PDA

Ver Versão Completa : Andar de moto sai mais barato que tomar ônibus (Diário de São Paulo, 17/09/08)



Rodrigo_Alves
17-09-08, 14:36
Amigos, hoje eu li a edição do Diário de São Paulo e vi a seguinte manchete, no qual quero partilhar com vocês:

Pegar ônibus é mais caro que moto

A reportagem dizia que a ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos) fez uma pesquisa e revelou que andar de ônibus nas grandes cidades sai mais caro do que andar de moto (levando-se em conta o combustível e as parcelas do financiamento). Em cidades como São Paulo, Campinas, Osasco e Sorocaba, o custo para percorrer sete quilômetros de ônibus é de R$ 2,30 (preço da tarifa); de moto, o custo cai para R$ 1,43 (57% da tarifa do ônibus).

Como de praxe, o jornal "desce a lenha" nas motos nesta reportagem, dizendo que moto polui muito e que gera acidentes graves (o que é verdade, em partes); e classifica o aumento do frota de motos como "constatação preocupante"...

Ora, é claro que as motos de hoje poluem menos que os carros, como a revista Motociclismo provou na sua edição de abril de 2008. Se os jornais se referem às antigas motos 2T, aí posso dizer que é verdade; mas as motos de hoje possuem catalizador e motores ecologicamente corretos. Então, posso dizer que moto não polui mais que carros. E também a imprensa ainda não descobriu que a moto pode ser uma excelente solução para o transporte individual nas grandes cidades, visto que nem todo mundo gosta de andar de ônibus ou de metrô (mesmo se o ônibus for o melhor do mundo); na Europa, as cidades estão incentivando o uso da moto, e aqui a imprensa continua a tratar as motos como problema, infelizmente... :s

Qual a opinião de vocês sobre esta constatação? Vocês de São Paulo chegaram a ver esta notícia?

lion
17-09-08, 14:40
na minha cidade não consigo ver como moto polui mais que carro, ja vi amigos sairem juntos, 5 amigos com 5 carros diferentes, média de 3 carros pra cada pessoa na minha cidade.
se o carro fosse de uso coletivo isso seria justificado, mas eles supõe que só pq o carro tem mais vagas o mesmo polui menos... ridiculo.

Roberval3000
17-09-08, 14:43
Mas moto polui mais mesmo, se nao me engano 10X mais q um carro

Moto 2T polui mais q 20 caminhoes, se nao me engano

Roberval3000
17-09-08, 14:45
ano q vem a coisa muda com promot3, vai poluir bem menos

Tqf2
17-09-08, 14:47
ano q vem a coisa muda com promot3, vai poluir bem menos


Realmente........

Mas hoje em dia, poluem mais sim........

Richard
17-09-08, 14:51
NAum eh pq eu tenho moto e nem por xiitsimo, mas realmente os CARROS que são problemas para as cidades hoje, pois com o numero de carro emplacados por dia, o transito vai ficando mais caotico do q nunca...

A moto aqui eh considerada um problema, principalmente, devido aos MOTOBOYS, que certa parte, não tem o menor respeito pelo transito e pelas outras pessoas, logico q toda regra tem sua excessão...

Se tivessemos um pouco mais de educação no transito, por parte de todos, sejam motoboys, motoristas de autos ou de onibus e talz, se todos conseguissem viver em harmonia, sem um motolouco andar num corredor a 80 km/h e nem um motorista fazer coisas sem sinalizar e sem olhar bem antes, com certeza nosso transito seria muito melhor...

Todos tem culpa nessa historia, porem grande parte da mesma, sobre a repudia sobre as motos, eh graças aos que trabaçham na rua com a moto, pois alem de não o MINIMO preparo e treinamento para tal, ainda uma parte acaba barbarizando o transito, pois quanto mais rapido ele chegar, mais entregas ele faz...

A principal coisa a se fazer eh educar o cara que utiliza o transito, seja ele pedestre, motociclista ou motorista

Richard
17-09-08, 14:56
ano q vem a coisa muda com promot3, vai poluir bem menos


Vai mudar pras motos novas...

Mas vc acha q eu vou vender minha moto de 25 anos, carburada, gastona e poluidora por causa disso???

Eu naum e todo mundo tb naum... Te garanto que NINGUEM vai vender a moto pra comprar uma 0 km ecologicamente correta...

E se eu conseguir ficar mais 25 anos com a minha moto velha, carburada, gastona e q polui pra caramba, EU VOU CONTINUAR...

Eh interessante q os caras se preocupam com as motos, porem eu naum vejo UM caminhão com menos de 10 anos de uso nas ruas e caminhão a Diesel polui muito mais q um carro ou moto a gasolina...

E naum vou nem entrar no merito de q uns 70% da frota de caminhões no LISARB eh velha e mal cuidada, exalando fumaça VISIVEL a olho nú pra todo canto... Até mesmo os onibus da prefeitura e das empresas de onibus vc vê que soltam fumaça...

E ficam se preocupando com as motos ao invez de se preocupar com os caminhões, onibus e talz QUE MOVIMENTAM esse país...

Volverine MF
17-09-08, 15:01
Tem pessoas que não podem depender do transporte publico, por causa dos horarios ou pelo percurso não baterem com com os seus. Nesse caso, se for pra sair sozinho acho que é muito melhor sair de moto.

Mas, por mais que eu goste de motos, acredito que moto polui mais sim, tanto com relação aos carros como com relação aos onibus. Tanto os carros como onibus tem IE, enquanto as motos ainda são carburadas. Sendo assim, motos devem poluir mais.

Sem falar que quanto mais veiculos nas ruas maior é o transito e isso causa congestionamentos que por consequencia geram poluição, pois o anda e para é um dos momentos onde o veiculo mais polui.

EU sinceramente, uso transporte publico pra ir trabalhar e estudar. A moto fica pra lazer. Acho mais seguro e mais correto do ponto de vista ecologico.

Pra sair, se for sozinho acho melhor a moto. Só saio de carro quando vou acompanhado ou quando sei que posso arrumar companhia, ou então pq o tempo não tá muito favoravel a moto ;) .


Porém, acho tudo isso muito relativo, não acredito em estatisticas pois elas nunca dizem a vdd.

Elas podem por exemplo dizer que um carro 0Km polui x e uma moto polui y, mas sabemos que a maior parte dos carros e motos nas ruas não são zeros e geralmente tbm não estão com sua manutenção em dia. Sem contar que nossos combustiveis não são exemplares.

Rodrigo_Alves
17-09-08, 15:11
Verdade, Richard... O que tem de caminhão velho em nossas estradas... E a maioria, são sucatas dos anos 1970 que estão caindo aos pedaços, que também provocam acidentes.

Joao XTZ
17-09-08, 15:26
meu a cada 10 carros no transito de SP...7 andam somente com o motorista (ele e mais ninguem) se fizessem esquema de carona ou comprasse moto pra ir e voltar do serviço ou simplesmente fazer serviço na rua diminuiria BASTANTE o nivel de carros nas ruas...mas jah ouve campanhas promovendo a Carona em SP e nao mudou muita coisa...alem do mais o Credito facil incentiva as pessoas a comprar carros novos ou com menos de 5 anos...

resumindo enquanto nao se mudar a consciencia do povo ...nao vai mudar o transito e eu ainda vou gostar mais de moto...

e richard td oq vc falow eh td verdade sem tirar nem por mais nada...

valeu... :lol: :lol: :lol:

Elfo®
17-09-08, 15:44
Tem pessoas que não podem depender do transporte publico, por causa dos horarios ou pelo percurso não baterem com com os seus

Coloquem o metro, trem e onibus 24 horas por dia...sem uma muvuca de gente se espremendo, abaixe o valor da passagem



Sem contar que nossos combustiveis não são exemplares.

veradade, melhore a qualidade e fiscalizaçao dos posto de gasolina que melhora e muito a poluiçao



Verdade, Richard... O que tem de caminhão velho em nossas estradas... E a maioria, são sucatas dos anos 1970 que estão caindo aos pedaços, que também provocam acidentes

vc ve um **** transito, oq vem na cabeç?? algum onibus ou caminhao quebreou, qdo vc chega lá na frente....acertou algum caminhao ou bus 0km ( com no minimo uns 3 metros de arame segurando algo) quebrado



mas jah ouve campanhas promovendo a Carona em SP e nao mudou muita coisa

vc coloca um desconhecido dentro do seu carro ??

eu colocaria uma adesivo..por favor me roube..seria mais facil

TorteX
17-09-08, 15:47
Eu prefiro andar de bicicleta do que de onibus, deus me livre, num gosto nem de lembrar a epoca que eu pegava...
Bom, realmente quem faz o transito é o carro, que sempre leva um ou no maximo dois passageiros, inclusive eu mesmo, que nessa epoca de frio vo de carro pra facul, maioria das vezes sozinho nele...

Joao XTZ
17-09-08, 15:49
elfo promover a carona entre vizinhos e amigos de vila...por exemplo eu moro na sua rua e seu trabalho fika proximo do meu...entao ao inves de vc usar seu carro vc vai de carona comigo...entendeu???duvido que isso nao acontece com muitta gente...tem 2 vizinhos meus que fazem esse esquema...

valeu... :lol: :lol: :lol:

Joao XTZ
17-09-08, 15:50
mas Durex Sao Carlos nao tem nem 0,00091 % do transito de uma Radial Leste as 6 da tarde...

valeu... :lol: :lol: :lol:

TorteX
17-09-08, 15:55
mas Durex Sao Carlos nao tem nem 0,00091 % do transito de uma Radial Leste as 6 da tarde...

valeu... :lol: :lol: :lol:


E quem comparo São Carlos com São Paulo? :)
Dando exemplo minha facul, tem dia que demora 40 minutos de carro pra andar 700 metros antes da entrada dela, eu olho pros lados e só vejo carro com um passageiro, esse esquema de dividir é bom, só que é chato, carona é chato, horrivel depender dos horarios de outra pessoa...

Rodrigo_Alves
17-09-08, 16:04
Eu gosto de ônibus, mas tá tão perigoso viajar para Sorocaba na empresa que opera aqui (praticamente falida, com carros velhos e atrasos; ela acaba de ter cinco ônibus penhorados porque devia ao INSS) que prefiro ir de moto até na chuva. Tem a opção dos ônibus da Viação Cometa (novos, com ar-condicionado e muito confortáveis), mas pagar R$ 12,00 todo dia não dá, né?

Elfo®
17-09-08, 16:07
elfo promover a carona entre vizinhos e amigos de vila...por exemplo eu moro na sua rua e seu trabalho fika proximo do meu...entao ao inves de vc usar seu carro vc vai de carona comigo...entendeu???duvido que isso nao acontece com muitta gente...tem 2 vizinhos meus que fazem esse esquema...

valeu...

ai sim, ate que é fmz

mas ja viu o lance..acho que é na inglaterra..sei lá

aonde vc da caroona pra desconhecidos

Roberval3000
17-09-08, 16:09
Vai mudar pras motos novas...

Mas vc acha q eu vou vender minha moto de 25 anos, carburada, gastona e poluidora por causa disso???

Eu naum e todo mundo tb naum... Te garanto que NINGUEM vai vender a moto pra comprar uma 0 km ecologicamente correta...


Mas quem comprar a OKM vai ta , qtas motos vendem por ano? 1milhão

1 milhão de motos poluindo menos ? Não ta bom demais? Ta certo as velharias continuam mas aos poucos acontece renovação

Se vc acha q nao é bom anda de moto atras de 1 fusca por 15 minutos, heheheh

brunohcs
17-09-08, 16:26
Moto 2T polui mais q 20 caminhoes, se nao me engano


nossa nao ta meio exagerado isso nao? caminhao solta uma fumaça da *****.. axo q dificil uam moto polui mais que 20 caminhao !! :0_0:

mah se a informação for verdadera o loko ein!

Marvila
17-09-08, 17:23
...média de 3 carros pra cada pessoa na minha cidade.
Que isso, lion, deve ter invertido...

EU sinceramente, uso transporte publico pra ir trabalhar e estudar. A moto fica pra lazer. Acho mais seguro e mais correto do ponto de vista ecologico.
Logan, queria ter ver, aqui em Salvador, "pendurado" do lado de fora da porta de um ônibus, no horário do rush... :lol:...você é um privilegiado por poder viajar, seguramente, num ônibus...ah, sim, aqui são mais de 30 assaltos a ônibus no final de semana :#...

Eu prefiro andar de bicicleta do que de onibus, Deus me livre, num gosto nem de lembrar a epoca que eu pegava...
[2]
Eu já sofri pouco :stop:...saindo da faculdade, 23 hs, uns gatos pingados no ponto e o :Oops: do motorista passa direto...eu quero saber mais disto na minha vida :[ ?
elfo promover a carona entre vizinhos e amigos de vila...por exemplo eu moro na sua rua e seu trabalho fika proximo do meu...entao ao inves de vc usar seu carro vc vai de carona comigo...entendeu???duvido que isso nao acontece com muitta gente...tem 2 vizinhos meus que fazem esse esquema...
valeu... :lol: :lol: :lol:
Olha, na teoria (ou no início) isso é uma beleza. Quero ver no dia em que você tiver de sair mais cedo ou mais tarde...ou o carona...:NOOK:
João XTZ, não há nada pior do que a gente depender de alguém...faça uma reflexão aí e depois me conta as raivas que você já passou... ;)

lion
17-09-08, 17:35
queria ver um teste que comprovasse isso
tipo moto sendo mais economica que carro ainda polui mais?O.O acho isso muito estranho
nunca vi nenhuma pesquisa concreta sobre o assunto, só citações e boatos...

se alguem tiver um link de uma pesquisa consistente me mostre por favor...

jecastro
17-09-08, 17:40
Vocês estão confundindo as coisas, quando dizem que uma moto polui mais que um caminhão este cálculo é feito proporcionalmente a potência gerada, tipo um caminha puxa 30.000Kg e produz 30g de co² por km, uma moto 300kg e 3g de co² por km, logo o caminhão polui 1mg por kilo transportado e a moto 10mg por kilo o que da 10x mais. Os números que usei são fictícios, são só para explicar.

Fran
17-09-08, 17:44
com certeza, se não me engano aki a passagem é R$ 1,80, se fossem 20 dias úteis me custaria R$ 144,00, de moto gasto R$ 25,00 por mês de gasolina :clap: e ainda vou e volto a hora que eu quiser!

pickloco13
17-09-08, 17:55
Ninguem desses que criticam as motos ja andaram ou tem uma moto

Rodrigo_Alves
17-09-08, 21:19
queria ver um teste que comprovasse isso
tipo moto sendo mais economica que carro ainda polui mais?O.O acho isso muito estranho
nunca vi nenhuma pesquisa concreta sobre o assunto, só citações e boatos...

se alguem tiver um link de uma pesquisa consistente me mostre por favor...


A revista Motociclismo fez um teste na edição de abril de 2008, e comprovou que moto polui menos que carro. Vou procurar a revista e amanhã colocarei os dados aqui para debate. :)

Stone
17-09-08, 21:47
o transporte público por aqui é uma ¨%$%¨$, por aqui só tem ônibos nos horários de saída e entrada das empresas, na minha casa mesmo só passa ônibus 5 vezes por dia (incluindo noite e madrugada) e todos vão para o mesmo lugar


Moto 2T polui mais q 20 caminhoes, se nao me engano
o Jecastro já explicou isso, mas eu acho é que se vc pegar uma velha DT 180 e comparar com um caminhão novo deve dar isso mesmo, mas e as motos 2T européias que atendem as normas de lá, dessas eles não falam...........

eu sempre fico &$%¨$% com isso, sempre falam mal das motos antigas... que elas poluem mais que carros
mas e os carros antigos? será que eles poluem menos que uma CGzinha??
e aqueles caminhões antigos que quase não dá para respirar atrás deles????
dessas cangalhas ninguém fala, sabe porquê?
porque se esses caminhões pararem (por greve, proibição ou outra coisa), aí o Brasil todo para, nada funciona sem essas máquinas de fabricar poluição em massa (ou em nuvem)


Andar de moto sai mais barato que tomar ônibus
só falta dizer que isso é novidade.......


se transporte coletivo fosse de qualidade e bem mais barato, aí até compensaria
[hr]

só uma curiosidade
Na Alemanha passa Trens ou metrôs em qualquer lugar e com intervalo de poucos minutos, vc compra um cartãozinho magnético que vale por um certo tempo, independente se vc pegar o metrô 1 ou 100 vezes, e o mais interessante, não tem nenhum cobrador que pede esse cartão para deixar vc entrar no trem, as pessoas usam do bom senso e da boa fé, elas são honestas por si mesmo, não precisa ter ninguém para fiscalizar isso. Mesmo podendo pegar o trem sem nehum custo (sem comprar o tal cartão) elas não o fazem, pois sabem que estão erradas

àh se isso fosse no Brasil..............................

Dj Serginho Sag
17-09-08, 21:49
Eu até já me esqueci por onde que entra no busão da minha cidade...deve fazer uns 10 anos q não ando de busão...sério :P

Richard
18-09-08, 08:23
A questão do onubus ser mais barato que moto ou vice versa, eh relativo a QUAL MOTO VC TEM...

Se vc tem uma CGzinha ou a YBR do Viper que faz 128.333625232521100002012059999999 km/l, logicamente que a moto vai sair bem mais barato q um onibus...

Agora prum cara como o Luigi ou o Felucas, com certeza a moto vai sair mais caro pra fazer os mesmo percursos...


E uma outra coisa tah gente... Todos aqui falam soh da gasolina, naum se esqueçam que nessa conta tb tem que entrar os valores de manutenção da moto, pois isso faz parte do calculo, pois vc alem de gasolina, gasta pneu, oleo, pastilhas e lonas de freio, cabos, velas e blá blá blá...

Estão colocando esse itens nas contas??? Pq se for colocar soh gasolina, ai fica facil tb neh???

jecastro
18-09-08, 10:08
só uma curiosidade
Na Alemanha passa Trens ou metrôs em qualquer lugar e com intervalo de poucos minutos, vc compra um cartãozinho magnético que vale por um certo tempo, independente se vc pegar o metrô 1 ou 100 vezes, e o mais interessante, não tem nenhum cobrador que pede esse cartão para deixar vc entrar no trem, as pessoas usam do bom senso e da boa fé, elas são honestas por si mesmo, não precisa ter ninguém para fiscalizar isso. Mesmo podendo pegar o trem sem nehum custo (sem comprar o tal cartão) elas não o fazem, pois sabem que estão erradas

àh se isso fosse no Brasil..............................

É mais ou menos isso, mas tem um fiscal que passa de tempos em tempos nos vagões e verifica se o cartão foi validado, é uma loteria, mas se você for pego paga uma multa alta e passa uma vergonha que desestimula tal malandragem.

Joao XTZ
18-09-08, 15:47
É mais ou menos isso, mas tem um fiscal que passa de tempos em tempos nos vagões e verifica se o cartão foi validado, é uma loteria, mas se você for pego paga uma multa alta e passa uma vergonha que desestimula tal malandragem.


eu ia falar isso tbm...minha tia mora em genebra-suiça e eh o mesmo esquema se nao tiver o cartao eh multa pesada e cadeia...

meu foi o que o richard falow de CG YBR ou qq 125/150 ate 250 pra ir e voltar do trabalho eh melhor q os coletivos pq se gasta pouco(em termos) em manutençao... quero ver numa GS 500 ou Falcon se se gatsa o mesmo...

valeu... :lol: :lol: :lol:

Rodrigo_Alves
18-09-08, 20:49
Amigos, eis os dados que achei na Revista Motociclismo de Março/2008 (eu tinha dito Abril |:( ) :

Emissão de CO2/ Km:

Carro a gasolina: 185 g/Km
Carro a álcool: 174 g/Km
Moto até 150 cc: 54 g/Km
Moto entre 151 e 500 cc: 75 g/Km
Moto acima de 501 cc: 145 g/Km

Mostarda_69
18-09-08, 21:49
Única coisa q eu sei eh que tu pega uma CG de AGORA, ela polui mais do q qq 10 carros 1.0 de hoje.
Cito ela pq a concorrente ja esta no promot 3.. :clap: :clap: :clap:

Nem vo fala da Minha DT.. eaehaueahue ]:) ]:)
Faço o meio termo com a fazoca q ja eh promot 3..

moisespatriarca
18-09-08, 22:18
Bom deixa eu falar da minha realidade: Condução mensal 360 +ou-, agora com a moto: 125 prestação + uns 120 de gasosa ( a manutenção não é todo mês, então pode entrar aí um gasto de 20+ ou- por mês (240 por ano), mas acho que nem isso.)
horário pra ônibus? pra retornar não tem, moro longe do serviço e não tenho horário fixo pra sair, depender de transporte público em SP? nunca mais, antes da moto ia 3 vezes por semana de carro, só de combustível uns 320 reais.
Agora sobre se polui mais ou não, qual a frota de carros, caminhões, ônibus, vans e outros veículos que não motos temos aqui em SP? Some tudo isso.
Agora , qual a frota total de motos?
Isso sim é estatistica, quem polui mais no geral?
qual a qualidade dos veículos temos aqui em SP? A frota de novos ultrapassa a de antigos? (mais de 10 anos?)

abduzido
20-09-08, 17:00
Em muitos casos é bem mais barato pegar o carro com só uma pessoa do que ir de ônibus, sem contar o perigo, o desconforto, o atraso e a completa ineficiência do transporte coletivo.

lion
20-09-08, 17:26
eu curti o metrô qdo fui a sp não conhecia até então...
onibus é a mesma bosta que aqui! talvez um pouco melhor

marys7br
02-10-08, 18:58
O que sempre respondo a quem vem "atacar" dizendo que minha moto polui mais do que o carro dele:
"Eu fico com ela 20 minutos ligada, vc fica 3hs."

:P