PDA

Ver Versão Completa : Motor preparada rodando no alcool



Fernando-SJRP
22-09-08, 09:24
Bom, semana passada o pistão e os anéis da minha moto preparada vieram a quebrar, o motivo foi de que o pistão estava batendo ou seja grilando.... até então a moto estava rodando na gasolina, tiramos o pistão destachamos mais pusemos 1 junta a mais na parte debaixo do cilindro e ficou a mesma coisa (isso depois de por um pistão novo) foi ai então que um cara fera daki que prepara motos falou que ja perdeu trocentos motores por causa disso e me mandou passar a moto no alcool até então eu fikei chateado e achei que o cara era um bosta mesmo pq depois de um tempo o alcool acaba com o carburador... mas o carburador é facil arrumar outro original depois. Bom, meu mecanico passo a moto no alcool regulo... bom a moto fico 30x mais forte e parou de grilar, até onde ele explicou o alcool trabalha frio e mais tachado. Até o presente momento to feliz pra caramba a moto ta um demonio e parou de grilar o motor, bom com 15 reais eu consigo enxer o tanque até na boca tambem. Comprei tambem o M50 e ponho sempre a cada 1 tanque cheio 1 copinho para dar maior lubricação as peças da minha moto. Postem ai se voces tem sugestões ou criticas a respeito.

sandro_ventania
22-09-08, 12:14
Fernando, qual a taxa que vc está usando agora?
Moto a etanol é legal, eu faria aqui se o etanol fosse barato, mas naquela continha basica o etanol acaba ficando igual a andar na gasolina...então não compensa.
Quanto ao bura...ele vai aguentar bem, pois é feito para aguentar os 25% de etanol que já vem na nossa gasolina.
Se seu motor é 4 tempos...pare de colocar oleo...só vai fazer seu motor carbonizar mais rapido e começará a dar pré-ignição por causa disso.
parabens pela conversão!

tom crazy
22-09-08, 12:54
Aqui em ribeirão preto até compensaria rodar no alcool pra quem anda bastante ou tivesse o motor mais taxado, gasolina aqui é mais que o dobro do preço do alcool.

Fernando-SJRP
22-09-08, 13:19
A Gasolina aqui no posto BR (que eu confio) tanto a normal como a aditivada tão o mesmo preço 2,47 e o Alcool do mesmo posto ta 1,37.
Só pra se ter uma idéia pra enxer o tanke da motoca com gasosa é uns 25 reais e no alcool com 15 vc enxe até na boca, bom como eu disse pra moto preparada bem taxada fica um demonio quanto as originais não sei dizer, só sei que moto taxi roda tudo no alcool.
Novamente falando.... eu comprei um vidro de M50, a cada um tanque cheio vc joga uma tampinha no motor, dizem que é bom pra lubrificar o motor.

jecastro
22-09-08, 13:34
... eu comprei um vidro de M50, a cada um tanque cheio vc joga uma tampinha no motor, dizem que é bom pra lubrificar o motor.


Não faça isto, motor 4T não se lubrifica colocando óleo no combustível somente motores 2T, assim tu vai criar resíduos no motor que vão se incrustar por tudo.

nuautocustoms
22-09-08, 13:52
Eu rodo no alcool com a minha e não tenho nenhuma reclamação, nem na hora de fazer pegar pela manhã.
Além de contribuir com o meio ambiente, afinal, o alcool polui bem menos que a gasolina.
Lembrando, moto preparada ou com kit de aumento de cc taxado, pra ficar boa, tem que tá convertida pra alcool, diminui absurdamente a chance de quebra e fica muito mais forte!
Abração!

Guilherme Mcnasty
22-09-08, 15:00
Não faça isto, motor 4T não se lubrifica colocando óleo no combustível somente motores 2T, assim tu vai criar resíduos no motor que vão se incrustar por tudo.


A intenção do M50 misturado é pra não trancar o pistonete do carburador(o álcool não tem característica solvente como a gasolina)



Fernando, qual a taxa que vc está usando agora?
Moto a etanol é legal, eu faria aqui se o etanol fosse barato, mas naquela continha basica o etanol acaba ficando igual a andar na gasolina...então não compensa.
Quanto ao bura...ele vai aguentar bem, pois é feito para aguentar os 25% de etanol que já vem na nossa gasolina.
Se seu motor é 4 tempos...pare de colocar oleo...só vai fazer seu motor carbonizar mais rapido e começará a dar pré-ignição por causa disso.
parabens pela conversão!

Sandro,
vc pode apostar junto comigo que esse motor vai estourar antes da carbonização do M50 ser um incômodo! Motorzão não dura, não adianta me vir com história daqui nem dali... NÃO DURA!

CHIDERA
22-09-08, 15:15
rodo no alcool tbm...mais original soh troca de gicles e regulagem do bura...tava krendo taxa mais um motor com 80 000 km num ia guenta a pressão...naum reclamo da motinha pra mim tah boua num eh uma brastemp mais atende as nescessidades...toh em rio preto tbm e pago R$1,19 no alcool na maioria das vezes

sandro_ventania
22-09-08, 15:41
Pois é...aqui a gasosa tá 2,80 e o alcool 1,80...pra compensar o trabalho e despesa de conversão só se estivesse abaixo de 1,40.
Fernando, o que lubrifica o motor 4 tempos é o oleo do cárter...motor 2 tempos leva oleo no combustivel por que não tem oleo no carter.
O motor 4 tempos é muito mais eficiente na lubrificação...colocar oleo no combustivel não é bom.
As vezes me passa na cabeça é de converter para GLP...aí sim seria mais economico!

Fernando-SJRP
22-09-08, 16:16
Ja mais vo misturar oléo no alcool, isso realmente é usado apenas para motores 2T que tem o sistema chamado AUTOLUB creio que seja assim que se escreve.
Cara eu tinha todo akele receio de passar no alcool que ia ficar uma bosta e nao sei oq.... realmente... fico filé! E pra pegar facil é só puxar o afogador do bura e boa sem erro :D

Fernando-SJRP
22-09-08, 16:20
Só pra completar, ja postei em outro lugar mais ta ai a preparação feita novamente para quem gostaria de saber:

Titan 150 ES Prata 06/07
Pistão STRADA 2mm KMP
Biela TXK 15mm
Anéis RIKK
Escapamento GEMOTO Preparado
Coroa 35 Pinhão 16
Cabeçote Preparado
Bateria YUASA 7amh (Bateria original da Twister)
Comando de Vávulas Preparado 274 graus escape e 5,0 mm de lift 285 graus admissão 5,5 mm de lift
Feito um aumento no cilindro de 2mm
No momento rodando no carburador original no alcool, de fim de semana para o lazer uso o da XLX350

Tqf2
22-09-08, 23:37
Vc sabe quanto ficou a taxa de compressão da sua moto agora.......?

layon
23-09-08, 01:45
vc jah tem quanto tempo a moto no alcool? no frio ela eh boa pra pegar?
e a documentação? eh verdade q ela tem um xeiro forte?
t+

´RFL
23-09-08, 22:46
e ae galera blz

minha moto tbm ta rodando no alcool naum tenhu reclamação dela naum eh facil pra pega minha moto ta com cabeçote rebaixado e comando preparado fika show pra anda soh ainda tenhu q coloka meu bura de strada pra dar uma melhorada ]:)

PoCelso
24-09-08, 07:57
Fala galera!

Para aproveitar o tópico...

Já que a adição de oleo 2T na gasolina como forma de proteção ao carburador é desaconselhada, qual outros metodos temos para evitar a rápida corrosão e mal funcionamento do mesmo, quando usando alcool.

Já disseram sobre "niquelar" ou "cromar" o corpo do carburador. Mas e as peças internas, constinuariam sofrendo?

Tenho muito interesse em discutir isso, pois pretendo colocar a STRADA para andar a alcool novamente. (principalmente se eu precisar retificar novamente o motor)

Já testei algumas vezes (misturas inclusive), mas não insisti. Mas com a preparação (leve) que fiz nela ela consome muita gasolina se usar "como (não) se deve". rs...

Um grande abraço a todos!


PS: Estou sumido, mas sempre lendo! ;)

Fernando-SJRP
24-09-08, 11:49
Aqui todo mundo inclusive eu comprei M50... vc usa a cada tanque cheio vc joga 1 tampinha do M50 no tanque.. dizem que é bom pra caramba!!!
E olha.... o cheio do alcool é realmente forte mais num é tudo isso não mas vc sente mesmo quando ta andando com a moto e para... mais nem da nada. Bom, eu nao mudei no documento mais isso num da nada tambem.. quando for vender vo passar na gasosa denovo.

Perguntaram tambem se a moto pega facil no frio logo de manhã... então cara ai tem que acionar o afogador da partida e esquentar ela um tikinho e dps ja abrir o afogador e ir embora cara... minha moto é partida elétrica né então é mamão... ja as motos no pedal deve dar uma canseira aheuhaueaeas

Fernando-SJRP
24-09-08, 11:53
Só completando.... como medir a taxa de compressão da minha moto ?

sandro_ventania
24-09-08, 14:25
O certo é tambem trocar o CDI.
A Servitec possui CDI pra moto a alcool...com ou sem corte de giro.
Usando alcool tem que adiantar o ponto e em motos com CDI só trocando o mesmo.

Fernando-SJRP
24-09-08, 15:02
Ja uso um Servitec sem corte de giros e o ponto está adiantado 1mm por enquanto. :OK: :OK:

Marvila
10-10-08, 21:59
A Gasolina aqui no posto BR (que eu confio) tanto a normal como a aditivada tão o mesmo preço 2,47 e o Alcool do mesmo posto ta 1,37.
Só pra se ter uma idéia pra enxer o tanke da motoca com gasosa é uns 25 reais e no alcool com 15 vc enxe até na boca, bom como eu disse pra moto preparada bem taxada fica um demonio quanto as originais não sei dizer, só sei que moto taxi roda tudo no alcool.
Novamente falando.... eu comprei um vidro de M50, a cada um tanque cheio vc joga uma tampinha no motor, dizem que é bom pra lubrificar o motor.

Fernando-SJRP, tava lendo seu outro tópico sobre os problemas que sua moto vem apresentando. Gostaria de tirar uma dúvida: essas modificações que você fez foram para conversão de gasolina para álcool ou teve outro motivo ?

Stone
10-10-08, 22:23
para medir a taxa de uma pesquisada por aí que tem vários tópicos explicando ;)

rafael_oml
13-01-09, 13:25
eai galera das preparações, td blz???
sou de rio grande ond tenhu uma oficina e uma equipe focada em preparações de motores..
minha moto eh uma titan 150 04 e ja faz 6 meses q rodo nu alcool e nunk deu problema nenhum a n ser a limpezinha basica nu carbura:
- ela eh 1mm;
- chicle da lenta eh u 38 original keihin;
- "" "" da alta eh u 120 ;
- carbura original da 150;
- pneu traseiro de strada 100/90 18";
- cano gemoto ;
ela poe 140 de boa, sendo que ela n eh taxada pru alcool ( baixar a tampa de 0.6mm a 1,2mm ) essa n eh pra dalhe pau mas sim pra gurizada fik sperta ao colocar nu semaforo neh auehaiuehai
mas seguint, a limpeza do carbura eh opcional quando em cada tanque cheio de alcool se coloca 1/2lt de gasolina aditivada pois a gasolina joga toda a borra do alcool pru motor, nessa hora a compressao joga pru cano a sujeira e keima lah, tanto que sai uma leve fumaçinha preta ...
mas assim, nu frio eu catraqueio ela 2 vezes i ela pega legal, eh q pra se ter uma boa pegada na manha eh bom de bota uma vela que funcione melhor a frio...
tah ai a "mexitricada" que eu fiz na minha magrela, qm kizer dicas ou tirar duvidas eh só posta q qndo der eu do uma força
abraçao ai gurizada

thiago proton.
13-01-09, 13:49
Pra pegar facil de manha pode colocar um pouco de gasolina junto com o tanque tbm fica bom :OK:

thiago proton.
13-01-09, 13:50
Ha nao sei é verdade mas me falaram que o carro flex é um motor a acool preparado para rodar com gasolina é verdade?

rafael_oml
13-01-09, 13:59
parece que eh sim...
tem uma materia disso quando lançaram o fiesta axo eu...
sobre o que muda no motor e na injeção eletronica, eh algo a ver com o comando digital do pc de bordo do carro...

thiago proton.
13-01-09, 14:26
Ou seja se for verdade o motor a alcool é pal e pedra ]:)

sandro_ventania
13-01-09, 14:45
Tiago, dizem que carro flex é igual pato :P
pato nada e voa...anda mal e voa mal... :lol:
Carro flex é igual...não desenvolve todo o potencial no alcool e nem na gasolina.
Um motor atual, preparado para andar só no alcool daria pau em qualquer flex por aí!! :NOOK:
Ouvi dizer que o melhor motor flex(pra alcool) é o do Celta, pois tem uma taxa maior.
Mas a moda dos flex chegou pra ficar...e diga-se que é pela praticidade e não desempenho, né!

thiago proton.
13-01-09, 15:23
Tiago, dizem que carro flex é igual pato :P
pato nada e voa...anda mal e voa mal... :lol:
Carro flex é igual...não desenvolve todo o potencial no alcool e nem na gasolina.
Um motor atual, preparado para andar só no alcool daria pau em qualquer flex por aí!! :NOOK:
Ouvi dizer que o melhor motor flex(pra alcool) é o do Celta, pois tem uma taxa maior.
Mas a moda dos flex chegou pra ficar...e diga-se que é pela praticidade e não desempenho, né!




faz sentido