PDA

Ver Versão Completa : CDI na CG "bolinha"



Cigano Bikes
27-10-08, 22:27
Quais as principais vantagens e desvantagens da instalação do sistema CDI 12 V em uma CG "bolinha" (ignição original por platinado, 6 V)?

Stone
27-10-08, 22:44
prós: vc nunca mais se encomoda com regulagens
contra: com aqueles kits a moto perde um pouco rendimento

Tqf2
27-10-08, 23:38
Perde rendimento........??? :s

Cigano Bikes
28-10-08, 00:15
É, taí o "x" da questão... o mecânico me disse que a moto fica com "regulagem intermediária de ponto" e que no final perde alguma coisa no desempenho. Mas será que os fabricantes de CDI não pensam nisso antes de vender o produto?

É essa questão do ponto e avanço que eu tenho minhas dúvidas, porque na questão da manutenção zero eu já estou por dentro. Sou um novato no mundo de mecânica de moto, antes só conhecia um pouco de Fusca, hehe.

Diego.fcs
28-10-08, 08:41
Olá Cigano, então cara, tenho uma bolinha com CDI 12V e é o seguinte, se ela pede desempenho com CDI e platinado anda melhor, então ela complatinado deve andar igual uma 200cc... hehehehe...

Perder desempenho não perde, vai da regulagem do mecânico e acerto do conjundo, claro que também do estado/manutenção da moto... A minha nunca tive problemas, anda igual a todas as outras 125cc que já tive e não fica atrás das novas não...

O negócio que o pessoal fala do platinado é que ele num tem limitador, então a moto vai até o talo mesmo, no CDI não, e por isso os que preparam gostam, mas isso pode danificar o motor.

A resposta do CDI também é melhor, no platinado se vc tá andando e vai dar uma retomada o platinado dá uma segurada e só depois que o motor vai, tipo uma pequena falhadinha...

Se é moto para uso direto eu acho que compensa colocar CDI sim, tá cada vez mais difícil achar platinados bons, e tão ficando cada vez mais caros... Comprei pra minha uma mesa nova com CDI e paguei 40 conto e tá perfeito...

DOUGLAS 00
28-10-08, 11:24
A minha perdeu bastante em retomadas com o CDI...

Não falha, mas perdeu uma fatia do torque.

MarciON
28-10-08, 13:42
cdi é mt mais baoo soo
eu recomendo :D

Guilherme Mcnasty
28-10-08, 14:15
CDI desses tipo kit conversor PERDE desempenho sim. Em geral precisam de acerto no ponto(alterando a posição do volante no virabrequim, sem usar chaveta). Esses kits NÃO possuem avanço de ponto, ele fica sempre estático, por isso a moto fica xoxa em baixa e não fica solta na alta. O platinado original da moto possui uma espécie de avanço mecânico(equele esqueminha com molas dentro do volante). Na lenta ela fica atrasada, e conforme vc acelera a força centrífuga faz as molas esticarem, alterando a posição do ressalto do contato do platinado, adiantando o ponto de ignição.
O esquema é colocar um cdi de today/titan. Só que aí vai ser necessário alterar estator, volante, CDI, chicote e instalar um regulador/retificador. O gasto é bem maior, porém o resultado tbém é bem melhor, tanto em desempenho, consumo qto funcionamento de elétrica em geral.

DOUGLAS 00
28-10-08, 16:09
Eu troquei toda a elétrica, passando pra 12V. porém usei um kit paralelo, e não ficou o bixo...

Em todo o caso, logo vou vender essa porcaria de Cg...

Stone
28-10-08, 19:19
ihhh, num fala assim da CGzinha :(
minha ML perdeu bastante rendimento com o CDI, o platinado eu sempre deixava um pouquinho adiantado, saca? ]:) :G

Cigano Bikes
28-10-08, 19:32
Só sinto a minha meio enrolada em alta rotação, mas já consegui dar a máxima nela no plano e 90 km/h com garupa, sinto só, também, que é meio mole pra desenvolver numa subida, mas daí já não sei se é característico do motor ou culpa do CDI.

Eu vi o meu aqui, não sei se é de Titan, mas é da marca Megatron, uma coisa assim.

agm2112
28-10-08, 20:47
O negócio é não usar esses CDis tabajara ... para carros com GNV existem uns sistemas similares para alterar a curva de ignição, que podem ser totalmente configuráveis, alterando a curva graficamente no PC... será que não existe algo parecido pra motos ?

Stone
28-10-08, 20:57
sim, é usado para competições e é muito caro :G

Diego.fcs
29-10-08, 14:11
A minha num sei ao certo como foi a adaptação, mas tá boa... Apesar de ser paralelo, mas num foi dos mais malandros...

O que farei ainda nela que já devia ter feito mas num manjava é trocar toda a elétrica, comprar chicote novo e tal e um CDI desses de today ou da titan...

DOUGLAS 00
29-10-08, 16:53
ihhh, num fala assim da CGzinha :(
minha ML perdeu bastante rendimento com o CDI, o platinado eu sempre deixava um pouquinho adiantado, saca? ]:) :G


A minha vive queimando lâmpada, não anda ***** nenhuma e toda vez que eu penso em reformar, ela quebra algo...

Inicio do ano vendo ela.

Stone
29-10-08, 20:56
reforma ela de vez, aí é só manter, como uma moto nova :D

DOUGLAS 00
30-10-08, 10:45
reforma ela de vez, aí é só manter, como uma moto nova :D


O problema é que já investi mais de 1000 reais na moto e ela nunca fica boa...

O motor foi pro saco duas vezes. As valvulas estavam gastas e troquei. logo depois o motor flutuou valvulas. E depois de refeito, naõ aprovou.

A elétrica foi trocada, e mesmo assim vive queimando lâmpadas.

Tem que pintar a moto.

A suspensão dianteira é toda nova e vive vazando.

Tenho que concertar os relógios.

Enfim, enchi o saco por que a moto vive dando problema... Início do ano pretendo ir para uma moto um pouco mais nova...Uma today ou dream talvez... pois não quero financiar nada daqui pra frente, só comprando a vista...

Diego.fcs
30-10-08, 14:59
Douglas, é como o Stone falou, isso aí tem que desmontar tudo e refazer tudo o que tiver que fazer, foi o que fiz na minha, só tive problemas nos primeiros 1000km, mas tudo questão de regulagem e acertos... Agora tá com quase 7000km e nunca tive problemas, é como moto nova mesmo, gastei uns 2000, mas não terei problemas tão cedo... E vale a pena...

Cigano Bikes
30-10-08, 20:32
Existe CDI com avanço ou é tudo "fixo"?

Cigano Bikes
30-10-08, 20:35
O que eu devo trocar, caso queira dar um "upgrade" no meu CDI Megatron e deixá-lo menos amarrado?

Diego.fcs
31-10-08, 08:38
Cigano, tem que ver se realmente é o CDI, talvez falte um acerto aí... Dá uma geral nela, carburação, filtro de ar, vela, dê uma andada com ela na pista as vezes, com gasolina boa se vc ver que ela continua amarrada aí dá uma conferida...

O seu carburador é original?? O que fez a minha melhorar um pouco foi um bura de Titan 99, com ecco...

DOUGLAS 00
31-10-08, 11:15
Douglas, é como o Stone falou, isso aí tem que desmontar tudo e refazer tudo o que tiver que fazer, foi o que fiz na minha, só tive problemas nos primeiros 1000km, mas tudo questão de regulagem e acertos... Agora tá com quase 7000km e nunca tive problemas, é como moto nova mesmo, gastei uns 2000, mas não terei problemas tão cedo... E vale a pena...


O problema é que com 2 mil a mais eu pego uma Titan ou Ybr...

Diego.fcs
31-10-08, 13:31
O problema é que com 2 mil a mais eu pego uma Titan ou Ybr...


Eu pensei nisso na época, só que se eu pegar uma Titan por esse preço terei que gastar um tanto para deixar ela do jeito que gosto (impecável e tudo novo e original), aí chegaria no valor de uma CB, mas daí para dar uma geral vai mais 1000 e chega no valor...

Se for fazer essas contas vc acaba chegando numa Sport 0km duns 50.000 reais... :D

Cigano Bikes
31-10-08, 20:41
O carburador da minha é mais recente, o mecânico disse que por causa da alavanquinha do afogador de plástico esse carburador não é o original (que ele disse ser de metal, a alavanquinha). Mas eu estou em boa companhia com o carburador, já que ele é um Keihin japonês original Honda, mas não tem ECCO.

Dei só uma regulada nas válvulas e passei a usar só gasolina aditivada mais uma aditivaçãozinha adicional que eu faço em casa com o aditivo da Bardahl (aquele de embalagem laranja).

Essa de aditivação, desde que eu passei a usar no fuscão direto, nunca mais tive problema com carburador sujo nem desregulagem frequente de motor, por isso passei a usar na moto também (também instalei um filtro de gasolina para ajudar).

Essa moto minha ficou um tempo parada, não sei quanto (não parada de todo, mas com um uso menos frequente). De motor ela está muito boa, boa compressão, boa acelerada para quem não conhece moto... mas o meu irmão que tem a ML 82 original deu uma volta nela e achou a minha CG ligeiramente mais fraca que a moto dele, mas como ela não engasga, estoura, falha, pega difícil e dá 100 no plano e sobe morrão de dois com algum esforcinho, acho que o CDI pode ter deixado ela um pouco mais fraca mas nada que atrapalhe, afinal. Só que eu queria um comportamento como o de qualquer outra moto original da época, sem firulas... no meu fusca eu troco platinado uma vez por década, mas pra fusca ainda se fabricam platinados pela Bosch, enquanto que acho que na CG temos que confiar em platinados de marcas desconhecidas ou mesmo sinistras.

Por ora fico com o CDI, mesmo porque estou um pouco quebrado.

Diego.fcs
02-11-08, 14:28
A ML anda um pouco mais que a bolinha, mesmo a 82, ela tem um carburador maior e acho que é 12,5cv, mesmo as ML bolinha eu acho, e a bolinha é 11cv...

Quanto ao carburador eu tenho 2 originais aki, 1 deles instalado e os 2 tem a alavanca do afogador de plástico, é normal isso...

Se ela ficou muito tempo parada é questão de limpeza mesmo, aconteceu isso recentemente com minha moto, tive que fazer uma limpeza no bura e troquei a vela, ficou beleza novamente...

Stone
02-11-08, 16:39
minha ML mesmo sendo motor ohv nos documentos diz ter 14cv, o carburador dela é de 20mm igual das CG, das cgs mais velhas se não me engano é 22mm (pelomenos minha bolinha é 22mm)

Diego.fcs
02-11-08, 22:06
Então Stone, pelo que andei pesquisando, o carburador da Bolinha é 20mm, o da ML é 22mm e o da Turuna 24mm... Das cgs mais novas que tem ecco são 22mm também...

A Turuna desde as primeiras eram 14cv, as primeiras MLs eram 11cv como a cg, depois que teve motor OHC ficou com a mesma potência que a Turuna... Dá uma olhada...

http://www2.uol.com.br/bestcars/mp/hondas-1.htm