PDA

Ver Versão Completa : No lamaçal...o que fazer?



sandro_ventania
10-11-08, 17:03
Pessoal, outro dia tava pegando uma estrada desconhecida e no final ela tinha um trecho de chão...vou bem, quando de repente vejo um trecho de lama pura...tinha as marcas dos carros então falei...vai dar...reduzi pra 2ª e acelerei tudo...sambei igual nega maluca, mas no final tive que atolar o pé na lama pra não cair :s :d
Fica a pergunta...qual a melhor maneira de atravessar um lamaçal??

Tqf2
10-11-08, 17:09
o Segredo não é acelerar tudo..
é manter um giro razoável, e uma marcha boa, tipo 2ª..
e claro.. se equilibrar......

VC tem um STX.....? uma moto boa pro barro hein... num era pra botar o pé no chão não..
Eu já atravessei lama bem alta de XR.....

superkyo
10-11-08, 18:06
Engraçado q o BRASIL é um pais com a maioria das estradas de terra e naum gastam nem 15 minutos do CFC pra explicar como proceder para atravessar um atolero !! São 30h de CFC q vão passar para 45h e nem tocam nesse assunto, quando vou pra ILHA COMPRIDA-SP ( agora tão asfaltando as ruas, mas ainda uns 90% é terra q vira atolero ) oq se ve de gente com caminhonete grande esgulando para passar um trechinho ruim e quase atolando por causa disso naum é brincadeira, enquanto isso quem sabe passa facil de carro popular por sorte meu pai sabe como fazer e me ensinou, pois se for depender do CFC tá frito.........

Pior q quem passa esguelando o motor ainda cava no atolero e complica quem vai passar depois, sem falar no risco de perder o controle como vc msm percebeu.....

O segredo é oq TQF2 falou pra qualquer veiculo, marcha baixa e na faixa de giro q tenha um bom torque.......

Tqf2
10-11-08, 18:53
nada de patinar pra passar em atoleiro...
O cara num pode ser "afobado", tem que ser calmo... pq o veículo vai...

MarciON
10-11-08, 19:18
é isso aí
se acelerar td, vai só tender a destracionar, e a vc acabar parando por conta disso
manda um giro mais baixo e deixa a roda ir constante q é melhor

abç

henrique
10-11-08, 20:22
larga uma 2ª e vai na manha mantendo o equilibrio na moto.. vc tem q sentir na hora pode ser necessário sentar mais atras no banco pra poder firmar mais a roda traseira ou ter q ficar em pé e fazer peso pra trás tbm.. no momento vc vai se achando.. mas se treinar pega o jeito.. o problema vai ser se o pneu grudar barro e ficar liso.. pq o pneu original vai te dar pouca tração no barro ou areia...

tuiuiu
10-11-08, 21:18
issae.. segundinha di bowa e sem pavorá..
tempos atrás fui desviar do pedágio e tava xuviscando.. desvio só pra moto.. pura terra.. parecia asfalto com sabão derretido..  :drool:
resultado.. a y ficou com o lado esquerdo marrom e o outro prata.. mas nem caí.. a moto patinou(deslizou e caiu e eu de pé olhando ela no chão) pq apavorei, dpois aprendi a andar na lamera...
sambei igual nega maluca[2]
vivendo e aprendendo.. :D

jhol
10-11-08, 21:19
entra nuns 100 km/h se derrapa acelera mais ainda
se tive de moto baixa ai *&$#@¨chao chao chao

Doidooo
11-11-08, 03:33
passei por isso findi passado...
peguei um atolero ***...
pior foi minha exelentissima namorada q uma hra q a moto deu uma ladeada meteu os pezão no chão quase q tomei um banho de lama... meia hra d briga pra faze ela entende q num pode tira os pés dos estribo jamaisssss

agm2112
11-11-08, 08:44
Atravassar lamaçal ? Só não fazer movimentos bruscos, seja com o guidão, acelerador, embreagem ou freios. Mas se fôr com moto trail, sem garupa ou bagagem, acelera forte, fica em pé nas pedaleiras e seja feliz com sua lancha de lama !

igortde
11-11-08, 12:01
Sempre mantenha o motor girando com torque ... para freiar sempre de leve para não travar a roda ...

jordansilva
11-11-08, 14:47
Nunca andei em lugar com lama, mas a teoria (pelo que aprendi nas aulas de fisica) é não provocar solavancos, como acelerar ou frear fortemente, pra não correr o risco de derrapar. Isso acontece pq a lama diminui o atrito entre a roda e chão. Assim vc tem que deixar a moto mais solta, se possível manter a velocidade constante e baixa (já que o atrito é baixo, a moto em alta velocidade tende a derrapar). E como falaram ai em cima, mantenha a moto em linha reta.

Ficou uma explicação meio nerd mas é o que eu sei sobre isso! :G

vedovatto3
11-11-08, 18:05
Se for dia de semana a caminho do trampo é phoda.

+ se for de finde e ta a passeio, enrola do cabo.

Umas 2 semanas atrás fui para castelhanos-Ilhabela e junto tinha um pessoal.
Os kra tudo desviando das laminhas, eu tava com uma Tornado passava arregaçando o lamaçal, onde já se viu i faze trilha e não volta sujo srrsrs

sandro_ventania
12-11-08, 12:53
Pô gente...a moto é boa de lama, tem um ótimo torque e suspensão, mas os pneus são mistos, então enchem de lama e ficam lisos!
Não entrei nem com muita e nem pouca velocidade, mas ela sambou pra todo lado...aja equilibrio...se eu estivesse a passeio era festa, voltava e tentava de outro jeito até pega o jeito...he he he!!

agm2112
12-11-08, 14:04
Bota esse pneu aqui que a história muda !

http://farm4.static.flickr.com/3134/2858890651_6ee6a146fb.jpg?v=0

Aliás .... sábado é dia de trilha !!!! Quem ficar vendo caldeirão do Huck é mulher do padre ....

Dj Serginho Sag
12-11-08, 14:10
Bota esse pneu aqui que a história muda !

http://farm4.static.flickr.com/3134/2858890651_6ee6a146fb.jpg?v=0

Aliás .... sábado é dia de trilha !!!! Quem ficar vendo caldeirão do Huck é mulher do padre ....


Sabado e domingo ficar em casa, vendo TV e PRINCIPALMENTE Huck e Faustão, NINGUÉM MERECE !!! :NOOK:

Só doido fica assistindo essas coisas :k :k :k :k

Adriano CG bolinha
14-11-08, 22:33
de boa com uma moto dessa é meio que ver lama e querer passar nela .... devagar na manha e sempre olhando o piso pois muitas vezes agua cobre buracossss.... isso descobri com uma xlr 250 preparada para trilha a moto afundou ate o motor e dale amigos para tira-la de la aquele elefante .. mais com uma moto = a sua se for a vontade de somente passar e não tiver jeito de desviar vai de boa ... mais se quiser ver do que sua moto é capaz mesmo com pneus mistos manda bala rs vai sambar vai bater o pé no chão mais depois de passar com crteza vc vai olhar pra tras e querer fazer de novo :D eu ainda compro uma moto mais alta para voltar a trilhar eim uma das coisas que tira qualquer tensão do dia dia :OK:

sandro_ventania
15-11-08, 18:01
Bota esse pneu aqui que a história muda !

http://farm4.static.flickr.com/3134/2858890651_6ee6a146fb.jpg?v=0

Aliás .... sábado é dia de trilha !!!! Quem ficar vendo caldeirão do Huck é mulher do padre ....



Se a moto fosse só pra trilha...ia bem :OK:
O pior é que acabo usando ela 70% no asfalto...mesmo assim, moto pro nosso asfalto esburacado tem que ser estilo trilha...já paasei por cada buraco que se a moto fosse street tinha perdido o controle ou ganho uma hérnia de disco :NOOK: :NOOK:

vedovatto3
18-11-08, 15:59
Domingão foi 60km de terra + estrada trilha mesmo foi uns 3km

Eu com a Tornado do meu irmão com um pneu traseiro ZERO, colocou o pneu na quarta.
E um camarada com uma Mutante, só sei que tem motor de Sahara, quadro de XLR, Pneu biscoito.
Teve uns caminho de pedra que ele passava zuando, ai o pneu da toni deixou a desejar + no resto só alegria.

tasmotos
18-11-08, 23:35
Pessoal,

Esse negocio de andar na lama não é comigo, meu filho é fissurado, inclusive tem uma XT 225.
Mas eu me lembro uma vez a muito tempo atraz ( ou melhor a um tempo atraz), eu tinha uma Yamaha 200 cc, street, dois tempos, dois cilindros, modelo CS3 (com partida eletrica, na época era um luxo), e fui assistir uma prova de cross, depois da prova inventei de andar na pista com ela, foi um desastre, alem de cair uns tombos e "judiar" da moto, tive que chegar em casa e dar uma boa lavada nela....
Para mim essa aventura na lama foi o suficiente...

Abraços,

tasmotos

TheUnderlost
21-03-14, 18:39
Eu fui tentar passar numa estrada de terra na chuva com a Fazer. Foi chão na certa. Ainda bem que era de noite e nao passei muita vergonha, voltando pra casa depois de ter mergulhado na lama.