PDA

Ver Versão Completa : Carbonização - Motor 4 tempos



chrespim
10-09-08, 01:50
Olá pessoas!! Seguinte:

Ontem fui a oficina de meu amigo Edimilson para trocar uma vela, ele me deu uma vela da titan 99 e disse que serve beleza, poderiam me confirmar este detalhe?

Ah, voltando ao tema, dai troquei a vela e dei umas aceleradas, meu amigo disse, sua moto tá fumando? :0_0: pois sentia cheiro de óleo, dai aceleramos mais forte e saiu uma fumaça... :-/

A km atual é 40.550 km e motor está com o óleo no nível normal e com menos de 500 km rodados. O que poderá ser?

1. Meu filtro de ar (espuma) está com óleo de motor novo, será que é possível que este possa ir a queima e gerar a fumaça em alta rotação? Excesso de óleo na espuma talvez...

2. Carbonização? Pois ando muito pouco com ela e dificilmente mantenho uma velocidade acima de 50km/h só quando viajo ou saio para mais longe;

3. Motor indo pro breu :d :d :d :d :d

O que acham??

:)

Santo Cristo - Poa
10-09-08, 07:50
1 - Qual cor da fumaça ?

chrespim
10-09-08, 08:00
1 - Qual cor da fumaça ?


Azulada e somente em altas rotações...

Fernando-SJRP
10-09-08, 08:26
A kara então tenho quase certeza que não é nada do motor não.
Geralmente quando ta fumando faiz uma fumaça esquisita mais não é azul.
Sei la... ta estranho.... mais alem de soltar fumaça... ta engasgando algo assim ? Qual sua moto ?

Richard
10-09-08, 08:56
Chrespim...

Primeira coisa... No elemento do filtro de ar (espuma), não vai oleo de motor, mas sim OLEO DE CAMBIO, que eh SAE 90... Troca isso q tah errado...

Sobre a fumaça cara, seguinte...

A minha CB quando tava precisando fazer o motor era assim... No começo ela dava umas fumadinhas brancas de manhã quando ligava ela e quando eu acelerava demais, tipo giro lah em cima mesmo... Todas as pessoas que conheço disseram que era retentor de valvula, mas nunca descobri pq fiz o motor direto e como troquei os retentres, parou o problema, mas depois q eu fiz, o cara naum tinha acertado a carburação e ela dava umas fumada pretas, ai era carburação...

Aparentemente, ou os retentores de sua moto foram pro espaço, ou o motor mesmo esta indo pro espaço... Vc pode tentar trocar os retentores e ver se dá certo, se naum der, se prepara pra fazer o motor daqui um tempo....

Volverine MF
10-09-08, 16:26
Esse motor ta meio novo pra precisar ser feito hein.

Sugiro levar num mecânico de confiança.

Diego.fcs
10-09-08, 16:29
O Richard lembrou algo interessante, os retentores de válvulas... A Cb aki sempre dá umas fumadas brancas quando fica parada, é umidade, a bolinha também, aí quando roda para... Tenta dar umas voltas nela e veja novamente, mas num precisa colar a mão para ver...

Buça
10-09-08, 16:33
Posso tá falando uma baita besteira, mas será que não tem a ver com a mistura, sei lá, pode tá mto rica.

Me corrijam se falei besteira.

Richard
10-09-08, 23:10
Naum falou naum, porem carburação, a fumaça eh preta e naum branca... Fumaça branca eh oleo queimando junto com a gasolina

Stone
10-09-08, 23:23
fumaça branca meio azulada é que está queimando óleo
se fazer fumaça só quando fria provavelmente é retentores das válvulas

chrespim
11-09-08, 00:27
:) Oi amigos, primeiramente agradeço a todos que se dispuseram a responder minhas perguntas!

Seguinte, levei no meu mecânico de confiança hoje pela manhã, vemos o lance do óleo no filtro, trocamos e ele deu uma volta para avaliar, ela não falhava nada, apenas em altas ela esfumaçava a fumacinha azul, típica de óleo queimando na mistura.

Após uma volta concluiu que seria avarias na parte superior do motor, uma vez que biela e componentes de baixo estavam silenciosos sem bater nem nada, ele disse: _ Vamos abrir!

Ao abrir o motor, a causa! O carvão alojado na cabeça do pistão acabou por riscar a camisa do cilindro, não muito, mas o bastante para que o óleo escapasse.

Após alguma tempo de conversa e observações, decidimos por fazer a parte superior, trocando cilindro, fazendo a primeira retífica 0,25mm, trocando o cabeçote, retentores de válvulas (as válvulas não, estavam boas) aproveitamos e trocamos as varetas de comando também, entre outros detalhes que não conheço ao certo. Detalhe, peças todas originais, prefiro assim, motor é coisa séria.

Ao fim foi um investimento de R$ 250,00 mas não me arrependo, preferi fazer os reparos logo ao identificar a falha para que isto não se agravasse e pudesse causar um dano maior no motor. Agora e rodar um pouco na cautela para as peças novas se assentarem ao conjunto e no sábado levar lá novamente para reajustar as válvulas.

Enfim, foi isto! Obrigado a todos!

Richard
11-09-08, 08:09
Agora ve se fica de olho na mistura da sua moto, pois carbiniza~çao eh sinal de mistura errada e vela VELHA...

Ai eu até pergunto, vc troca a vela de acordo com a recomendação do seu manual??? Tem que trocar hein???

Mas eh isso ai, pelo menos o seu motorzinho eh facil e barato de se fazer... Se fosse na CB e eu mandasse fazer a parte de cima soh por causa de uma fumadinha, ia pelo menos uns 800 conto...

Lembrando que eh sempre bom abrir o motor para limpar os residuos de carbinização na cabeça do pistão, pois alem de tudo, isso altera a taxa de compressão do motor e acarreta outros problemas.

Boa sorte agora e mais cuidado agora para naum acontecer de novo

agm2112
11-09-08, 08:46
fumaça branca meio azulada é que está queimando óleo
se fazer fumaça só quando fria provavelmente é retentores das válvulas


Exato ... ou excesso de óleo (ou os 2 !).

hardmen
11-09-08, 18:51
Minha TDR tá soltando uma fumacinha "branca" em excesso quando ando com ela (independente da rotação)... :G

Será que tenho de mandar dar uma olhada no motor??? :G :G ]:)

Abraços!!!

chrespim
12-09-08, 01:01
Agora ve se fica de olho na mistura da sua moto, pois carbiniza~çao eh sinal de mistura errada e vela VELHA...

Ai eu até pergunto, vc troca a vela de acordo com a recomendação do seu manual??? Tem que trocar hein???

Mas eh isso ai, pelo menos o seu motorzinho eh facil e barato de se fazer... Se fosse na CB e eu mandasse fazer a parte de cima soh por causa de uma fumadinha, ia pelo menos uns 800 conto...

Lembrando que eh sempre bom abrir o motor para limpar os residuos de carbinização na cabeça do pistão, pois alem de tudo, isso altera a taxa de compressão do motor e acarreta outros problemas.

Boa sorte agora e mais cuidado agora para naum acontecer de novo




Ai Richard, então foi ero na mistura, pois troco de vela muitas vezes, quase que a cada revisão de 4 mil km.

Mas lembrem-se que quando entrei aqui no fórum, usava um filtro esportivo, acho que isto pode ter ajudado no erro da mistura, enriquencedo sei lá... pois de um ano para cá vinha percebendo as velas bastante pretas e as vezes molhadas... Mas aprendi com isto, filtro agora só de espuma e umedecido!

E o lance de andar muito devagar, isto alecera o processo de carbonização no pistão? É legal que ao menos nos finais de semanas de umas voltas pela rodovia a uns 80 a 100 km/h por uns 20 a 30 minutos para descarbonizar?

Gasolina, isto também é responsável né?

É isto ai, vamos aprendendo cada vez mais, obrigado pessoal!!

Xamã
14-09-08, 23:31
:D chrespim,

procura usar sempre gasosa aditivada, Pódium da BR ou as que são premium.
Normalmente, as diferenças no processo de refino dessas gasolinas, imprescindível para que elas tenham uma octanagem maior, e os aditivos que elas trazem, impedem ou retardam por muito tempo a formação de resíduos na cabeça do pistão e câmara de combustão, sem mencionar que o motor trabalha melhor e poluindo menos.
Obviamente que a regulagem de carburador e a vela correta também são pontos fundamentais.
Boa sorte com o motor refeito.

Um abraço. :)

GuilhermeRS
14-09-08, 23:48
Chrespim, se me recordo vc disse que anda grande parte do tempo a 50km/h?? Se for isso, a sua carbonização tá explicada...

Sua moto é 03/04, então essa carbonização não é de hj... Mas 250pilas pra fazer tudo isso?? tá valendo hein... 250 reais a cada 45.000 km é menos do que óleo a cada mil...

PQ não aproveita que saiu barato e põe umas palhetas de fibra-de-carbono, não danifica em nada o motor e dá um baita ganho nesses motores varetados, só que quase ninguem sabe...

Volverine MF
14-09-08, 23:57
PQ não aproveita que saiu barato e põe umas palhetas de fibra-de-carbono, não danifica em nada o motor e dá um baita ganho nesses motores varetados, só que quase ninguem sabe...
Ô Guilherme, pode nos falar mais sobre essas palhetas?

Onde elas vão no motor? Qual a função delas?

Nunca tinha ouvido falar.

chrespim
15-09-08, 01:39
Também nunca havia falado destas palhe

:D chrespim,

procura usar sempre gasosa aditivada, Pódium da BR ou as que são premium.
Normalmente, as diferenças no processo de refino dessas gasolinas, imprescindível para que elas tenham uma octanagem maior, e os aditivos que elas trazem, impedem ou retardam por muito tempo a formação de resíduos na cabeça do pistão e câmara de combustão, sem mencionar que o motor trabalha melhor e poluindo menos.
Obviamente que a regulagem de carburador e a vela correta também são pontos fundamentais.
Boa sorte com o motor refeito.

Um abraço. :)


Valeu para a dica amigo Xamã! Cara, por aqui na minha cidade o trânsito é bem trancado, não pela quantidade de carros e tal, mas pelo tamanho da cidade mesmo, não dá para andar como em uma grande avenida entende? É como o Guilherme disse, a carbonização é inevitável nesta situação, claro que desta vez vou cuidar melhor deste ponto levando ela para as rodovias nos finais de semanas, dando um passeio de pelo menos meia hora a uma boa velocidade de cruzeiro, 80 a 100 km/h. Realmente achei o valor muito bom, pois as peças são originais honda, se não me engano da metal leve.

E Guilherme, me fala mais destas peças ai...

Hoje ao manhecer vou levar ela no "Demar" que fez o motor, para dar uma regulada nas válvulas e avaliar o motor...

chrespim
15-09-08, 05:52
Dei uma pesquisada na net e me parece que estas tais palhetas de fibra de carbono são para motores dois tempos, não é isto?

Olhem
http://www.adrenalinamotoracing.com.br/det_produto.php?pro=779&nome=Palheta%20BOYESEN%20Duplo%20Est%E1gio%20CARBO NO%20CR125/%20CR250/%20CR80/%20CR85/%20CR500


Ah, pessoal, olhem as fotos do pistão...

http://dc89.4shared.com/img/63059096/2b344fe9/14-09-08_1041.jpg?sizeM=3

http://dc89.4shared.com/img/63059094/c53a2ec5/14-09-08_1043.jpg?sizeM=3

http://dc89.4shared.com/img/63059106/fb349e97/14-09-08_1042.jpg?sizeM=3

sandro_ventania
15-09-08, 16:24
Nooossa que pistão horrivel!! voce misturava oleo diesel na gasolina?
Cara troca de posto e regula esse carburador, tambem.

Richard
15-09-08, 17:09
Nooossa que pistão horrivel!! voce misturava oleo diesel na gasolina?
Cara troca de posto e regula esse carburador, tambem.


O da minha CB tava assim tb quando precisei fazer o motor... Carburação ruim faz isso...ahehahhhea :-/ :-/ :-/

chrespim
16-09-08, 02:16
Muito feio mesmo amigos, não uso diesel na gasolina não, sem dúvidas este erro na carburação foi devido a uso por longo tempo do tal filtro esportivo direto na boca do bura... só pode!

Volverine MF
16-09-08, 02:24
sem dúvidas este erro na carburação foi devido a uso por longo tempo do tal filtro esportivo direto na boca do bura... só pode!
Vou salvar isso pra qdo vieram falar de por filtro esportivo. :NOOK:

chrespim
16-09-08, 02:37
Vou salvar isso pra qdo vieram falar de por filtro esportivo. :NOOK:


É amigo, precisei ver para crer, mas logo que entrei no fórum retirei o meu, mas já era tarde :s Agora motor novo e filtro de ar com espuma umedecida com óleo e gracha na caixa de ar, como disseram ele é o nariz da moto, hehe, vamos ver a diferença... mas vale o alerta ao amigos :)

Volverine MF
16-09-08, 02:46
É amigo, precisei ver para crer, mas logo que entrei no fórum retirei o meu, mas já era tarde :s Agora motor novo e filtro de ar com espuma umedecida com óleo e gracha na caixa de ar, como disseram ele é o nariz da moto, hehe, vamos ver a diferença... mas vale o alerta ao amigos :)
Não tinha ouvido falar nesse lance da graxa. Interessante.

Falando nisso, preciso dar um trato na minha.

chrespim
16-09-08, 03:58
Não tinha ouvido falar nesse lance da graxa. Interessante.

Falando nisso, preciso dar um trato na minha.


No tópico que fala sobre o que passar no filtro e tal o Stone dá esta dica, molhar o filtro de ar no óleo e tal e dai passar com um pincel graxa por toda a caixa de ar, assim, caso a poeira passe pela espuma acaba ficando preza na graxa...legal né?

hardmen
16-09-08, 10:04
Que beleza da pistão heim Chrespim?!?!? ]:)

Imagino que tem um "fórum" aí onde todas as motos deve ter os pistões nessa situação... :G

É o que digo, quer uma "motinho" pra andar forte, burca uma RDZ 135 que com um veneninho mínimo a bichinha já deixa muita moto na fumaça, agora se quer "performance" mesmo, compra uma RD350 e dá uma garibada que ninguém com moto média vai querer "tirar a prova" do teu lado!!! ]:) ]:) ]:)

Abraços!!!

chrespim
17-09-08, 00:29
Que beleza da pistão heim Chrespim?!?!? ]:)

Imagino que tem um "fórum" aí onde todas as motos deve ter os pistões nessa situação... :G

É o que digo, quer uma "motinho" pra andar forte, burca uma RDZ 135 que com um veneninho mínimo a bichinha já deixa muita moto na fumaça, agora se quer "performance" mesmo, compra uma RD350 e dá uma garibada que ninguém com moto média vai querer "tirar a prova" do teu lado!!! ]:) ]:) ]:)

Abraços!!!


Gostou né Hardmen? :lol: :lol: :lol:

Volverine MF
17-09-08, 00:46
No tópico que fala sobre o que passar no filtro e tal o Stone dá esta dica, molhar o filtro de ar no óleo e tal e dai passar com um pincel graxa por toda a caixa de ar, assim, caso a poeira passe pela espuma acaba ficando preza na graxa...legal né?
Muito legal sim. Vou ver se faço isso essa semana.