PDA

Ver Versão Completa : Bomba de Combustível (alcool) para Fazer 250



Tqf2
15-08-08, 17:03
Pessoal, alguém sabe me dizer onde encontro uma bomba de combustível Alcool que sirva na Fazer 250...?

Estou a 4 dias pesquisando na net e nas lojas e não encontrei nada ainda, e como aqui no PN há muitos entendidos de moto, até mais que os mecânicos que encontramos por aí.. resolví pedir ajuda.

É que talvez entrarei num emprego que eu tenha que rodar uns 300 Km por dia com a moto, e se isso ocorrer, quero sim passar a moto pra alcool, para isso um dos passos é substituir a bomba atual de gasolina pra uma à alcool.

PS: Não quero entrar em discussão se é viável ou não passar a Fazer pra Alcool, já sei de todos os possíveis problemas e tal, o risco será meu.
O Alcool aqui custa 42% do preço da gasolina

Ajudem aí... :#

César
15-08-08, 21:06
Acho que não existe heim. Mas vc vai rebaixar o cabeçote pra ficar na taxa adequada pro álcool? (12 pra 1) Se não me engano a Fazer é 9,6 pra 1

Tqf2
15-08-08, 21:28
Acho que não existe heim. Mas vc vai rebaixar o cabeçote pra ficar na taxa adequada pro álcool? (12 pra 1) Se não me engano a Fazer é 9,6 pra 1


É 9,8:1


MAs antes de pensar nessas modificações, preciso saber de alguma bomba de combustível que suporte o alcool.........

mndbm
15-08-08, 21:57
Alguem sabe como ficaram aqueles testes da Yamaha e Delphi pras motos flex?

LuiZão
15-08-08, 22:28
Velhão sua bomba deve aguentar por um bom tempo o uso do alcool, seria recomendavel você usar uns 10% de gasolina no tanque e as vezes abastecer uns 50% com aditivada.
Um amigo meu rodou 140.000km com um palio 97 com a bomba a gasolina, ele fazia isso mais uma limpeza na redinha da bomba a cada 6 meses, agora com moto não sei se vai ser a mesma coisa, você poderia tirar a bomba e ver qual bomba flex tem uma pressão similar e mandar ver.

rafabittt
15-08-08, 22:48
bom amigo fiquei interessado sobre o assunto, duvidas: será que é necessario trocar alem da bomba bico injetor e modificar algum tipo de chip do modulo e passagen de ar quem tiver informaçoes favor me enviar pois nao pesquisei nada sobre o assunto. tendo alguma informaçao tambem postarei.

Tqf2
15-08-08, 23:12
Claro que são necessários diversos outros ajustes..
Regulagem da injeção, taxa de compressão, etc, etc...

Ah já existem uns 3739450 (mais ou menos) tópicos sobre motos à alcool no PN..

Criei esse tópico mais na tentativa de achar uma bomba substituta pra original, que custa R$600,00

Todas idéias são bem vindas........ :D

Volverine MF
15-08-08, 23:55
Hum, já que todas as idéias são bem vindas, vou dar meu pitaco, :D

Já procurou ler sobre aqueles aditivos pra alcool?

Sei que a Bardhal tem um aditivo pra veiculos a alcool e outro pra Flex.

Não sei qual a função deles mas talvez sirva pra minimizar os danos do alcool e retardar o desgaste que o msm causa.

Talvez lhe sirva como um quebra galho enqto vc não encontra uma bomba que possa substituir a original.

De qualquer forma, se vc for tentar substituir a bomba por outra que não seja da Fazer - o que eu acho mais provavel - fique atento quanto à pressão e a vazão de trabalho da "candidata".

Tqf2
17-08-08, 20:25
De qualquer forma, se vc for tentar substituir a bomba por outra que não seja da Fazer - o que eu acho mais provavel - fique atento quanto à pressão e a vazão de trabalho da "candidata".


POis é.
a idéia é essa mesmo......

Será que há algum user do PN que entende mais desse assunto......??? :D
Abraços,

MaumauFT
17-08-08, 22:05
Cara!! Trabalho na FuelTech, fazemos injeções eletrônicas programáveis para carros de corrida e de rua.

Vc pode substituir sua bomba por outra bomba qualquer. Quem controla a pressão na linha de combustível é o regulador de pressão, uma peça mecânica que vai ligada ao coletor de admissão e, conforme varia a pressão na admissão, o regulador aumenta ou diminui a pressão de combustível(na maioria dos sistemas eh assim).
Descubra se a injeção da Fazer opera assim tbm. Caso positivo, pode pegar outra bomba qualquer.
Outro cuidado, procure pegar uma bomba de combustível de vazão próxima a sua, pois, o regulador de pressão da sua moto tem um limite. Ele alivia a pressão na linha, mandando combustível em excesso de volta ao tanque. Se tua bomba nova tiver uma vazão muito alta, teu regulador pode não dar conta de aliviar tudo e vc fica com pressão demais na linha. O que acontece eh que mais combustível eh injetado no motor. Por exemplo:
O padrão nos automóveis é pressão na linha de 3 bar. Se o injetor abrir por 2ms a 3 bar, ele injeta uma quantidade X. Se abrir pelo mesmo tempo, porém, com pressão maior, injetará mais combustível.
Então, instala um sensor ou manômetro de pressao de combustível na linha e mede antes e depois da troca da bomba. Deve continuar a mesma pressão. Na pior das hipóteses vai ter que trocar também o regulador de pressão.

Volverine MF
17-08-08, 22:13
_Black_Angel, quais as diferenças entre uma bomba pra gasolina, outra pra alcool e a bomba "flex"?

Será que não dá pra fazer algumas modificações na bom original?

Será que os aditivos pra veiculos a alcool e flex minimizariam os danos que o alcool causa à bomba?

martin piloto de fuga
17-08-08, 22:49
Bom basicamente as diferenças são que a bomba pra álcool já é preparada pra aguentar a corrosão do alcool,mas a flex já é a mesma coisa pois se suportar o alcool a gasolina fica mole!mas as bomba pra gasolina atuais aguentam bem pois nossa gasolina já tem cerca de 25 porcento de alcool!

tom crazy
17-08-08, 23:29
Cara, por coincidencia eu vi no fazeronline o pessoal comentando sobre bomba de combustivel na fazer com alcool. Tem um cara lá falando que a do monza trabalha na mesma pressão da bomba da fazer, só que ela é externa. Dá uma olhadinha no tópico lá http://www.fazeronline.com/forum/index.php?showtopic=6798&hl=monza

Tqf2
18-08-08, 22:00
Cara, por coincidencia eu vi no fazeronline o pessoal comentando sobre bomba de combustivel na fazer com alcool. Tem um cara lá falando que a do monza trabalha na mesma pressão da bomba da fazer, só que ela é externa. Dá uma olhadinha no tópico lá http://www.fazeronline.com/forum/index.php?showtopic=6798&hl=monza


Opa Valeu. vou dar uma olhada lá,,, mas do monza é bomba externa né........ aí complica......

Será possível deixar a bomba externa na moto.......?
Alguém aí entende disso.....?

MaumauFT
18-08-08, 22:37
Volverine... eh o q martin disse, são preparadas pra aguentar a corrosão que o álcool causa. Mesma coisa que os carburadores pra álcool. E as bombas flex possuem a mesma proteção que as para álcool.

Tqf2 É possível sim, basta adaptar a linha de combustível. Não sei como é a bomba original da fazer, mas, pelo que o pessoal tah dizendo ela eh dentro do tanque. Basta pegar positivo e negativo que alimentam a bomba original e passá-los pra bomba de Monza. E ligar a entrada dela na saída do tanque.
O ideal é tirar a bomba original e instalar um filtro de combustível de carro, jah que o filtro original deve ser junto da bomba.

Tqf2
19-08-08, 13:14
Realmente a Bomba da Fazer é dentro do tanque e trabalha com pressão 2,5 Kg
Mesma pressão da bomba do Monza...

Diferença, preço da bomba da Fazer: R$600,00
Preço da bomba do Monza: R$120,00

Agora vou esperar terminar a garantia da minha moto e vou ver se mudo ela pro alcool.....

Mas só depois da garantia..

Santo Cristo - Poa
19-08-08, 15:30
Black angel, estou fazendo tec em automobilistica no senai PORTO ALEGRE... apacere la para conversarmos mais... vc tem email ?

César
19-08-08, 19:23
Cara mas tudo o que vc vai gasta pra deixa ela adequada pro álcool vai compensar economicamente?
E por a bomba pra fora da moto, com os fios e tal, pow vai fica feio heim, onde vc pretende fixar ela?

MaumauFT
19-08-08, 23:49
Santo Cristo.. N tenho como aparecer por lah pq to completamente sem tempo ultimamente =/
Vc conhece o Cristian?! Professor aih do Senai. Eh meu colega na FuelTech. Meu mail [email protected]

César.. acho que ele consegue colocar a bomba embaixo do tanque ou do banco, não vai ficar a vista. Pelo menos eu não deixaria a vista hehehehe

Santo Cristo - Poa
20-08-08, 07:21
já vi ele lá sim Black, ele está la toda semana... demontrando seu vectra hehehehehehe tá bem ele heim....

mais pra frente tenho projeto para concluir o curso.... será que futuramente poderia me conseguir um modulo de injeção de brinde, ou amostra ?

Meu professor elogiou o cristian...

abras.... te adicionei no msn..

barbeirorp
20-08-08, 09:40
a injeção da fazer é passivel de programação? pois acho que num eh né? entaum, tu pega o bico dela e manda na m-brasil para retrabalhar pro alcool.... ( 35% vazão) ai a central original trabalha sobre os mesmos parametros de sempre. e corrige conforme o fluxo de ar.

qto a bomba.. tu vai ter que fazer uma flange para tampar o buraco da original e fazer um pescador e poe essa bomba de monza que dá certo.. o regulador da fazer vai manter no esquema

Tqf2
25-08-08, 20:00
Opa...... valeu barbeirorp

Tqf2
10-10-08, 00:56
Voltando a esse tópico....

Então galera... estou rodando na faixa de 250Km por dia com a moto... e na gasolina tá bravo... hehe

As vezes ando com um % de alcool misturado...

Essa semana estou colocando 12,6 litros de alcool (R$15,00) e o restante 6,4 litros é gasolina...
A moto tá aceitando normalmente...

só se estiver frio.. daí cedo ele nega a 1ª partida, mas pega na segunda e depois fica normal...

Conversando com o mecânico da Yamaha, ele me disse que a bomba suporta bem essa mistura...
MAs seria bom eu acertar a taxa de compressão... pq o restante a moto regula sozinha....


E aí.......? será que a bomba de combustível original suporta bem essa mistura...?
Qual seria a junta ideal para acertar a taxa de compressão....? quantos mm...?

o Mecânico tá certo em dizer que no restante a moto regula sozinha.....?

Santo Cristo - Poa
10-10-08, 08:43
diminuir a junta ajudaria sim...
mas tem o caso de colocar uma junta muito fina e ter vazamentos,

vc tambem pode mandar plainar o cabeçote,

Tqf2
23-10-08, 13:41
Atualizando as informações...

Por enquanto não fiz nenhuma modificação na moto... mas continuo rodando com 12 a 13 litros de alcool e 5 a 6 litros de gasolina cada tanque..
Hoje a moto veio da revisão..

Resultado: Nenhum problema... a moto parece que nunca usou alcool....
Já se passaram 7.000km usando essa mistura e tudo normal até agora. :OK:

Se vai dar probla no futuro, isso é quase que certo, pois o motor não foi projetado pra rodar assim, mas mesmo que dê algum problema, pelo tanto que já rodei, já se paga...

Afinal ela está fazendo incríveis 30km/litro rodando nessa mistura....
Quem duvidar eu peço que venha aqui e veja ao vivo... ;)

Hoje abstaceí, após 461 km rodados
Coloquei 4,16 litros de gasolina (R$10,00) e 11,05 litros de alcool (R$15,20)

Total de combustível: 15,21 litros
Total e KM rodados: 460,8
Média:30,29 km/litro

MarciON
23-10-08, 15:23
Cara!! Trabalho na FuelTech, fazemos injeções eletrônicas programáveis para carros de corrida e de rua.

Vc pode substituir sua bomba por outra bomba qualquer. Quem controla a pressão na linha de combustível é o regulador de pressão, uma peça mecânica que vai ligada ao coletor de admissão e, conforme varia a pressão na admissão, o regulador aumenta ou diminui a pressão de combustível(na maioria dos sistemas eh assim).
Descubra se a injeção da Fazer opera assim tbm. Caso positivo, pode pegar outra bomba qualquer.
Outro cuidado, procure pegar uma bomba de combustível de vazão próxima a sua, pois, o regulador de pressão da sua moto tem um limite. Ele alivia a pressão na linha, mandando combustível em excesso de volta ao tanque. Se tua bomba nova tiver uma vazão muito alta, teu regulador pode não dar conta de aliviar tudo e vc fica com pressão demais na linha. O que acontece eh que mais combustível eh injetado no motor. Por exemplo:
O padrão nos automóveis é pressão na linha de 3 bar. Se o injetor abrir por 2ms a 3 bar, ele injeta uma quantidade X. Se abrir pelo mesmo tempo, porém, com pressão maior, injetará mais combustível.
Então, instala um sensor ou manômetro de pressao de combustível na linha e mede antes e depois da troca da bomba. Deve continuar a mesma pressão. Na pior das hipóteses vai ter que trocar também o regulador de pressão.


cara, intao mudando a bomba d combustivel pode trabalhar no alcool na boa?
cilindro, pistao, valvulas.. isso afeta algo?
ahh, e tem como tirar o limitador de giro do motor da injeção da fazer?
te add no msn
abç