PDA

Ver Versão Completa : Coluna de direcao, pergunta de preguicoso...



FHNT
23-07-08, 09:50
Esta chegando a hora de lubrificar a coluna de direcao da minha FAN; e so de pensar em ter de desmontar ela toda ja me da preguica... Ainda mais que eu tenho certeza que os rolamentos estao OK! Algum companheiro de preguica tem alguma dica de como lubrificar a coluna de direcao sem ter de desmontar tudo? Se e que tem jeito... :-/ :P :lol:

Diego.fcs
23-07-08, 09:59
Acho que tirando só a parte de cima já dá.

Huss3f3lt
23-07-08, 10:33
Acho que tirando só a parte de cima já dá.

César
23-07-08, 10:42
Dá só uma apertada que tá blza.

Furious VIPER
23-07-08, 10:49
Serviço porco? Tô fora!!
Dxa a preguiça de lado e faz o serviço direitinho cara. Ou manda num mecânico de confiança...

agm2112
23-07-08, 10:58
Tem uma galera das motos de trilha que coloca graxeira (aquelas de suspensão de fusca) na coluna... aí depois da trilha, eles bombeiam graxa lá dentro usando aquela bombinha de graxa. As suspensões pro-link antigas (a minha) também têm esse esquema.

Eu prefiro desmontar tudo, lavar e lubrificar com molykote, da melhor qualidade possível, uma vez por ano.

Diego.fcs
23-07-08, 11:05
agm: Reparei que na CB tem esse esquema da graxeira na balança, achei muito bom o esquema.

agm2112
23-07-08, 12:50
agm: Reparei que na CB tem esse esquema da graxeira na balança, achei muito bom o esquema.


É, a XLX tem graxeira em cada "pino" dos links e nos roletes da balança, mas ficam numa posição que é quase impossível encaixar a graxeira. Aí se já tenho que tirar a roda, desmonto logo a suspensão toda ...

Stone
23-07-08, 12:53
também já vi esse esquema da graxeira, mas se vc for analisar bem, a graxa que se coloca ali não chega no rolamento, pois tem a pista do rolamento, ela só vai ficar ali entre o canote da mesa e o cano do quadro

agm2112
23-07-08, 13:30
também já vi esse esquema da graxeira, mas se vc for analisar bem, a graxa que se coloca ali não chega no rolamento, pois tem a pista do rolamento, ela só vai ficar ali entre o canote da mesa e o cano do quadro


O que o pessoal faz é entupir de graxa .... uma melecada da braba... vão enchendo até ficar com pressão lá dentro. Aí acaba chegando graxa no rolamento, mas imagino que seja por esse motivo que não vem de fábrica. Eu ainda prefiro desmontar e limpar. Dá trabalho, mas não é taaaaaaanto assim ...

Volverine MF
23-07-08, 13:46
Concordo com o AGM e Viper.

Tá com preguiça? Então tira o escorpião do bolso e manda um mecânico BOM fazer o serviço ;)

Mas se você preferir economizar, economiza na preguiça também e faz você mesmo. Não é tão dificil assim.

Ao menos é mais facil do que fazer serviço mal feito e depois ter que desmontar pra trocar pista, rolamento, graxa, etc



EDITE: É mais um daqueles casos onde o barato pode sair caro e o "fácil" pode se tornar dificil ;)

agm2112
23-07-08, 14:03
A minha sorte é que desmontar carro e moto não é trabalho pra mim ... é sempre diversão pura (menos trocar embreagem (de carro) e hidrovácuo ...)

Tqf2
23-07-08, 14:14
Tá com preguiça? Então tira o escorpião do bolso e manda um mecânico BOM fazer o serviço ;)

EDITE: É mais um daqueles casos onde o barato pode sair caro e o "fácil" pode se tornar dificil ;)


Concordo..............

Daninean
24-07-08, 14:41
Alguém tem uma foto dessa graxeira e se é possivel colocar no canote da moto :s

Diego.fcs
24-07-08, 14:45
Tá aí alguns modelos, procura no google que vc verá muitos modelos...

http://www.anelret.com.br/imagem/subcategoria/graxeira_nf.jpg

http://www.lubrisystem.com.br/jpg/15162.jpg

http://www.metalurgicarf.com.br/hp/produtos/img/detalhes/graxeira-angular.jpg

Acho interessante, na CB tem naquela parte que passa o eixo na balança...

destbr
24-07-08, 23:25
gostaria de fazer isso na minha. alguem poderia explicar melhor como realizar esse servico?

como mecanico de confianca só aparece quando chove pra cima, prefiro fazer eu mesmo com calma e com graxa boa q tenho aqui. só nao tenho certeza das partes q preciso desmontar.

alguem poderia dar dicas pra fazer essa lubrificacao?

valeu povao!

Volverine MF
24-07-08, 23:36
Hum, já pensou em tentar dar uma olhada no manual da CB pra ver como é feito ou tentar dar uma olhada em fóruns de moto de trilha?

Stone
25-07-08, 00:39
dá uma olhada no "Manuel" de serviços que não tem erro, mas basicamente vc vai ter que tirar as bengalas, aí vc tira aquela porca grande que segura a mesa de cima, tira a mesa de cima (com tudo que tem preso a ela), aí é só tirar a outra porca que estará desmontado

Obs.: para soltar aquela porca grande da mesa de cima nunca puxe a chave contra o tanque, assim, para soltar vc vira o guidom todo para a esquerda, engata a chave pelo lado direito e puxa a chave pra frente, para apertar vc faz do contrário, do outro lado da moto, sempre puxando a chave pra frente da moto