PDA

Ver Versão Completa : Construir escape esportivo, como?



Volverine MF
18-09-08, 16:02
Quero construir um escapamento para minha moto e andei procurando por tutoriais e/ou cursos sobre como construir um silencioso e não encontrei. Será que alguém tem algum tutorial que possa me ajudar?


Andei lendo aqui e vi uns tópicos que ensinam a trocar a lã de vidro e a lã de aço dos escapamentos coyote e sarachu, mas gostaria de saber qual a função dessas lãs.


Será que alguém pode postar fotos desses escapamentos pra eu saber como eles são por dentro?
Qual o caminho dos gases nesses escapamentos?
Como funciona o abafamento?

Já desmontei um escapamento do modelo original da CG e entendi o funcionamento deles, mas gostaria agora de entender o funcionamentos dos escapamentos esportivos, para assim poder construir meu próprio escapamento.

Conto com a ajuda da galera, ok.

Tqf2
18-09-08, 16:34
A função dessa lã é abafar o barulho... deixando ele mais baixo e grave........

Se tirar essa lã o barulho será bem mais alto e muito estralador... horrível :G

Eu ví um escape que um cara fez que tinha tipo um pente de turbina dentro, e o escape se dividia em dois tubos (por dentro só) em um dos tubos era mais fino e fazia umas voltas e daí passava por esse "pente de turbina", deixando o barulho um tanto diferente..
Visto que o "som" era dividido em 2 fazes, uma mais longa e fina e outra normal....

Alguém entendeu o que eu escreví........rss ??? :G

Volverine MF
18-09-08, 16:49
Tqf2, entendi o que vc disse sim, mas diz ai, como era o som do escape que o cara fez? Era tipo assuviado? Como era em cada faixa de rotação?



A quantidade de lã influencia no ronco né? Então qto de lã eu tenho que por se quiser um escape bem silencioso?





Ps.: Não quero ter que andar fugindo da policia e correndo o risco de tomar multa por fazer barulho d+.

Tqf2
18-09-08, 17:27
o Escape tava numa Twister.. o som em baixa rotação, tipo lenta... era normal.. parecendo um carbon race....

Em alto giro... parecia (parecia hein, não era igual) mas lembrava uma moto 2 cilindros....... e em alto giro assobiava um pouco, mas nada que incomodasse, era mais pra dar um som diferente....


PS: A quantidade de lã vai depender do tamaho x diâmetro do escape... mas se quiser um som mais baixo.. entope de lã........

Volverine MF
19-09-08, 00:33
o Escape tava numa Twister.. o som em baixa rotação, tipo lenta... era normal.. parecendo um carbon race....

Em alto giro... parecia (parecia hein, não era igual) mas lembrava uma moto 2 cilindros....... e em alto giro assobiava um pouco, mas nada que incomodasse, era mais pra dar um som diferente....


PS: A quantidade de lã vai depender do tamaho x diâmetro do escape... mas se quiser um som mais baixo.. entope de lã........
Legal Tqf2, massa esse esquema com o pente de turbina, só não faço pq não vou ter espaço, afinal, to qrendo um micro-silencioso pra colocar entre o pedal de freio e a pedaleira.

Mas então quer dizer que qto mais lã eu colocar mais abafado vai ficar o som? É que tinha ouvido algo diferente.

Vlw ae Tqf

Santo Cristo - Poa
19-09-08, 09:05
Tqf2, tem como saber como foi feito esse esquema do pende de turbina ?

to tendo umas ideias...heheheh

Volverine MF
19-09-08, 16:50
Ae galera, acabei de fazer uns testes aqui.

Coloquei só a curva do escape original, quase fiquei surdo :lol: :lol: :lol:

Mas tbm fiz um esquema que vi num fórum de Customs. Imendei a curva numa ponteira de escape de Fusca.

Ficou legal até, deixa a Titan parecendo uma Twister com Coyote daqueles de saida dupla, mas em alta é barulhento demais, acho que teria problemas com a policia, por isso vou pensar noutro esquema, mais silencioso.

Mas dá até dó, pq ficou muito massa :lol:
Ah, a curva tbm ficou show de bola, mas é barulhento d++++++++++++++ :lol: :lol:




Ps.: Pra quem não sabe do que to falando a ponteira é essa daqui: Ponteira VW 1300 - 1500 Original Com Miolo (http://www.chapinhaescapamento.com.br/200,1505a.jpg)

MaumauFT
20-09-08, 12:42
Opa!! Volverine... to na mesma q vc.. Comprei uma Intruder 125 e achei um escape esportivo usado de Daelim pra ela. Vou abrir ele e fazer como um Papaleguas q tenho aqui. O papaleguas eu não abri, jah abri um Aluminium q meu irmao tinha numa cg. Eh a coisa mais simples, a curva original encaixa na ponteira e, dentro dela, tem um cano cheio de furinhos que vai ateh a boca do escape. em volta do cano com furos fica a lã de vidro (que deixa o ronco grave e abafado, e por fim, vai a ponteira.
Quero fazer isso no meu de Daelim. Pensei em pegar um Roncar, mas, não quero ficar fugindo de blitz =DDD

Stone
20-09-08, 12:55
o que éh esse tal de pente de turbina aí?
com ponteira de fusca fica loko, também tenho um aqui, mas a moto fica muito xoxa com ele

edit.: em breve vou precisar construir um escap para um motor de RD 125, se alguém tiver algumas dicas agradeço

Tqf2
21-09-08, 00:21
Eu não ví o escape por dentro...... nem o cara construindo..

Sei que ele colocou tipo um pente logo depois da saída do motor.... meio na curva alí........

Só que ele falou que teve de fazer um esquema assim...
http://img295.imageshack.us/img295/7231/imagemkz0.jpg (http://imageshack.us)
http://img295.imageshack.us/img295/imagemkz0.jpg/1/w349.png (http://g.imageshack.us/img295/imagemkz0.jpg/1/)
Para direcionar o ar e aproveitar melhor ele,,,,,,


PS: Não ví isso lá, mas pelo que ele me falou e pelo que entendí foi isso que ele fez.....

Volverine MF
21-09-08, 02:52
Tqf2, eu achei que o esquema com o pente de turbina que vc falou fosse assim:


O melhor sistema é o adotado pela Wac´s que consiste em duas barreiras em forma de hélice, a hélice tem o mesmo diametro do tubo da ponteira e são fixadas uma quase no meio da ponteira e outra da metade final. essas Hélices são fixas e não virão elas são soldadas no por dentro do tubo do escape, fazendo que os gases do escape sejão direcionados para as paredes do tubo que é todo perfurado e coberto por lã de vidro, de rocha ou algodão, que abafarão grande parte do ruído.

segue abaixo um modelo, faça o seu cortando uma chapa de metal com uns 2mm de espessura em forma de circulo com o mesmo diametro do tubo do escape. depois corte como o desenho abaixo e torça as pás da hélice uns 15 a 20 graus, lembrando sempre de torcer todas elas para o mesmo lado, depois fixe a hélice dentro do tubo do escape com solda nos locais indicados pelos pontinhos em vermelho

http://www.postimage.org/Pq1lMYA0-75eecfcb598ad768c323ca5f2c624ee4.jpg
Fonte: http://www.tornadeiros.com.br/viewtopic.php?t=288&postdays=0&postorder=asc&start=15

Diego.fcs
24-09-08, 11:05
Volverine, na época pensei em fazer um para minha moto direto, cortar a curva de um original e soldar um cano de mesma espessura até perto do cubo traseiro, e deixar sem nada dentro, mas o barulho iria ficar muito alto.

Vi em uma virago 535 um esquema desses, só que o cara parafusou um silencioso dentro, tipo aqueles tubos cheios de furos entende?? Num sei de qual moto, pode ser o original, mas vi que foi feito todo em um tubo de aço, tava sem acabamento...

Muito cuidado ao trabalhar com lã de vidro hein...

douglasybrazul
24-09-08, 17:57
essa ideia ai eh doida
o mew scap uma vez tirei as rebites mas nah consegui tirar a tampa pra ver o que tinha dentro
se um dia eu conseguir vou fazer vários testes :lol:

Volverine MF
25-09-08, 01:00
Volverine, na época pensei em fazer um para minha moto direto, cortar a curva de um original e soldar um cano de mesma espessura até perto do cubo traseiro, e deixar sem nada dentro, mas o barulho iria ficar muito alto.

Vi em uma virago 535 um esquema desses, só que o cara parafusou um silencioso dentro, tipo aqueles tubos cheios de furos entende?? Num sei de qual moto, pode ser o original, mas vi que foi feito todo em um tubo de aço, tava sem acabamento...

Muito cuidado ao trabalhar com lã de vidro hein...
Hehehe, vc ja comentou cmg, alias, tbm ja quisa fazer isso :lol: :lol: :lol:

Mas pra fazer e dar uma abafada pode tentar fazer com o miolo da ponteira de Fusca que eu falei, dá uma abafada boa, hehehe.

Tqf2
26-09-08, 01:22
Tqf2, eu achei que o esquema com o pente de turbina que vc falou fosse assim:



Como te falei antes....

Eu não ví o esquema, apenas o cara me falou..........

crypton ss
26-09-08, 22:17
da minha crypton tive que fazer todo o cano o escape fiz de camisa de cilindro pneumatico de aluminium fis as tampas em aluminium e arrebitei e dentro peguei aquelas telas que vem em filtro de ar de caminhao enrolei para ficar no diametro e coloquei lã de vidro ficou massa :)

douglasybrazul
29-09-08, 17:17
da minha crypton tive que fazer todo o cano o escape fiz de camisa de cilindro pneumatico de aluminium fis as tampas em aluminium e arrebitei e dentro peguei aquelas telas que vem em filtro de ar de caminhao enrolei para ficar no diametro e coloquei lã de vidro ficou massa :)


doida a cryptonita

posta umas fotos do scap ai??
:OK:

Fernando-SJRP
02-10-08, 13:26
o que éh esse tal de pente de turbina aí?
com ponteira de fusca fica loko, também tenho um aqui, mas a moto fica muito xoxa com ele

edit.: em breve vou precisar construir um escap para um motor de RD 125, se alguém tiver algumas dicas agradeço


Cara, o melhor escapamento que é feito artesanalmente ao meu ver para 2T é o famoso Peloso.

Tqf2
09-10-08, 21:25
E aí......?

Fez o escape......? :0_0:

Volverine MF
09-10-08, 22:15
E aí......?

Fez o escape......? :0_0:
Ainda não, hehehe, e pra falar a vdd nem sei se vou fazer.

Gosto mto do som do escape dela, que aliás, ja operei uma vez.

É um ronco cheio, grave, mas q não incomoda e qdo acelero ela ai sim que o som fica ainda mais cheio, além da moto dar um pulo pra frente ]:)

Gosto tanto do som desse escape que se for vender a moto penso em colocar um escape original e guardar esse que eu fiz.

Mas vamos ver, qdo sobrar um tempo eu dou uma fuçada nisso, mas agora não ta dando tempo nem de entrar aqui no PN e nem de andar de moto :s

douglasybrazul
09-10-08, 22:22
o Vovlverine faz um vídeo do ronco do scap ai pra nós ve qualé que eh :clap: :clap:

Volverine MF
09-10-08, 22:32
o Vovlverine faz um vídeo do ronco do scap ai pra nós ve qualé que eh :clap: :clap:
Opa, vou fazer sim, só não fiz semana passada pq não deu, mas esse fds eu faço sim, aliás, tem um foto-montagem dela no youtube, mas o som ta ruim d+, parece uma Falcon, e não é tão grave assim :lol:

rAtO LoKo
18-03-11, 23:16
Quero construir um escapamento para minha moto e andei procurando por tutoriais e/ou cursos sobre como construir um silencioso e não encontrei. Será que alguém tem algum tutorial que possa me ajudar?


Andei lendo aqui e vi uns tópicos que ensinam a trocar a lã de vidro e a lã de aço dos escapamentos coyote e sarachu, mas gostaria de saber qual a função dessas lãs.


Será que alguém pode postar fotos desses escapamentos pra eu saber como eles são por dentro?
Qual o caminho dos gases nesses escapamentos?
Como funciona o abafamento?

Já desmontei um escapamento do modelo original da CG e entendi o funcionamento deles, mas gostaria agora de entender o funcionamentos dos escapamentos esportivos, para assim poder construir meu próprio escapamento.

Conto com a ajuda da galera, ok.
eu peguei e fiz um apartir de uma cuva de gc 150 e ponteira de dt 200 ficou silencioso e quando eu reduzo faz um barulinho bem massa

Raoni_Oliveira
26-03-11, 11:18
Sei que o tópico ta meio parado já :lol: :lol:
Mas eu tava pensando assim: comprar um escape modelo original usado, e fazer esse esquema do esportivo por dentro dele, ai fazia aquele esquema das chapinhas dentro da flauta, p/ diminuir o barulho, e bastante lã p/ abafar e deixar o ronco + grave. para obter um ronco mais esportivo, porém sem ser esporrento. Assim pelo menos dava p/ dar uma "despistada" nos cops em relação a alteração de caracteristicas né :Q..P
mas nao sei se é viável... só uma idéia :)

Yuri_RN
27-03-11, 11:28
eu peguei e fiz um apartir de uma cuva de gc 150 e ponteira de dt 200 ficou silencioso e quando eu reduzo faz um barulinho bem massa



Coveiro Supremo! :clap:

deve ter ficado uma maravilha... :drool: :G

dhjesus
28-03-11, 13:00
Sei que o tópico ta meio parado já :lol: :lol:
Mas eu tava pensando assim: comprar um escape modelo original usado, e fazer esse esquema do esportivo por dentro dele, ai fazia aquele esquema das chapinhas dentro da flauta, p/ diminuir o barulho, e bastante lã p/ abafar e deixar o ronco + grave. para obter um ronco mais esportivo, porém sem ser esporrento. Assim pelo menos dava p/ dar uma "despistada" nos cops em relação a alteração de caracteristicas né :Q..P
mas nao sei se é viável... só uma idéia :)


Então voce quer um com aparecia original com o som um pouco esportivo. o escape da Fazer original é todo soldado e tem varias camaras internas, creio que se voce abrir ele depois a solda vai ficar bem aparente.

Bruno Canever
21-05-11, 12:41
Pô galera, tô ligado q esse papo aqui está parado a um bom tempo, mais quero uma ajudinha ae. Minha motoca está com um Papaléguas boca "8", os rebites dele estouraram inteiro (Não tive culpa disso... hehehehe), entao resolvi abrir ele e ver como estava a lã dele, pois o barulho já estava horrível demais. Tentei colocar mais lã dentro para deixar o ronco mais grosso, e não adiantou nadinha :s ... Alguem pode dar uma luz na minha idéia de deixar o ronco mais grosso???


PS: Não quero trocar esse escape, pois ele é o xodó da minha Titanzinhaw.... hehehehe.... : OK:

Ajax Sampa
28-06-11, 12:01
aproveitando esse tópico gostaria de receber algumas dicas ou sugestão de como construir uma flauta pra esse meu escapamento? ficou muito barulhento depois que perdi a flauta quando estava na marginal pinheiro, só escutei o estouro e depois a mudança de ronco, devia estar a mais ou menos 90km/h e nem tive chance de ver onde foi parar a flautinha :drool:

CGTitan 125cc com escapamento retrô cano torto anos 70/80 (http://www.youtube.com/watch?v=4NsMrioX4hE#ws)
CG Titan125cc escapamento retrô cano torto anos 70/80 (http://www.youtube.com/watch?v=XxSfj5Jy4FE#ws)

Zanca
29-11-11, 10:26
Sei que o tópico é meio antigo mas só para não abrir outro, um amigo fez um cano para a fazer 600 dele ficou show, ele pegou dois jk esportivo de carro, cortou no tamanho modelo a saída do jeito que ele queria e soldou ficou show o ronco dele, como a duvida é de muito e ate a minha ja clareou agora ou tentar montar uma para a minha tw