PDA

Ver Versão Completa : Aro de liga X Aro raiado. Diferencas na ciclistica da moto.



spygtba
24-07-08, 15:48
Esta semana pegueia biz de um colega, mesmo ano que a minha so que com aros raiados, senti que a moto estava mais leve, que dava pra fazer zig-zag mais facil, parecia que a parte de baixo da moto ficava mais solta. Qd voltei a moto pra ele perguntei se ele sentiu diferenca na minha e ele relatou tbm que sentiu a minha mais pesada. Depois disso fiquei pensando no que a roda de liga pode ajudar ou atrapalhar na conducao da moto, e me corrigam se eu estiver errado, mas eu acho que melhora a estabilidade na moto em altas velocidades.
Alguem aki ja teve a oportunidade de pegar duas motos iguais com aros diferentes e sentiu esta diferenca? Ou tem uma explicao cientifica pra tal diferenca?

lagreca
24-07-08, 15:56
a explicação é por causa do peso mesmo, as rodas raiadas geralmente são mais leves que as de liga, diminuindo o arrasto causado pelo peso da mesma.

alley.angelo
24-07-08, 16:05
Quer dizer que os raiados são melhor?

stK!
24-07-08, 16:13
tbm acho que é por causa do peso ...

peguei a 150 es do mew primo esses dias tb e senti mto mais leve ...

lagreca
24-07-08, 16:19
Quer dizer que os raiados são melhor?
não , eles são mais leves, mas isso significa que tbm são mais frágeis né! agora, se for uma roda raiada top, onde se comprou tudo do melhor, claro que serão melhores que uma roda de liga e mais leve.

agm2112
24-07-08, 16:20
Provavelmente a causa disto é o efeito giroscópico... as rodas raiadas devem ter mais massa concentrada nas extremidades, o que dá esta pequena diferença...

spygtba
24-07-08, 16:21
Eu tbm acho que seja por isso pois deveaumentar a forca centrfuca na roda elevando ainda mais o peso dela.



Quer dizer que os raiados são melhor?


Eu acho mais seguro com a roda de liga, nas curvas a moto parece mais firme, talvez ate seja por isso que nao tenha SS com aros raiados, pelo menos que eu me lembre.

spygtba
24-07-08, 16:28
não , eles são mais leves, mas isso significa que tbm são mais frágeis né! agora, se for uma roda raiada top, onde se comprou tudo do melhor, claro que serão melhores que uma roda de liga e mais leve.


Tao melhores que as raiadas nao sao. pelo menos as que eu tive, to no meu segundo jogo em 1 ano e meio, a primera a roda trazeira entortou pro lada, nao tinha pulo mas ficava dancando, agora as que eu to usando fui pra SP e na 116 tem umas valas na rodovia era noite e eu nao vi, ovalizou o aro diateiro, creio que se fosse as originais nao tinha fodido tao rapido. Ou se fosse as originais de liga da Honda.

douglasybrazul
24-07-08, 17:28
Eu comprei minha y com rodas raiadas com aros de aço originais, troquei por liga antes de trocar as rodas verifiquei que elas tinha o mesmo peso.
e a moto anda mais parelho agora com as de liga
não notei nada de peso a mais :OK:

sandro_ventania
25-07-08, 10:06
Provavelmente a causa disto é o efeito giroscópico... as rodas raiadas devem ter mais massa concentrada nas extremidades, o que dá esta pequena diferença...


Isso...a diferança é justamente pelo efeito giroscopio (aliás é graças a ele que é possivel andar em duas rodas), rodas mais pesadas tem efeito giroscopio maior...vantagem...mais estabilidade...desvantagem...menos agilidade, pois a direção fica mais dura.
O efeito aumenta com a velocidade tambem.

Cyber
25-07-08, 11:22
Esta semana pegueia biz de um colega, mesmo ano que a minha so que com aros raiados, senti que a moto estava mais leve, que dava pra fazer zig-zag mais facil, parecia que a parte de baixo da moto ficava mais solta. Qd voltei a moto pra ele perguntei se ele sentiu diferenca na minha e ele relatou tbm que sentiu a minha mais pesada. Depois disso fiquei pensando no que a roda de liga pode ajudar ou atrapalhar na conducao da moto, e me corrigam se eu estiver errado, mas eu acho que melhora a estabilidade na moto em altas velocidades.
Alguem aki ja teve a oportunidade de pegar duas motos iguais com aros diferentes e sentiu esta diferenca? Ou tem uma explicao cientifica pra tal diferenca?


Falei um monte pra tu colocar os raiado huahua :lol:

alley.angelo
25-07-08, 12:02
Prefiro aro de liga mesmo, é melhor de limpar e mais bonito!!!!

Stone
25-07-08, 12:07
aros de liga são melhor por não usarem câmara, mas esteticamente, nas pequenas eu prefiro raiadas

agm2112
25-07-08, 12:51
aros de liga são melhor por não usarem câmara, mas esteticamente, nas pequenas eu prefiro raiadas


Idem ....

Tqf2
25-07-08, 14:41
Eu sinto mais segurança nas curvas com as rodas de liga.........

Parece que a moto faz mais grudada ao chão.........

Ja andei em motos "iguais" no caso a titan, com rodas de raios e de liga.. e sentí qua a de liga é melhor nas curvas, esquinas, pode-se inclinar mais... pelo menos me pareceu....

Não sentí diferença nas velocidades....

Furious VIPER
25-07-08, 15:26
aros de liga são melhor por não usarem câmara, mas esteticamente, nas pequenas eu prefiro raiadas

Nem toda roda de liga leve é própria para pneu sem câmara.
As minhas por exemplo, não tenho NADA a reclamar, já passei em vários buracos (sem querer, óbvio) e simplesmente estão perfeitas. Só q qdo tava trocando o pneu traseiro os caras tiraram a roda e me mostraram q ela não vem com uma "borda" pra agarrar o pneu. Entõa eles montariam a roda, e na 1ª curva forte q eu fizesse era chão.
Se a roda não for preparada pra usar sem câmara, não use sem câmara.

spygtba
26-07-08, 10:16
Isso...a diferança é justamente pelo efeito giroscopio (aliás é graças a ele que é possivel andar em duas rodas), rodas mais pesadas tem efeito giroscopio maior...vantagem...mais estabilidade...desvantagem...menos agilidade, pois a direção fica mais dura.
O efeito aumenta com a velocidade tambem.


é isso ai que eu quiz dizer. :OK:



Falei um monte pra tu colocar os raiado huahua :lol:


Hj eu ainda nao colocaria aros de raios, colocaria de liga mas 6 pontas se eu fosse ficar com esta moto, como daki uns tempos quero trocar ela por uma Biz +, nao tem necessidade de trocar as rodas, e qt a dirigibilidade, eu digo que fica melhor com as de liga, passa mais seguranca ao guiar, nao me senti seguro na do Rudinei, e olha que a minha ta pulando a frente por causa da roda torta.



Prefiro aro de liga mesmo, é melhor de limpar e mais bonito!!!!


2



aros de liga são melhor por não usarem câmara, mas esteticamente, nas pequenas eu prefiro raiadas


Isto dependa do estilo da moto. Se for Cub, SS e Scooter é mais bonito liga, se for Street e trail so Raios ficam bonitos e nas Custom vai do gosto do cliente.
A biz usa camara.



Eu sinto mais segurança nas curvas com as rodas de liga.........

Parece que a moto faz mais grudada ao chão.........

Ja andei em motos "iguais" no caso a titan, com rodas de raios e de liga.. e sentí qua a de liga é melhor nas curvas, esquinas, pode-se inclinar mais... pelo menos me pareceu....

Não sentí diferença nas velocidades....


É verdade td que vc falou, a velocidade é influenciada pelo peso a mais das rodas, eu acho, qt mais peso mais lenta.

chrespim
27-07-08, 02:12
:) Sempre quiz colocar rodas de liga em minha moto, mas com o tempo coloquei aros de aluminiun em seguida raios cromados, fazendo um raiamento duplo, hoje não compensa trocar, e ficaram bem bonitos também, exclusivo pois é um trabalho artesanal. Mas acho lindo aros de liga, gosto dos de 3 pontas!

Mas na boa, os meus até que são mais bonitinhos, e mais pesadinhos...

http://dc78.4shared.com/img/47285581/e364d08c/03-04-08_0849.jpg?sizeM=3

filipeoli
27-07-08, 12:31
eu sempre tive moto com aro raiado e acho q se pegasse um de liga andaria a 5km/h nessas ruas "perfeitas" q temos aqui, pra não passar nos buracos pq o preju ia ser grande, já com a raiada fica em conta arrumar.

destbr
27-07-08, 15:30
estava lembrando aqui, e acho q foi essa a sensacao q eu tive quando pilotei a yes.
eu nao estava entendo porque a moto tinha um comportamento diferente da minha.
esta aí a explicacao: as rodas! :D
pois foi justamente essas diferencas q vcs falaram aqui q eu senti.

mas aros raiados é um porre de limpar!
fui ver o preço uma vez e desisti, pois as rodas nao eram baratas e pareciam feitas em fundo de quintal (mesmo de uma marca recomendada aqui no forum).

como minha moto é de tiozinho (toda original e com bauleto), talvez não iria ficar esteticamente legal usar rodas de liga.

Furious VIPER
27-07-08, 16:12
destbr.... ia ficar legal sim! Originalzona, com rodas raiadas.. e bauleto... tá loco... aí sim fica feio! hehe

destbr
28-07-08, 00:42
destbr.... ia ficar legal sim! Originalzona, com rodas raiadas.. e bauleto... tá loco... aí sim fica feio! hehe


haha.. nao da furious, bauleto é maior invensao depois da moto! huahua
simplesmente é um porre nao ter onde colocar as coisas. ja cansei de andar com sacola de supermercado no guidao e rasgar durante o caminho! sem condicoes! :D

ainda mais q tem retrovisor de aviao e duas antes de cerol!

minha namorada tem uma yes e acho linda, da um outro ar pra moto :)