PDA

Ver Versão Completa : Porque você lava sua moto ?



tasmotos
29-10-08, 15:40
Ola Amigos,

Sou novo no "Pequenas Notaveis", tenho 53 anos, ando de moto desde os 15 anos, sempre tive motos de pequena e média cilindradas, atualmente tenho uma Suzuki Yes, minha primeira moto foi uma Yamaha FS1 50 cc na decada de 70. Para sobreviver trabalho com consultoria contabil, mas para "VIVER", lavo motos artesanalmente para clientes amigos, ou amigos clientes, como queiram, mantenho contato por e-mail com mais de 200 motociclistas, envio regularmente matérias sobre motos e motociclismo, e em especial sobre manutenção e conservação de motocicletas.
Como faço o trabalho de lavagem de motos a mais de seis anos, cheguei a conclusão que a lavagem e limpeza da moto esta mais ligado a conservação do que a beleza.
E voce o que acha?
Porque voce lava sua moto? :
Porque voce vai sair a noite ver as minas, e a motoca tem que estar reluzente;
Porque choveu e sua moto esta cheia de barro;
Porque voce vai viajar com os amigos e gosta de mostrar a moto "brilhando";
Porque voce tem mania de limpeza.
Ou porque voce se preocupa com a conservação de sua moto ?
Voce sabe o que representa tecnicamente, uma lavagem correta e periodoca em sua moto...

Estarei a disposição de todos para discutir o assunto, pois ele é muito interessante e polemico,

Abraços,

Tomás

agm2112
29-10-08, 15:46
Eu lavo minha moto .... porque se ela fosse suja, não seria minha moto ... tem 17 anos, 30.000km e se ela não estiver absolutamente impecável, eu nem durmo de noite !

Luigi
29-10-08, 15:47
Eu lavo, pra manter limpa :-/

Mas falando sério, tenho raiva de moto suja, tu encosta nela e s esuja todo, se ela tá "limpinha" pra mim tá bom, mas toda semana, ou no máximo a cada 15 dias dou uma geralzona nela, e nesta geral já faço uma "revisão básica" (pastilhas, pneus, lubrificação, lampadas, buzina, espelhos, lanterna, etc)

pedrohools
29-10-08, 15:53
eu lavo pra
(X)Porque voce vai sair a noite ver as minas, e a motoca tem que estar reluzente;
(X)Ou porque voce se preocupa com a conservação de sua moto ?

Posta mais ai de suas matérias, fiquei curioso!

Abraço!

lion
29-10-08, 15:54
eu lavo por todas as opções acima.
porém no meu fim de semana ou eu lavo ou eu uso a motoca pra passear, ela ta bem suja agora
quanto custa uma lavagem artesanal? o que é uma? Desmontar e lavar?
pq levo nos postos aqui e infelizmente eles soh jogam agua, secam e passam vaselina...

Tqf2
29-10-08, 17:18
Lavo a moto
Pq a sujeira estraga algumas peças ;)
Pq a sujeira acaba com o visual da moto, deixando qualquer moto feia ;)
Pq moto suja é sinônimo de dono "sujo" (porco) :G
Pq moto limpa é mais bacana pra apresentar pras minas e pros amigos... :P

e pq gosto de moto limpa e pronto........ :lol:

superkyo
29-10-08, 17:24
Lavo pq naum gosto mto de ve-la toda suja e pq a poeira fica riscando tb, mas msm assim lavo pouco pq naum tenho SACO pra ficar lavando ela toda semana........Naum lavo corrente e etc, pois naum tenho SACO tb e nem sei exatamente como fazer........

Como no geral nunca ela fica suja demais naum me importo mto, afinal naum pego terra nem barro pelo caminho, porém está suja de CIMENTO atualmente, tava na avenida quando na curva um daqueles caminhões q levam cimento fresco teve algum problema q derramou um monte de cimento na rua e naum deu pra desviar passei por cima, dai tá cheio de cimento já duro pela moto é facil de tirar sai com o dedo, mas é mto chato ficar tirando então tiro um pokinho por lavada.......

R.L
29-10-08, 17:39
caraca, minha moto tah muitoo sujaa, e sei la, num tenho muito paciencia de lava a motoo, vo ve se levo esse fds no posto, la os caras lavam direitinhoo, fika um brinco a moto, melhor q lavagem em casaaa :OK:

Cinho
29-10-08, 17:42
A resposta estaria na pergunta... porque você toma banho?? :drool: :lol:

E sinceramente... pagar 10 pila para ver os caras atirar água suja com sabão.. lavo em casa....
trabalhei 1 ano e 8 meses numa lavagem de carro quando tinha 17 anos... trocava a água para cada carro.. o pessoal me chamava de louco.. lavava como se fosse meu...com todo carinho. :lol: moto então, por mais chato que era ainda dava uma atenção mais demorada mas tbm não podia fazer milagre... quando pegava um motoqueiro chato ainda falava... vai pra casa, pega a escova de dentes velha e uma querosene e te diverte :lol:

PS: não querendo ser chato :G coloca o titulo em minúsculo :P

TorteX
29-10-08, 17:44
Eu lavo pra ela ficar limpa ué! ahaueuhaehae
Ja tive mais paciencia no inicio..
Mais tambem não deixo a moto suja...sempre dando uma geralzona nela...

FabricioFabuloso
29-10-08, 17:47
Olá tasmotos... Seja bem vindo :OK: Mais um Sorocabano no Fórum... Gostaria de avisar que editei seu tópico pois o título estava em letras maiúsculas e na linguagem dos fóruns isso significa que vc está gritando... Tópicos com título em letras maiúsculas são proibidos.. peço que quando tiver um tempinho de uma olhada nas regras do nosso fórum... peço isso pois se todos seguirem as lregras o fórum fica melhor para todos...

Lavo minha moto pois gosto dela... portanto gosto de ver ela limpa... afinal temos q valorizar o que temos...

Abraços

Joao XTZ
29-10-08, 18:45
Lavo a moto
Pq a sujeira estraga algumas peças ;)
Pq a sujeira acaba com o visual da moto, deixando qualquer moto feia ;)
Pq moto suja é sinônimo de dono "sujo" (porco) :G
Pq moto limpa é mais bacana pra apresentar pras minas e pros amigos... :P

e pq gosto de moto limpa e pronto........ :lol:


chitaozinho jah resumiu minha resposta...bem vindo ao forum...

valeu... :lol: :lol: :lol:

Ivan RJ
29-10-08, 19:39
Seja bem vindo a nossa FAMÍLIA,Tomás.
Raramente eu lavo a moto, acho melhor mantê-la sempre limpa, dá menos trabalho e evita que o excesso de água cause umidade dentro do chicote. Demorou mas apareceu alguém com mais idade que eu e o Ovelha que temos 50 anos, mas acho que ganho do Ovelha no tempo de motociclismo, pois comecei com 12 anos. Um grande abraço a todos os irmãos.

muayzen
29-10-08, 19:43
Desde q peguei o carro minha moto vive imunda!

:s

Rogerin
29-10-08, 19:46
1º Lavo pq me distrai,só tenho o domingo de folga,então me divirto lavando minhas magrelas.
2º Conserva as peças por mais tempo.
3º Minas sempre,ja não tenho uma R1 que chama atenção,então tenho que manter o zelo,o peixe,ops,,,as mulheres se pega pelos olhos e com a carteira. :D
4º Me encomoda ver a moto suja

Stone
29-10-08, 20:41
4º Me encomoda ver a moto suja
[2]

eu lavo minhas sempre que precisa, tento mantê-las sempre limpinhas
ultimamente está chovendo direto, aí nem lavo, mas logo quando dá um dia que não chove eu já to lavando a motoca (ML), passo WD praticamente nela toda, passo lustra-móveis, enfim, tudo para protegê-la, mesmo que no outro dia chova e suje tudo dinovo, pelomenos ela vai estar protegida
já a DT sempre está limpinha na garagem, só saio com ela em dias bonitos
a Bolinha sempre que saio com ela ela volta cheia de lama de cima até embaixo ( :OK: ), aí eu já lavo ela toda, dexo ela limpa, depois de seca eu encho a pistola do compressor de óleo e dou aquele banho nela, de deixar pingando mesm :OK:

douglasybrazul
29-10-08, 20:52
lavo pq quando limpa ela fica muito nova
zerada mesmo
e dai as vezes encero ela toda tbm
fica um espelho
to com a moto a 1 ano e 3 meses
e nunca paguei pra lavar
alp´dlasdpásldap´d

nem pretendo pagar ;D

só se for uma super lavagem daquelas limpa tudo, desmontando a moto
pq lavagens pra sai com ela no finde eu mesmo faço

e fica um espelho :lol:

Dj Serginho Sag
29-10-08, 21:03
Eu simplesmente sou VICIADO em lavar minhas motos !!!!

Lavo com diesel, sabão neutro, re-engraxo a corrente, seco, passo cera e por ultimo, pretinho :OK:

Por que ?

Bão, pra manter elas brilhando e em bom estado...as vezes quebrar uns pescoços (só de H6 :D, pq de Biz :d)

moisespatriarca
29-10-08, 21:05
A minha fica um tempo suja, tipo uns 2 dias :P daí quando eu a lavo ela fica até mais leve!!! :0_0:
E então eu fico contente, ela fica contente, nós ficamos contentes... :lol:

G3si3l
29-10-08, 22:37
faz 2 meses q não lavo a minha :0_0:
faz 2 meses q não para de chover aqui na minha região de SC :(

Quero sol :k

T+

Tales Teixeira
29-10-08, 22:47
Desde q peguei o carro minha moto vive imunda!
:s

Desde q peguei a moto meu carro vive imundo! :lol:

Bem, lavo a motoca pq gosto, da prazer de ve-la toda limpa. Dá uma impressão de que mudou algo.
:)

destbr
29-10-08, 23:01
mais um sorocabano :OK:

eu lavo de vez enqdo só, pois qdo lavo gosto de deixar zerada, com querosene e tudo mais. mas como nao tenho tempo e lavar me toma tempo demais, acaba ficando bem sujinha as vezes.
roda raiada simlpesmente me quebra as costas pra limpar, e embaixo do motor tb!
entao acabo nao lavando sempre, mesmo pq, se eu lavar chove no dia seguinte (sempre!) :G

Roni Breda
30-10-08, 01:11
Seja bem vindo ao forum amigo,

Bem eu lavo a moto pois eu adoro fazer isto, as vezes estou meio de saco cheio e vejo ela e ela olha pra mim, não resisto acabo dando um trato nela.
alem do mais conserva ainda mais ela e minha moto é um doce pra lavar, parece um carro, vc lava as carenagens e dá um trato na corrente e da uma enceradinha e já era.. ela fica maravilhosa

Agora quando eu tinha a YBr nossa era fogo limpar o motor com pincel limpar aquelas rodas raiadas, vixe nossa era complicado, mas mesmo assim eu passava um bom tempo cuidando delas e eu adorava fazer isto, me desestressava totalmente, toda semana dou um trato

alias gostei deste topico

chrespim
30-10-08, 06:02
Seja bem vindo amigo!!

Sou tão caxias com a limpeza de minha moto que nem a lavo, pois não precisa! Sua limpeza é diária, isto mesmo, todos os dias!!

Primeiro passo um espanador para retirar a poeira e depois com um pano bem macio faço ela brilhar, gosto de usar toalhas de rosto! :D

Periodicamente estou enceirando a pintura e demais partes e o motor como é polido é limpo todos os dias também e quando necessário dou um polidinha novamente!! :D

Lavo minha moto por que amo ela e me importo e muito com a conservação dela, se depender de mim ela vai durar para sempre!! :D

Richard
30-10-08, 06:51
Eu lavo pq não gosto de ver minha moto suja...

Com a CB não me preocupava tanto, mas com a Comet, não dá pra deixar uma moto 0km suja neh????

Se bem que as lavagens tem seus prós e contras...

Algumas coisas, aumentam sua vida util e outras, se não tomar os devidos cuidados, acabam mais cedo...

Abraço

Santo Cristo - Poa
30-10-08, 06:57
lavo, para deixa-la limpa, mas isso ocorre só uma vez por mês.

MarciON
30-10-08, 08:24
lavo por varios motivos
pra tar sempre reluzente, apresentavel pras minas e pros amigos :P
pra conservação
pra nao entrar sujeira na onde nao deve
pq minha moto é preta e moto preta aparece muuuito mais sujeira, e alem do mais, moto preta suja risca facil, com a propria sujeira
enfim
adoooro minha moto limpinha :lol: :D :OK:

Kaveira
30-10-08, 08:37
Eu lavo a minha moto...

Porque choveu e minha moto esta cheia de barro e sujeira;
Porque vou encontrar os amigos e gosto de mostrar a moto "brilhando";
Porque eu tem mania de limpeza (a cara da moto/carro é a cara do dono...);
Me preocupo com a conservação da motoca;
Representa tecnicamente, uma lavagem correta e periodoca em sua moto, maior vida útil das peças de acabamento e principalmente da transmissão final.

Mostrar pras minas eu já não preciso mais, sou casado, mas que isso é legal é!

Abraços,

Minervino
30-10-08, 08:41
Porque voce lava sua moto?

Porque voce vai sair a noite ver as minas, e a motoca tem que estar reluzente;
R: Não a noite saio de Carro e saio com minha noiva ! Cs sabem como é né?! rs

Porque choveu e sua moto esta cheia de barro;
R: Como Moro em uma Região de praia,(areia de praia "Australiana" e barro vermelho), sempre tenho que lavar a moto para não danificar a relação.

Porque voce vai viajar com os amigos e gosta de mostrar a moto "brilhando";
R: Queria ter oportunidade de viajar..aff rs

Porque voce tem mania de limpeza.
R: Não mesmo huahuahua

Ou porque voce se preocupa com a conservação de sua moto ?
R: Me preocupo com a minha conservação... tipo por uma falta de manutenção a corrente travar a 60Km ou mais pode ser caixão.!! e tb pela conservação da moto, afinal uma moto bem tratada dura bastante!

Vlw

OBS.: O filtro do carburador "eu acho rs" pode ser lavado com o que ? Água Querosene, Detergente, sei lá?

tasmotos
30-10-08, 09:02
Ai pessoal, como imaginei o assunto levantou poeira... como falei, tenho muitas matérias sobre o assunto, aqui vai o inicio da coisa... para que não fique muito cansativo, irei enviar
em partes....
1 -A lavagem periódica completa, mais que o embelezamento, visa à conservação da motocicleta. Para tomar a decisão de lavar a moto, acima de tudo, deve-se avaliar o estado geral de conservação da mesma, ou seja, examiná-la em profundidade, como motor, transmissão, quadro, rodas, etc. Não se deve deixá-la muitos meses ou anos sem uma lavagem completa, pois os sedimentos e micro-sedimentos com o passar do tempo vão se “fundindo” nas peças e a partir de um certo tempo será impossível removê-los. Se a moto estiver conservada e suas peças realmente limpas, quando ela ficar suja por causa de uma chuva, por exemplo, basta fazer uma rápida lavagem, enxugar que ela ficara novamente bonita. Mas se a moto ficar muitos meses ou anos sem ser devidamente lavada e conservada, ficara impossível remover os sedimentos e assim deixá-la bonita novamente.

Abraços,

Tomás

Sanchooo
30-10-08, 09:03
faz 2 meses q não lavo a minha :0_0:
faz 2 meses q não para de chover aqui na minha região de SC :(

Quero sol :k

T+


[2]²

só muda o local.
|:(

rockerva
30-10-08, 10:14
Eu lavo minha moto pra tira o barro e tb os mosquitos que ficam grudados no farol.

pickloco13
30-10-08, 11:51
ela se sente melhor, eu lavo msm pq esta suja :lol:
e pela blz, ela se sentindo bonita, logicamente, vai andar mais e melhor.

Ninja Pontes
30-10-08, 12:02
lavo pq precisa e pq realmente da outra cara...
ela vai ficando suja com o passar do tempo devido poluição, poeira, chuva e etc.

tanto carro quanto moto, as vezes olho pra eles sujos e da moh desgosto, depois que lava a felicidade toma conta novamente, sem contar que chama muita atenção por onde passa.

o unico problema eh que pra lavar a moto da muito mais trabalho do que lavar carro... pelo menos eu tenho mais trabalho lavando a comet .... nao sei se com a galera eh a mesma situação.

filipeoli
30-10-08, 12:07
Não lavo a minha pq ela é uma trail e só fica bonita suja :G

Zueira, não lavo pq se quiser lavar tenho q pagar caro, pq moro em prédio e nem rola de lavar lá :k

Dj Serginho Sag
30-10-08, 12:20
Eu lavo minha moto pra tira o barro e tb os mosquitos que ficam grudados no farol.



Assassino :d :d :d :d :d :d :d :d :d

heuhauheuHUHUEA :stop:

agm2112
30-10-08, 12:38
tasmotos ....
http://www.pequenasnotaveis.com.br/index.php?action=dlattach;attach=8688;type=avatar

Conheço esse lugar .... é um mirante que tem lá em Cruzeiro, no alto da serra da SP-52 ?

Carlos Roberto
30-10-08, 14:20
Eu não gosto de lavar moto...não tenho paciência. Elas são lavadas apenas quando vão pra troca de óleo. A Drag mesmo tá imunda, principalmente depois da chuva que pegamos ontem.

mantabodyboarder
30-10-08, 14:29
Eu lavo pq chove

agm2112
30-10-08, 14:54
Eu lavo pq chove


Comigo é o contrário ... chove porque lavo ...

Diego.fcs
30-10-08, 14:57
Comigo é o contrário ... chove porque lavo ...


Comigo é assim com carro, demora pra lavar, mas quando lavo, chove...

Minha moto nunca ficou suja, nem sei como ela é suja, lavo quase todo fim de semana, isso porq ela fica a semana toda dentro de uma sala fechada... Se vejo que tem poeira, lavo, se tivé marcas de mão, lavo... E quase toda vez que lavo eu lavo tudo, mas tudo mesmo, até a corrente, e coloco oleo novo...

Faço isso pelo prazer que tenho em ter a moto, e claro, por questões de manutenção né...

vedovatto3
30-10-08, 17:54
Ultimamente não to tendo tempo nem para tomar banho direito, as unicas lavagens que a minha moto ta tendo é quando ela toma chuva.

Sabadão vo lava ela sem falta.

cleo.junior
30-10-08, 18:56
Eu costumo lavar a minha moto com frequência. Não consigo vê-la suja. Pra mim, é uma terapia.

guinomo da pratinha
30-10-08, 20:20
eu lavo a minha porque eu n consigo ver ela suja, da a impressao dela estar velha
eu eu tb gosto de mantela smpre com boa aparencia

mantabodyboarder
30-10-08, 21:22
Comigo é o contrário ... chove porque lavo ...


Bom, sendo mais explicito na resposta, a chuva que lava :P

tomati
30-10-08, 23:33
Bom...ja aviso de ante mão, que a minha opinião é contraria de todos...e pode causar rebeldia hehe...

Acho um ABSURDO, o desperdicio que ocorre de agua para lavar carros, motos, calçadas e etc..mas vou me focar na moto...
Manutenção?quem raios disse que as peças de moto precisam ser conservadas com agua?As partes metalicas?plasticos?negativo..e isso viria no manual...Obvio, existem casos que n tem como, como qdo suja de barro, pega mta chuva e sujeira, mas são exeções..
quem lava constantemente, é por pura estetica..e ponto..

Tem tanta gente passando sede no mundo, a agua irá se tornar mais cara que petróleo, e nós disperdiçando assim...
Em 1 ano com meu ex carro, lavei 1 vez em casa, e 1 no lava rapido..em 2 anos de moto,1 com uma, lavei apenas 2 vezes..e com a atual, não lavei ainda..e não vejo necessidade..pegou chuva outro dia..ta otima...

Fora que muita agua pelo quadro da moto, quando não é retirada pode causar muitos focos de ferrugem..

Voltando a relembrar..essa é somente minha opinião..cada um faz o que acha certo

Doidooo
30-10-08, 23:40
pra mim é básico, moto sempre limpa... todo findi (q n chove) eu lavo a motoka...
todo mundo lava a ropa depois q usa né? ninguem gosta de usar ropa suja...moto idem...

quanto ao desperdício de água... eu uso água da máquina de lavar... reciclagem de água :D

chrespim
31-10-08, 00:01
Quanto ao desperdício de água é a pura verdade! Eu não uso jogar água para manter minha moto limpa, pode parecer difícil de acreditar, mas faz mais de ano que não faço isto.

Limpo ela todos os dias e sempre mantenho a pintura com cera, pois fica muito fácil a ponto de um espanador retirar a poeira! Não gosto de jogar muita água não...

Buça
31-10-08, 00:50
Tomati, tem como lavar a moto havendo um desperdicio minimo dela, é só nao usar mangueira por exemplo...eu sempre jogo um balde de agua na moto antes, ai depois de molhada eu lavo com mais meio balde no maximo de agua e sabão, e um ultimo pra tirar a sujeira, pronto, desperdicio minimo.

E quanto a lavagem não conservar a moto, imagina a crosta de sujeira e graxa que iria acumular em algumas peças, tipo a correia mesmo, e a pintura, putz, a minha é 2006 e eu passo cera todo o final de semana, tá zerada, e isso que é preta.
Há, e no manual diz pra lavar sim, com agua e detergente neutro.
Mas concerteza, eu lavo por estética e por conservação, quem gosta de moto, quer ve-la limpa(menos as de trilha...haeiauea).

È minha opinião tb...isso ai!

agm2112
31-10-08, 06:34
Bom...ja aviso de ante mão, que a minha opinião é contraria de todos...e pode causar rebeldia hehe...

Acho um ABSURDO, o desperdicio que ocorre de agua para lavar carros, motos, calçadas e etc..mas vou me focar na moto...
Manutenção?quem raios disse que as peças de moto precisam ser conservadas com agua?As partes metalicas?plasticos?negativo..e isso viria no manual...Obvio, existem casos que n tem como, como qdo suja de barro, pega mta chuva e sujeira, mas são exeções..
quem lava constantemente, é por pura estetica..e ponto..

Tem tanta gente passando sede no mundo, a agua irá se tornar mais cara que petróleo, e nós disperdiçando assim...
Em 1 ano com meu ex carro, lavei 1 vez em casa, e 1 no lava rapido..em 2 anos de moto,1 com uma, lavei apenas 2 vezes..e com a atual, não lavei ainda..e não vejo necessidade..pegou chuva outro dia..ta otima...

Fora que muita agua pelo quadro da moto, quando não é retirada pode causar muitos focos de ferrugem..

Voltando a relembrar..essa é somente minha opinião..cada um faz o que acha certo


Você toma banho todo dia ?

chrespim
31-10-08, 06:42
Você toma banho todo dia ?
...

Pessoal, vamos voltar ao banho a moto, a questão da água é uma cruel realidade, mas é outro tópico :G

Diego.fcs
31-10-08, 08:35
tomati, eu penso ao contrário, lavo todo fim de semana minha moto, por isso uso muita pouca água e muito pouco sabão, como ela tá sempre limpa, em 5 min eu lavo toda ela e uso muito pouca água...

Se eu fosse relaxado, teria que perder uma tarde toda lavando ela usando muito querosene e/ou óleo diesel, talvez intercap/solupan e muita água... Poluindo mais...

A questão de conservação acho que tá no manual sim, é importante manter a moto limpa para conservá-la, principalmente peças metálicas sem acabamento e cromados... Meu irmão é desses que num lava carro, comprei um parachoque do fusca pra ele, em 2 meses tava todo de ferrugem, porq junta aquela sujeira toda e ferra com tudo...

Isso vai mais da maneira como as pessoas usam a água, pode lavar sempre mas desde que de maneira racional...

douglasybrazul
31-10-08, 09:34
quanto ao desperdicio

lavo a minha com balde

uma vez por ano com mangueira
aldpálda´psdlas´pld


não tenho agua na garagem aiodjasdiojasdio :lol:

agm2112
31-10-08, 10:08
Isso vai mais da maneira como as pessoas usam a água, pode lavar sempre mas desde que de maneira racional...


Exato ... tenho certeza que em uma lavagem de moto gasto menos água do que em um banho normal. Eu uso aquele "interruptor" na mangueira, que acaba com o desperdício. As vezes uso lavadora de pressão, que também economiza água, por incrível que pareça.

mantabodyboarder
31-10-08, 10:33
Eu economizo mais que todo mundo, uso a água da chuva :P


Aliás, vcs que lavam todo fds, pq não captar essa água num tonel e reaproveitar?

amiltonscj
31-10-08, 10:37
Eu economizo mais que todo mundo, uso a água da chuva :P


Aliás, vcs que lavam todo fds, pq não captar essa água num tonel e reaproveitar?


[i] por causa da dengue :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
dificil alguem pensar em algo que impeça os mosquitos
de entrar no tonel ]:) ]:) ]:) ]:)

abraços

tomati
31-10-08, 12:50
Exato ... tenho certeza que em uma lavagem de moto gasto menos água do que em um banho normal. Eu uso aquele "interruptor" na mangueira, que acaba com o desperdício. As vezes uso lavadora de pressão, que também economiza água, por incrível que pareça.


Bom, concordo que existem meios de economizar sim, e de se usar pouca agua..
Fico feliz em saber que os camaradas do forum se preocupam com isso tambem..

Mas sinceramente, tirando os poucos que fazem ,a maioria n tem essa consciencia, digo da populaçao toda..quantas mulheres vcs nao vem lavando calçada, largando mangueira aberta, pra lavar carro e motos a msm coisa..eu so n concordo com isso...

E além do mais, tomo banho sim, todo santo dia..porém, a torneira fica fexada..abro somente pra molhar, e pra tirar o sabão após as esfregações..
Respeito a opinião de todos, porém só gostaria que todos tivessem o conhecimento que n vai demorar mto pra guerra sair do petroleo e vir pra agua..o problema é que sem petroleo vivemos..

Enfim, vou continuar lavando o minimo possivel minha motoca..e pelo contrario, apesar da idade dela, 1999, acho que ela está bem conservada
abraço

Diego.fcs
31-10-08, 13:28
Isso é real tomati, o que mais vejo é aquelas mulheres com a mangueira aberta jogando água na calçada, coisa mais inútil que tem é lavar a calçada da frente da casa, sempre vai estar suja, num precisa lavar...

Luigi
31-10-08, 13:30
Eu não economizo agua não, porque se eu não usar ela, ela vai seguir seu curso no rio, e vai ser poluida de qualquer maneira, então uso abuso e foda-seuso!

PS: pra quem se pergunta, onde eu moro, há nascentes de agua 100% potavel e limpa (testado e o escambau) no qual colhemos ela e usamos para banho/roupas/lavação.

Se eu não usar ela, ela via desembocar no Rio que é poluidaçõ :stop:

sandro_ventania
31-10-08, 14:32
nenhuma moto gosta de agua...quem lava toda semana só está contribuindo para o fim de sua moto.
Só devemos lava-la quando gruda lama ou muita poeira pois a lama segura a umidade sobre as partes metalicas.
Moto feliz é moto seca e lubrificada.
Se ela não tá muito suja, passe apenas uma franela seca pra tirar a poeira dela e um oleo de silicone pra deixar ela bonita e pronto!
repito...agua só estraga a motoca!

G3si3l
31-10-08, 14:40
Lavei Hoje :drool: :drool:

T+

amiltonscj
31-10-08, 15:41
Se ela não tá muito suja, passe apenas uma franela seca pra tirar a poeira dela e um oleo de silicone pra deixar ela bonita e pronto!


o que seria uma franela ]:) ]:) ]:) ]:)

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:


abraços

Luigi
31-10-08, 16:14
Eu moro em rua de barro, então ela SEMPRE tem lama, hahahahaha

Se eu morasse eu local asfaltado, com certeza não lavaria (como lavo hoje com máquina de pressão) todo final de semana!

TorteX
31-10-08, 16:54
Acabei de lavar e polir o tanque....
No caso, foi o frentista BURRO que deu uma banho de gasolina no meu tanque! |:( |:( |:( |:( |:(

lion
31-10-08, 17:45
aquelas maquinas que lavam a vapor prestam pra tirar sujeira do motor? queria tirar ferrugem com aquele bagulho
meu pai comprou akele skyvap q num serve pra nda

Furious VIPER
31-10-08, 17:46
Acabei de lavar e polir o tanque....
No caso, foi o frentista BURRO que deu uma banho de gasolina no meu tanque! |:( |:( |:( |:( |:(

Qdo pinga uma gotinha ali na saída do bocal do tanque, já mando lavarem o tanque completo... e se virarem gasolina no tanque, tipo de escorrer.. eu simplesmente não pago!
O frentista q vá aprender a abastecer!
Qdo perguntam se tá bom eu digo: "se tu te garante em colocar mais sem virar, coloca.. senõa dxa assim q tá bom"

TorteX
31-10-08, 17:55
É....vo sai correndo sem pagar! huuheauheauhea
Deu nada....ja tampou o tanque antes de completar e passou agua e sabão na hora...por que eu mandei, pq se fosse depender do frentista..."É só passar um paninho pra secar" |:( |:( |:( |:(

Furious VIPER
31-10-08, 17:56
Vou criar um tópico sobre experiências com postos de gasolina! hehehe

superkyo
31-10-08, 18:31
Uma vez pingo uma gota de gasolina no tanque, passou um paninho pra secar e fui embora, qualquer coisa quando é pouca gasolina assim sai mto facil lavando e passando uma cera sei disso, pois quando cai vazo gasolina e eu esqueci !! dai no FDS vi q tava uma mancha no "S" e logo abaixo bem pequenas com CERA saiu facim.......

Quanto ao DESPERDICIO é oq eu já falei, lavo quando tá suja demais e msm assim o consumo domestico é uma parcela mto pequena de toda agua usada pela humanidade, o setor AGROPECUARIO usa uns 69% o INDUSTRIAL uns 22% e somente 9% do gasto é DOMESTICO ( são numeros parecidos com esse naum tenho certeza ), portanto nunca resolveremos o problema da agua se somente o setor DOMESTICO mudar de pensamento, oq mais vale são as mudanças no setor AGROPECUARIO ( principalmente ) e INDUSTRIAL..........

tasmotos
01-11-08, 14:12
tasmotos ....
http://www.pequenasnotaveis.com.br/index.php?action=dlattach;attach=8688;type=avatar

Conheço esse lugar .... é um mirante que tem lá em Cruzeiro, no alto da serra da SP-52 ?


Sim é esse lugar mesmo...
Foi o dia que fui para o encontro de Tiradentes-MG, obs... nesse dia minha Suzuki Yes ficou em casa um cliente me emprestou uma Yamaha XT 660R para a viagem, imaginem a delicia naquelas curvas... foi dez... um prazer que não tem preço...

Abraços,

Tomás

tasmotos
01-11-08, 14:20
Bom...ja aviso de ante mão, que a minha opinião é contraria de todos...e pode causar rebeldia hehe...

Acho um ABSURDO, o desperdicio que ocorre de agua para lavar carros, motos, calçadas e etc..mas vou me focar na moto...
Manutenção?quem raios disse que as peças de moto precisam ser conservadas com agua?As partes metalicas?plasticos?negativo..e isso viria no manual...Obvio, existem casos que n tem como, como qdo suja de barro, pega mta chuva e sujeira, mas são exeções..
quem lava constantemente, é por pura estetica..e ponto..

Tem tanta gente passando sede no mundo, a agua irá se tornar mais cara que petróleo, e nós disperdiçando assim...
Em 1 ano com meu ex carro, lavei 1 vez em casa, e 1 no lava rapido..em 2 anos de moto,1 com uma, lavei apenas 2 vezes..e com a atual, não lavei ainda..e não vejo necessidade..pegou chuva outro dia..ta otima...

Fora que muita agua pelo quadro da moto, quando não é retirada pode causar muitos focos de ferrugem..

Voltando a relembrar..essa é somente minha opinião..cada um faz o que acha certo


E ai tomate

Bom...ja aviso de ante mão, que a minha opinião é contraria de todos...e pode causar rebeldia hehe...

Acho um ABSURDO, o desperdicio que ocorre de agua para lavar carros, motos, calçadas e etc..mas vou me focar na moto...
Manutenção?quem raios disse que as peças de moto precisam ser conservadas com agua?As partes metalicas?plasticos?negativo..e isso viria no manual...Obvio, existem casos que n tem como, como qdo suja de barro, pega mta chuva e sujeira, mas são exeções..
quem lava constantemente, é por pura estetica..e ponto..

Tem tanta gente passando sede no mundo, a agua irá se tornar mais cara que petróleo, e nós disperdiçando assim...
Em 1 ano com meu ex carro, lavei 1 vez em casa, e 1 no lava rapido..em 2 anos de moto,1 com uma, lavei apenas 2 vezes..e com a atual, não lavei ainda..e não vejo necessidade..pegou chuva outro dia..ta otima...

Fora que muita agua pelo quadro da moto, quando não é retirada pode causar muitos focos de ferrugem..

Voltando a relembrar..essa é somente minha opinião..cada um faz o que acha certo


E ai Tomati, beleza?

Legal... gostei... apesar de não concordar eu acho que o forum é para isso mesmo... todo mundo tem direito de dar sua opinião...
Tenho moto a mais de 35 anos e posso lhe garantir que lavagem é conservação... e tambem já faz seis anos que lavo moto profissionalmente, e já fi muitos clientes que conservaram bem sua motos e conseguiram um bom valor de revenda, sem falar no prazer de fazer isso.
Com relação a economia de agua voce tem toda razão precisamos ser conscientes e economizar agua. Durante a minha trajetoria aprendi muito e hoje gasto muito pouca agua na lavagem adotando aguns principios simpels:
-Coloquei um bico redutor na mangueira, e com testes que fiz hoje gasto 70% a menos de agua.
- Só uso agua duas vezes na lavagem, antes e depois... esse tempo todo não pode ultrapassar a mais de 5 minutos de mangueira ligada.
- Para lavar quadro, motor e rodas, uso pincel com uma solução de sabão liquido, agua e querosene.
- Para lavar a lata utilizo um balde com agua e shampoo.
Enfim, lavo cerca de 25 motos por mes e gasto com a lavagem e o uso em minha residencia com 5 pessoas apenas R$ 45,00 por mês.
Continue sempre dando sua opinião, ela é muito valiosa

Abraços,

Tomás

tasmotos
01-11-08, 14:34
Olá tasmotos... Seja bem vindo :OK: Mais um Sorocabano no Fórum... Gostaria de avisar que editei seu tópico pois o título estava em letras maiúsculas e na linguagem dos fóruns isso significa que vc está gritando... Tópicos com título em letras maiúsculas são proibidos.. peço que quando tiver um tempinho de uma olhada nas regras do nosso fórum... peço isso pois se todos seguirem as lregras o fórum fica melhor para todos...



Lavo minha moto pois gosto dela... portanto gosto de ver ela limpa... afinal temos q valorizar o que temos...

Abraços


Ola Fabricio...

Sim sou de Sorocaba, Vi o seu perfil, Sorocaba e São Carlos? como? qual a ligação?,
Bem como voce viu eu lavo motos em Sorocaba para clientes Vips com motos grandes, mas estou feliz com minha Yes. No domingo de manhã entre 11:30 e 13:00 apareço no posto Lotus na Av. marginal, apareça lá, é só perguntar por mim para os motociclistas que ficam por la.

Abraços

Tomás

jaba
01-11-08, 14:41
lavo pq acho q é o minimo q posso fazer por ela
pelo tanto de prazer q ela me da
é isso ae kkkk

lion
01-11-08, 16:06
tas, o que vc usa pra tirar ferrugem e conservar a moto por mais tempo limpa?
minha ybr ehcor escura, e da uma baita tristeza, ela pegava bastnte chuva quando eu viajava e ela ta completamente cheia de pequenas ferrugens, nao sei desmontá-la, também nao sei quanto costumam cobrar pra desmontar e limpar direitinho retirando as ferrugens
deve ser meio caro :/
aceito conselhos cara :D nada melhor que um profissional como vocÊ pra me dizer as medidas a serem tomadas nesse caso :D

tasmotos
01-11-08, 16:58
tas, o que vc usa pra tirar ferrugem e conservar a moto por mais tempo limpa?
minha ybr ehcor escura, e da uma baita tristeza, ela pegava bastnte chuva quando eu viajava e ela ta completamente cheia de pequenas ferrugens, nao sei desmontá-la, também nao sei quanto costumam cobrar pra desmontar e limpar direitinho retirando as ferrugens
deve ser meio caro :/
aceito conselhos cara :D nada melhor que um profissional como vocÊ pra me dizer as medidas a serem tomadas nesse caso :D


Lion,

Beleza... já tivemos duas Ybr aqui em casa, a do meu filho foi roubada...
Bem primeiramente vamos falar das ferrugens... em uso normal, no interior não é comum aparecer pontos de ferrugens, mas em Sampa e no litoral isso é mais comum...
Normalmente quase todas as motos que recebo para lavar e tem varios pontos de ferrugem, ao observar outros detalhes percebo que a mesma foi lavada com o inimigo numero um da motocicleta: o temivel "solupan"... ai cara a coisa pega.
Não tem como resolver o problema de uma só vez... primeiramente deve-se comprar "Ferrox" ou similar... encontrado em lojas de tintas ou materiais para construção, com um pincel pequeno pincele levemente sem deixar respingar nos parafusos e pontos de ferrugem... depois de vinte a trinta minutos proceda a lavagem normal da moto. A partir dai va observando cada ponto onde voce aplicou o ferrox, anguns vão ficar pretos, outros esbranquiçados e alguns nada vai acontecer. Isso acontece porque os materiais são diferentes. Os que ficaram pretos normalmente é ferro puro... esse local ja esta com a ferrugen estancada... nos pontos brancos é material zincado ou aluminio e tambem já esta ok... voce deve limpa-los com querosene e se quiser aplicar oleo com pincel tambem melhora o visual... nos locais que não aconteceu nada voce pode tentar mais vezes.
Bom eu faço uma lavagem artesanal, e trabalho porque gosto do que faço, meu preço é unico R$ 40,00 por moto, e motos com esse tipo de problema soluciono conforme é viavel e não cobro nada por isso, o prazer esta em ver o cliente satisfeito.
Com relação a desmontar a moto, normalmente eu não faço isso, salvo em algumas excessões, dias atraz peguei uma XLX 350 de um amigo e fiquei 30 dias com elas em casa, foram 5 pegas de 6:00 horas cada, desmotei tudo e dei um trato geral... a moto reviveu, a ponto que ele ia vender e depois desistiu. Mas geralmente não desmonto, é muita responsabilidade, espana parafusos...etc... eu só tiro a capa da corrente e em alguns casos a tampa do pinhão. Alguns clientes que tem motos grandes fazem o mecanico desmontar a moto, levar para mim a moto e as peças, e o mecanico leva tudo e depois pega... **** trampo... mas quem tem dinheiro né...
Se voce quiser fazer a lavagem completa depois peça mais detelhes que eu passo...

Abraços

tasmotos

lion
01-11-08, 19:10
quero sim tas
como assim nao respingar nas ferrugens? me falaram pra usar fluido de freio...
os pontos de ferrugem perceptiveis sao na alsinha em volta do farol, bengala, aro e raios.
aguardo resposta por pm ou em topico especifico
grande abraço e muito obrigado!
esse ferrox uso toda vez que for lavar e fazer esse procedimento?

tasmotos
02-11-08, 09:28
quero sim tas
como assim nao respingar nas ferrugens? me falaram pra usar fluido de freio...
os pontos de ferrugem perceptiveis sao na alsinha em volta do farol, bengala, aro e raios.
aguardo resposta por pm ou em topico especifico
grande abraço e muito obrigado!
esse ferrox uso toda vez que for lavar e fazer esse procedimento?

Lion,

Falha no meu texto- Correto: quando for aplicar o ferrox nos pontos de ferrugem deve-se tomar cuidado para não respingar em outros locais da moto.

Fluido de freio- Atenção: nunca usar para nada ele é altamente corrosivo.

A ferrugem (oxidação) em peças cromadas ( aros e escapamento ) e aço polido como a bengala, pode ser removida tambem com "palha de aço" como descrito na matéria sobre remoção de plasticos que postei no tutoriais. Os raios não tem muito o que fazer deve-se evitar a palha de aço porque eles são zincados e "descascam" facil e ai aumenta a ferrugem. Lembrando que esse procedimento somente remove a ferrugem aparente, nesses pontos voce pode, após a limpeza com a palha de aço, aplicar ferrox, pois ele trava a ferrugem, e depois quando for lavar a moto pode passar querosene para limpar e diminuir a incidencia da ferrugem.

Não se deve usar o ferrox todas as vezes, atenção ele é para ser usado pouco e com cuidado, somente nos pontos com ferrugem.

Para evitar ferrugens o bom mesmo é manter a moto sempre limpa e encerada, o que inicia o processo de ferrugem, são os microsedimentos grudados nas peças que servem como reetentor de umidade e inicia o processo de ferrugem.

Abraços,

Tomás

lion
02-11-08, 09:45
muito bom tas
obrigado mesmo!
iniciarei esse processo na semana que vem, no decorrer dos dias vou postando os resultados

abração

Twister
02-11-08, 12:02
quando tá muito suja eu mando lava no posto... porque conheço os caras e o rapaz q lava pra mim ja sabe...

Sem produtos, só agua e sabão no maximo desengraxante na corrente pra depois engraxarmos ela denovo....

quando não ta muito suja passo um pano e prontoooo

ruim eh manter o motor polido...

jordansilva
02-11-08, 22:05
Pra ela ficar lindona!! :P

Carlos Roberto
03-11-08, 23:26
As minhas motos continuam sujas...

Gui motoqueiro
04-11-08, 01:40
cara ñ sei se esa pergunta é muito legal mas... vou fazer

quanto vc cobra pra lavar as motos ???

vc tem o produto específico pra lavar partes cromadas ???

vlw...

Gui motoqueiro
04-11-08, 01:48
esqueci de responder tb hehehe...

lavo pela conservação e lógico pela beleza....

minha titan tá meiu quimada do sol já :d moro em prédio sem cobertura :NOOK:

por isso lavo ela uma ves por mes....

mas a FALCON já é diferente... lavo toda sexta.. pras mina de noite pirá hehehehehe

e como ñ tenho cobertura na garagem.... comprei a capa pra ela logo no mesmo dia que peguei.... ela tá sempre de capa.....

tasmotos
04-11-08, 12:43
Gui
Aqui em Sorocba, lavo motos a mais de seis anos de maneira artesanal, ou seja não uso produtos quimicos, não uso maquina wap etc... tenho uma clientela antiga e trabalho só com agendamento, meu preço é muito barato é R$ 40,00 , que leva cerca de cinco horas, e as vezes chego a pegar varias vezes na mesma moto durante uma semana somando 12 A 15 horas.
Para lavar cromado não tem segredo, qualquer produto limpa, eu uso shampoo automotivo, mas só se melhora o mesmo no acabamento, quando passo cera de limpeza, o cromado fica "zero"
se tiver alguma coisa grudado no mesmo, va até o "Tutoriais" e veja uma materia, que postei, especifica para isso.
Qualquer coisa retorne...

Abraços

tasmotos

Tqf2
04-11-08, 19:47
lavo motos a mais de seis anos de maneira artesanal, ou seja não uso produtos quimicos, não uso maquina wap etc...

Nossa :drool:

É manual mesmo hein.......

Qual a desvantagem de máquinas de pressão de água (Wap)?

tasmotos
04-11-08, 21:34
tqf2

É manual mesmo.. eu chamo de lava lento...
As maquinas de lavar são projetadas para dar custo/beneficio ou seja para lavar rapido em grande quantidade.
O seu uso deve ser cauteloso, principalmente na pintura e locais delicados que estão ainda com terra ou barro, pois pode riscar.
Outro ponto critico são as partes eletricas...
E tambem nas motos refrigeradas a agua o perigo e entortar as frestas da colmeia do radiador...

Abraços

tasmotos

Gui motoqueiro
05-11-08, 01:17
é cara pra um serviço manual e cuidadoso que nem o seu é barato mesmo cara.... percebo que vc lava todas as motos com prazer... como se fossem sua né..... meu pai que é assim cara..... tem sabado que ele passo o dia todo lavando o carro e a moto....

tasmotos
05-11-08, 08:27
é cara pra um serviço manual e cuidadoso que nem o seu é barato mesmo cara.... percebo que vc lava todas as motos com prazer... como se fossem sua né..... meu pai que é assim cara..... tem sabado que ele passo o dia todo lavando o carro e a moto....


Gui...

É isso mesmo, faço porque gosto, mas gosto mesmo, só que eu lavo só moto, não sou muito ligado em lavar carro.
Hoje tenho uma clientela muito fiel, são amigos, alguns ja andaram de moto comigo a mais de trinta anos atras.
Na realidade trabalho com consultoria contabili, e lavo uma moto todo dia a noite de segunda a sexta e no sabado lavo duas motos. Este mes de novembro estou de férias do serviço de consultoria e contabil e estou lavando motos o dia todo.
O vinculo com os clientes (Empresarios, Promotor, Delegados, Médicos, Comandantes da Policia Militar, etc.) vai se tornando uma coisa muito intensa e duradoura, a ponto por-exemplo de muitos me ajudarem em projetos sociais que desenvolvo para pessoas com Sindrome de Down.
O importante não é só lavar motos, mas fazer amigos....

Abraços

Tomás - tasmotos