uma alavanca e eu segurar a moto, dai acabei me queimando, mas apesar de formar bolha e casca depois hj já tá praticamente sumindo a marca.....

agm2112
25-07-08, 16:33
Só por curiosidade, eu queimei o braço no scap da moto na ultima troca de oleo HUAHUAHUA, o bosta do mecanico q troco da ultima vez tem braço de ferro, $#@%$# luta pra abrir a $#@%$# do parafuso, tive q chamar meu pai pra puxar com uma alavanca e eu segurar a moto, dai acabei me queimando, mas apesar de formar bolha e casca depois hj já tá praticamente sumindo a marca.....


Vai por mim ... melhor se queimar com o escape do que com o óleo !

Stone
25-07-08, 18:02
mas o óleo que sai do motor não é tão quente para queimar,
aqui do trampo até em casa dá quase 20 km., eu chego e já vou trocar o óleo, e sempre pega na mão, mas nunca me queimei

chrespim
26-07-08, 00:49
Quando tive de trocar a biela da minha moto, o motor apresentou um amarelado nas paredes internas, já foi aberto antes, mas quando abri ela já tava com mais de 62000, isso que marca no painel, ois como ela era de mototaxi, deve ter passado bem disso, pois tem uns caras sacanas que desligam o odometro da moto pra dizer que não tem muito rodada!]

No mais, num precisda abrir seu motor não cara, só faz as trocas de óleo no tempo certo e manutençãop tb!


Obrigado pelo relado de sua experiência amigo alley.angelo, assim fico mais de boa, meu motor está na casa dos 40 mil, não bate nada e tá redondinho ainda, válvulas em dia e todinho original. Vamos ver até onde ele vai, heheh

Stone
26-07-08, 06:04
se vc querer saber mesmo como está su motor por dentro, tira a tampa do cabeçote (tampa de válvulas) e dá uma olhada, se ali estiver sujo, embaixo vai estar mais ainda

chrespim
26-07-08, 06:47
Amigo Stone, somente esta tampa aqui??

http://dc54.4shared.com/img/56603038/9bd02e29/_2__DSC05104.jpg?sizeM=3

Onde se tira para regular as válvulas?

destbr
26-07-08, 11:39
Amigo Stone, somente esta tampa aqui??

Onde se tira para regular as válvulas?


exatamente aí! vc retira essa tampa do cabeçote e ja vai ter acesso ao parafuso de regulagem das valvulas!
das 125 nao sei, mas da 150 tem q ter uma chavinha pra mexer nesse parafuso (poderia ser chave de boca, mas nao encontrei tao pequena).
nao se esqueca de substituir a junta por uma nova.

se vc nao for realmente regular as valvulas, nao vejo motivos para abrir (só se estiver curioso mesmo :) )

para ver o pistao, pode-se tirar a vela e utilizar uma lanterna forte (aquelas q tem apenas um led branco sao perfeitas pra isso).

abraços!

guinomo da pratinha
26-07-08, 17:50
acho q n da certo n irmao, eu nunca puvi fala de limpar o motor troca o oleo a cada mil e ja eras

chrespim
27-07-08, 04:49
Sempre que regular a válvula é necessário trocar a junta?? Olha que nunca troquei não heim...

Volverine MF
27-07-08, 05:52
Sempre que regular a válvula é necessário trocar a junta?? Olha que nunca troquei não heim...
É recomendado, porém, se não apresentar vazamentos não há problema.

chrespim
27-07-08, 05:54
Olha, quando vou para a fazenda, onde pego bastante estrada de terra e forço um pouco o motor em subidas e tal, aparece a poeira marca um pouquinho a emenda da tampa do cabeçote, mas não chega nem a escorrer...será que é bom trocar?

Volverine MF
27-07-08, 06:15
Olha, quando vou para a fazenda, onde pego bastante estrada de terra e forço um pouco o motor em subidas e tal, aparece a poeira marca um pouquinho a emenda da tampa do cabeçote, mas não chega nem a escorrer...será que é bom trocar?
EU faria o seguinte, trocaria na próxima regulagem de valvula, pois é barato pra trocar essa junta, mas mexer só pra trocar a junta, sendo que qdo vc for regular valvula vai ter que troca de novo, acho melhor deixar pra trocar uma vez só.

chrespim
27-07-08, 06:51
EU faria o seguinte, trocaria na próxima regulagem de valvula, pois é barato pra trocar essa junta, mas mexer só pra trocar a junta, sendo que qdo vc for regular valvula vai ter que troca de novo, acho melhor deixar pra trocar uma vez só.



Verdade, vou seguir este conselho!!

sandro_ventania
27-07-08, 15:25
Olhar as valvulas não diz se o carter esta sujo, não.
A grande sujeira do carter é por limalhas de ferro que vão se acumulando no fundo do carter, com o desgaste do motor...ao trabalhar o motor, o oleo é muito mexido e acaba suspendendo essas limalhas que acabam virando um abrasivo e diminuindo a vida util do motor.
Essa lavagem é util após amaciar o motor...depois só quando refizer o motor.

junior1rodrigues
27-07-08, 18:49
Ai na boa sou mecanico automotivo a 10 anos e nunca vi um mecanico falar uma besteira tao Grande |:( Agora serio,se teu motor esta muito sujo diminua o intervalo de troca de oleo(troque o oleo 2x).
Se for um motor bem rodado nem pense em usar produtos para limpar porque a borra vai se soltar e pode entupir os dutos de passagem e ai é Tchau.tamber corre o risco de começar a fumaçar e dar barulhos.
Espero poder ter te ajudado.

LuiZão
27-07-08, 19:15
Pelo que sei o oleo ja tem a função de limpeza do motor.

junior1rodrigues
27-07-08, 20:02
Oi luizao,blz ?Realmente alguns oleos tem agentes de limpeza mas com o tempo e dependendo do intervalo das trocas ele vai formando uma borra que fica impregnado no motor fora a carbonizacao natural que é gerada pela queima de gasolina.Diminuindo o intervalo das trocas voce faz com que o oleo limpo retire o excesso de contaminaçao.

LuiZão
27-07-08, 20:09
È minha cgzinha por exemplo ja esta com quase 60.000km e até agora não tive nenhum problema com o motor, sempre troco entre 1500 e 2000km, oleo mobil ou lubrax moto gp. O motor faz um barulho mais estridente do que um novo mais não baixa oleo além do normal.

Mês que vem vou trocar, vela, filtro de ar, filtro de gasolina, as 2 pastilhas de freio, regular valvulas, limpar carburador, enfim um revisão geral.

junior1rodrigues
27-07-08, 20:31
Em todas as minhas motos sempre troquei de 1000 em 1000km(exceto quando fiz a besteira de trocar a da cg 150 com 3000km como manda o manual,o oleo saiu grosso e tive que trocar 3x para pode limpar o motor),nunca tive problemas e esses dias abri a tampa lateral da xlx e o motor parecia zero :OK: vai na boa troca de 1000 em 1000 que tu tem motor pra muito tempo.

chrespim
29-07-08, 00:45
Ai na boa sou mecanico automotivo a 10 anos e nunca vi um mecanico falar uma besteira tao Grande |:( Agora serio,se teu motor esta muito sujo diminua o intervalo de troca de oleo(troque o oleo 2x).
Se for um motor bem rodado nem pense em usar produtos para limpar porque a borra vai se soltar e pode entupir os dutos de passagem e ai é Tchau.tamber corre o risco de começar a fumaçar e dar barulhos.
Espero poder ter te ajudado.


Pois é né amigo junior1rodrigues, por isso trouxe o assunto aqui para poder contar com a opnião de cada um, na verdade meu motor não deve estar sujo não, sempre troquei meu óleo a cada 1000 e sempre uso o recomendado no manual da moto, e filtro de ar sempre limpo, vela sempre nova, limpo o carburador sempre também, etc... apenas tenho curiosidade para saber como ele está... :)

alley.angelo
29-07-08, 01:29
Deixa pra limpar quando for trocar a biela... que demore um tempão amigo!!!

chrespim
29-07-08, 01:35
Deixa pra limpar quando for trocar a biela... que demore um tempão amigo!!!


É isto ai, que demore mesmo! Heheh... a minha parte estou fazendo :D

Twister
29-07-08, 07:05
Creio que o rapaz não entendeu o procedimento....

aqui, pelo menos antigamente, nas motos que tem pedal, se tirava todo o oleo do motor colocava-se querosene, e SEM LIGAR A CHAVE. se dá duas ou 3 pedaladas. dai se tira todo o querosene sujo de dentro, se quiser faça o mesmo procedimento mais uma vez, e então coloque oleo novamente... os motociclistas mais velhos que conheço dizem que realmente isso era uma pratica muito comum a tempos atras...

Daninean
29-07-08, 14:57
Joga o querosene no mecanico e poe fogo :D

Diego.fcs
29-07-08, 15:19
Realmente o querosene pode retirar essas borras que se formam, mas sei lá, sabemos que sempre fica um pouco de óleo no motor quando trocamos, será que num vai ficar um pouco de querosene dentro do motor?? Como é que ficaria esse querosene misturado no óleo novo? Creio que o problema maior seja esse...

Christian
29-07-08, 18:57
E se tirar as tampas laterais e com um pincel ir passando a querosene no motor?
Sei lá se adianta. :s

oliver2fast4u
29-07-08, 21:18
ow maluco num viaja nesse papo de merdanico naum
vc tem q desmontar o motor e lava parte por parte c/ diesel
naquela maquina das boas oficinas antes de remonta
mas vc só faz isso se tive q mexer mesmo no motor
se não num abre não se tive bom.