PDA

Ver Versão Completa : Pessoal de TI, preciso de opniões!! Curso!



vinicius.a
04-10-08, 16:52
Galera, tô com uma dúvida cruel e acho que a galera no ramo de TI pode me ajudar bastante! Esse negócio pode fazer muita diferença na minha carreira! Seguinte:

Tá finalizando as inscrições pra um curso de administração de banco de dados Oracle aqui na faculdade, ministrado por um professor da Oracle mesmo. Link: http://www.unilins.edu.br/cursos/extensao/oracle/index.php
É totalmente voltado para administração mesmo. Me formei em dezembro do ano passado em Análise de Sistemas e desde então tô numa empresa trabalhando com Oracle, mas pra desenvolvimento (forms/reports). Ou seja, não tem muito a ver com o curso, e na empresa onde trabalho já tive feedback do pessoal que não vou usar quase nada o que aprenderei nesse curso.

Eu relacionei os prós e contras de fazer esse curso agora:
Prós:  :OK:
-aprender coisas novas (precisando)
-aumentar o networking (a maioria das pessoas que farão são de fora)
-aumentar as possibilidades de arrumar um emprego melhor e em outra cidade (adoraria)  ;)
-vou aproveitar melhor meu tempo nos fds, que tão sendo meio que improdutivos...  :G

Contras:  :NOOK:
-facada no peito (não é tão caro, mas considerando o meu salário atual sai mais de 1/3 o investimento por mês)
-duração do curso = 8 sábados, parcelas = 12 x 300.....  :briga2:
-por ser só de sábado, o dia todo, a matéria parece que vai ser bastante corrida, e sem aprofundar muito nos detalhes
-a grana desembolsada pode comprometer minhas minguadas finanças no caso de fazer uma pós ou outro curso no ano que vem, ou no caso de ter que mudar de cidade
-deopis de 2 anos como estagiário mexendo bastante com banco (SQL Server e MySQL), e 1 ano como funcionário mexendo com desenvolvimento (Oracle), não sei se ainda gosto dessa área de banco de dados como gostava no início...


Agora... a questão de um milhão de dólares: fazer ou não fazer esse curso?
(bom, a questão são de apenas 3.500 reais, mas pode fazer uma diferença ENORME na minha vida essa decisão!)  :tiro:

Como vocês puderam perceber, é um dilema. Sei que tem bastante gente da área no fórum, e com muito mais experiência que eu! Qualquer opnião de vocês seria muito válida!!

Valeu galera... até mais.  :bebado:

ps. detalhes sobre o curso que esqueci:
ganha certificado (da faculdade!!)
ganha número pra poder tentar certificação oficial depois
começa semana que vem e termina no fim de dezembro

Tales Teixeira
04-10-08, 17:18
Bem, vamos ver se consigo lhe ajudar dando a minha opnião. Antes de mais nada...

Trabalho em TI tem muito tempo. Hoje estou trabalhando em um Data Center. Me formei a pouco tempo(julho/08) em Análise de Sistemas também.

A faculdade para mim acrescentou, mas não como deveria. Por que? Simples.... odeio desenvolvimento e o foco do curso foi este. Minha praia é infra-estrutura(sistemas operacionais, administração de banco de dados opensource/proprietários, networking e etc).

A minha opnião dentre o que você colocou é a seguinte....

Qual área você gosta?

1 - Desenvolvimento -> o curso de administração Oracle vai te dar uma base de como funciona esse SGBD. É bom entender isso quando for desenvolver em cima desta plataforma(boas práticas).

2 - Administração / Infra / Suporte -> Como você mesmo disse, de acordo com o feedback do pessoal do seu trabalho, essa empresa não lhe dará a experiência necessária para ser um DBA Oracle.

Sabe aqueles papeis de administrador de dados, administrador de banco de dados que aprendemos na faculdade? É isso aí que rola na prática também, um pouco misto.

Minha sugestão então é para que você procure uma empresa com oportunidades de DBA Oracle. Tenha como meta administração de Oracle RAC(cluster), que é onde as grandes soluções estão(a grana também, rsrs..). O assunto é profundo, então estude bastante.

Em relação a grana a ser gasta em cursos, vale lembrar que para adquirir conhecimento(qualquer que seja), sempre vale a pena. Não é jogar dinheiro fora. Nunca se sabe quando você vai precisar colocar em prática o que você aprendeu ou quando um assunto irá se relacionar com o outro, mesmo que de forma remota.

Enfim, qualquer que seja a sua decisão, pense de forma ampla. Procure projetar o seu futuro, inclusive nas empresas que você passar. Principalmente em relação a crescimento. Tanto profissional como pessoal.

É isso aí... Oracle sempre será ORACLE. :lol:

Se quiser bater um papo a mais, me adicione no MSN.

Abraço,
Tales.

mantabodyboarder
04-10-08, 18:49
Bom é por aí, um curso desses é sempre válido, mas apenas se voce quer sair do desenvolvimento e partir pra área de administração, provavelmente isso envolva trocar de empresa (tem alternativa aí na região de Lins?)


Resumão:

Se gosta e quer desenvolvimento, deixa quieto e espere um curso nessa área.
Se quer mudar pra infra, abraça a causa que curso da Oracle sempre é bem vindo;

Cinho
04-10-08, 20:54
Cursos bons sempre são caros... :( ainda mais quando no futuro irão te trazer retornos garantidos, pois o pessoal que trabalha na área de banco de dados Oracle e conhece profundamente as ferramentas ganham muito bem. E não basta apenas o curso, tem que ter uma certificação. Será essa que irá comprovar seus conhecimentos para a empresa que irá lhe contratar e será isso que fará o diferencial para você conseguir um outro emprego, quem sabe em outra cidade... até mesmo em outro país... pois não é qualquer empresa que tem essa ferramenta em um servidor... Esses dias estava conversando com o Adm. de Redes da a empresa onde presto serviço (sou terceiro :-/ :lol: ) ele estava até comentando sobre essa área, falou que o mercado esta a procura de profissionais que possam comprovar seus conhecimentos.... :G e é verdade, pois se você olhar nos sites das grandes empresas possui muitas vagas para essa área...
Mas a pergunta é... depois de 3 anos nessa empresa. O que eles ainda podem oferecer para você?? :G
Essa pergunta eu sempre me faço... :lol: :lol: afinal não podemos ficar acomodados senão ficamos desmotivados por fazer sempre a mesma coisa e conseqüentemente não produzimos o bastante para nos reconhecermos pessoalmente e profissionalmente...
É só pensar o que você quer para você daqui a um... dois... três anos...

E outra.... são apenas R$ 3500 hoje... porque irá gastar muito mais para ser um profíssional reconhecido pelo mercado amanhã... mas não te preocupe, você estará em uma ótima empresa que irá pagar o dobro do que gastou com esse cursinho... :lol: :lol: :lol:
sucesso na escolha... :OK:

vinicius.a
04-10-08, 23:04
Cursos bons sempre são caros... :( ...

É só pensar o que você quer para você daqui a um... dois... três anos...

E outra.... são apenas R$ 3500 hoje... porque irá gastar muito mais para ser um profíssional reconhecido pelo mercado amanhã... mas não te preocupe, você estará em uma ótima empresa que irá pagar o dobro do que gastou com esse cursinho... :lol: :lol: :lol:
sucesso na escolha... :OK:

É exatamente o que eu tô pensando.


depois de 3 anos nessa empresa. O que eles ainda podem oferecer para você??
Então, nessa eu tô há quase um ano.... e por incrença que parível já me faço essa pergunta. Não que a empresa seja ruim, mas na minha opnião de "pseudo-profissional-recém-saído-da-faculdade-e-cheio-de-sonhos", a maneira deles trabalharem não se encaixa no que eu aprendi na faculdade e acho que deva ser no ramo de tecnologia...

marys7br
05-10-08, 01:21
Oi Vinicius, eu tô trabalhando em desenvolvimento (Cobol) a pouco mais de um ano e cursando o terceiro ano de Ciência da Computação, mas pelo que sei de alguns amigos, Oracle é algo que dá uma boa grana e sempre estão procurando bons profissionais.

Acho que todo gasto em cursos e aprendizado é mais um investimento do que um gasto.
Além disso, em uma concorrência por vaga em alguma empresa, é uma linha a mais que pode fazer diferença, principalmente você tirando uma certificação depois.

Acho que se você tem a grana e o conteúdo do curso te atrai, pode ser uma boa sim... ;)