PDA

Ver Versão Completa : Aumentar curso do virabrekin da Titan 150



Fernando-SJRP
10-09-08, 15:48
Bom como já disse adoro fuçar na minha moto e ouvir sugestões e duvidas sobre isso.
Uma coisa que me intriga é quanto ao virabrequim da 150.
Bom, no caso da FAN para aumentar o curso, basta voce adaptar o virabrequim da STRADA que vai aumentar pelo que ja andei vendo 4mm o curso. Já na Titan 150 não há possibilidade de voce adaptar outro virabrequim para seu motor ficar mais cursado...... já ouvi falar e já vi fazerem.... basicamente é o seguinte..... eles tampam o furo no queijo original e fazem novos furos em outra posição do virabrequim. Agora me diz, sera que vai prestar ? Na minha opinião.... é um serviço esquisito.. ainda mais se tratando do virabrequim que ira mexer no curso do motor.
Gostaria que voces postassem ai oque acham, se já viram alguma outra adaptação ou sabem de alguma outra coisa.

Diego.fcs
10-09-08, 15:56
Num querendo ser chato, dá uma fuçada nos livros de gramática... hauhauhauhuahu... brincadeira!!

Num seria: Aumentar o curso do virabrequim da Titan 150

Fernando-SJRP
10-09-08, 16:00
Bom, mesmo com o erro você poderia te postado algo sugestivo ou alguma duvida e sinceramente.... não foi engraçado :NOOK:

Volverine MF
10-09-08, 16:08
Num querendo ser chato, dá uma fuçada nos livros de gramática... hauhauhauhuahu... brincadeira!!
Num seria: Aumentar o curso do virabrequim da Titan 150
:drool: :lol: :lol: :lol:

Desculpa, eu achei engraçado, e se quer saber, isso é importante sim. Tenta achar alguma coisa no google digitando errado. Não vai achar nunca. Olha só um exemplo: www.gogle.com.br

;)

Voltando ao assunto do tópico, procura pelo Lim@. Acho que ele cursou a Strada dele, talvez ele possa te dizer algo.

O Rilliver - acho que é isso - cursou a CG dele tb, mas no caso dele foi como vc disse, ele adaptou o vira da Strada, mas parece q teve problemas, então teve que fazer de outro jeito. Procura ele tb, quem sabe ele não te ajuda.

Qto a brincadeira, não leva a mal não, é só brincadeira, ninguém quis ofende-lo, só apontar um erro teu, ok.

stK!
10-09-08, 16:18
Bom como ja disse adoro fuçar na minha moto e ouvir sugestões e duvidas sobre isso.
Uma coisa que me intriga é quanto ao virabrekin da 150.
Bom, no caso da FAN para aumentar o curso, basta voce adptar o virabrekin da STRADA que vai almentar pelo que ja andei vendo 4mm o curso. Ja na Titan 150 não há possibilidade de voce adptar outro virabrekin para seu motor ficar mais cursado...... ja ouvi falar e ja vi fazerem.... basicamente é o seguite..... eles tampam o furo no queijo original e fazem novos furos em outra posição do virabrekin. Agora me diz, sera que vai prestar ? Na minha opinião.... é um serviço esquisito.. ainda mais se tratando do virabrekin que ira mecher no curso do motor.
Gostaria que voces postassem ai oque acham, se ja viram alguma outra adptação ou sabem de alguma outra coisa.


almentando ou aumentando da tudo na mesma ... rss .. acontece .... vai pro pérolas do PN ;D

brinkadeiras a parte ...

eu keria saber o que aconteceria se aumentar o curso do virabrequim...

O que eu entendo é que o pistão irá subir e descer um pouco mais ... o pistao num iria bater naum ??

E a melhora é significativa ??? quanto custa em média o virabrequim da strada ??? ]:) ]:) ]:)

abraços

Volverine MF
10-09-08, 16:22
Aumentando o curso do vira acredito que vc tem ganho de potencia, já que aumentando o diametro do pistào vc tem ganho de torque. Mas se vc aumentar dmais bate sim.

Qto a melhora ser significativa vale repetir mais uma vez. Preparação, ou veneno, é um conjunto de modificações. Mudar apenas uma coisa não dá resultado nenhum e lembre-se, afinação é fundamental ;)

Diego.fcs
10-09-08, 16:25
E como fica o acerto de tudo isso?? No original um pistão leva um determinado tempo para completar um ciclo e para explodir no tempo certo a mistura... Aumentando o curso o pistão demorará mais para subir e descer, precisa fazer algum ajuste?? Precisa mexer na mistura??

stK!
10-09-08, 16:26
Aumentando o curso do vira acredito que vc tem ganho de potencia, já que aumentando o diametro do pistào vc tem ganho de torque. Mas se vc aumentar dmais bate sim.

Qto a melhora ser significativa vale repetir mais uma vez. Preparação, ou veneno, é um conjunto de modificações. Mudar apenas uma coisa não dá resultado nenhum e lembre-se, afinação é fundamental ;)




Então tem uma relação entre aumentar o curso do vira e aumentar o diametro do pistão, ou não consigo colocar um pistão de 150 num virabrequim de 200 ???

To achando que meus posts sem noção de mecânica que vao pro pérolas rsss....

Volverine MF
10-09-08, 16:30
Diego, acho que precisa mexer um tdo. Se bobear, até no ponto do comando :0_0:



Então tem uma relação entre aumentar o curso do vira e aumentar o diametro do pistão, ou não consigo colocar um pistão de 150 num virabrequim de 200 ???

To achando que meus posts sem noção de mecânica que vao pro pérolas rsss....
Eu não entendi bem seu post mas vou tentar responder msm assim, rs.

Qdo vc aumenta o diametro do pistão, por exemplo, coloca um de 200, vc ganha torque, ou seja, ganha mais força, arranca melhor.

Qdo vc aumenta o curso do pistão vc deve ganhar potencia, ou seja, atinge uma velocidade final maior.

Acho que é isso, se eu estiver errado alguém me corrija por favor, ok.

stK!
10-09-08, 16:53
Diego, acho que precisa mexer um tdo. Se bobear, até no ponto do comando :0_0:
Eu não entendi bem seu post mas vou tentar responder msm assim, rs.

Qdo vc aumenta o diametro do pistão, por exemplo, coloca um de 200, vc ganha torque, ou seja, ganha mais força, arranca melhor.

Qdo vc aumenta o curso do pistão vc deve ganhar potencia, ou seja, atinge uma velocidade final maior.

Acho que é isso, se eu estiver errado alguém me corrija por favor, ok.


é que vc disse isso:

"Aumentando o curso do vira acredito que vc tem ganho de potencia, já que aumentando o diametro do pistào vc tem ganho de torque. Mas se vc aumentar dmais bate sim."

Tem alguma relação entre aumentar o curso do vira e aumentar o diametro do pistao ?

Por exemplo se eu colocar vira de strada tenho que colocar pistao de estrada tb ?

sandro_ventania
10-09-08, 17:39
curso é uma coisa...diametro é outra.
aumentando o curso vc aumenta a cc e pode aumentar a compressão ou não.

Stone
10-09-08, 21:51
se vc aumentar o curso o pistão vai subir mais e descer mais, isso todo mundo sabe, com isso vc terá uma cilindrada maior e uma taxa maior, e o pistão vai demorar mais para fazer seu trajeto, assim perdendo giro e ganhando força. só pra ter uma idéia, um motor de F1 tem em média 40mm. de curso e gira a quase 20.000 rpm

eu vi em umas revistas antigas que ao invés de fazer novos furos no vira (o que irá desbalancear tudo) eles usavam um pino excêntrico (que prende a biela ao vira), aumentando assim o curso

vejamos um pouco sobre a relação de diâmetro X curso do pistão, é sobre carros, mas nas motos é igual:

"Em se tratando de alta performance, alguns motores tem mais potencial que outros. Para entendermos um pouco sobre como isso funciona, precisamos examinar os fundamentos básicos dos motores de alto desempenho: Basicamente, para arrancar forte, o carro precisa de muito torque, e para seguir acelerando em igual ritmo, ele precisa de muita potência. Quanto mais “plano” o torque, e mais alta a potência, melhor. Infelizmente é muito difícil aliar torque plano e grande potência em pequenos motores de quatro cilindros.
   Em qualquer tipo de preparação, precisamos optar entre privilegiar o torque ou a rotação. Se o motor tem curso longo, isso privilegia o torque, mas limita a rpm máxima. O mesmo acontece com os coletores de admissão: Quando são longos, o motor obtém torque e se são curtos, ele gira mais. Tamanho de válvulas, dos carburadores ou corpo de borboletas, perfil dos comandos. É sempre o mesmo problema: Rotação x Torque. Mas você pode estar se perguntando: “Ninguém vai falar na potência?” Bom, potência é o produto da multiplicação do torque x rotação. Assim sendo, se queremos alta potência, precisamos encontrar o ponto de equilíbrio ideal entre torque e giro. O que em pequenos motores de quatro cilindros significa que temos de girar alto.
   E o motor AP, é “girador” ou “torcudo”? Bom, depende. Os AP 1.6, possuem curso de 77,4 mm e pistões de 81 mm (1.595 cm³), sendo assim, são considerados superquadrados, (diâmetro dos pistões é maior do que o curso do virabrequim) e isso privilegia a rotação em detrimento do torque. Já os AP 2.0 possuem virabrequim com curso de 92,8 mm e pistões de 82,5 mm (1984 cm³) e são considerados subquadrados (diâmetro menor do que o curso). Essa característica dá mais ênfase ao torque do que ao giro. Os pequenos são bons, pois podem girar alto, mas sua cilindrada é pequena e em função disso ele admite 20% menos mistura que um 2.0, o que o deixa em desvantagem. Já o dois litros, com “torque de Diesel”, empurra muito, mas assim também como um Diesel, não gira “liso” e como a potência depende da rotação, ele também fica em desvantagem.
   Isso explica porque o 1.8 é tão popular. Com curso de 86,4 mm e pistões de 81 mm de diâmetro (1.780 cm³), ele também é considerado subquadrado, mas não é pequeno como o 1.6 e nem vibra como o 2.0. Além disso, pode-se usar pistões do dois litros, de 82,5 mm a 83,5mm (sobremedida de retífica), aumentando sua cilindrada, que fica próxima de 1.900cc, ou seja, os famosos “AP 1.9”. Assim diminui-se a diferença de cilindrada entre os 1.8 e os dois litros, mas sem aumentar curso de virabrequim, o que permite mais giro. Lembrando sempre que todos os AP modernos nacionais com fluxo lateral  possuem bielas de mesmo comprimento, ou seja, 144 mm entre os centros dos furos. À exceção dos 2.0 dos 2.0 de fluxo cruzado do Golf / Polo nacionais e do Gol GTI 16V e que tem blocos mais altos e bielas mais longas (159mm), o que privilegia a rotação e suavidade de funcionamento."

Veja também.:

http://www2.uol.com.br/bestcars/ct/curso.htm
http://www.celtaclube.com.br/forum/index.php?showtopic=59028&mode=linearplus

tem também a questão do tamanho da biela, basicamente, quanto menor a biela mais o motor vibra e quento maior menos vibra, mas isso é outra história!

edit: dexa o cara escrever do jeito que ele querer
Liberdade de expressão, dexá eu falar........

stK!
10-09-08, 23:22
Stone, melhor que isso só arroz com fumo ..

Agora entendeu ...

então a história de colocar pistao de strada pode resultar na mesma de colocar a do AP 2.0 no 1.8 ta vendo como num sou taum burro ^^

Stone
10-09-08, 23:41
vibração demais é ruim, pode provocar o afrouxamento dos parafusos, rachaduras, essas coisas

se vc procurar por aí, tem uma fórmula para se calcular o tamanho mínimo que uma biela deve ter para não vibrar demais

Fernando-SJRP
10-09-08, 23:42
Ai é o seguinte, como vc vai mudar o vira consequentemente é outra biela e consequemente o pino do pistão que encaixa na biela sera mais grosso e o original e fino correto ? Bom, vc teria q mudar a biela, o pistão e fazer um calço no cilindro se for as carcaças originais da FAN (o cilindro original) agora se for a parte inteira de cima da strada com a parte de baixo da FAN ja não sei.
Cara... fica violento o curso mudado... até o ronco muda... de motorzão forte... voce sente aquele giro forte.... fica treta!

sandro_ventania
11-09-08, 10:16
Cara, quer ganhar potencia sem mexer em coisa complicada...troca o pistão e a biela por forjados e mais leves(eu disse forjados para que possam ser mais leves) pistão e bielas mais leves fazem o motor vibrar menos e há bom ganho de potencia.
Já que vai mexer na moto, taxa ela pra 12:1 e passa a usar "só" gasolina podium.
Voce não vai nem reconhecer sua moto...tão boa que vai ficar!

Fernando-SJRP
11-09-08, 10:31
O unico problema ai é só por a gasolina Podium o resto é facil auhauhua

DOUGLAS 00
11-09-08, 10:42
O post do stone resolveu parte da questão. Se aumentarmos o curso do vira, vc vai ganhar bem mais torque, porém as subidas de giro serão mais fracas. Essa característica é interessante para as trails e custons, que precisaram virar forte nas baixas rpm.

Acho que o ideal é aumentar diâmetro mesmo.

Diego.fcs
11-09-08, 10:51
O unico problema ai é só por a gasolina Podium o resto é facil auhauhua


Pois é, quase 3,00 o litro e ainda mexida que bebe bem mais, vai sair meio caro as voltinhas... hhehehehe

stK!
11-09-08, 12:58
Pois é, quase 3,00 o litro e ainda mexida que bebe bem mais, vai sair meio caro as voltinhas... hhehehehe


E além do mais ... eu fui testar a podium outro dia .... falei vo arriscar os 3 conto mesmo né ... qndo fui abastecer o posto lacradoooooo por causa de gasola adulterada =zzzzz

é ossooo0oo

lim@
11-09-08, 19:11
e ai pessoal bom na mnha moto eu so troquei o comando por um com o angulo maior e tirei uma junta do cabeçote pra taxar um poko mais... mas agora eu fiquei com uma duvida... tava lendo os post aí e pensei o volverine disse que se eu aumentar o curso do pistão a moto tem mais potencia ( vel final ) eu rebaixei o cabeçote, isso naum diminui o curso? se diminuir eu to colocando mais torque entaum na motoka ao inves de colocar mais potencia final? |:( |:( se for isso eu vou voltar a junta e talvez por uma até mais grossa pra aumentar a camara de combustão.

qual vira com um curso um poko maior serve na strada? a strada tem 62 mm de curso no vira...

Falker
11-09-08, 20:26
Nossa quantas "koisas"

Eu digo que tirar potencia com diferentes cursos num motor original, e loucura! sem cabimento.
nao apenas vai demorar mais para subir e descer, mas como tambem o espaco dentro do motor, quanto mais descer, mais da razao estequiométrica ira ter dentro do cilindro. voce teria que mecher nessa razao. o que mais.. se for ver a arquitetura do motor, vai ver que, quando a biela/pistao estiver no ponto baixo, o contra-peso do virabrequim pode raspar certo? visto que, no motor original, ele passa muito rente.

Nao seria mais facil mecher nos gicles, na carburacao? mesmo que aumentar o curso fosse possivel, ele ganharia mais torque, menos potencia e giro menor.

e bom conversar com um preparador especializado.

Stone
11-09-08, 21:15
não adianta mecher nos gicês, pois eles tem que estar na medida exata que o motor pede, se mecher, vc só vai conseguir uma mistura rica ou pobre, tem que ser exato para ter uma queima perfeita, ou seja, depois da queima não pode sobrar nem ar, nem gasolina, somente gases

com um curso maior não se perde potência, e sim giro, mas se ganha em torque, então uma relação mais longa seria melhor..., e com um comando mais apropriado o motor também gira melhor, e para isso tudo ele vai pedir mais combustível, então um bura maior também ajuda

como se pode ver, preparação não é uma coisa só, não adianta um motorzão e não ter um bura para alimentá-lo, é preciso mecher em várias coisas para se ter um bom resultado.....

performace_sempre
27-02-09, 15:48
caram alguem sabe se existe este vira cursado pra vender ou alguem que faça esse serviço ouvi dizer que em floripa e curitiba o pessoal tem feito alguem sabe de alguma coisa ?????????posta ai valeu !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Stone
28-02-09, 14:29
fala com uns caras que entendem do assunto, mecânicos bons, eles devem saber aonde faz esse serviço aí na sua região

ricardo bass
28-02-09, 22:04
bom pessoal, eu sou Torneiro mecãnico e pelo meu humilde conhecimento posso afirmar que existe grande possibilidade de quebra aumentando a excentricidade do "queijo" e tabm possiveis problemas com camara de combustão pq o pistão descerá maise consequentemente subira mais aumentando assim a taxa de compressão, para compessar isso precisariamos de aumentar o comprimento da camisa ou realocar o rolamento do vira mais abaixo. Resumindo tudo isso fica extremamente caro e para a maioria inviavel!!! espero ter contribuido!

Stone
28-02-09, 23:01
mas que é possível isso é

é só procurar por aí, tem CGs com vira de strada com o curso aumentado e toda a parte de cima da strada, aí colocam uma biela maior e cortam uns 4 ou 5 cm. do cilindro antigo (CG) e colocam embaixo do cilindro de strada,algumas chegam em torno de 280cc ou mais,
tem também CGs, e principalmente MLs com um bagão no lugar do pistão original e o vira cursado até mais de 5mm, aí trabalha o squish-band no cabeçote para poder trabalhar com uma taxa maior e sem grilar o motor

mas seilá, eu acho inviável, só se for para competição mesmo

Fernando-SJRP
01-03-09, 02:55
O ideal é colocar um virabrekin de CRF 230

Stone
01-03-09, 10:32
]:) ]:)

RODRIGO_FAN08
01-03-09, 18:03
O ideal é colocar um virabrekin de CRF 230



Concordo....e logo vem um na minha fan..... ]:) ]:) conheço gente que tem a manha de fazer e fica nervoso...
será mudado: virabrequim, flange, bura maior, camisa nova, relação mais longa(já uso 14-35), cabeçote da 99, trabalho nas varetas, entre outras mudanças....

Mas foi bom ler este tópico pra tirar algumas dúvidas pendentes.... :lol:

performace_sempre
09-03-09, 13:07
eai gente cade os vira cursado quem faz quem tem pra vende fiquei sabendo ai em m aringa tem uma pessoa que faz esse tipo de serviço !!!!

Santo Cristo - Poa
09-03-09, 13:11
manda plaina o cabeçote

Jimmy1979
09-03-09, 16:16
quanto maior o curso = menos giro / mais torque
quanto maior o diametro = mais giro / mais potencia ( com ressalvas )

Eu desaconselho mexer no virabrequim, irá desbalance-lo, e a trepidação irá quebrar com certeza. A não ser que vc não se importe de ter um motor que dure uns 3000 km.

Uma dica inversa do que vc quer ... de preparação de motores de grande torque que vi uma vez. Como o torque já é mais que bão, invez de buscar mais torque, buscam o equilibrio de força ( motor quadrado) utilizam pistões do mesmo diametro com menos peso e comprimento de cabeça. Super taxam os blocos ( isso mesmo, taxam os blocos) e cabeçotes com comando pra lá de bravos.
Mas falando francamente, nem sei se funcionaria em motos ...

http://img217.imageshack.us/img217/1705/imagemard.jpg

performace_sempre
09-03-09, 16:48
??????????????????????????

Jimmy1979
09-03-09, 17:38
Deixa ver se consigo explicar melhor :
O exemplo que dei é que eu vi foi o véio da barba que fez, chamam ele assim. um tiozão que manja muito de mecanica antiga, tipo, mavecos, opalas, dojão, caminhoe antigos, essas coisas ...
Certa vez, fui na oficina, e ele tava alinhando os pistões para bater medidas e plainar o bloco. eu fiquei de cara com isso, nunca tinha ouvido falar em algo parecido ... o motor era um GM 4900cc do antigos caminhoes chevrolet, que já estava predestinado para um opalão 79 em reforma. Atrevido, eu perguntei que loucura era aquilo, então falou basicamente por cima, que iria aliviar o motor por dentro, contra-pesos de vira, volante, pistão ... etc ... como a cilindrada dele já era cavalar e com torque ainda maior, ele queria aumentar o giro tirando uma parte do torque e assim aumentando a potencia com aumento de giro, e para facilitar isso, diminuindo todo peso extra enercial, mas tudo isso sem alterar o curso da biela, mudando sim o PMS a partir do proprio bloco. Com pistoes com material muito mais leve que os originais e de dimensões verificadas, ele freza no bloco. Tem muita mais coisa nisso do que estou escrevendo, mas é basicamente isso... Diminuiu a distancia do PMS ~PMI ... uns 3 meses depois eu vi ele recém terminado, (não montado no carro ainda) com um cabeçote praparadasso e com alimentação generosa por 3 carburadores ...
o tiozinho só tem a cara de idiota, que antes de fazer qualquer coisa, tinha muitos calculos sobre a mesa dele. Tenho certeza que ele é engenheiro, mas ele nunca conta para ninguem ...

Como disse anteriormente ... eu não acredito que isso funcione numa moto. Quem sabe alguem mais saiba sobre isso ..... :stop:

Stone
09-03-09, 19:59
peraí...
diminuir o curso (PMS à PMI) sem mecher no virabrequim???????????????
faz isso mechendo no bloco????????????? como assimmmm????????
ele é o Mr.M?

Jimmy1979
10-03-09, 08:44
peraí...
diminuir o curso (PMS à PMI) sem mecher no virabrequim???????????????
faz isso mechendo no bloco????????????? como assimmmm????????
ele é o Mr.M?


Isso que entendi ... (eu acho ) o comprimento da biela é extamente igual, original. utiliza-se pistões novos de mesmo diametro mas com o corpo menor, 4 ~ 5mm mais "baixo". Se fica mais baixo, tem menor taxa de compressão que originalmente, então, invez de super taxar o cabeçote, ele plaina a parte superior do bloco, determinando um no novo PMS.

Stone
11-03-09, 21:55
ahh, mas o curso não será mudado em NADA, pois quem determina o curso é única e exclusivamente o virabrequim, independente de bloco, cabeçote ou tamanho de biela, saca?
pois é o giro do vira que determina o PMS e o PMI, mesmo que a biela seja de 50cm ou de 15cm, essas medidas serao as mesmas.E se o pistão é mais baixo, ou muda a biela, só vai deslocar o PMS e PMI igualmente para cima ou para baixo, mas a distância entre ambos será exatamente a mesma

Tqf2
11-03-09, 23:27
Acho que vou dormir, pq já to me confundindo todo por aqui....... :drool:

performace_sempre
01-04-09, 15:36
eai povo quem faz esse tipon de serviço aumentar o curso do vira da 150 ????????????? tem alguem aai do estado do parana londrina maringa ou interior de sp preciso de telwefone contato qualquer coisa!!!!!!meajudem !!!!!tamo montado uma moto pra arrancada aqui no m.s

performace_sempre
03-04-09, 09:05
eai cade povo que gosta das preparação pra dar umas dicas???????

secao_nos
03-04-09, 22:25
Galera e o seguinte tem como colocar o vira da strada na 150 e so mandar fazer as pontas, so que nao da pra ficar com o pistão original ai vc tem que por o pistão e biela, outra forma e mandar fazer o pino da biela cursado (exentrico) que tambem almenta o curso do motor, quando se almenta o curso e o pistão o que se ganha e força(torque) nao potencia, pistão maior normalmente e mais pesado então o motor nao consegue girar do memo jeito que girava antes e o vira tambem quanto maior for o curso maior e o torque e menor e a potencia, como disserão em comando, potencia se ganha com o almento do giro do motor, alivio de biela e pistão tudo que faça o motor girar mais te da potencia.

performace_sempre
06-04-09, 17:52
valeu !! quem mais pra falar algo??

Tqf2
07-04-09, 13:04
Resumindo..

O que seria melhor.......???

Digamos que eu queira uma situação mais próximo do perfeito... :P

Como eu consigo ganhar potência e torque ao mesmo tempo.....?

Aumentando o kit cilindrada, com materiais super leves (forjados) para não atrapalhar o giro do motor...? e Um comando de válvulas preparado ?

Faço a pergunta pq já vi gente falar que prefere colocar um comando, avançaçr o ponto, nums ei mais...rss

E outros que apenas colocam um KIT de aumento de cilindrada

Agora fiquei na d´vida

performace_sempre
23-04-09, 12:53
eai povo cade as retifica que faz esse trampo??????????

Fernando-SJRP
23-04-09, 14:21
Minha opinião por experiencia que ja vi em outras motos.... mexer no curso pode até ficar bom maissss.... sei la.... nunca fiz curso na minha moto nao..... ela ja esta mais cursada devido a biela ser maior .... creio que isso ja ajude.. mais mexer no vira original e fazer gambiarrera sei nao... axo ke num guenta. Minha moto é pistãozão, comandão, carburador xlx350.... cabeçote preparado... só mexendo ai eu fico queto pq nao da dor de cabeça msmo.
No caso das FAN 125 antiga não tem erro, o gira da strada cabe la sem mta gambiarrera certo ? Agora pra 150 ainda não vi nada assim sabe de outra moto q serve la sem precisar de mta adptação. Ja ouvi falar que o da CRF 230 cabe la..... resta saber... o vira custa uns 500 reais na honda.

MatheusS50
23-04-09, 20:03
Minha opinião por experiencia que ja vi em outras motos.... mexer no curso pode até ficar bom maissss.... sei la.... nunca fiz curso na minha moto nao..... ela ja esta mais cursada devido a biela ser maior .... creio que isso ja ajude.. mais mexer no vira original e fazer gambiarrera sei nao... axo ke num guenta. Minha moto é pistãozão, comandão, carburador xlx350.... cabeçote preparado... só mexendo ai eu fico queto pq nao da dor de cabeça msmo.
No caso das FAN 125 antiga não tem erro, o gira da strada cabe la sem mta gambiarrera certo ? Agora pra 150 ainda não vi nada assim sabe de outra moto q serve la sem precisar de mta adptação. Ja ouvi falar que o da CRF 230 cabe la..... resta saber... o vira custa uns 500 reais na honda.



Aumentar o comprimento da biela, não gera aumento no curso do virabrequim.. não há qualquer influência na cilindrada o comprimento da biela.

Colocar um virabrequim de maior curso gera ganho na capacidade cúbica, porém, se eleva a velocidade média do pistão e piora o ângulo de trabalho da biela, gerando vibração e esforço lateral na saia do pistão, que por fim gera maior desgaste.

Por isso, motores esportivos ou que giram em rotação elevada possuem curso curto no virabrequim.

Se quiser aumentar a capacidade cúbica sem alterar o curso, basta aumentar o diâmetro do cilindro/pistão.


Abraços!

performace_sempre
24-04-09, 14:07
aqui ainda não crf ainda fiquei sabendo que no parana agora não sei onde disse que tem um cara que faz o curso no vira da 150 faz na bolcha do vira aumenta o curso pra 58 original vai pra 62 fica file !!! a moto aqui é pra arrancada !!

sergio.costa007
04-09-10, 08:54
entra no site thd preparaçoes la tem tudo