PDA

Ver Versão Completa : Teste para saber se a gasolina é adulterada



sandro_ventania
02-08-08, 17:08
Um teste rapido para saber se a gasolina do seu posto é adulterada...
Teste feito com gasolina aditivada da Texaco.

Voce só vai precisar de:

Um copo pela metade de agua e meia colher de chá de sal.
http://img395.imageshack.us/img395/3466/67955555er5.jpg


Misture o sal e a água...o sal é só pra deixar a água mais pesada e separar da gasolina mais rápido.
http://img227.imageshack.us/img227/2494/78969015pn3.jpg


Agora pegue uma seringa de 20ml e comece a encher de gasolina até 10ml...retire as bolhas de ar...seje preciso na medida!
http://img227.imageshack.us/img227/2546/36672032er4.jpg


Agora termine de completar a seringa com a agua salgada...não passe de 20ml na marcação da seringa!...não repare, pois parece que a gasolina sumiu, pois está abaixo de 10ml...é que quando vamos enchendo de agua o alcool já vai separando.
http://img227.imageshack.us/img227/84/33508657lq9.jpg


tampe com o dedo a ponta da seringa e agite vigorasamente!
http://img227.imageshack.us/img227/6649/48568151vt9.jpg


Deixe repousar por alguns segundos e veja assim...de 10 a 20ml é a água que colocamos...de 1 a 10ml é a gasolina mais o alcool...como nossa gasolina possui aproximadamente 25% de alcool, o restante é gasolina pura. Concluimos que a gasolina não está adulterada.
A adulteração mais comum é a adição de alcool a gasolina...em alguns testes de outros postos a marcação ficou meio a meio...5ml de gasolina (50%) e 5ml de alcool (50%)...indicando que o safado do dono do posto colocou mais 1/4 de alcool na gasolina.
http://img402.imageshack.us/img402/5127/76509758ie6.jpg

sandro_ventania
02-08-08, 17:58
Espero que tenham gostado...vamos ficar atento, pois o bolso é nosso!

Stone
02-08-08, 18:07
:clap: :clap: :clap:
parabéns cara, muito bom isso

Moikn
02-08-08, 19:56
mto bom
e nao precisa nem de eng quimicos pra fazer
hehe

Volverine MF
02-08-08, 21:08
Interessante, mas é um teste caseiro né galera. É bem prático, qlqr um pode fazer, mas a msm simplicidade que o torna "democrático" tira a sua credibilidade.

Não estou dizendo que não é util, só estou dizendo que é bom quando vc está desconfiado, mas pra ter certeza só pedindo um teste completo. Se continuar desconfiado denuncie o posto. Se algum dia vc passar por lá e estiver lacrado é que vc estava certo.


Só mais uma coisa. Dá pra nos dizer qual a proporção exata de sal + agua? Pois acredito que diferenças na proporção podem influenciar o resultado do teste.

Mostarda_69
02-08-08, 21:27
Bosta... a gasola q uso desde zero na fazer.. e desde os 10mikm do corsa.. agora com 60mil

Poha.... tem 70% de gasol e 30% de alcool.. bom q nenhum deles nunca reclamou..

Mas a Xtz da granja q ta aqui em casa.. sofre pra pega q eh um inferno... agora ja sei o pq.. coco... to definitivamente trocando de posto.. e pior d etudo.. se nao me engano pasmem.. o posto saiu como os top 5 de vendas do RS.. todas policia qd passam por Cruz alta abastecem nele.. todos orgao publicos eh nele.. e quase toda cidade eh nele.. droga denovo.. to de cara..

Ahhh.. e fiz 3 vez o teste.,.. 2 no tanque da fazer.. e 1 na xtz..
Sei que não so bem certo da cabeça mas..... pelos meus calculos.. compramos mais ou menos 7500litros de gasol la.. ou seja 375 litros de alcool a mais.. ou seja.. mais ou menos 340 reais a mais pro posto..

mateusrt
02-08-08, 21:31
legal esse teste :OK:

vou fazer na gasosa q eu uso pra ve como q ta ]:)

Volverine MF
02-08-08, 21:32
Mostarda, se eu fosse vc fazia uma denuncia anônima.

É uma maneira de ter certeza se o posto está realmente vendendo combustivel adulterado e em caso positivo impedir que ele lucre com a inocencia de tantos.

Afinal, se os orgãos publicos tb abastecem lá, eles estão te roubando mais uma vez, já que de forma indireta é vc que está pagando.

Mostarda_69
02-08-08, 21:44
Mostarda, se eu fosse vc fazia uma denuncia anônima.

Onde se faz a denuncia... vo faze segunda mesmo!!!


E vo da uma de loco.. pega uma garrafinha de 600ml.. e sai pela cidade coletando nos posto.. tenho que acha algo de qualidade pra mim abastece..

Volverine MF
02-08-08, 21:52
Onde se faz a denuncia... vo faze segunda mesmo!!!


E vo da uma de loco.. pega uma garrafinha de 600ml.. e sai pela cidade coletando nos posto.. tenho que acha algo de qualidade pra mim abastece..
Está totalmente certo.

Acho que no site da ANP - Agencia Nacional de Petróleo - deve ter alguma informação sobre denuncias, afinal, é ela quem fiscaliza os postos.

Boa sorte na sua empreitada, e se fizer msm os testes, compartilhe conosco, serão informacões mto interessantes.

Mostarda_69
02-08-08, 21:58
Com certeza.. vou coletando e vou fazendo teste e coloco junto uma foto da fachada do posto!!

Volverine MF
03-08-08, 13:34
Olha o que eu achei aqui msm no PN:



Já trabalhei de instrutor de frentista na Petrobras....aquele teste de proveta é muito superficial..........


Inclusive não é necessário pedir para fazer o teste........por lei quando o posto recebe um abastecimento tem de ser fazer aquele teste e manter uma amostra do combustível recolhido e uma "caralhada" de dados preenchidos durante 90 dias........então tem posto que tem guardado combustível em armário o mesmo tanto que tem nos tanques......huehuihhhaoehuhahiehiaoahueha........ então é só pedir para analisar a papelada da análise do combustível daquele tanque..........se ele não tiver essa papelada junto com uma amostra guardada.....vá embora porque ele não está cumprindo com as normas da ANP...........

Quanto a superficialidade do teste de proveta ele só constata se % de água e álcool na gaolina está correta.........então você pode perfeitamente abastecer seu carro no posto e fazer o teste de proveta que aprovará......e lá na frente o motor trava.....ué mas como?..........o teste não proveta não "lê" componentes químicos liduídos na mistura.....o que é o mais comum hoje.....como mostrou no JN um posto em SP onde 63% da mistura era solvente............recapitulando.....esse famoso teste que tanto a mídia incita as pessoas a exigirem é bom porém é extremamente superficial......pois só verifica se a proporção "gasolina/álcool/água estão na quantidade certa.........

O lance é ir naqueles BR que possuem a placa de teste da qualidade da BR......aquelas vans amarelas da BR são "escrotas"......carregam equipamentos eletrônicos ali dentro que não tem malandragem que burle............então se você abastecer em um BR e sentir que está levando gato por lebre pode ligar na BR e na ANP que os caras vão lá mesmo......posto sério a BR e as autoridades caem matando em cima.....só posto pirata na base de liminar é que a caisa corre mais trouxa......



ANP: 0800 970 0267

BR: http://postoscertificados.br-petrobras.com.br/index_ie.htm


Muito interessante. ;/

sandro_ventania
04-08-08, 13:12
Volverine, o que importa é o volume, o sal não muda nada...se quiser pode até fazer com agua pura. Com o sal, a agua fica mais densa(pesada) e separa mais rapido...só isso.
O teste só detecta a porcentagem de alcool ou outros solventes soluveis em agua...mas como esse é o crime mais comum, pois o dono do posto compra a gasosa legal e lacrada e mistura alcool no proprio posto. Os outros exigem notas frias, carregamento clandestino, sem lacre e sem ter como ter amostra testada nem todos tem peito pra encarar essa. misturar alcool é mole.
Eu acho que vale a pena!
Se todos testassem e mostrasse o resultado aqui...poderiamos fazer um lista negra...que acham?

Diego.fcs
04-08-08, 16:19
Interessante o teste, tem aquele também do copo descartável, se vc colocar gasolina nele e ele furar a gasolina é boa... Mas acho que esse da seringa é melhor, ainda farei esse teste por aki...

Valeu pela dica... Abraço!

Tqf2
04-08-08, 21:43
OPa................. vou fazer teste na gosasa amanhã cedo.......... hehehe

Volverine MF
07-08-08, 22:58
Interessante o teste, tem aquele também do copo descartável, se vc colocar gasolina nele e ele furar a gasolina é boa... Mas acho que esse da seringa é melhor, ainda farei esse teste por aki...

Valeu pela dica... Abraço!
:lol: Uma vez fiz esse teste sem querer :lol:

É que precisava de um pouco de gasolina e resolvi usar um copo descartavel como vasilhame :lol:

Varou direto, então a gasolina era ótima :drool: :lol:

Renato-Olinda-PE
03-10-08, 09:06
Muito bom !!!!
super importante!!!
lembrado q podemos pedir ao gerente do posto p/ ele mesmo fazer esse teste.

lirowjp
10-10-08, 15:53
Fiz esse teste ! deem uma olhada:

Gasolina Compre Bem aditivada(shell):
http://lh5.ggpht.com/lirowjp/SO-jEbwkLUI/AAAAAAAABYA/EeH6Xwn_EtA/s160/G%20cb%20a.jpg
Parece que tem pouco mais que 60% de gasolina.

Gasolina Extra aditivada (shell? texaco?)
http://lh3.ggpht.com/lirowjp/SO-jEjDdwZI/AAAAAAAABYI/arHWTAv5e-U/s160/G%20extra%20a.jpg
Quase 70%

Gasolina Texaco:
http://lh4.ggpht.com/lirowjp/SO-jFIzUltI/AAAAAAAABYQ/C5938n6E-gk/s160/G%20texaco.jpg
Pouco mais que 70%

Tqf2
11-10-08, 10:50
Fiz o teste aqui num posto que sempre abasteço... Texaco...

O resultado foi bom..... :OK:

Tá certo que é a gasolina mais cara da cidade.. mas deu entre 75~78 % de gasolina.... Ótimo... :clap:

stK!
16-10-08, 12:52
:lol: Uma vez fiz esse teste sem querer :lol:

É que precisava de um pouco de gasolina e resolvi usar um copo descartavel como vasilhame :lol:

Varou direto, então a gasolina era ótima :drool: :lol:


nem tantooo ... lembrando que o tinner tb eh corrosivo e as vezes utilizados tb em postoss =\\\

Observador
16-10-08, 13:37
Lembrando que esse teste funciona apenas para o alcool na gasolina... outras misturas como tinner por exemnplo não serão de dectadas... vou fazer aq tambem pra ver oq q dá...

pedrohools
16-10-08, 15:58
vo faze isso daki a poco valeu!!!
:clap: :clap:

Cigano Bikes
01-11-08, 13:04
Pode eliminar o sal na mistura, pra simplificar. É um bom teste, eu já fiz faz tempo e vou fazê-lo de novo, desse jeito que parece ser bem mais simples e rápido.

Nagash
22-11-08, 01:28
pow.. legal.. num sabia q dava pra fazer desse jeito... dps vou testar

jordansilva
08-12-08, 08:29
Bosta... a gasola q uso desde zero na fazer.. e desde os 10mikm do corsa.. agora com 60mil

Poha.... tem 70% de gasol e 30% de alcool.. bom q nenhum deles nunca reclamou..

Mas a Xtz da granja q ta aqui em casa.. sofre pra pega q eh um inferno... agora ja sei o pq.. coco... to definitivamente trocando de posto.. e pior d etudo.. se nao me engano pasmem.. o posto saiu como os top 5 de vendas do RS.. todas policia qd passam por Cruz alta abastecem nele.. todos orgao publicos eh nele.. e quase toda cidade eh nele.. droga denovo.. to de cara..

Ahhh.. e fiz 3 vez o teste.,.. 2 no tanque da fazer.. e 1 na xtz..
Sei que não so bem certo da cabeça mas..... pelos meus calculos.. compramos mais ou menos 7500litros de gasol la.. ou seja 375 litros de alcool a mais.. ou seja.. mais ou menos 340 reais a mais pro posto..

Esse é um método caseiro e por isso sujeito a um erro enorme. 30% de alcool nesse teste que vc fez pode ser q esteja de acordo, considerando os erros do processo de teste. Falo isso pq o valor de alcool legalmente adicionado na gasol é de 25% (isso muda de acordo com o humor do governo, mas sempre entre 20 e 25%). Entao antes de sair ai metendo a boca no posto faz o q Volverine falo.
Abraços

V0LK0V
10-12-08, 07:00
so para nao sairem metendo a faca no posto, na hora da mediçao deve-se considerar os 25% que ja estao misturados na agua, so ta adulterada se der menos de 7,5 ml de gasolina na seringa, da para aceitar até 7ml considerando a margem de erro do teste, é uma boa opção para pelo menos ter uma ideia vaga de que tipo de gasolina estasmos usando, eu ja fazia este teste só que em uma garrafinha marcada a olho hehehe. abraços

alfredoBdt
01-05-09, 14:11
mto boom esse tuto..precisa nem de engenheiro quimico rsrsrs