PDA

Ver Versão Completa : Motor amarelado, o que fazer?



G3si3l
13-11-08, 21:06
Aew galera mais feia da internet...

É o seguinte, aqui em SC deu 2 meses de chuva direto, e pra ir trabalhar vou por estrada de chão (barro)...
Pois bem.. fiquei 2 meses sem dar aquela lavada na motoca pq não adiantava, chovia todo dia :0_0:
e find q passou mandei passar uma água na motoca pq ela tava precisando.. e a primeira coisa q percebi foi o motor amarelado onde pega lama na parte da frente :s

Eu queria saber de vcs o q poderia tirar esse amarelado? :(
Me falaram em "Solopam" ... pra passar com pincel nas partes amareladas.. isso confere?
e querosene será q tbm ajudaria?

Aproveitando o topico.. a curva do escap ta começando a ficar da cor de barro.. o q fazer pra deixar pretinha novamente? :D

T+

TorteX
13-11-08, 21:12
Solopam??
Solopam é o maior inimigo de motor de moto, esse sim que mancha sem dó...
Passa querosene com uma estopa, é o que eu sempre limpei meus motores, e sempre estiveram perfeitos...

Stone
13-11-08, 21:16
querozene, com um pincel, depois água e detergente neutro, e depois de lavado e seco taca WD-40
nas partes de alumínio não-pintadas vc pode lavar com bombril

glauber
13-11-08, 21:30
Só não passa querosene no cano... o meu também tava cor-de-barro, queria deixar ele "pretinho" de novo e resolvi passar querosene e depois enxaguei com água e sabão, usando a parte verde da esponja pra tirar bem o encardido. De fato, tirei o encardido. E o pretinho também... |:( Ainda bem que percebi minha burrada logo, e só tirei um pouco do preto na curva do escape. Depois dessa só lavei o cano com água e sabão, e passo a esponja sem forçar muito.

Furious VIPER
13-11-08, 21:40
Só não passa querosene no cano... o meu também tava cor-de-barro, queria deixar ele "pretinho" de novo e resolvi passar querosene e depois enxaguei com água e sabão, usando a parte verde da esponja pra tirar bem o encardido. De fato, tirei o encardido. E o pretinho também... |:( Ainda bem que percebi minha burrada logo, e só tirei um pouco do preto na curva do escape. Depois dessa só lavei o cano com água e sabão, e passo a esponja sem forçar muito.

Depende... se for o cano preto (flange e ponteira) não passa mesmo, pq ele não é cromado.. ele é pintado e feioso! hehee
Se for cano cromado... pode passar querosene a vontaaaaaade...

Christian
13-11-08, 22:00
Deu 2 meses de chuva?
Aqui tah chovendo ainda.
Exatos 14 fds com chuva aqui em Videira. :0_0:

Abs!

Stone
13-11-08, 22:23
pode passar nos 2, o problema é passar o lado verde da esponja...

Tqf2
13-11-08, 23:53
HUm.. bom saber essa do querosene hein......... :OK:

allbass
14-11-08, 00:25
eu mandei diesel no motor na corrente e na curva do escape, tava de saco cheio das manchas de barro e do solopam q o $#@%$# passou no lava rapido....ficou bom...nao rancou tinta nenhuma....limpou bem pra carai, principalmente a corrente...ficou filé

4 hrs depois choveu e eu tava no meio da rua

resultado: fiquei umas 2 ou 3 hrs lavando a moto, ficou limpra por algumas hrs, passou o final de semana tdodo sujo

e tenho q lavar novamente....affe to ateh enjuado do cheiro do diesel...rs....nem sei se podia...mas mandei....

era domingo nao achei querosene pra vender....

edit: vai durmi tqf, vai trabaia amanha nao?rs

Furious VIPER
14-11-08, 06:57
allbass... eu tb uso diesel na minha moto qdo lavo.
nunca lembro qual deles é o mais "agressivo"... me parece q é o Querosene... mas não tenho certeza.
Independente de qual deles for usar, só cuide pra usá-lo como removedor de sujeira difícil e logo já jogar água em cima... se deixar secar ele pode dar auqela quebradinha nos cabos, ressecar mangueiras, borrachas e tal!

Diego.fcs
14-11-08, 07:51
Pode passar querosene sim, só NUNCA utilize o lado verde da esponja, inclusive nem use essas esponjas que tem o lado verde, use umas mais macia.

Utilize um pincel para passar o querosene, depois lave com bastante água e detergente neutro, como o Stone disse. Seu motor é pintado né, então dá para vc encerar ele, dá um trabalho do cão, mas tira esses encardidos. Evite usar solopam, intercap porq simplesmente "derrete" essas peças, as peças que num tem pintura ficam todas manchadas e detonadas, tira até a zincagem...

Dj Serginho Sag
14-11-08, 08:14
Diesel pode "tacar" na moto inteira :OK:

Inclusive pintura ! :)

Santo Cristo - Poa
14-11-08, 08:21
querosene não é oleo.

diesel sim,


por isso utilizo diesel.

porém é mais fácil de tirar gordura com o querosene.

allbass
14-11-08, 08:23
allbass... eu tb uso diesel na minha moto qdo lavo.
nunca lembro qual deles é o mais "agressivo"... me parece q é o Querosene... mas não tenho certeza.
Independente de qual deles for usar, só cuide pra usá-lo como removedor de sujeira difícil e logo já jogar água em cima... se deixar secar ele pode dar auqela quebradinha nos cabos, ressecar mangueiras, borrachas e tal!


Eu usei apenas no motor, e na corrente, passei um pouco na balança e no para barro tbm....

mas o esbranquiçado q o solopam causou ao motor, so polindo pr resolver....vlw

lavei bem e enxaquei bem depois....nao passou nem perto dos cabos...

Elfo®
14-11-08, 10:28
Diesel pode "tacar" na moto inteira

Inclusive pintura !

dessa eu nao sabia

pulatampinha
14-11-08, 10:56
dessa eu nao sabia


eu tb não.....pode mesmo????Vou passar!

Luigi
14-11-08, 10:58
Pode sim, até dá um brilho na pintura

É ótimo pra lavar a moto depois de pegar um asfalto recem feio que suja tudo de piche!

allbass
14-11-08, 15:40
eu seu q tem funileiro q apos pintar e polir um carro por exemplo taca diesel pra proteger a pintura....

mas vai saber se isso eh bom mesmo

Stone
14-11-08, 18:18
eu as vezes passo querosene nas partes de baixo (motor, balança, aros, etc.) depois para lavar o resto da moto cologo água num balde, bastante detergente neutro e um meio copo de querosene,e lavo o resto da moto, depois lavo mais uma vez só com água e detergente pra garantir que não fique resíduos de querosene, podem fazer sem medo, fica tudo limpíssimo mesmo, depois passo um lustra-móveis na pintura, painel e banco e wd-40 no resto da moto, fica zeradona :OK: :OK:

Rogerin
14-11-08, 20:26
uso prodol,tira o amarelo,não queima pintura,não mancha,só retira a sujeira,e se tiver compressor é melhor ainda.

otto
14-11-08, 20:44
pessoal, mas acho que diesel também é corrosivo..
tanto que é comum apodrecer os tanques de combustível dos caminhões, por isso inventaram os de plástico..
outra coisa, nos motores diesel, de tempos em tempos se usa querosene pra limpar a linha de combustível, eu vi como limpou as mangueiras de um agrale 24hp, que meu pai tinha no barco, estava com as mangueiras pretas, e depois de algumas horas com querosene ficou transparente..
então eu acho que a querosene é mais recomendada pra limpeza.. :Q

tasmotos
14-11-08, 21:38
G3si3l

Ai companheiro.... essa parada é dificil...
Quando o motor suja com terra e andamos muito com a moto, por causa da alta temperatura a terra se aquece e vira ceramica que gruda no motor.
Como voce disse não teve tempo de lavar...
Por questão de principios e ética eu não consigo solucionar perfeitamente esse problema nas motos de meus clientes, eu me recuso ter em casa solupam ou ativado.
(em tempo: o solupan é para remover graxa. O ativado é que serve para remover terra, nos lava-rapidos ele é aplicado nos para-lamas dos carros)
É dificil isso acontecer em motos dos meus clientes, mas quando isso acontece vou removendo gradativamente em cada lavagem de maneira "mecanica" (trampo) ou seja uso uma escova bem resistente e muito sabão liquido misturado com querosene, não sai totalmente da primeira vez, mas com o tempo vai melhorando.
Uma vez um cliente apareceu com uma raridade: uma CG 76 inteirinha, mas com esse problema, dei um trato na moto mas não consegui resolver todo o problema da terra vermelha, então o cliente por conta pincelou ativado... meses depois ele me falou que se arrependeu porque o motor ficou cinza escuro.
Desculpe, mas nem sempre consigo resulver tudo...

Abraços

tasmotos

Adriano CG bolinha
14-11-08, 22:58
não sei se confere mais o querosene ataca as borrachas da moto tipo a do carbura e as mangueiras ..... mais eu sempre usei ele ate no tanque (dentro) chegava a misturar no alcool para tirar aquela borra que forma no carbura ... quando tinha a (today a alcool) isso um mecanico que eu levava a moto que disse fiquei uns 5 anos com a moto uns 3 a alcool e depois mandei a danada embora

GuilhermeRS
15-11-08, 00:49
Pelo contrário o querosene é um lubrificante, derivado de petróleo (óleo)...

Adriano CG bolinha
16-11-08, 15:00
Pelo contrário o querosene é um lubrificante, derivado de petróleo (óleo)...


Então é peça porcaria mesmo que usava que a junta que vai do carbura no motor ali aquela borracha abria

Vlw Guilherme

tasmotos
16-11-08, 15:44
não sei se confere mais o querosene ataca as borrachas da moto tipo a do carbura e as mangueiras ..... mais eu sempre usei ele ate no tanque (dentro) chegava a misturar no alcool para tirar aquela borra que forma no carbura ... quando tinha a (today a alcool) isso um mecanico que eu levava a moto que disse fiquei uns 5 anos com a moto uns 3 a alcool e depois mandei a danada embora


Adriano

Atenção outros leitores:

É muito importante saber que todos os produtos tem suas contra indicações, portanto quando se fala somente do produto, estamos sendo muito genéricos.

"O que muda é a forma de utilizar"

1- Nunca pulverize querozene puro antes ou depois da lavagem.
2- Nunca use o querozene puro.
3- O querosene deve ser utilizado na primeira fase da lavagem, antes do enxague (que deve ser bem feito).

"As palavras chaves para usar qualquer produto são: cuidado e moderação"

Se analizar-mos estes tres produtos:

Solupan (desengraxante industrial)
Ativado ( Limpa aluminio ou limpa Bau)
Querosene ( puro - vendido em supermercados e não o vendido em postos de combustivel aeronautico)

Com toda certeza o querozene é o mais seguro de todos...

Portanto como veem tudo depende do angulo em que olhamos...

Abraços

tasmotos

Fernando - ES
16-11-08, 18:09
Rapaz;
Nunca passe Solupam no motor ou na pintura da sua moto, é um ácido, come tudo, provavelmente, passaram isso no lava jato ai, e deixaram resíduo e com o calor do motor que ficou amarelo, ele queima o verniz do motor, shampoo de limpa alumínio, é a mesma coisa só é menos concentrado;
Isso só é recomendado em chassis de caminhão, nunca passe na sua moto;
Eu uso, óleo diesel, querosene, pincel, nos cromados bombril, e muita paciência.

G3si3l
16-11-08, 22:17
Galera, vlw pelas dicas mesmo :OK:

Sabadão eu dei um trato na motoca...

Usei querosene mesmo, não sei se fiz certo, mais enxaguei (só água) a moto, com um pincel passei querosene nas partes amareladas, e com um pano esfreguei bem essas partes...
Ficou bom o resultado, mais não completamente perfeito... pois com o pano não consegui tirar a sugeira de lugares estreitos do motos...
Acho q da proxima vou usar uma escova de dente pra isso... deve resolver :D
Mais o motor ficou muuuito melhor agora :OK:

Ahh, comprei querosene da bomba no posto de gasolina... tem alguma diferença essa querosene? é pura e talz?

E pelo que o amigo tas disse, não é pra usar querosene puro.. eu usei :0_0:
Mais só no motor e nas rodas... não passei em nenhum outro lugar.

Vlw cambada de feio pelas dicas :drool:

Ia esquecendo, e os raios... tenho uma preguiça desgraçada pra limpar eles... qual melhor forma de limpar?
querosene, esponja e muita paciencia? :lol:

T+

D.Lima
23-11-10, 17:41
Desculpem a ressurreição do tópico, mas surgiu uma dúvida?

O que é WD-40?

magrao tk
23-11-10, 18:20
WD é spray desengripante. Aquele spray fininho que o pessoal usa em dobradiças de porta e pra soltar coisas de metal enferrujadas.
Aqui onde moro nem existe esse WD, é Jimo penetril mesmo. Mas acho que faz a mesma coisa.

lucasfagundes
23-11-10, 18:35
Desculpem a ressurreição do tópico, mas surgiu uma dúvida?

O que é WD-40?


wd 40 eh um oleo spray bem fininho, o pessoal geralmente usa em armas
eu vendo por 13,90

D.Lima
23-11-10, 20:06
Ah tá, valeu.

Quando fiz a revisão, me deram um desses. Tá guardado em casa.

CESAR JAU
23-11-10, 20:11
Na minha ...lavo com oleo diesel e lustro ou seja passo white lub e dexo um tempinho e retiro o excesso...fica otimo.......