PDA

Ver Versão Completa : lampada + potente = farol ineficiente



Volverine MF
04-11-08, 21:06
Galera, sei que muitos de nós não estão satisfeitos com o farol de nossas pequenas, e por isso pensam em trocar a lampada original por uma de maior potencia.

Bem, não foi com essa intenção, mas troquei a lampada original por outra mais potente, e o que percebo é que ao invés de melhorar a iluminação ela piorou.

Acho que o que acontece é que o gerador da moto (Titan 97) não dá conta de fornecer a quantidade de energia suficiente para acender a lampada, isto é, a lampada acende, mas não atinge sua eficiencia.

Além disso, a bateria esta praticamente sem carga. Acho que pq a lampada consome toda a carga gerada, não permitindo que a bateria seja carregada.

Bem, fica ai o aviso: colocar lampada de maior potencia pode até piorar a iluminação, além de sobrecarregar o sistema elétrico e impedir que a bateria seja carregada.

Ps.: Coloquei uma lampada diferente da original pq estava sem grana pra comprar uma lampada nova - por isso coloquei uma que meu pai tinha aqui msm -, mas pretendo assim que for possivel colocar uma lampada original, ok.

Furious VIPER
04-11-08, 21:09
Eu sinceramente não sei oq o pessoal reclama tanto das ampadas originais das motos.
Eu rodo todo santo dia dnoite com viseira fumê e iluminação original da YBR 2005... e NUNCA me incomodei.
Qdo eu abro a viseira ainda penso "putamerda... dá pra ver tuuuuuuuuuudo, esse farol ilumina muito"! hehehe
Qdo coloco a viseira cristal pra viajar dnoite ou pegar noite na estrada (fim de tarde e noite)... eu me apavoro...
Sobre as titans antigas, sem lente lisa no farol... será q um bloco optico paralelo de boa qualidade mão é mais negócio??
Um aluno meu fez isso numa CG 1982 ou 1986 (nunca lembro)... ele diz q encherga tudo agora! hehe

douglasybrazul
04-11-08, 21:12
eh a lampada da y eh boa
mas ainda achava ela amarelada
dai coloqie lampada azul
fica top :D :D

moisespatriarca
04-11-08, 21:16
Muitas vezes ( na maioria delas) é só uma questão de regulagem do farol, se por exemplo vc vai andar com garupa (por uma grande distância) tem de regular, vai andar sozinho tem de regular, mecheu no amortecedor traseiro dela, regule..., mais ou menos isso!!!
Muita gente reclama do farol da intruder, eu achei uma regulagem ótima nela e posso andar no breu que enxergo tudo sem problema!!! :OK:

Furious VIPER
04-11-08, 21:18
Muitas vezes ( na maioria delas) é só uma questão de regulagem do farol, se por exemplo vc vai andar com garupa (por uma grande distância) tem de regular, vai andar sozinho tem de regular, mecheu no amortecedor traseiro dela, regule..., mais ou menos isso!!!
Muita gente reclama do farol da intruder, eu achei uma regulagem ótima nela e posso andar no breu que enxergo tudo sem problema!!! :OK:

Viu só?? O cara sabe das coisa, ó!
Regulaaaaaaaaagem é a palavra chave!!

Stone
04-11-08, 21:19
minha ML ainda tinha um farol cibiê original, com aquelas lampadazinhas redondinhas pequenas, iluminava muuuuito pouco, parecia que tinha uma vela dentro do farol, aí eu coloquei um bloco óptico paralelo de titan 99, lâmpada phillips original e mesa do magneto nova (do kit conversor-CDI), putz, ficou outra coisa, ilumina o mesmo que minha titan iluminava :OK: :OK:

Tqf2
04-11-08, 21:21
Hoje em dia não tenho nenhum problema com o farol da moto........... :G bi-xenon

moisespatriarca
04-11-08, 21:24
Querem uma dica de como fazer isso?
Distancie uns 5 ou 8m de uma parede (de preferência à noite), suba na moto e acenda o farol baixo (acho que em alguma motos farol baixo é automático né?), antes dê um afrouxada nos parafusos que seguram o conjunto óptico, nessa distância veja se o facho principal de luz está na mesma altura altura que o farol da moto na parede, regule nessa altura ou um pouco abaixo, mas com você em cima da moto, depois disso fixe bem o farol, ou peça pra alguém fazer e segure pra não desregular de novo, faça o teste na rua, e vá tentando até acertar o "seu" ponto, (isso é muito individual, tentei regular pra um amigo e não ficou a mesma coisa), mas a média de distância é essa!!!
Bem, comigo deu certo assim, boa sorte!!! :OK:

Volverine MF
04-11-08, 21:41
Pô, ja to achando que esse tópico podia ter o titulo de "Como REALMENTE melhorar o farol da sua moto", hehehe

Essa dica aí que o moises deu por exemplo, de regular o farol, isso quase nunca é citado - ou nunca msm - e é fundamental.

O meu farol por exemplo, melhorou muito dpois que regulei a altura dele, mas ainda assim preciso colocar a lampada original, até msm pq a bateria esta sem carga, creio que por conta da lampada mais forte.

Dj Serginho Sag
04-11-08, 22:03
Nossa...da Biz 125 é um horror !!!!!

Tanto é que se pah, vai rolar um xenon nela tbm

GuilhermeRS
04-11-08, 22:13
Wolverine, semana passad andei numa cg97 vermelha sem bateria nenhuma, não tinha força nem pro pisca, pra luz da seta acender tinha que acelerar bastante... :drool: :drool:

O que eu me surprendi foram 2 coisas, que moto resistente, sem bateria, relação f*dida e não arregava e tb me apavorei com a força do motor, anda mais que a fanzinha...

mantabodyboarder
04-11-08, 22:15
Mas "lampada mais potente" quer dizer o que? colocou uma lâmpada genérica (ou xing-ling) que diz ter 55w, ou uma lâmpada boa de 55w?

Pq vc disse que tava sem grana e colocou uma lampada qualquer, isso não adianta nada, tem que ser lampada boa

Volverine MF
04-11-08, 22:18
Wolverine, semana passad andei numa cg97 vermelha sem bateria nenhuma, não tinha força nem pro pisca, pra luz da seta acender tinha que acelerar bastante... :drool: :drool:

O que eu me surprendi foram 2 coisas, que moto resistente, sem bateria, relação f*dida e não arregava e tb me apavorei com a força do motor, anda mais que a fanzinha...
A minha ta assim :drool: :lol:

Mas ela é forte msm, e, apesar de não ter costume de acelerar, ja ouvi falar que é mto forte msm, alias, resistente tbm, é só não deixar faltar óleo que ela continua em frente :clap:



Mas "lampada mais potente" quer dizer o que? colocou uma lâmpada genérica (ou xing-ling) que diz ter 55w, ou uma lâmpada boa de 55w?

Pq vc disse que tava sem grana e colocou uma lampada qualquer, isso não adianta nada, tem que ser lampada boa
Hm, agora não me lembro bem, mas acho q é uma Philips ou Osram que está nela.
O caso é que tava sem grana nenhuma, então coloquei uma que meu pai tinha guardada.
Lampada só de qualidade! Xing Ling além de não durar nada não ilumina bem e é até perigoso, rs.

Richard
05-11-08, 07:18
Hoje em dia não tenho nenhum problema com o farol da moto........... :G bi-xenon


Porem os outros que vem na sua contramão tem... :-/ :-/ :-/

Luigi
05-11-08, 07:44
Eu sinceramente não sei oq o pessoal reclama tanto das ampadas originais das motos.
Eu rodo todo santo dia dnoite com viseira fumê e iluminação original da YBR 2005... e NUNCA me incomodei.

Rodar a noite, e pegar 300km de madrugada em uma rodovia sem iluminação, são 2 coisas diferentes. :Q
Claro que tem muito zé ruela que coloca lampada forte ou xenon pra fazer mala, usa só na cidade que dá pra rodar até com o farol desligado a noite (se não fosse as multas) mas pra viajar em BR's sem iluminação a iluminação original 35w35 das 125~250 é pouca!

Richard
05-11-08, 08:09
Rodar a noite, e pegar 300km de madrugada em uma rodovia sem iluminação, são 2 coisas diferentes. :Q
Claro que tem muito zé ruela que coloca lampada forte ou xenon pra fazer mala, usa só na cidade que dá pra rodar até com o farol desligado a noite (se não fosse as multas) mas pra viajar em BR's sem iluminação a iluminação original 35w35 das 125~250 é pouca!


Isso é a mais pura verdade...

Ainda bem que a Comet é 60w55, pq na CB, por ter um projeto mais velho, passava muita raiva a noite :drool: :drool: :drool: :drool:

Sanchooo
05-11-08, 08:43
se tu colocou uma lÂmpada de 55w na CG.. CONCERTEZA não vai iluminar bem..
troquei a minha, colokei uma lâmpada melhor, mas de 35w... ajudou muito..

sem mágicas.

lâmpadas de 55w, só 250 pra cima.. senão nem adianta. |:(

Luigi
05-11-08, 08:58
Isso é a mais pura verdade...

Ainda bem que a Comet é 60w55, pq na CB, por ter um projeto mais velho, passava muita raiva a noite :drool: :drool: :drool: :drool:


Ué concordando comigo ? Não chove faz 1 semana aqui! Isso é final do fim dos tempos! :lol: :lol: :lol: :lol:

charles_bh
05-11-08, 09:13
Rodar a noite, e pegar 300km de madrugada em uma rodovia sem iluminação, são 2 coisas diferentes. :Q
Claro que tem muito zé ruela que coloca lampada forte ou xenon pra fazer mala, usa só na cidade que dá pra rodar até com o farol desligado a noite (se não fosse as multas) mas pra viajar em BR's sem iluminação a iluminação original 35w35 das 125~250 é pouca!


Luigi,

concordo plenamente com vc, a iluminação de 35w para uma rodovia sem iluminação é pouca sim, para quando rodamos em centro urbano iluminado é mais que suficiente, mas em rodovia é complicado e piora ainda mais se chover, andamos praticamente por rumo.

Eu sempre pego +/- uns 10km de rodovia para voltar para casa todo dia a noite e o farol da XTZ não da conta de gerar uma iluminação boa, mesmo estando regulado.. dia desse atravessou 02 candango na minha frente q só percebi quando ja estava bem proximo, ainda bem q a XTZ não anda muito pq senao era mala pra nos 03.. :k

O Furious VIPER, pode ate achar que é frescura, mas nem todo mundo tem a visão 100% para quem precisa utilizar óculos (assim como eu) sabe a dificuldade que é andar com um farol fraco.

tuiuiu
05-11-08, 09:48
concordo plenamente com vc, a iluminação de 35w para uma rodovia sem iluminação é pouca sim, para quando rodamos em centro urbano iluminado é mais que suficiente, mas em rodovia é complicado e piora ainda mais se chover, andamos praticamente por rumo.

pultz.. vdd.. ja fui pra minha casa anoite e com chuva.. a sorte é q é rodovia pedagiada e tem os zói di gato na pista.. mas visibilidade com o farol da yes anoite e com chuva é quase nenhuma.. :NOOK:
agora troquei a lampada pra uma superbranca paralela..35/35w.. ficou um pouco melhor anoite, mas não testei na chuva.. :P

Luigi
05-11-08, 10:12
Veio eu nem uso óculos, tenho visão perfeita, mas o furios é uma bichona cheia de cri cri, coxinha que só anda na cidade.

Se ele pegar os perengue que eu já peguei :lol:

Tipo subir serra, 21:00 com 1mtr de visibilidade :OK:

Furious VIPER
05-11-08, 10:35
Luigi.. eu só tenho 3 experiências com viagens dnoite/madrugada/com neblina.. onde eu estava com viseira cristal. e 1 experiência em rodovia SEM ILUMINAÇÃO com viseira ESPELHADA...
E te digo q qdo tava de viseira cristal, mesmo sem iluminação das rodovias... não passei aperto não, encherguei td na boa. Agora qdo tava sem iluminação da rodovia e viseira espelhada.. aí fudeu mesmo.
Charles BH... eu uso lentes de contato! hehehe nem pensar em abrir a viseira por mto tempo pq pode entrar algo e ferrar minhas lentes. Mas com a viseira fechada enchergo normalzinho.

Furious VIPER
05-11-08, 10:37
Veio eu nem uso óculos, tenho visão perfeita, mas o furios é uma bichona cheia de cri cri, coxinha que só anda na cidade.

Se ele pegar os perengue que eu já peguei :lol:

Tipo subir serra, 21:00 com 1mtr de visibilidade :OK:


Eu desci serra as 3h da madrugada com visibilidade de 0,99m! :lol: :lol: :lol:
Seu canalha!

TorteX
05-11-08, 10:37
Eu uso a diamond vision na twister....é mais potente que a original, de 35/40 pra 55/60....
To usando faz uns 7 meses por ai, nenhum problema com bateria nem nada...e ilumina muito....
Agora com a Titan....deus me livre, tinha que dar farol alto pra achar as entradas da estrada a noite ahueuhaeuhuae




Lampada só de qualidade! Xing Ling além de não durar nada não ilumina bem e é até perigoso, rs.


Eu usei uma xing ling azul na Titan por mais de um ano, iluminava melhor que a original, era mais bonitinha, custou 4 reais e vendi a moto com ela em perfeito estado! auheuhaehuauhae

moisespatriarca
05-11-08, 10:58
Bem, eu só ando de madrugada, com chuva neblina (visão com menos de 1 metro, com a viseira aberta), vento, poeira (eita :P), estrada mau iluminada, outros faróis na cara, é claro que gostaria de colocar uma lâmpada melhor, mas, enquanto não posso vou me virando com a 35/35 da osram que até agora, depois da regulagem não me deixou na mão!!!

Ontem estava atrás de um carro e o cara colocou a mão no retrovisor dele pois a luz estava incomodando. :lol:

Luigi
05-11-08, 10:59
Furiosa, é zueira, fi, mas se tu já rodou em rodovia sem iluminação a noite, com a lampada 35w35w da Y e achou bom, você deve ter a espada justiceira e visõa alem do alcançe, pqp! :lol:

silverfox
05-11-08, 11:49
o furious acha que o farol da YBR eh tudo isso, pq ele nunca deve ter visto um xenon ligado :lol:

Furious VIPER
05-11-08, 12:15
Furiosa, é zueira, fi, mas se tu já rodou em rodovia sem iluminação a noite, com a lampada 35w35w da Y e achou bom, você deve ter a espada justiceira e visõa alem do alcançe, pqp! :lol:

Pior q eu curto o farol da YBR sim.. eu de brincadeira digo q é uma vela e tal.. mas q nada, ilumina tri bem!



o furious acha que o farol da YBR eh tudo isso, pq ele nunca deve ter visto um xenon ligado :lol:

Nunca vi mesmo... axo q qdo tiver um xenon iluminando o caminho.. eu choro de emoção! hehehe

carnachion
05-11-08, 16:47
Só tem uma explicação pra mim, o Furios ve no infra vermelho (tem night vision).

Farol 35W NINGUÉM merece pra viajar, já viajei MUITO a noite com 125 e digo que tu pode sim passar apuros, com objetos escuros na pista ou animais. A não ser é claro que tenha Night Vision como o Furious...

Furious VIPER
05-11-08, 19:09
Os cara tão sacaneando... mas é real!! Qro ver só qdo eu andar com um farol mais potente... tá loco.. eu vou ver até o futuro!! :lol:

Rogerin
05-11-08, 20:27
realmente o farol 35/35w é um lixo,coloquei uma motovision e não fiquei satisfeito,fui pro "matel" com uma amiga de trabalho e quase entramos numa vaca,comprei uma super-branca 35/35w da eagle eye,que ficou pior,o farol alto não tem foco,só resta agora o xenon,mas acho que tem que trocar o estator da moto,e ai é foda,mais grana (ou menos grana). :lol:

Arroz
06-11-08, 00:12
Então véio, coloquei na minha 150 uma lampada da Phillps 35w que comprei no mercado livre e ficou ótimo.

vandobatera
06-11-08, 00:20
Volverine vê só, no caso da tua moto, como ela é 97, o estator(bobinas que fican dentro da tampa esquerda do motor), se você quiser vc pode alterar a potência da bobina de luz, pois nas motos mais novas elas são todas integradas, mas na sua ela é separada, vc pode mandar um cara desses que trabalham com bobinas "enrrolar" uma com a potência para a lâmpada mais potente.

pedrohools
06-11-08, 00:21
pra mim vcs são tudo fresco :# :#

Luigi
06-11-08, 07:36
pra mim vcs são tudo fresco :# :#


E você coxinha!

RODRIGO_FAN08
06-11-08, 10:14
Farol original das pequenas é bem ruinzinho mesmo, o na minha fan então....mesmo regulado e tal ainda me dava alguns sustos de vez em qdo.Troquei a lâmpada original por uma philiphis motovision e dei "akela" regulada, aí sim deu pra ver diferença...a alta dele é ótima, vê tudo!!

Volverine MF
06-11-08, 12:46
Volverine vê só, no caso da tua moto, como ela é 97, o estator(bobinas que fican dentro da tampa esquerda do motor), se você quiser vc pode alterar a potência da bobina de luz, pois nas motos mais novas elas são todas integradas, mas na sua ela é separada, vc pode mandar um cara desses que trabalham com bobinas "enrrolar" uma com a potência para a lâmpada mais potente.
Opa, vlw a dica, se der qlqr dia vou cotar qto fica pra fazer isso, se bem que deve ser bem carinho, talvez fosse mais facil trocar o farol msm, mas de qlqr forma, vlw a dica. Não sabia dessa.

Mas ATENÇÂO, qdo forem regular o farol é importante que o piloto esteja sentado na moto, sem o cavalete, ou seja, da forma como vão andar nela, pq se regular com a moto no cavalete vai dar diferença, principalmente se for um cara que nem o Furios :G :lol:

paulont
06-11-08, 15:08
coloquei uma lampada de carro 55/60w e ta muito bom funciona normal....

Furious VIPER
06-11-08, 20:23
Mas ATENÇÂO, qdo forem regular o farol é importante que o piloto esteja sentado na moto, sem o cavalete, ou seja, da forma como vão andar nela, pq se regular com a moto no cavalete vai dar diferença, principalmente se for um cara que nem o Furios :G :lol:

Mas o q tem a ver se o cara for bonito na hora de regular o farol? hahaha

Volverine MF
06-11-08, 23:51
Mas o q tem a ver se o cara for bonito na hora de regular o farol? hahaha
Se for bonito q nem eu não dá nada, mas se for feio que nem vc ai fode tudo :lol: :lol: :lol:

lim@
09-11-08, 11:02
volverine na minha moto eu coloquei um rele na fiação da lampada pra não sobrecarregar e derreter os fios , daí coloquei uma lampada mais forte achoque depois da 35w35w vem a 55w60w acho que é essa.. melhorou muito a iluminação da minha , claro que a lampada tbem conta muito, eu coloquei uma cool blue da osram

charles_bh
10-11-08, 12:39
Volverine vê só, no caso da tua moto, como ela é 97, o estator(bobinas que fican dentro da tampa esquerda do motor), se você quiser vc pode alterar a potência da bobina de luz, pois nas motos mais novas elas são todas integradas, mas na sua ela é separada, vc pode mandar um cara desses que trabalham com bobinas "enrrolar" uma com a potência para a lâmpada mais potente.


Se não me engano a XTZ utiliza uma bobina separada para luz tb, sera que da para fazer o mesmo esquema de enrrolar a bobina para dar mais potencia a lampada?

Rogerin
10-11-08, 21:00
Sobre esse lance de colocar relé,isso resolve mesmo?ja vi muita gente falando que é ilusão,que não adianta nada,ja que a moto não gera amperagem suficiente pra tocar a lampada e carregar bateria.