PDA

Ver Versão Completa : Como fazer uma curva segura & mais alguns Comentários



Minervino
30-09-08, 16:16
Olá amigos:
:OK:
Tenho uma Yes 125, sou iniciante em moto e gostaria de saber como fazer uma curva na chuva a mais de 80KM/h com segurança...
Sei que pode ser estranho e tal mas é que não posso andar muito devagar por onde passo e na chuva eu já quase fui a 100km/h... a curva era aberta, tranquila de se fazer mas quando passei pelo bolsão de água ... NASCI NOVAMENTE.

Gostaria de Dicas de Como Pilotar na Chuva com segurança e se possível a pelo menos 80Km/h...

(:: desabafos »

1 - SEI QUE DEVAGAR SE VAI AO LONGE mas necessidade as vezes é FoGo! :G
2- KARAKS HJ VI UM CAMARADA A MAIS DE 60Km/h no corredor...
SE ASOPRAR ELE JÁ ERA!!! :0_0:
3- DETESTO OS ÔNIBUS ... ELES FINGEM QUE NÃO EXISTIMOS :NOOK:
4- MINHA MOTO TAH ENGASGANDO AS VEZES DE 5ª A 100KM/H 120KM/H 130KM/H :-/
5- EU QUERO A CARENAGEM DA INDONÉSIA :d

« desabafos ::)

sandro_ventania
30-09-08, 16:25
minervino...só existe curva segura se desenrolar o cabo.
Por melhor que seje a tecnica, ela só melhora as suas chances de sair inteiro.
fazer curva é pura fisica...enquanto vc viver neste mundo em 3 dimensões, vai ter que respeitar!

Richard
30-09-08, 16:26
Vixi... O cara eh doidim, doidim :drool: :drool: :drool: :drool:

TorteX
30-09-08, 16:35
Curva na chuva?
Oleo no meio dela? O chão é o limite...experiencia e cicatriz propria! heaauuhea

Rodrigo_Alves
30-09-08, 16:39
Uma boa dica na curva: nunca use o freio e reduza a velocidade dentro da curva. É queda na certa.

E, se possível, tente ficar a mais próximo possível do canto da pista, quando for fazer curvas em alta velocidade à direita.

Tales Teixeira
30-09-08, 16:43
Bem.. tentando ajudar.

Tbm sou relativamente novo com moto. Curva a 80km/h evito fazer nessa velocidade. Sempre reduzo pra menos que isso. Ainda mais em dia chuvoso.

A grande variante nas curvas(me corrijam se eu tiver errado) é a força tangente, ou seja, a força que tende a lhe "empurrar" para fora da curva.

Então, o que sempre faço é fazer a curva, se possível, onde o raio é menor para diminuir a força tangente.

Mas não tem muito o que dizer sobre isso. No manual da Yes diz pra evitar reduzir marchas nas curvas e freiar bruscamente com o freio traseiro.

Enfim.... Todo mundo deve falar a mesma coisa....

"Andar devagar" :lol: :OK:

Volverine MF
30-09-08, 16:55
Minevirno, nos esclaresça pq não pode reduzir nas curvas, afinal, até pilotos de moto velocidade reduzem, ainda mais sob chuva, não estou entendendo pq não pode reduzir. Por favor, nos explique que assim poderemos ajuda-lo melhor, ok.



Não sei se é indicado pra chuva, mas uma técnica muito interessante pra curvas que é a do contra-esterçamento. Sei que há um tópico aqui no PN sobre essa técnica que merece uma lida. Eu ja apliquei o contra esterçamento, no seco, e é muito eficiente, não sei como seria na chuva né.

Ovelha Negra
30-09-08, 17:39
Amigos,

já andei muito em estrada por este Brasil na chuva, como a volta de Campos-RJ a Barra Velha-SC.

Cautela pouca é bobagem, ainda mais atravessando a ponte Rio Niteroi debaixo de chuva com os cornos buzinando para que eu desse passagem.

O stress é uma coisa de depois de 3 ou quatro horas parece que se está pilotando a dias...

Segurança só com cuidado redobrado, pois a visibilidade diminui não só para nós (viseira embaça com facilidade), como para os veículos a nossa volta.

O único modo realmente seguro de se enrolar o cabo na chuva, em curvas alucinantes, é sonhando no travesseiro durante a noite.

Dois traumas que tenho...

- Passando o Trevo de Carazinho, rumo a Passo Fundo em 1985, vi na pista uma poça de água, e segui lotado, e a poça estava apenas cobrindo uma cratera no trevo, resultado, troca do aro traseiro, mas por estar em uma reta, sem tombo.

- Indo para o trabalho na Castelo Branco, para pegar a Sertório de manhã cedo e garoa caindo.
Como se diz no minuto de bobeira, pista com diesel que chega a formar um colorido no asfalto, uma "beliscadinha" no freio e a roda traseira quis se transformar na dianteira.

Resultado chão com ombro e paletas rochas, moto guidom, farol pista e pedal de apoio torto.

Modo completamente seguro não existe, afinal na hora "H", até a camisinha pode furar...

http://www.ovelhanegra.com.br/Inema2004/images/DSC06348.jpg
http://www.ovelhanegra.com.br/Inema2004/images/DSC06349.jpg
http://www.ovelhanegra.com.br/Itu/images/itu00016.jpg
http://www.ovelhanegra.com.br/Itu/images/itu00009.jpg
http://www.ovelhanegra.com.br/Itu/images/itu00010.jpg
Abraços,

Ovelha

layon
01-10-08, 02:33
realmente curva acima dos 80Km eh perigoso soh conhecendo muito os limites da moto pra fazer isso...
hj eu fui pra uma cidade vizinha aki na BR caindo akela garoa bem de leve soh pra molhar estrada deixando bem escorregadia au entrar no trevo a 40~50 km\h a moto queria ir pro xaum o negocio eh conhecer bem a moto e ir no estinto saber o limite de cada coisa... e c possivel n arriscar a sua vida e a dos outros..
vlw irmaum e toma cuidado xuva + asfalto + moto = atenção redobrada

Richard
01-10-08, 08:15
Põe a ponta do pé bem firme no canto da pedaleira do lado que é a curva, tira metade da bunda do banco e o pé que vc colocou bem na posta da pedaleira, puxa o joelho para como tivesse querendo toca-lo no chão, incline o corpo para o lado de dentro da curva e se a curva for para o lado esquerdo, vire o guidão para o lado direito... Se tiver uma saboneteira na calça, fica melhor ainda...

agm2112
01-10-08, 08:55
sou iniciante em moto e gostaria de saber como fazer uma curva na chuva a mais de 80KM/h com segurança...


Na verdade, quando você deixar de ser iniciante em moto, perceberá que não existe curva na chuva com velocidade e segurança, ainda mais em uma 125cc. Só depois de se ralar bastante ou perder alguém que se aprende... não adianta ficarmos aqui falando.

Não adianta ter raiva dos ônibus. Raiva não leva a nada. Se você sabe que eles acham que você não existe, comporte-se como tal, mantenha distância e não se jogue em cima deles, pois eles são grandes, pesados e pouco ágeis. Pode ser que o motorista do onibus realmente não esteja te vendo.

Fernando-SJRP
01-10-08, 08:55
Curva até em asfalto seco ja é perigoso devido a as vezes ter akela terrinha ou aquelas pedrinhas... tem que ir deboa nas curvas cara.

lion
01-10-08, 10:31
curva em alta velocidade, tô fora!
só faço isso em pista limpa sem chuva, tendo carro vc nunca sabe quando ele vai frear e vc encher o fundo dele
bem, no caso da chuva, ja corri (no começo) e me arrependo, escapei de vááários acidentes por ter muuuita cautela em dias chuvosos, incluindo travar as duas rodas e sair ileso, amigão, conselho, se quer ficar inteiro e entrar pro ranking dos idosos que traçam novinhas de 18+ anos, pare de correr tanto.

no mais o contra-esterço é uma maravilha.

abraço

lirowjp
01-10-08, 12:21
Bom, todos ja falaram da prudência e sensatez na pilotagem.
Mas se mesmo assim vc não quiser levar isso em conta, siga algumas dicas que podem ajudar na estabilidade da moto:

- Apoiar o seu peso na pedaleira e não no banco.
- Inclinar seu corpo mais do que a moto(não precisa ralar pedaleira nem joelho, mas é física e foi ensinado no curso do condumoto que participei).
- numa situação de emergência (caso vc for sair mesmo da curva pela tangente) vale o contra-esterço. Demais casos, apenas emergencias para desviar de obstáculos em RETAS.
- Treinar, conhecer muito bem a moto e seus limites e pensar nas possíveis situações.
- Destaquei o último pq achei interessante uma discussão que dizia q só o fato de vc imaginar uma situação já ajuda a ter reações mais rápidas e eficazes para a hora H.

É isso !
Muito cuidado e sorte a todos !

Richard
01-10-08, 12:54
Bom, todos ja falaram da prudência e sensatez na pilotagem.
Mas se mesmo assim vc não quiser levar isso em conta, siga algumas dicas que podem ajudar na estabilidade da moto:

- Apoiar o seu peso na pedaleira e não no banco.
- Inclinar seu corpo mais do que a moto(não precisa ralar pedaleira nem joelho, mas é física e foi ensinado no curso do condumoto que participei).
- numa situação de emergência (caso vc for sair mesmo da curva pela tangente) vale o contra-esterço. Demais casos, apenas emergencias para desviar de obstáculos em RETAS.
- Treinar, conhecer muito bem a moto e seus limites e pensar nas possíveis situações.
- Destaquei o último pq achei interessante uma discussão que dizia q só o fato de vc imaginar uma situação já ajuda a ter reações mais rápidas e eficazes para a hora H.

É isso !
Muito cuidado e sorte a todos !


Esqueceu de se no caso vc encontrar um obstaculo no meio do traçado, vc deve prestar atenção no ponto exato do traçado que vc deve fazer para DESVIAR do obstaculo e não ficar olhando fixadamente para ele, pois o cerebro entende que o seu ponto de foco eh o ponto que ele deve seguir e se vc tiver olhando prum buraco por exemplo, vc vai entrar nele com os dois pés na jaca...

Deve-se usar a visão focal para olhar o traçado que vc irá fazer fixadamente e usar a visão periferica para prestar atenção, MAS SEM TOTAL FOCO, em buracos, oleo ou outros tipos de obstaculos...

sandro_ventania
01-10-08, 13:24
issoo...vão dando corda mesmo... :-/ :-/ :-/ :-/

Fernando-SJRP
01-10-08, 13:43
O Tópico devia se chamar..... Como ser um piloto de FUGA ou CURVA :lol: :-/

lirowjp
01-10-08, 14:02
Não estou incentivando ninguém a fazer nada arriscado.
Apenas estou citando coisas que muitas vezes passam desapercebidos pelas pessoas, coisas que influenciam na pilotagem.

Minervino
01-10-08, 14:06
rs amigo!!! FuGA MSM VC NUNCA SABE QUANDO VAI PRECISAR!!!!

Só PRA LEMBRAR

É COMO jÁ MENSIONEI ANTERIORMENTE N GOSTO DE FICAR CORRENDO.

APENAS PASSO POR TRECHOS ULTRA PERIGOSOS....

ESSES DIAS MATARAM UM CONHECIDO lÁ DA RUA a TOA... PEgaram a MOTO DELE e VAZAraM !!!!!

GENTE DROGaDA e ainda mais COM ÓDIO NO CORAçÃo FAZ COISA que até Deus Duvida!

lion
01-10-08, 14:12
amigao
pior é se um desses drogados pula na tua frente enquanto vc ta em alta velocidade e não consegue desviar
abs

Minervino
01-10-08, 14:25
é verdade LION... mas nesse caso n precisa ser nem drogado... apenas um pedestre atravessando debaixo de uma passarela destraído !!!
kkkkk
QUE MERTA!

Volverine MF
01-10-08, 15:35
Minervino, quer aprender como se faz uma curva sob chuva em alta velocidade? Dá uma olhada nesse tópico ;)

http://www.pequenasnotaveis.com.br/index.php?topic=21916.msg335239;topicseen#new


Agora falando sério, com o nosso asfalto, até msm curva devagar e no seco é perigosa. Eu msm ja levei chão num balão a 50~60 Km/h, no seco :s :NOOK:

Richard
01-10-08, 15:36
Fernando e Sandro...

Lah no começo sobre deitar a moto e rapsar a saboneteira, eu brinquei tá??? Por o cara tah querendo andar rapido em curva e na chuva ainda... Eh uma pena que na Internet não dá pra entender tons de sarcasmo, raiva e outros...hehehe (agora mesmo estou falando brincando com vcs.. rs)

Mas o q eu falei depois sobre a questão de traçado e obstaculos, é uma regra que é usada nas pistas, pois um piloto em uma ultrapassagem em curva (numa corrida), ele não pode se atentar ao traçado do cara que está na frente dele, mas sim ao traçado que ELE deve fazer para ultrapassar o cara, pois se ele prestar atenção no traçado do cara que está na frente, alem de não prever o seu traçado, ele se tentar a ultrapassagem, vai encher a traseira do outro cara, pois o cerebro entende que onde o outro cara está é que é o traçado a ser feito, entenderam???

Olha um exemplo aqui ó:

Veja como o cara está olhando para o final da curva e não onde a roda está direcionando, que é saindo reto da curva, assim ele prevê o que pode ter a frente para ter tempo de pensar antes de fazer alguma coisa no susto...

http://www.motoesporte.com.br/competicao/motogp/motogp2008/lorenxooleestoril02.jpg



E nessa aqui, o carinha da moto que está atrás, não está olhando para a rabeta da moto da frente e sim, para o final da curva bem a frente da moto que está na sua dianteira

http://images.motogp.com/multimedia2/597/597910_47142.jpg


Não esquenta. que EU gosto de raspar pedaleira, mas não indico e nem ensino isso a ninguem, pois EU sei dos riscos q eu corro e não quero passar esses riscos para alguem que possa fazer alguma besteira por aí... Sem contar que deitar a moto, nada mais é do q otimizar o jeito de se fazer uma curva, logicamente que depende de um monte de fatores e o risco de escorregar ou deitar a moto são alguns, mas eu gosto de fazer isso e não nego... Porém se quer aprender, aprenda por sí mesmo, pois eu não gosto da ideia de um dia ouvir que um cara que eu "ensinei" a fazer curva (não tb que eu seja um ás das curvas), deu uma de louco e saiu ralando numa curva que fez errado pois se sentiu com auto-confiança demais...

Entendido??

stK!
01-10-08, 23:56
Não esquenta. que EU gosto de raspar pedaleira, mas não indico e nem ensino isso a ninguem, pois EU sei dos riscos q eu corro e não quero passar esses riscos para alguem que possa fazer alguma besteira por aí... Sem contar que deitar a moto, nada mais é do q otimizar o jeito de se fazer uma curva, logicamente que depende de um monte de fatores e o risco de escorregar ou deitar a moto são alguns, mas eu gosto de fazer isso e não nego... Porém se quer aprender, aprenda por sí mesmo, pois eu não gosto da ideia de um dia ouvir que um cara que eu "ensinei" a fazer curva (não tb que eu seja um ás das curvas), deu uma de louco e saiu ralando numa curva que fez errado pois se sentiu com auto-confiança demais...

Entendido??


kkk mesma historia que eu ... mas eu ensinei pro mew primo ... ]:) ]:)
esses dias o *** pego a YES do irmao dele e raspou o v-pro do irmaoo dele ... o mlk tah u capeta das curvas mew ...
cada um sabe o risco que esta correndo ... faz se quiser ... eu ja dei grau ate no corredor, se eu tomar fechada eu que me fod.o ....

mas fazer curva na chuva a 80km/h eh loucura ...

Richard
02-10-08, 08:07
mas fazer curva na chuva a 80km/h eh loucura ...



Eu fiz ontem indo pra faculdade, no final da ladeira do kilometro 14 ou 15 da Anchieta sentido SP, bem na frente da Uniban, a curva a 140 km/h com uma chuva de lascar, pq tava super atrasado e tinha prova... Mesmo não confiando nada nos MT75 que vieram na Comet...hehahehahe :0_0: :0_0: :0_0:

Crianças, não façam isso em casa... Ou na RUA...ahehhahhhea :drool: :drool: :drool:

stK!
02-10-08, 08:44
Eu fiz ontem indo pra faculdade, no final da ladeira do kilometro 14 ou 15 da Anchieta sentido SP, bem na frente da Uniban, a curva a 140 km/h com uma chuva de lascar, pq tava super atrasado e tinha prova... Mesmo não confiando nada nos MT75 que vieram na Comet...hehahehahe :0_0: :0_0: :0_0:

Crianças, não façam isso em casa... Ou na RUA...ahehhahhhea :drool: :drool: :drool:


eu seii onde éhh ... nakela ladera abaixo passa dos 140 no painel a sport ...
ontem tava moh chuvona msm, mass eu vim de boas ...

vc estuda na uniban ? eu estudo lah ..

Tqf2
02-10-08, 09:02
A questão da velocidade na curva, depende muito da inclinação que essa curva possui.. (inclinação horizontal de pista e o grau (ângulo) da curva)...

Há curvas que podem muito bem ser feitas nessa velocidade tranquilamente.. outras não...

Tudo é variável...

Um conselho: Muda a rota que vc faz, daí num precisa passar nesse local perigoso e num precisa mais correr........ :D

Richard
02-10-08, 10:06
eu seii onde éhh ... nakela ladera abaixo passa dos 140 no painel a sport ...
ontem tava moh chuvona msm, mass eu vim de boas ...

vc estuda na uniban ? eu estudo lah ..


Não STK.... Eu estudo na concorrnte..ahehahhe... Estudo na Unip da Anchieta... Um pouquinho depois da Uniban do outro lado da pista...

Ontem tava uma chuva lascada, mas eu tinha que chegar antes do professor, senão não dava pra preparar as colas da prova... Froid viu...hehehe

Passa teu Cel e aí te dou uma ligada um dia e passo lah na frente da Uniban pra te conhecer ow seu roia.... :drool: :drool: :drool:

Abraço

pulatampinha
02-10-08, 19:19
Anda devagar e pronto maluco!Tem coisas aí que só pra piloto de verdade viram?Vão com calma...

FHNT
03-10-08, 10:57
Se não conhece o lugar e os buracos, não ande sob chuva! ]:)

lion
03-10-08, 13:45
cuidado meo fih
nao vira pudim não :(