PDA

Ver Versão Completa : Yes 125, modificações significativas, quais?



R4F4
11-11-08, 15:56
Boa tarde, sou novo por aqui e tenho algumas duvidas.
gostaria de saber se alguem ja fez algumas modificações na suzuki yes e realmente sentiram diferença sem balela.
To sentindo a minha um pouco morta, sem vida, sem arrancada, sem final, com garupa de 1 ela pede 2 e quando passa começa a engasgar.
acho que pode ser a mistura do ar, por isso mexerei no final de semana.
mais alguem tem dicas de como melhorar velocidade, desempenho da pequena?

Des de ja agradeço. :P

Ivan RJ
11-11-08, 17:10
Todo veículo automotor pode ser melhorado, o problema é até quanto pode ser melhorado e quanto tempo vai durar o motor?
O que acha de começar lavando o filtro de ar, dar uma boa limpeza no carburador e limpar e calibrar a vela? Somente depois que isto ser feito pense em regular o carburador. Se não melhorar parte para a regulagem das válvulas.
R4F4, por favor preencha o seu avatar para que todos saibamos em que cidade e estado vc reside. Um grande abraço a todos os irmãos.

Diego.fcs
11-11-08, 17:34
Cara, creio que seu problema seja algo relacionado a manutenção. E é como o Ivan falou...

Pra mim a Yes é uma moto linda, só o escape dela num me agrada muito, mas se eu fosse ter uma, seria totalmente original, moto completinha, não vejo o que modificar. Dá uma geral na sua moto que ela deve estar com algum problema...

Tem um tutorial aki falando a respeito do duto do filtro de ar lá e de algumas regulagens para ela, dê uma olhada.

pickloco13
11-11-08, 17:45
A motoca eh completa sim
mais tem que ter as manutenções em dia para que vc possa usufruir
melhor das qualidades nao só dela mais de qualquer q seja a moto ou o veiculo
se o cara nao cuida nao quera aproveitar o maximo dela neh.......

Nao sei se eh o seu caso mais ta falado ai pelos manos
aproveite as dicas e mao a obra...

raulzito rock
11-11-08, 17:49
bem cara, a minha naum tem esse problema naum!pelo contrário quando arranco ele deixa,até 150 para trás, sou novo aki tb ,entrei hj! :P :drool:
acho que, como os colegas ai falarm ,dê um grau na sua princesa,se naum melhorar leve a um mecânico de confiança,ou a uma autorizada.

exfof
11-11-08, 17:49
como ja falaram da uma revisada nela, e tambem pense que ela é uma 125 e nao uma 250 ;)

R.L
11-11-08, 18:06
como ja falaram da uma revisada nela, e tambem pense que ela é uma 125 e nao uma 250 ;)


concordoo ;)

Ivan RJ
11-11-08, 18:44
Seja bem vindo Raulzito a família do PN :OK:. Um grande abraço a todos os irmãos.

raulzito rock
11-11-08, 18:54
valewwwwwwwwwwwwww Ivan,tou feliz também, por ter encontrado esse site!!!! gente como eu "motociclistas/motoqueiros,discutindo problemas, que eu tb enfrento , como a falta de respeito no transito :d,hj mesmo fui fechado por um carro, abri a viseira e perguntei ao cara pq ele queria me matar?????
hehehe e f8D@!!!!
valeu irmãos um abraço a todos!!!
tem que rezar muito antes de sair para a guerra!!! :lol: :lol: :lol:

Joao XTZ
11-11-08, 18:54
aos amigos que tem yes me mandem o seu e mail que eu mando pra vcs o tutorial do macete do tubo,famoso por aki e que tem a autoria do grande Jduarte do Motonline...

valeu... :lol: :lol: :lol:

R4F4
12-11-08, 08:51
Bom dia galera.
Hoje ela completo 3000 e ta na revisão pego amanhã as 5 da tarde.
Sobre o macete do tubo do JD ele ta fazendo o macete toda terça no parque ibirapuera apartir das 6 até as 23:00 , ontem ele estava lá, mow droga queria fazer esse macete, tenho o tutorial e creio que farei isso no sabado. :OK:
ja fiz algumas modificações:
Filtro de Ar esportivo
Regulagem carburador (ar,lenta)
Agora queria fazer mais algumas modificações, pinhão de 15 ou algumas coisas listada abaixo.
Vela NGK Iridium IX -CR8EIX-Moto-SUZUKI-EM 125 YES/Cargo
CDI sem limitador SERVITEC SUZUKI EN125 YES (IDI)
Comando de Válvulas Grau Racing para YES 125

Agora não sei se vou ter os mesmos resultados.
o que eu queria fazer mesmo era colocar um roncar preto nela, porem isso vai ser mais para frente.

Alguem conhece manoplas boas para yes que não necessita tirar os pesos do guidão?
Alguem sabe aonde encontrar o Guidão da FYM ou da HABAO que gostaria de colocar tambem na yes.

Obrigado a Todos. :clap:

R4F4
13-11-08, 09:09
ninguem? :drool:

DOUGLAS 00
13-11-08, 16:16
Não conhecia esse comando de valvulas pra Yes. Ele não rouba o torque me baixa? Tem que trabalhar a cabeça do pistão?

exfof
13-11-08, 16:35
cara, pra mim gastar em preparaçao e essas coisas no motor é bobeira ;)

tonscosta
13-11-08, 16:41
eu prefiro deixar ela original..
bem mais bonita.

Joao XTZ
13-11-08, 18:24
no maximo eu gastaria nm kit bolt-on (trocando o clindro e o pistao originais por outros)...alem do mais dependendo do uso da moto nem compensa...

valeu... :lol: :lol: :lol:

Tqf2
13-11-08, 18:54
A Yes é uma 125cc...

Normal ela assim...

Apenas tendo ela bem reguladinha, filtro de ar limpinho, óleo lubrificante trocados conforme recomendado, limpeza de carburador e uma gasolina de boa qualidade, .... vc terá uma excelente moto... mas lembre.. é 125cc ;)

Eu quando tinha a YBR eu coloquei o KIT 140cc... e em velocidade final, não mudou muito não, mas em força.. Ah sim.. isso melhorou muito.

lagreca
13-11-08, 18:56
Não teve uma época que apareceram algumas yes 170cc? eu me lembro de algo assim, que saiam direto de uma concessionária por aí.

Joao XTZ
13-11-08, 19:05
era do RS ...hj esses kits tem em td canto...mas pela suzuki nao ser grande conhecida dos retificadores eu acho nao ser uma boa ideia mexer nessa moto...

valeu... :lol: :lol: :lol:

lagreca
13-11-08, 19:15
era do RS ...hj esses kits tem em td canto...mas pela suzuki nao ser grande conhecida dos retificadores eu acho nao ser uma boa ideia mexer nessa moto...

valeu... :lol: :lol: :lol:
humm... realmente mexer com aumento de cilindrada é complicado .

Mas se quer uma yes "forte" mesmo, compra um motor de intruder 250 (difícil de encontrar e caro), é plug-n-play! depois acerta a documentação e já era!

Uma yes asiática com um motor 250cc:
http://img.photobucket.com/albums/v407/bsmala/bikepics-206414-full.jpg

brunohcs
13-11-08, 20:02
humm... realmente mexer com aumento de cilindrada é complicado .

Mas se quer uma yes "forte" mesmo, compra um motor de intruder 250 (difícil de encontrar e caro), é plug-n-play! depois acerta a documentação e já era!

Uma yes asiática com um motor 250cc:
http://img.photobucket.com/albums/v407/bsmala/bikepics-206414-full.jpg


manero ein.. axo mto legal isso.. bota motor mais forte na pekena..

R4F4
14-11-08, 10:34
Toda original quem subir uma subida com garupa granha um premio.
ela é fraca mais da para se ajustar, não é mudar CC é ganha força.
volto da revisão um tanto melhor, fiz ontem o macete do tubo e tirei a lampada do farol pq tava queimando o globo.
depois vo trocar o pistão e valvulas e vela e ver o que da.

lagreca
14-11-08, 10:49
...subir uma subida ...


Ainda bem que é uma subida, hehehe

Cara tem que se contentar que é um 125 mesmo, elas tem como característica  a manquisse mesmo, a minha 150 até é um poquinho mais forte, mas nada do além, nesse tipo de moto vai ter que investir muio e perder muita durabilidade para ganhar alguns cavalinhos.

Você já andou em intruder? aquilo sim é 125 manca. nada contra os donos da intruder, mas que é manca isso é.

R4F4
14-11-08, 14:01
é manca sim, mais tem uns esquemas para melhorar a força sem colocar em risco a durabilidade como trocar a relação... entre outros artefatos, vo ver de colocar o carburador preparado da strada, meu amigo coloco e fico bem melhor a moto.

raulzito rock
15-11-08, 01:24
Toda original quem subir uma subida com garupa granha um premio.
ela é fraca mais da para se ajustar, não é mudar CC é ganha força.
volto da revisão um tanto melhor, fiz ontem o macete do tubo e tirei a lampada do farol pq tava queimando o globo.
depois vo trocar o pistão e valvulas e vela e ver o que da.





porreeesaaaaaaa men?
acho qe sua moto saiu com defeito de fábrica! :NOOK: :NOOK: :NOOK:
a minha sobe até parede!falo isso pq tem umas ladeiras aki q carro só sobe patinando e minha yes subiu, meu cunhado deve pesar uns 100kg e eu 73,ela subiu que nem pestanejou :clap: :clap:,cara se tiver na garantia ai,leve na autorizada,diga o problema,vai v ta mal regulada ou coisa assim!
abraços e sorte ai na motoka!

R4F4
17-11-08, 09:54
amigo, a subida que falo não é subidinha não é subida das brabas mesmo.
ela infelizmente não guenta nem de primeira cara, e pior ela ta regulada, fiz macete do tubo, coloquei filtro de ar esportivo, abaixei o pistonete mais mesmo assim ela ta sem força.
ta nos 3000 km ainda porem no reto ela corre d+.
não sei o que pode ser.
fiz a revisão dos 3000 e os cara falaram que ela esta empecavel.

lagreca
17-11-08, 10:07
bom, o que você pode fazer para conseguir mais força para subidas, é encurtar a relação, por um pinhão um dentes a menos, ou uma coroa maior, vai ganhar de arrancada mas perde final.

raulzito rock
17-11-08, 10:08
:s :s :s
eu sei o qeu uma ladeira inclinada men,moro em salvador e aki o que tem mais e ladeiras inclinadas,sério!para a minha naum tem problema!
e uma pena que ta aconteçendo isso com sua motoca :( :(

tomara que com o tempo vc consiga resolver esse problema! :OK: :OK:

R4F4
17-11-08, 10:17
tenho um amigo com o mesmo problema.
a dele tambem em subidas perde muita força, porem em reto a menina avança.
acho que será consideravel o carburador da strada que to pensando em pegar de um amigo para colocar nela.
farei o teste.

Ramiro
17-11-08, 12:36
amigo, a subida que falo não é subidinha não é subida das brabas mesmo.
ela infelizmente não guenta nem de primeira cara, e pior ela ta regulada, fiz macete do tubo, coloquei filtro de ar esportivo, abaixei o pistonete mais mesmo assim ela ta sem força.
ta nos 3000 km ainda porem no reto ela corre d+.
não sei o que pode ser.
fiz a revisão dos 3000 e os cara falaram que ela esta empecavel.


Derrepente ta na hora de tu pensar que essas modificações que tão deixando ela assim.. a minha não precisei modificar nada.. e quando botei filtro esportivo só me incomodei.. cano esportivo soh fazia mais barulho.. o negócio eh deixar ela original e sempre bem revisada com a manutenção em dia..

R4F4
17-11-08, 12:48
ela veio assim..
ta original só mudei o filtro de ar que no meu caso achei bem melhor com ele.
vo ver de colocar carburador a vacuo nela.

tasmotos
17-11-08, 13:00
tonscosta

Ai cara... sua Yes e azul, igual a minha...
Beleza.. apesar de eu concordar com a maioria em deixar a moto original, eu acho legal quem curte fazer umas pequenas customizações, mas acredito que na mecanica a coisa é mais complexa, devemos lembrar que os engenheiros que a projetaram, deixaram tudo de maneira linear para o uso a que ela se propõe, mudanças radicais tem suas "contra-indicações" podem mexer em itens como: segurança, economia, reposição de peças, etc. etc. , portanto é algo que precisa ser feito com muito critério e orienação tecnica profissional...
De resto, é so abastecer e curtir muito...

Abraços

tasmotos

R4F4
17-11-08, 13:44
é.. vimos a constatação do Jd ao fazer o macete do tubo e descobrir um erro na engenharia da moto, porem a resposta deles (suzuki) foram das piores que ja vi.
esses engenheiros podem saber porem não tanto assim.

Kaveira
17-11-08, 14:50
Boas gentes,

Tava meio sumido mas vamos lá...

Minha suzinha está com o motor original. A regulagem da mistura está simples, abri 3 voltas exatas no parafuso da mistura (fechei antes, claro) e ficou no ponto, não tem o que melhorar nessa parte. Gastar mais no motor só se tiver que abrir. Vela e ignição pode melhorar rendimento, mas não traz potência nem torque. Comando? talvez, acredito que se melhora na alta perde na baixa, acho o motor da Yes muito bem afinado.

Exceto um pinhão de 15 dentes...

Imagina só que você está em uma estrada andando de boa, mantendo a média de 95~100 por hora, e falta aquele golinho de motor na hora de fazer uma ultrapassagem? Então, resolvi este problema com um pinhão de 15 dentes Riffel por 10 caramelos, mas só consegui trocar na oficina, em casa mesmo com chave sem chance. Só abre na pneumática.

Lembro os colegas de que a relação fica mais longa. Ou seja, Não dou mais pau em 150 no semáforo ]:) (brincadeirinha, só fiz isso umas duas vezes só, não me chamem de cgzêro de novo...). Porém, ela ficou mais "uniforme" - arranca satisfatóriamente e tem velocidade final que dá pro gasto.

Só quero mexer no freio dianteiro. É fraquinho que dá dó, não sei se é porque eu ando numa Fym 250 de um amigo que estanca a frente com uma reladinha no manete... Mas que merece um "estudo de caso" merece.

Mas se a Yes do amigo tá manca desse jeito, não é normal. Se tem menos de um ano, azucrina a concessionária!

R4F4
17-11-08, 15:21
é exatamente precisava de um pinha de 15 tambem.
me disseram isso tambem.
aonde será que tem?

Ramiro
17-11-08, 18:49
é.. vimos a constatação do Jd ao fazer o macete do tubo e descobrir um erro na engenharia da moto, porem a resposta deles (suzuki) foram das piores que ja vi.
esses engenheiros podem saber porem não tanto assim.


E continua essa lenda??? Isso não é erro de fabricação ***** nenhuma.. se fosse jah teriam alterado.. isso aí eh um monte de gente que acredita em bobagens que os outros falam soh pq conseguiram argumentar. Mas veracidade não tem nenhuma. Eu vi essa mesma pessoa dizer que era bom cortar o plastico onde fica o depósito na caixa do filtro de ar.. e isso foi uma das besteiras que eu ouvi.. esqueçam isso.. Sejam críticos com oq vcs leem!

Santo Cristo - Poa
18-11-08, 07:01
Unica coisa que eu faria na Yes é colocar um scap Bonito, PORQUE o original é muito feio.... até o scap da speed ganha da Yes, com certeza trocaria, quem sabe colocaria um pneu um pouco mais largo na trazeira.

ficou bem parecido com o da factor, fininho fininho.

R4F4
18-11-08, 07:32
ramiro, me desculpa cara.
mais quando você coloca um carburador a vacuo em uma moto 125 você sabe que melhora e muito a moto, mais porque melhora?
mesma coisa esse corte no restritor de ar e afastamento do tubo isso melhora a moto, não da cilindrada mais melhora, deixa mais esperta, é a mesma coisa quando você coloca um filtro de ar esportivo.
Mais se você prefere pensar que é tudo balela fique avontade, você tem uma lander e não uma suzuki, se tivesse e fosse feito as alterações que o JD explicou, você ia ver a melhora gritante que da na moto.

Diego.fcs
18-11-08, 07:54
Em relação a esse macete do tubo, pra mim não é erro de fabricação. Eu deixei a tampa da caixa de filtro de ar da minha moto uns 2mm aberta, e melhorou um pouco, nem por isso a caixa original veio com defeito de fabricação. As montadoras têm que seguir certas regulamentações e regras para construir as motos e carros...

Eu tenho uma Intruder 2006, com 3000km rodados também, não é manca como vc tem falado da sua Yes, e nem fiz esse macete do tubo, gostaria de fazer, mas por falta de experiência em mecânica não arrisquei ainda. Vejo que minha moto está um pouco amarrada por falta de uso e também porq o motor ainda não foi amaciado totalmente, 3000km pra mim o motor não está amaciado.

R4F4
18-11-08, 07:57
a minha ta exatamente com essa kilometragem..
a minha não ta manca.. de todas suzuki de amigos que ja peguei a minha ta melhorzinha, mais vejo que não ta mostrando desempenho de uma 125, me falaram que depois dos 6 km ela vai ficar melhor.
mais quanto ao macete não digo que seja um problema de fabricação, mais é algo que fizeram para não poluir e ficar dentro das normas, porem se você afasta o tubo ela melhora desempenho.

Ramiro
18-11-08, 08:03
ramiro, me desculpa cara.
mais quando você coloca um carburador a vacuo em uma moto 125 você sabe que melhora e muito a moto, mais porque melhora?
mesma coisa esse corte no restritor de ar e afastamento do tubo isso melhora a moto, não da cilindrada mais melhora, deixa mais esperta, é a mesma coisa quando você coloca um filtro de ar esportivo.
Mais se você prefere pensar que é tudo balela fique avontade, você tem uma lander e não uma suzuki, se tivesse e fosse feito as alterações que o JD explicou, você ia ver a melhora gritante que da na moto.


Tudo é efeito placebo... eu quando tinha minha YES tirei toda a caixa do filtro de ar e coloquei um filtro esportivo.. ficou mais esperta? se ficou.. ficou muito pouco...




Em relação a esse macete do tubo, pra mim não é erro de fabricação.

Aí esta.. uma coisa eh tu fazer uma modificação na moto.. outra é tu chamar de "erro na engenharia da moto"...PORRAAAA.. se eu fosse engenheiro eu podia tentar afirmar isso.. mas o pessoal não estuda nem 1/10 do que esse pessoal que fabrica as motos e querem dizer que eles estão errados baseado no que uma pessoa afirmou na internet.

R4F4
18-11-08, 08:41
se você muda algo na moto e ela obtem um melhor desempenho sem trocar nada creio que seja algo que está errado.
você colocar turbo em carro é algo que você sabe que é pra correr mais.
agora fazer com que o ar corra na direção certa dentro do filtro de ar e você ve melhor desempenho na moto é porque poderiam fazer ela de fabrica assim, e para mim isso é um erro.

raulzito rock
18-11-08, 09:50
bem cara, já feli isso com vc,a minha e ótima, a é muito elogiada por quem da uma volta com ela (inclusive queim tem cg e a 125 da yamaha),todos acham ele boa demais, minha moto anda demais ,dizem:"poxa cara sua moto e boa vc puxa e ela vai!"

abração,
cara sua moto e nova deixe chegar até os 7000km,se nuam melhorar vc mexe se quiser,amacie o motor direitinho, se ficar mexendo pode danificar mais terde!
abração!

Diego.fcs
18-11-08, 11:01
Ramiro: É como eu pegar um carburador da Turuna e colocar na cg pra ficar melhor, e falar que o meu carburador é um erro de fabricação da Honda, porq o da Turuna ficou melhor...

Ramiro
18-11-08, 11:27
Ramiro: É como eu pegar um carburador da Turuna e colocar na cg pra ficar melhor, e falar que o meu carburador é um erro de fabricação da Honda, porq o da Turuna ficou melhor...


Pois é exatamente isso que eu estou falando!! Obrigado Diego!

R4F4
18-11-08, 13:02
e eu tb.
porem afastar o tubo vc não ta trocando nada.

Ramiro
18-11-08, 19:06
e eu tb.
porem afastar o tubo vc não ta trocando nada.

Concordo.. mas tbm não vamos julgar isso como um defeito de fábrica.. ;)

R4F4
19-11-08, 08:27
não é um defeito, defeito é algo que para o funcionamento ou funciona da maneira errada.
no caso vem normal a moto anda, funciona, porem se vc pode obter um melhor desempenho em algo ridiculo ao meu ver pq ja não deixam assim de fabrica?
a explicação do nosso amigo Jtoledo Jr é relacionado a poluição.
vo levar a moto para fazer medição de poluição apos o macete e vamos ver se ta fora do que devem cumprir por lei e manual.

noobsiber
22-10-10, 11:55
Galera já tive uma intruder 125 2004 motor quase identico ao da yes fora o carburador a vácuo, andei pesauisando e não adianta, esses motores suzuki tem o curso curto sendo assim são fraquinhos em baixa, como a maioria anda na zona urbana fica o descontentamento, esse motor é muito sensível a gasolina de má procedência dai esquentando mais e vibrando muito pela pré-queima, na minha tinha trocado a agulha do pistonete o filtro de ar e o escape e coloquei relação de Yamaha RD/RX pra dar uma alongadinha e mesmo com o pneuzão traseiro maior que as 125, andava com cg 150 tranquilo, saia junto, sem dizer que um motor com curso curto dura mais que um de curso longo nas mesmas RPMs, ou seja, se vc andar na manha com yes/Intruder provavelmente seu motor durará muito já que a velocidade de deslocamento do pistão é menor, a minha intruder fundiu a parte debaixo com 86.000 isso pq até água entrou no motor uma vez quando caiu com a enchurrada da rua, no mais, vou vender minha atual CG 125 e pegar outra Intruder, sem comparação, não quebra.

ARTHUR_YES_AZUL
13-03-18, 09:14
Bom dia, fiz as alterações abaixo:Pinhão 15 + Relação novaVela Iridium (Sem o cabo ibooster ainda)Filtro de Papel * UMA DÚVIDA, ALGUÉM FEZ E RETIROU A MANGEUIRA DE RESPIRO DO MOTOR? PODEM ME DIZER COMO FAZER?O Escapamento está chegando essa semana (Mini-Gemoto 1 abafador);Até o momento, com essas alterações senti a moto muito mais forte (muito mesmo), a minha Yes 2006 com 59k, chegava nos 90 chorando (Obs oleo Motul de 1k em 1k), hoje ela chegou no painel nos 115km/h bem rapido, porém acabou a reta e muitos carros para passar na curva, então parei, mas de 90 para 115 no painel são 25km/h, ou seja, muita coisa... Assim que eu colocar o escape, vou postar um vídeo mostrando.Obs: Assim que der vejo quantos KM por litro estará fazendo, ela estava fazendo 31 o que já era muito bom.AbsArthur