PDA

Ver Versão Completa : Motoca dormiu na chuva...motor molhado de manhã...pode ligar a moto normalmente?



pulatampinha
24-09-08, 16:40
Galera outro dia minha motoca dormiu na chuva na casa da minha vó....acordei pra ir trabalhar tava frio e ainda chuvendo.....

Meu motor tava molhado e quando fui ligar a motoca subiu aquela fumaça de água evaporando no motor....
Tem problema?Em situações assim o que eu faço?Fiquei com medo...

Falaí galera!Abração a todos do PN!

Volverine MF
24-09-08, 16:48
Acho que o problema seria se fosse o contrario, isto é, se a moto estivesse quente e vc chegasse em casa, parasse ela e ela tomasse chuva pq ai ia dar um choque térmico nela, o que poderia trincar o motor por causa do resfriamento rápido do motor.


Mas como foi o contrario, isto é, o motor ja estava molhado e vc começou a aquece-lo assim, acho que não tem problemas, pois ele foi aquecendo devagar.

Se fosse pra ter problema imagina o que aconteceria se a moto tomasse chuva enqto estivesse andando.

pulatampinha
24-09-08, 17:01
Se fosse pra ter problema imagina o que aconteceria se a moto tomasse chuva enqto estivesse andando.


Mais aí o motor já estaria quente...sei lá...

Volverine MF
24-09-08, 17:02
Mais aí o motor já estaria quente...sei lá...
Estaria quente e manteria a temperatura pq esta funcionando.

Como eu disse, acho que o problema seria se houvesse mudança brusca de temperatura, e não é o que ocorre nesse caso.

muayzen
24-09-08, 17:42
Cara isso eh MITO

negocio de ahh minha moto ta quente nao pode tomar agua, NADA A VER , pelo amor de Deus, se fosse assim, imagina vc andando a mais de 1 hr com a moto e comeca a chuver ? trinca? isso nao existe cara

tinha um topico muito bom explicando isso ae

abraço e relaxa q nao acontece nada!

freddias
24-09-08, 18:18
Cara isso eh MITO


Com certeza e mito, eu quando fazia trilha não ficava esperando o motor da moto esfriar pra atravessar um rio, já atravessei rio com profindidade até o tanque com o motor super quente sem problema algum.

agm2112
24-09-08, 18:23
Pode deixar que a moto é a prova dágua ! Os caras já pensaram nisso ...

Volverine MF
25-09-08, 01:04
Eu só ACHO que pode ter problema se vc desligar a moto e logo em seguida molhar bastante o motor, isto é, o motor não tem mais uma fonte de calor pra manter a temperatura, logo ele vai esfriar bruscamente e nesse caso pode ocorrer micro-fissuras.

Vejam bem hein, eu ACHO, hehehe.

moisespatriarca
25-09-08, 01:11
Pode deixar que a moto é a prova dágua ! Os caras já pensaram nisso ...


Putz :G

Não se preocupe, essa fumaça é só a água evaporando, igual quando vc vai fazer chá. (vc faz chá? ou é sua mãe que faz? :lol: )

antes de ligar ela passa um paninho nela toda, só pra vc não ficar preocupado, só não faz isso se ainda estiver chovendo né? |:( :lol:

Agora sobre o que o Logan tá querendo explicar, é se por exemplo vc chega com a mot depois de muito andar e joga água da mangueira nela pra lavar, nem bem desligou o motor e já dá um choque térmico nela, e se é lenda ou não os manuais já alertam sobre isso.

:OK:

Volverine MF
25-09-08, 01:16
Agora sobre o que o Logan tá querendo explicar, é se por exemplo vc chega com a mot depois de muito andar e joga água da mangueira nela pra lavar, nem bem desligou o motor e já dá um choque térmico nela, e se é lenda ou não os manuais já alertam sobre isso.

:OK:
EXATO! :lol:

moisespatriarca
25-09-08, 01:19
E sobre o caso da trilha, tenta fazer isso e desligar o motor logo em seguida :NOOK:, se bem que é menos provável de acontecer pois a moto já "refrigerou" o motor bem na água, mas não é impossível!!! :lol:

Santo Cristo - Poa
25-09-08, 07:55
Não tem problema não... unica coisa que pode acontecer com o tempo, é sua moto enferrujar toda...etc.. , mas nada de mais... nao existe por deixar a moto na chuva ela não pegar depois...

Fernando-SJRP
25-09-08, 11:00
Só uma observação.... se eu to na estrada como ja aconteceu com o motor trabalhando mto tempo ja e cai akela chuva gelada ? Ja me aconteceu 2 vezes e eu continuei o percurso logicamente em velocidade baixa.

hbrasil
25-09-08, 11:03
Fernando, isso já me aconteceu também, quando tinha a Sororoca. Nunca senti nada de diferente depois disso...

SuZuKi
25-09-08, 11:05
Pelo que sei!!!

pode ligar a moto sim!!!
o contrario já não pode ser feito!!!

se a moto estiver quente e tomar água pode danificar sim!!!
e uma coisa é vc tomar água com ela ligada e outra e tomar águas depois dela desligada!!!
são coisas diferentes viu!!!

é igual motor de carro tbm...
pra lavar ou ele tem que estar frio ou se já estiver quente ele terá que ficar ligado durante a lavagem...

:OK: :OK:

Diego.fcs
25-09-08, 11:14
É como disseram, pode funcionar beleza, eu sempre funciono a moto depois que lavo ela, enquanto seco deixo o motor funcionando com ele todo molhado, nem dá nada, foi feito para isso...

Agora o contrário deve-se evitar, depois do motor estar bem quente, se vc jogar água pode trincar sim, ou pode afetar algo devido ao choque térmico, é por isso que se espera esfriar o motor para lavar...

Em caso de chuva é diferente, vai molhando aos poucos, num é de uma vez só, é por isso também que se deve evitar passar em poças de água ou entrar em rios com o motor muito quente...

É como disco de freio de carro, sempre tem aqueles que gostam de passar nas poças, pode empenar o disco...

agm2112
25-09-08, 11:32
É como disseram, pode funcionar beleza, eu sempre funciono a moto depois que lavo ela, enquanto seco deixo o motor funcionando com ele todo molhado, nem dá nada, foi feito para isso...


Eu faço isso com a moto e com o carro quase todo fim de semana, já a uns 18 anos ... eu agarantio !

Carlos Roberto
25-09-08, 11:56
Não entendo muito bem isso de não poder jogar água fria num motor quente e desligado, mas se a moto esstiver funcionando tudo bem, pode molhar a vontade. Motor quente, se fosse pra trincar com um choque térmico, não iria acontecer de qualquer jeito, ligado ou não?

Santo Cristo - Poa
25-09-08, 12:38
se fosse assim, imagina como deveria ser as moto aonde neva... hehehe

não da nada...

Volverine MF
25-09-08, 12:51
Não entendo muito bem isso de não poder jogar água fria num motor quente e desligado, mas se a moto esstiver funcionando tudo bem, pode molhar a vontade. Motor quente, se fosse pra trincar com um choque térmico, não iria acontecer de qualquer jeito, ligado ou não?
É que quando o motor esta ligado vc tem uma fonte de calor, então vai ser dificil a água conseguir resfria-lo tanto a ponto de causar um choque térmico.

Já com o motor desligado não há fonte de calor, então não há como manter a temperatura possibilitando assim o choque térmico.

Ao menos é assim que EU ACHO que ocorre.

SuZuKi
25-09-08, 14:01
É que quando o motor esta ligado vc tem uma fonte de calor, então vai ser dificil a água conseguir resfria-lo tanto a ponto de causar um choque térmico.

Já com o motor desligado não há fonte de calor, então não há como manter a temperatura possibilitando assim o choque térmico.

Ao menos é assim que EU ACHO que ocorre.


Isso mesmo!!!
:OK: :OK: :OK:

pq mesmo pegando agua com o motor ligado ele não esfria de uma vez pois a medida que a agua pega nele ela esqueta!!!

agora se a moto estiver desligada, ai pode empenar algumas coisas com o choque termico que vai dar...

Diego.fcs
25-09-08, 14:11
Independente de estar ligada ou não, não é bom dar um choque térmico em qualquer metal que seja... Sendo o motor ou não... Em relação a neve como citaram é a mesma coisa de água, se vc esquentar bem o motor e jogar ele na neve ele pode estragar sim, assim como eu disse que acontece de empenar discos de freio, por causa do calor e água...

Acho que inclusive tem escrito algo sobre isso no manual...

pulatampinha
25-09-08, 15:35
Galeraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!

Que não pode jogar água assim que desligar a moto, quando o motor ainda está quente eu sei, por causa desse choque térmico aí....mas...

Eu só perguntei o contrário...obrigado pelas explicações mesmo assim!

Diego.fcs
25-09-08, 16:02
O contrário nem da nada cara, se tivé bem molhadão ou bem gelado pode funcionar sim... Só num pode ficar colando a mão com o motor frio... Se tivé muito frio dê partida de boa e espere esquentar o motor, se tivé bem molhado mesma coisa... Como eu disse, quando termino de lavar, dou a partida e deixo funcionando até praticamente secar o motor todo, aí saio para dar um rolê para terminar de secar...

Volverine MF
25-09-08, 16:10
quando termino de lavar, dou a partida e deixo funcionando até praticamente secar o motor todo, aí saio para dar um rolê para terminar de secar...
Tbm faço isso, ainda mais que meu motor é polido, se deixar secar devagar vai manchando todo.

agm2112
25-09-08, 16:35
Creio que o grande problema que pode ocorrer, é a rápida contração de uma área do motor que estava bem quente (dilatada), que pode ocasionar trincas. Mas esse risco só existe se jogar água fria em apenas um ponto do motor, por exemplo. De qualquer forma, motores refrigerados a ar já possuem uma grande margem de segurança para estes casos, e no caso das motos pequenas, ainda possuem bem menos "massa", minimizando este efeito, Molhar o motor de forma uniforme e gradual (na chuva por exemplo) não deve trazer riscos. Já vi vários casos de motores de carro trincando o cabeçote ao passar em enchentes, mas de moto nunca ouvi falar, mesmo motos de trilha, que estão funcionando no limite de temperatura e são repentinamente mergulhados em água gelada pra atravessar um rio.

ps: quando disse que sempre lavo o motor do carro e da moto, quis dizer que lavo eles FRIOS, e depois ligo pra eles esquentarem lentamente e evaporar a água.

Tqf2
25-09-08, 17:12
Ligar a motor depois dela tomar uma noite de chuva, ou depois de lavar não há nenhum problema...

Eu também, depois que lavo a moto, ligo ela e deixo na lenta até o motor esquentar um pouco.. depois dou uns rolés "meio" acelerado (rotação mais alta) pra sair o restante da água que ficou, principalmente pra secar o escapamento, pois é inevitável que entre um pouco de água no escapamento.... assim evito que ele estrague rapido. :D

pulatampinha
25-09-08, 18:45
Demorou então galera!Já tô "respondido"!!!!!rs!

Obrigado pela ajuda sempre!Abraço!