PDA

Ver Versão Completa : Melhorando o freio traseiro da Yes



A.C.P.
08-09-08, 18:21
Salve pessoal,

É sabido que dentre as 125 o freio traseiro não é muito bom. O da Yes, então... |:(

Gostaria de discutir aqui uma possível solução:

Pesquisei em vários fóruns (nesse tbm) o esquema de peças comuns entre as motos. A lona da YBR serve na Yes. Mas, já ouvi comentários de amigos que não fica lá muito bom (não explicaram). Em contrapartida, já ouvi dizer que róla sim, que dá e fica bom (li muito isso).

Pesquisando mais ainda, descobri que a lona da YBR serve na Fazer, mas que o da Fazer é um tiquinho melhor (também não sei o porquê).

Logo... o da Fazer serve na Yes.

Que tal uma troca de idéias pra saber o que de fato dá pra fazer no freio da Yes?

Alguma marca que é garantida, uma moto que tenha uma lona razoável e que caiba, coloca o original e reza muito :G ... enfim, se pudermos achar uma solução, seria bem legal!

Abraços.

tom crazy
08-09-08, 19:30
Todo mundo fala isso do freio traseiro da yes, eu já achava o contrário. Agora minha moto tá com pouco mais de 15500 km, até os 9000 km eu tava usando a lona original, depois coloquei uma paralela. Quanto tinha a lona original era raro o freio traseiro travar, só se eu pisasse com vontade no freio. Com essa lona paralela qualquer marcada e ela trava a roda, acho isso horrivel e até perigoso se a pessoa não tomar cuidado ao freiar. Outro detalhe é que a lona paralela chia muito, a original não chiava. O único defeito da lona original é que ela abaixava o pedal muito rapido, essa não baixa é muito raro, mais to pensando em trocar ela pq tenho medo dela gastar o cubo da roda ao invés da própria lona.
De toda forma já ouvi o pessoal comentando da lona da ybr dar certo na yes, se for real mesmo vou colocar na próxima vez pra experimentar, se não der certo volto pra original da yes sem duvida nenhuma.

Pésão
08-09-08, 20:33
Já que o assunto aki é freio :G :G :G
A minha yes tá com o freio dianteiro travando a roda, no caso, nAum tá girando livre. Já desmontei a pinça e talz más tá do mesmo jeito, sendo q ja lubrifiquei uns pino q tem lá más nem adianto.

Em relação ao freio trazeiro, coloquei uma lona similar e fico pior do que a original, na próxima vou coloca a lona da ybr.
Abraços

A.C.P.
09-09-08, 11:36
Hoje de manhã, na mecânica, coloquei a lona da Titan 2000. Por enquanto tá bom, não tá chiando, forcei e não travou.
Vou passando mais info pra vcs conforme for andando.

Lagartixxa
09-09-08, 14:20
A minha yes tá com o freio dianteiro travando a roda, no caso, nAum tá girando livre.


mas é normal o freio da frente fica "encostado" no disco e a roda nao gira livre nao, isso é consequencia do tipo freio, que no caso das pequenas é por pinça flutuante.

uns tempo atras teve um topico muito bom falando sobre as diferencas entre pinça flutuante e disco flutuante, da um procurada que vc vai achar e entender melhor como que funciona cada um dos tipo de freio

Diego.fcs
09-09-08, 15:44
Sei que num tem muito a vê porq as motos de vcs são novas mas vai aí... O freio traseiro da minha bolinha tava meio ruim, aí o mecânico me deu a dica e fez para mim, mantive a mesma lona, original da honda porém ele levou o cubo num torneiro e mandou dar um passe de leve mas no sentido contrário ao sentido de rotação da roda com a moto andando... O freio ficou muito melhor e num tá baixando, inclusive tá melhor que o da Intruder...

Fernando-SJRP
09-09-08, 16:09
Bom, eu ja troquei bastante os freios da minha titan 150 e posso afirmar a realidade, freio paralelo é uma porcaria, depois que os originais gastaram e eu nao tinha muito conhecimento sempre pus os paralelos mesmo e até hoje ponho..... não são a mesma coisa.... mais funcionam normalmente..... mais nada substitui o original né ?

A.C.P.
09-09-08, 16:23
Sei que num tem muito a vê porq as motos de vcs são novas mas vai aí... O freio traseiro da minha bolinha tava meio ruim, aí o mecânico me deu a dica e fez para mim, mantive a mesma lona, original da honda porém ele levou o cubo num torneiro e mandou dar um passe de leve mas no sentido contrário ao sentido de rotação da roda com a moto andando... O freio ficou muito melhor e num tá baixando, inclusive tá melhor que o da Intruder...

bela dica.
Vou guardar essa info...
Mas vc sabe explicar o que acontece de fato adotando esse procedimento?
isso não desgasta o cubo? tem sempre que fazer isso depois de um tempo?

Diego.fcs
09-09-08, 17:12
bela dica.
Vou guardar essa info...
Mas vc sabe explicar o que acontece de fato adotando esse procedimento?
isso não desgasta o cubo? tem sempre que fazer isso depois de um tempo?


Fiz no meu porq ele tava meio gasto e com o tempo vai ficando uma superfície ruim, por isso foi feito esse serviço, mas como sua moto é nova creio que não há necessidade... Talvez uma limpeza do cubo e lona possa melhorar...

Tales Teixeira
09-09-08, 18:02
Não acho o freio da minha Yes tão ruím. Lógico que quando vou parar não conto apenas com o freio traseiro. Evito pisar muito para não perder a aderência. A não ser que seja uma parada emergencial, aí não tem jeito.

Quando eu for trocar, sinceramente, vou dar preferência a peça original. Na maioria das vezes é mais caro, mas acho que no fim acaba valendo a pena.

A.C.P.
09-09-08, 18:14
Fiz no meu porq ele tava meio gasto e com o tempo vai ficando uma superfície ruim, por isso foi feito esse serviço, mas como sua moto é nova creio que não há necessidade... Talvez uma limpeza do cubo e lona possa melhorar...

beleza, valeu Diego!
Mas é bom saber porque tenho uma 'velhinha' em casa tbm e nela são dois tambores...

Stone
09-09-08, 21:53
esse esquema de tornear eu faço lá no trampo, tem uma máquina para fazer isso
é feito quando o cubo já está muito gasto, cheio de inperfeições, é dado um "passe" no cubo para ele voltar a ficar lisinho, depois geralmente tem que usar uma lona de freio maior também, (como um pistão) 0,25 ou 0,50, depois disso tem que trocar o cubo

jotappe
12-11-08, 17:27
tom crazy de q marca foi essa lona q vc comprou q ta travando p q modelo eh?
diz ai to precisando dela

tuiuiu
12-11-08, 19:02
o freio traseiro da minha nem eh tao ruim tbm.. mas qdo vou parar uso os dois sempre..
tem como colocar freio traseiro a disco na yes?? ou soh na base da gambitech?? ou nem isso??

tasmotos
12-11-08, 19:09
A.C.P.

Esses dias em outro debate, citei que meu mecanico colocou a lona da YBR em minha YES, a troca foi feita recentemente, acho que melhorou, agora precisarei avaliar a durabilidade.

Abraços

tasmotos

tom crazy
12-11-08, 20:42
tom crazy de q marca foi essa lona q vc comprou q ta travando p q modelo eh?
diz ai to precisando dela


Vou ficar te devendo, eu não perguntei a marca. :s
Eu troquei ela junto com o pneu traseiro e nem me liguei na marca.

GuilhermeRS
13-11-08, 00:11
Na minha Intruder tb quando troquei a lona original (baixava muito rápido tb) o mecanico me disse pra colocar a da ybr...

O freio ficou muito bom (melhor que antes) e demora o dobro de tempo pra baixar, até agora usei 2 meses e só regulei uma vez...