PDA

Ver Versão Completa : Cabo de vela 100% silicone 8mm



chrespim
04-11-08, 23:48
Olá Amigos!!! Sempre quiz um destes na minha motinha:

http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=72281788_3994.jpg&v=O

Enfim, consegui com um vendedor no mercado livre e segundo o mesmo serve em motos, segundo ele tem um cliente que comprou vários e sem problemas, acontece que:

Fiz a instalação em minha moto, de forma simples, apenas retirei o original e encaixei este, claro que ele vem sem a pontinha vermelha menor, só o cabo amarelhino onde encaixamos na bobina.

A única mudança foi deixar na cabeça da vela uma rosquinha que vem nela, para deixa-la mais larga, para servir no encaixe.

Demos a partida e pegou de boas, acontece que a moto ficou com falhas nas rotações abaixo de 3 mil giros, acima disto sem problemas, até o corte subiu para quase aos 11 mil giros.

O que será que pode estar acontecendo? Minha moto é uma titan 125 ks ano 03 modelo 04, com cdi digital pois me parecem que entraram nestas motos a partir de 2002...

O que me dizem?? ;) ;)

chrespim
05-11-08, 03:13
Oi envie um questionamento a cliente do vendedor, informando a situação e ele me respondeu o seguinte:

"Boa Tarde!

Qual o ano de sua moto? Ela já tem cdi digital das motos de 2002 em diante? Pois as motos com cdi até o ano de 2001 com cdi analógico não tem funcionamento perfeito . Tente colocar cdi digital "

Mas como minha moto é ano 2003 suponho que o cdi seja digital, certo? Ao não ser que tenha sido trocado antes de eu compra-la ;)

Santo Cristo - Poa
05-11-08, 06:28
Díficil, ser o CDI, pois se antes estava funcionando, agora também tem que funcionar,

pergunta pro cara que te vendeu, qual é a resitividade e qual a material do metal

chrespim
05-11-08, 12:26
Díficil, ser o CDI, pois se antes estava funcionando, agora também tem que funcionar,

pergunta pro cara que te vendeu, qual é a resitividade e qual a material do metal


Vou perguntar a ele Santo Cristo, já te informo...

Tqf2
05-11-08, 18:08
Pra que serve um cabo desses.......?

Ivan RJ
05-11-08, 18:51
Chrespim, eu sou um pouco resistente a mudanças se o material original ainda estiver em bom estado. Time que está ganhando não se meche. Verifique se a capinha de adaptação da vela está bem apertada, essa capa é danada pra afrouxar. Tire a vela, prenda em uma chave de estria e com o alicate aperte a capa. Qualquer coisa mantenha contato. Um grande abraço a todos os irmãos.

jeffin
05-11-08, 19:52
xiii i agora?

Cyber
05-11-08, 21:23
na cgzonha antiga minha eu usava um desses.

http://img.photobucket.com/albums/v400/cybertormentor/Cg%20Blue%20Comet/bcimg12.jpg

Numca tive problemas instalei e boa funcionou, a diferença que este que eu usava era um Accel original, tem alguns no ML que são uma porcaria não são cabos transtorizados que fazem a faisca passar melhor, alguns chegam até a restringir a faisca ou faz ocorrer perdas prejudicando o funcionamento do motor. O esquema se for trocar é comprar um bom cabo e não fazer emendas, compre uma bobina com encaixe assim não se corta nada do cabo e não tem perigo de acontecer essa de falhar.

chrespim
05-11-08, 23:51
Pra que serve um cabo desses.......?


TQF2 este seria apenas estética mesmo, não tenho a intensão de mudar nada na queima, pois a moto já vem da medlhor forma possível...



Chrespim, eu sou um pouco resistente a mudanças se o material original ainda estiver em bom estado. Time que está ganhando não se meche. Verifique se a capinha de adaptação da vela está bem apertada, essa capa é danada pra afrouxar. Tire a vela, prenda em uma chave de estria e com o alicate aperte a capa. Qualquer coisa mantenha contato. Um grande abraço a todos os irmãos.


Isto eu já verifiquei, apertei bem...

É Cyber, pode ser a qualidade do cabo, bem, minha bobina apenas encaixo o cabo, ao fazer a troca, apenas puxei e ele soltou, tem uma espécie de agulha onde se encaixa o cabo, é assim uma bobina de encaixe que se refere?

Bem, pessoal, estive em contato com o Marcelo, engenheiro da "Servitec" para questionar se era o cdi, mas de fato não, pois se funciona com o original teria que funcionar com este.

A bobina também, pois retirei o original, e quando o coloco de novo funciona normal.

O cabo de silicone não é resistivo e o material condutor é de cobre...

O que pode-se notar e concluir é que este cabo de silicone que estou tentando colocar só passa a corrente elétrica em altas rotações, ou seja, quando se tem uma tensão elevada, tudo leva a crer que a condução está falha...

Continuarei estudando mais sobre, legal que estou aprendendo muitas coisas sobre estes pontos da moto, até descobri que tem velas iridium para a minha moto e que a vela que estou usando em minha titan 123 ano 2003 não está correta, pois não é resistiva, devo usar a NGK "DPR8-EA9" e estou com uma da titan 99 que tem a mesma temperatura, mas não é resistiva "DP8-EA9"

O que é uma vela resistiva?
A vela de ignição resistiva possui um resistor interno que normalmente é de 3 a 7,5 k e em alguns casos é de 1 a 2 K, os mesmos têm por função reduzir os ruídos e interferências eletromagnéticas provocadas pelo sistema de ignição (RFI).

Esta interferência é extremamente prejudicial, principalmente nos veículos atuais que possuem diversos sistemas eletrônicos, tais como:

* Injeção eletrônica de combustível
* Cambio automático (eletrônico)
* Controle eletrônico de tração e estabilidade
* Sistema de Air Bag
* Rede CAN

No caso da minha moto seria o CDI que é digital... vou trocar urgente! :D
http://www.ngkntk.com.br/velas/images/resistivar3.gif

Cyber
06-11-08, 00:02
Volto a afirmar que pode ser a qualidade do cabo, este q usei na cg, não tive problemas e funcionava em qualquer rotação normalmente

chrespim
06-11-08, 00:04
Volto a afirmar que pode ser a qualidade do cabo, este q usei na cg, não tive problemas e funcionava em qualquer rotação normalmente


É cyber, localizei o vendedor deste cabo da Accel, mas ele uma vez me disse que não tinha mais, e agora estou tentando de novo, quero um destes, se não dessa vez, vou trocar por este que me sugeriu... Obrigado pela ajuda!

Santo Cristo - Poa
06-11-08, 07:31
sei lá pessoal, no mercado tem outros cabos de mais qualidades que esse de silicone.

hoje a noite vou tirar uma foto de um legal

Stone
06-11-08, 20:39
tenta tirar o cachimbo da vela e plugar o cabo direto na vela, se funcionar, blz, é o cachimbo
e com a moto ligada em marcha-lenta pega um alicate e vá afastando o cabo da vela, aí tem que dar uma faísca até uns 1,5cm mais ou menos, caso contrário tem alguma coisa errada, a faísca está muito fraca, aí vc faz o mesmo procedimento com o cabo original e compara até que distância a faísca pula do cabo para a vela, esse cabo novo tem que dar faísca no mínimo da mesma potência do cabo original

obs.
na bobina e no cachimdo é para ter tipo um parafusinho, então o cabo tem que ser enroscado
NUNCA encoste na faísca, a não ser que vc quer que seus cabelos fiquem em pé

chrespim
07-11-08, 00:07
tenta tirar o cachimbo da vela e plugar o cabo direto na vela, se funcionar, blz, é o cachimbo
e com a moto ligada em marcha-lenta pega um alicate e vá afastando o cabo da vela, aí tem que dar uma faísca até uns 1,5cm mais ou menos, caso contrário tem alguma coisa errada, a faísca está muito fraca, aí vc faz o mesmo procedimento com o cabo original e compara até que distância a faísca pula do cabo para a vela, esse cabo novo tem que dar faísca no mínimo da mesma potência do cabo original

obs.
na bobina e no cachimdo é para ter tipo um parafusinho, então o cabo tem que ser enroscado
NUNCA encoste na faísca, a não ser que vc quer que seus cabelos fiquem em pé


Exatamente Stone, na bobina e no cachimbo (original) há uma rosca, e rosqueamos o cabo, seu rasciocínio foi muito bom...

Hoje fiz o seguinte, coloquei o caximbo de silicone (vermelho) com o cabo original e a moto falhou, inclusive meu painel digital travou, :o :d Mas dai pensei, quando algo trava, devemos retirar a bateria, tirei o contato da bateria e ele voltou ao normal :) ufa...

Agora vou testar o cabo de silicone no cachimbo original, tenho por mim que o problema via estar no cachimbo vermelhinho...

Se for este o problema, penso em conseguir um cachimbo vermelho, sei que tem uma motinha 125 estradeira da honda que tem, não sei o nome dela agora, crf 125, cpf 125, sei lá, algo assim, alguém sabe ;) ?? Dai coloco o cabo amarelinho nele e fechou!
É igual este aqui ó:

http://www.wemoto.com/library/bikes/japanese/honda/nx125-transcity-2002/osen.jpg

Depois posto os resultados!

chrespim
07-11-08, 02:03
Achei pessoal a moto é a honda xlr 125 ano 2000 que tem o cachimbinho vermelho, será que eu consigo encontrar?

http://images.quebarato.com.br/photos/big/C/2/C88C2_1.jpg

GuilhermeRS
07-11-08, 23:16
MAs vc quer o cachimbo dela só por causa da cor???

chrespim
08-11-08, 00:23
MAs vc quer o cachimbo dela só por causa da cor???


:lol: :lol: Sim :D

Para ficar amarelinho e vermelho :P

Como suspeitei amigos, fiz a troca utilizando:

Cachimbo original + cabinho amarelo

E deu certo, funcionou!

Realmente a perda de corrente em baixa estava sendo devido ao cachimbo de silicone sem resistividade...

allbass
08-11-08, 09:37
agora é so arrumar esse cachimbo da XLR, tentar ver um original pra nao ter problemas,
talvez na concessionaria vc encontre

Stone
08-11-08, 12:01
mas cuidado pq tem que ser um cachimbo resistivo, se não for pode dar interferência na parte elétrica da moto

TorteX
08-11-08, 12:34
Achei pessoal a moto é a honda xlr 125 ano 2000 que tem o cachimbinho vermelho, será que eu consigo encontrar?




Até 2010 vc axa, são obrigados a produzir peças de motos no minimo 10 anos depois que ela para de ser fabricada....

chrespim
08-11-08, 17:34
agora é so arrumar esse cachimbo da XLR, tentar ver um original pra nao ter problemas,
talvez na concessionaria vc encontre


É este aqui ó...

http://www.clubedasmotocas.com.br/loja/images/Pe%E7as/Honda/Eletrica/CachXL125.jpg

Na net já achei para comprar, mas pedi para um amigo da oficina ver se acha para encomendar, dai não pago frete... :D



mas cuidado pq tem que ser um cachimbo resistivo, se não for pode dar interferência na parte elétrica da moto


Então stone, este é resistivo e quero original da ngk, prá lá!! :OK: :OK:



Até 2010 vc axa, são obrigados a produzir peças de motos no minimo 10 anos depois que ela para de ser fabricada....


Que bom!!!! Depois posto fotos! :D