PDA

Ver Versão Completa : Segredos do tasmotos...



tasmotos
14-11-08, 22:07
Ai Amigos,

Primeiramente gostaria de dizer que não existem segredos no que eu faço...
Em virtude do topico sobre motor amarelado, com muita polemica... segue dicas abaixo:
Tudo que aprendi durante anos compartilho com todos motociclistas, e sempre estarei a disposição de todos para dar informações.
Acho importante tambem ressaltar que a alguns anos atraz, durante um certo tempo recebi apoio tecnico de um quimico que é cliente e amigo (acho que alguns o conhecem é o Vital, que fabrica a graxa branca para corrente, e mora aqui em sorocaba).
Aprendi muito de quimica com ele e aumentei meus conhecimentos.
Hoje vou falar do que uso para lavar motos e como são esses produtos.
Uso:
1 -Sabão liquido (chamado de omo liquido, omex, etc, vendido em caminhões que percorrem os bairros vendendo produtos de limpeza) - Normalmente todo sabão é alcalino, mas esse é "porcaria" e tem baixa alcalinidade.
2 - Querozene - é o melhor produto, pode ser usado em tudo sem contra indicação.
3 - Oleo Diesel - é muito oleoso e tem Enxofre (resseca borrachas e detona as lonas e pastilhas de freio)
4 - Shampoo Automotivo - Normal sem problemas.

Não pulverizo nenhum deles antes ou depois da lavagem.

Como usar:

Como minha preocupação é com a segurança da moto tomo o cuidado de usar adequadamente os produtos.
Para a lavagem, nunca uso o sabão liquido, o querosene ou o oleo diesel sozinhos
Para lavar as partes de baixo da moto (rodas, motor, suspensão, transmissão) misturo o sabão liquido como o querosene ou o oleo diesel dependendo do local.(aplicado com pincel, ecova, escova de dente, etc. tenho diversos tipos, tamanhos e formatos)
A concentração da mistura depende tambem do local (com mais terra e barro coloco mais sabão e menos querosene ou oleo diesel - com mais graxa ou oleo coloco mais oleo diesel ou querosene e menos sabão liquido)
Importante: fazer apenas um pequena quantidade da mistura, uso uma caneca de aproximadamente, 350 ml., e vou refazendo conforme a necessidade.
O shampoo automotivo uso para lavar as partes de cima (pintura)

Fantastico: As vantagens:

1- Os produtos misturados anulam o efeito nocivo um do outro.
2- Pode demorar para enxaguar, não precisa ter pressa não prejudica nada da moto, não seca, enxagua facil.
3- A natureza agradeçe (depois de quarenta minutos a uma hora a mistura não serve para nada, um produto detona completamente o outro)
4- O local de lavagem fica limpo, sem aquela sujeira toda de quando se usa querosene ou oleo diesel puro.
Posteriormente continuo com mais orientações.

Bom pessoal, por hoje é só vou parar por aqui, que estou cansado, vou tomar um banho e dormir, que amanha tem duas motos me esperando, e a noite Xitãozinho e Xororo.

Abraços

tasmotos

moisespatriarca
14-11-08, 22:13
Vou testar amanhã :P , isso é, se a coragem deixar :OK:

Bom "xou" amanhã Tas!!! :clap:

Junior Belmont
15-11-08, 01:32
O Tas, essa tua foto ta mentirosa demais :lol: :lol: :lol:... cade a tua sombra??? kkkkkk. faloww

Furious VIPER
15-11-08, 09:00
Bom pessoal, por hoje é só vou parar por aqui, que estou cansado, vou tomar um banho e dormir, que amanha tem duas motos me esperando, e a noite Xitãozinho e Xororo.

Abraços

tasmotos


Depois de lavar as motos... tu vai lavar o Xitãozinho e o Xororó?
Ih... q papo chato é esse aí rapaz? hehehe


Falando sério agora.. lembra dakele papo de lavar os freios e acabarfudendo as pastilhas por causa do diesel... to começando a cogitar a idéia de ter cagado as minhas pastilhas...
Vou ver isso na revisão agora... dar uma geralzona completa (como sempre) e pedir uma atenção especial no freio dianteiro.
Essa revisão ainda é suave.. na de 45 mil q daí sim tenho q refazer a moto toda! hehehe
Daí vai caixa de direção(relubrificação), balança (relubrificação), bengalas (troca do óleo) tudo como combinado...

FabricioFabuloso
15-11-08, 10:34
recebi apoio tecnico de um quimico que é cliente e amigo (acho que alguns o conhecem é o Vital, que fabrica a graxa branca para corrente, e mora aqui em sorocaba).


Pô, o Miguel morava na frente de casa.... até meus 12 anos eu acho... foi por causa dele, eu acho, que eu aprendi a gostar de moto... sempre via as motos dele, as roupas de cross e tudo mais... quando eu era pequeno eu vivia na kza dele... meu irmão tinha a mesma idade do filho dele... dai eles ficavam aprontando de bike e eu olhando (eles tinhas uns 14 e eu uns 9 anos huahauahauha)

Abraços

tasmotos
15-11-08, 11:47
Depois de lavar as motos... tu vai lavar o Xitãozinho e o Xororó?
Ih... q papo chato é esse aí rapaz? hehehe


Falando sério agora.. lembra dakele papo de lavar os freios e acabarfudendo as pastilhas por causa do diesel... to começando a cogitar a idéia de ter cagado as minhas pastilhas...
Vou ver isso na revisão agora... dar uma geralzona completa (como sempre) e pedir uma atenção especial no freio dianteiro.
Essa revisão ainda é suave.. na de 45 mil q daí sim tenho q refazer a moto toda! hehehe
Daí vai caixa de direção(relubrificação), balança (relubrificação), bengalas (troca do óleo) tudo como combinado...



Furius Viper,

Cara... voce ve o que é a linguagem escrita... na realidade vou levar vinte jovens com sindrome de down assistir o show do xitãozinho e xororo...
Realmente o oleo diesel puro detona a pastilha e a lona dos freios, enviei uma nova materia... Segredos do tasmotos... que ensina como usar os produtos misturados... resolve de vez o problema do oleo diesel..
Qualquer duvida retorne...

Abraços

tasmotos

tasmotos
15-11-08, 12:02
O Tas, essa tua foto ta mentirosa demais :lol: :lol: :lol:... cade a tua sombra??? kkkkkk. faloww

Junior Belmont

Ai cara... voce me deixou curioso, dizem que os anjos não tem sombra... sera que sou um anjo e não sei... eh eh eh eh... falando sério, fui examinar melhor a foto original em tamanho maior e descobri o fenomeno, logo atraz tem uma escada, para baixo, e a sobra "caiu" nela... , que peninha.... espero que não tenha se machucado...

Abraços

tasmotos

tasmotos
15-11-08, 12:05
Pô, o Miguel morava na frente de casa.... até meus 12 anos eu acho... foi por causa dele, eu acho, que eu aprendi a gostar de moto... sempre via as motos dele, as roupas de cross e tudo mais... quando eu era pequeno eu vivia na kza dele... meu irmão tinha a mesma idade do filho dele... dai eles ficavam aprontando de bike e eu olhando (eles tinhas uns 14 e eu uns 9 anos huahauahauha)

Abraços


Ai Fabricio,

Ultimamente não tenho tido muito contato com o Vital, vi ele esses dias mas nos falamos rapidamente, ele estava com uma loja de peças e acessorios para motos no bairro Santa Rosalia, na av. pereira da silva, a loja ainda esta la, mas não sei se ainda é dele...

Abraços

tasmotos

Ivan RJ
15-11-08, 13:27
Excelentes dicas Tasmotos e parabéns pelo trabalho com pessoas tão especiais, com certeza muito mais especiais que nós mesmos. Um grande abraço a todos os irmãos.

PS: Alguém aqui sabe para que serve espingarda de dois canos? ]:)

muayzen
15-11-08, 14:00
pra um tiro pegar no super mega visor de oleo ultrablast e o outro no tanque da yes ]:)

tornadeiro rj
15-11-08, 14:03
PS: Alguém aqui sabe para que serve espingarda de dois canos?

como assim ivan?

tasmotos
15-11-08, 14:36
Amigos....

eu não sei para que serve, mas estou curioso... responde logo...

Abraços

tasmotos

Furious VIPER
15-11-08, 14:48
Eu sei, mas não vou falar.. vou dxar o Ivan terminar a piada! heheh
O Tasmotos já deu até uma dica no 1° post... :G

Rafa Davidson
15-11-08, 14:50
bastante esclarecedor :D

como eu queria um show de Chitãozinho e Xororó :s

tasmotos
15-11-08, 14:58
bastante esclarecedor :D

como eu queria um show de Chitãozinho e Xororó :s


Rafa Davidson

É cara Maceio, fica bem distante de sorocaba... acho que voce vai ter de esperar um show deles por ai...

Abraços

tasmotos

Rafa Davidson
15-11-08, 15:07
tasmotos

aqui nunca tem show assim, nem de metal =/

acho que vou ter que desenbolsar uma grana pro Nightwish em Recife :(
______

voltando ao assunto do topico, tu falou das vantagens, mas tem alguma desvantagem?

tasmotos
15-11-08, 15:16
tasmotos

aqui nunca tem show assim, nem de metal =/

acho que vou ter que desenbolsar uma grana pro Nightwish em Recife :(
______

voltando ao assunto do topico, tu falou das vantagens, mas tem alguma desvantagem?


Rafa Davidson

Até agora não percebi nada que pudesse comprometer...
Ah... e eu esqueci de comentar outra vantagem...
Quando comecei a lavar profissionalmente... periodicamente minhas mão "descascavam" , depois que comecei a usar os produtos juntos nunca mais isso ocorreu.
Acredito que isso prova a segurança da coisa...

Abraços

tasmotos

Ovelha Negra
15-11-08, 16:01
Amigos,

uma "espingarda de dois canos", tipo assim...

http://www.ovelhanegra.com.br/avulsas/IstoOmega/doiscanosh.jpg

Posso tentar dar palpites...

Ou o cara não enxerga bem, e dai precisa dos dois canos, de preferência utilizando uma "Miura" da Taurus, que é cano curto e tem só um gatilho, utilizada para transportes de valores e para garantir a segurança em corredores de celas para prevenir que os meninos não se agitem...para a dança...

Existem hoje outros modelos, como os colocados a seguir...com maior capacidade pois o cara pode não enxergar para acertar nos dois tiros dela...e ter que utilizar a mesma como "Tacape"...

http://www.ovelhanegra.com.br/avulsas/IstoOmega/heapons-036.jpg

Se quiserem um com o cano mais curto...
http://www.ovelhanegra.com.br/avulsas/IstoOmega/heapons-044.jpg

Se não for o caso de dificuldade de visão, podemos também optar pela hipótese do cara não respirar corretamente, e necessitar de uma melhor oxigenação (ventilação) "toráxica"... como demonstrado na foto a seguir...

http://www.ovelhanegra.com.br/avulsas/IstoOmega/160_photos_041.jpg

Também pode ser que uma "dois canos" seja utilizada nas novas competições médicas em campo, onde o médico deverá salvar a pessoa rapidamente, como no "se vira nos 30"...ou coisa que o valha...como na foto a seguir...
http://www.ovelhanegra.com.br/avulsas/IstoOmega/CannedMacabre1.jpg

É claro que hoje em dia, existem multiplas opções, dependendo da situação...

Se você for ser assaltado, é melhor ter argumentos para desestimular o assaltante...
http://www.ovelhanegra.com.br/avulsas/IstoOmega/argumentos.jpg

É claro que você pode optar pelo argumento mais adequado a suas necessidades...
http://www.ovelhanegra.com.br/avulsas/IstoOmega/handgun_calibers.gif

Existe também o modelo de argumento preferido pelos chamados "Direitos Humanos", baseado na beleza da rosa...
http://www.ovelhanegra.com.br/avulsas/IstoOmega/Bullets.jpg

Existem modelos diversos, mas os mais comuns para deficientes visuais e "ponteirísticos", se recomenda o modelo abaixo, que depois de terminar as balas, ainda tem utilidade...
http://www.ovelhanegra.com.br/avulsas/IstoOmega/heapons-043.jpg

Esperando ter ajudado a clarear as dúvidas...

Abraços,

Ovelha

Ovelha Negra
15-11-08, 16:08
Amigos,

desculpem, mas também pode ser útil para ajudar a um indivíduo a não protestar mais...

http://www.ovelhanegra.com.br/avulsas/IstoOmega/retendo5_1.jpg

Abraços,

Ovelha

moisespatriarca
15-11-08, 16:09
:lol:
Ovelha, é quase isso...(mas eu sei que vc sabe) :clap: :clap: :clap:

Deêm uma olhada nas pérolas que eu achei:

pq se errar um tiro o outro acerta..........



é porque um cano faz: Pei! e o outor faz pow!

Um para sair a bala e outro para fazer barulho!

Era muito usada na caça de animais grandes devido seu poder de força. Dava a sensação de segurança ao caçador porque mantinha sempre um cartucho reserva. Era usada por pessoas com um porte fisico avantajado para aquentar o tranco no momento do tiro.
Hoje ainda é muito usada por algumas policias, porem com o cano cerrado.

Kra não entendi sua pergunta, mas deve ser pq sou meio anta kkkkkkk

é modi acertar duas caças di uma vez só
kkkkkkkkkkkk

tasmotos
15-11-08, 17:36
:lol:
Ovelha, é quase isso...(mas eu sei que vc sabe) :clap: :clap: :clap:

Deêm uma olhada nas pérolas que eu achei:

pq se errar um tiro o outro acerta..........



é porque um cano faz: Pei! e o outor faz pow!

Um para sair a bala e outro para fazer barulho!

Era muito usada na caça de animais grandes devido seu poder de força. Dava a sensação de segurança ao caçador porque mantinha sempre um cartucho reserva. Era usada por pessoas com um porte fisico avantajado para aquentar o tranco no momento do tiro.
Hoje ainda é muito usada por algumas policias, porem com o cano cerrado.

Kra não entendi sua pergunta, mas deve ser pq sou meio anta kkkkkkk

é modi acertar duas caças di uma vez só
kkkkkkkkkkkk


Moises,

Eu pensei que era uma pegadinha... parabens voce enganou a todos com a explicação tecnica...

Abraços,

tasmotos

moisespatriarca
15-11-08, 17:56
Tas, na verdade é uma pegadinha, ou uma brincadeira, mas prefiro deixar quem fez a pergunta responder, eu só coloquei as repostas que achei numa pesquisa rápida pelo Sr google :OK:

Diego.fcs
15-11-08, 19:14
Boas dicas... Nunca pensei nem nunca ouvi falar dessa mistura, vou experimentar... Eu uso detergente liquido neutro para lavar, mas antes passo querosene nas partes com óleo e graxa, depois lavo com muito detergente e enxaguo bastante...

Como seria essa mistura? Pego o detergente e misturo com querosene?? Depois lavo tudo com detergente??

Ivan RJ
16-11-08, 09:25
É para matar dupla country brasileira que se diz sertaneja. É apenas uma piada do meio musical, como a que o cara pergunta a uma banda de cinco componentes, quantos músicos tem? O líder da banda responde: Somos quatro músicos mais o baterista. Desculpe Furious, baterista do PN. Um grande abraço a todos os irmãos.

Ivan RJ
16-11-08, 09:26
Esqueci, sem direito a réplica, é apenas uma brincadeira!!!!! :G

Furious VIPER
16-11-08, 09:46
É para matar dupla country brasileira que se diz sertaneja. É apenas uma piada do meio musical, como a que o cara pergunta a uma banda de cinco componentes, quantos músicos tem? O líder da banda responde: Somos quatro músicos mais o baterista. Desculpe Furious, baterista do PN. Um grande abraço a todos os irmãos.

Já ouvi essa em outros lugares! :s
Mas td bm... dxa assim...

Ivan RJ
16-11-08, 10:21
VC sabe que é brincadeira Furious, meu filho também é baterista nas horas vagas. Um grande abraço meu irmãozinho.
Vou dar uma saída da net para lavar a moto. Já volto.

moisespatriarca
16-11-08, 10:30
Pois é, lavei a minha moto, a mistura é porreta!!! :OK:
Mas só usei na parte de baixo da moto, corrente , rodas e partes "engrachadas" da moto, sabe como é, óleo de corrente espirra pra caramba, fazia tempo que não lavava a motoca, mas o triste disso é que acabei de lavar a moto e o tempo aqui virou :d, mas não choveu, ainda :drool:

Agora tô testando um spray pra corrente, se for bom , minha moto nunca mais vai ficar respingada :lol:

Viper, fica assim não, pensa bem, poderia ser pior!!! :drool:

tasmotos
16-11-08, 15:57
Pois é, lavei a minha moto, a mistura é porreta!!! :OK:
Mas só usei na parte de baixo da moto, corrente , rodas e partes "engrachadas" da moto, sabe como é, óleo de corrente espirra pra caramba, fazia tempo que não lavava a motoca, mas o triste disso é que acabei de lavar a moto e o tempo aqui virou :d, mas não choveu, ainda :drool:

Agora tô testando um spray pra corrente, se for bom , minha moto nunca mais vai ficar respingada :lol:

Viper, fica assim não, pensa bem, poderia ser pior!!! :drool:


Moises,

Caramba cara, não é que criou coragem... parabens,
Viu, agora voce viu porque levo 5 horas para lavar uma moto...

Abraços,

tasmotos

vedovatto3
18-11-08, 16:08
Tas..

Como você faz a limpeza da corrente???

Lubrificação dos cabos ???

Oque usa na lubrificação da corrente???

douglasybrazul
18-11-08, 16:19
qual a melhor forma pra lavar o cavalete e o pésinho, tá tudo com graxa !!

com qo que lavo pra fica novo e brilhando

e a corrente como tiro toda a graxa ??

preciso fazer uma lavagem boa na minha moto

e preciso da ajuda de quem sabe lavar bem as motocas

se tiver dicas valeu ai

:D

Diego.fcs
18-11-08, 16:33
O descanso lateral, cavalete, corrente, coroa e toda aquela parte de baixo que suja de graxa, óleo, é fácil de limpar, passe um pincel bem macio com querosene, vai passando que vai tirando tudo, depois enxagua. Depois de tudo isso limpe com bastante detergente neutro e uma esponja macia limpa. Só num pode deixar o querosene secar lá ou demorar para tirar...

tasmotos
18-11-08, 17:33
qual a melhor forma pra lavar o cavalete e o pésinho, tá tudo com graxa !!

com qo que lavo pra fica novo e brilhando

e a corrente como tiro toda a graxa ??

preciso fazer uma lavagem boa na minha moto

e preciso da ajuda de quem sabe lavar bem as motocas

se tiver dicas valeu ai

:D



douglasybrazul

A sugestão acima é correta, mas a que eu postei no inicio do tópico, alem tambem de ser correta, tem suas vantagens, principalmente no tocante a proteção das peças, e ao meio ambiente.
Como foi citado acima use pincel e escova de dentes, inclusive na coroa, corrente e pinhão.
Importante: por mais que a gente capriche na lavagem, o que da o "toque final" é o acabamento, enxugue a moto inteira antes que ela seque, elimine todos os "gatos" que ficaram na lavagem.
E nas partes que tinham graxa, caso fique algum detalhe use um pincel com querosene e um pano que voce elimina facilmente o restante que ficou da lavagem.

Abraços

tasmotos

Kaveira
19-11-08, 11:35
Na próxima lavada vou tentar misturar o sabão com diesel, porque quando eu inventei de lavar só no diesel, virou um lambuzêro só...

Mas uma dúvida: e pra limpar a corrente, eu por enquanto uso querosene no pincelzinho e depois taco o esguicho. Aí fica o melêro e vai mais uma mão de querosene. Na terceira mão de querosene a parte de trás - roda, balança, amortecedor e a corrente - fica limpinha. Depois, usei um tal de "roxinho" que o véinho da loja de produtos de limpeza indicou. Espirrei por tudo quanto é canto exceto na pintura, e depois enxaguei bem. Mais uma "mão" de shampoo automotivo seguida de uma boa chuveirada e ficou mais limpa do que quando tirei ela da concessionária.

Existe algum "método" mais eficiente?



Mudando um pouco, quando li a pergunta do Ivan e a dica, já imaginei que seria uma bala pro chitão e outra pro xororó - é só mirar no meio do palco e bum! caem dois viados num disparo só!!!!.... hihihiiii (brincadeirinhazzzz)

Abraço,

tasmotos
19-11-08, 11:49
Na próxima lavada vou tentar misturar o sabão com diesel, porque quando eu inventei de lavar só no diesel, virou um lambuzêro só...

Mas uma dúvida: e pra limpar a corrente, eu por enquanto uso querosene no pincelzinho e depois taco o esguicho. Aí fica o melêro e vai mais uma mão de querosene. Na terceira mão de querosene a parte de trás - roda, balança, amortecedor e a corrente - fica limpinha. Depois, usei um tal de "roxinho" que o véinho da loja de produtos de limpeza indicou. Espirrei por tudo quanto é canto exceto na pintura, e depois enxaguei bem. Mais uma "mão" de shampoo automotivo seguida de uma boa chuveirada e ficou mais limpa do que quando tirei ela da concessionária.

Existe algum "método" mais eficiente?



Mudando um pouco, quando li a pergunta do Ivan e a dica, já imaginei que seria uma bala pro chitão e outra pro xororó - é só mirar no meio do palco e bum! caem dois viados num disparo só!!!!.... hihihiiii (brincadeirinhazzzz)

Abraço,


Kaveira

Pode usar a mistura eu uso a muito tempo e nunca tive problemas.
O que voce quer dizer como mais eficiente?
1 - Se estiver falando de facilidade e rapidez, esqueça... o metodo rapido é o solupam, mas sua correne não ira durar nem a metade do que deveria, alem de detonar todos locais que o produto enconstar (depois não tem como recuperar essas peças).
2 - Se voce estiver querendo que o resultado fique melhor, não existe outra forma, é trampo mesmo, tem lavar varias vezes e no acabamento (enxugar) voce tem arrematar os "gatos".
Limpar uma moto acima de tudo, deve ser pelo prazer de conserva-la, eu falo para meus amigos e clientes, que eu não tenho um lava rapido de motos, e sim um lava lento...

Abraços

tasmotos

raulzito rock
19-11-08, 12:05
a minha levo em média 2:30,para lavar, exaguar,enxugar e dá pasta para pintura,sendo que como naum tenho jato,uma vez por mês a levo no jato para dá um grau mais elevado,


irmãos,lubrificar a corrente apenas aplicando o WD e o suficiente?
usava a pasta branca mas com o tempo suja demais e respinga mt tb!

vedovatto3
19-11-08, 15:23
O Wd ele é muito fino e seca facilmente.

Eu fiz uma mistura uma vez de oleo 90 + graxa branca + grafite
Ficou Show, coloquei em um potinho de oleo singer. Ficou massa mesmo. :OK:
Mais meu cachorro comeu :-/
E faz muita sujeira, queria saber um jeito mais "limpo" como o WD

douglasybrazul
19-11-08, 15:55
valeu pela dica

vou ver se esse finde faço esse processo

vou deixar a moto limpinha :D

Diego.fcs
19-11-08, 16:43
Para corrente é bom óleo 90 ou 140, to usando o 140 atualmente mas quando acabar quero testar o 90.

WD é bom para LIMPAR a corrente, para lubrificar num adianta...

Fiz já essa mistura que o Vedovatto fez, ficou bom, uso em parafusos e porcas, um mixto de óleo de motor, WD40, graxa marrom e graxa branca... hehehehehe...

mndbm
19-11-08, 16:56
TAS...
Existe uma proporção padrão pra cada parte? Por exemplo:

Pintura = x shampoo + x querosene
Motor = x shampoo + x querosene
Corrente, balança, cavalete= x shampoo + x diesel + x querosene


Pessoal, quanto à lubrificação de corrente, tem inúmeros tópicos.... Eu uso Chain Lube da Repsol.

tasmotos
19-11-08, 20:38
TAS...
Existe uma proporção padrão pra cada parte? Por exemplo:

Pintura = x shampoo + x querosene
Motor = x shampoo + x querosene
Corrente, balança, cavalete= x shampoo + x diesel + x querosene


Pessoal, quanto à lubrificação de corrente, tem inúmeros tópicos.... Eu uso Chain Lube da Repsol.


mndbm

Para a pintura eu uso só shampoo...
Para as "partes baixa" uso mistura de sabão liquido (omo liquido, omex, ou outro nome vendido nesses caminhões que vendem produtos de limpenza nos bairros)
A Proporção é a seguinte: Nos locais com menos graxa e mais terra coloque 1/3 de oleo diesel ou querosene e 2/3 do sabão liquido, e nos locais com mais graxa inverta, ou seja 1/3 de sabão liquido e 2/3 de oleo diesel ou querozene.

Lubrificação da Corrente
Com relação a lubrificação de corrente venho pesquisando, e juntando material, a cerca de cinco anos, e em breve estarei postando uma matéria definitiva e completa, que alem de contar com meus conhecimentos e minhas pesquisas, conta com a ajuda de um Engenheiro Mecanico formado na FEI, um mecanico (o mais badalado atualmente aqui de sorocaba), e um professor de portugues que esta fazendo a edição final de gramatica ortografia.
Aguardem o PN recebera esse material em primeira mão...

Abraços

tasmotos

Kaveira
21-11-08, 08:52
Kaveira

Pode usar a mistura eu uso a muito tempo e nunca tive problemas.
O que voce quer dizer como mais eficiente?



Eu quis dizer mais eficiente em relação à corrente.

Passa querosene no pincel e não sai tudo, passa de novo e não fica bom, mais uma e tá quase... na boa, que porre lavar corrente... mas enfim, se é para uma boa conservação, vale um esforço!

E também acho que o mais chato na manutenção da moto é a corrente. Tem que estar sempre lubrificada, espirra pra tudo quanto é lado, vira um melêro só por dentro das capas mas a gente tá sempre lá limpando...

As minhas experiências:

WD - quebra-galho - na hora do sufoco resolve, lubrifica e parece que limpa, mas tentei usar na lavagem e não deu tão certo não. Só esparramou a graxa suja.

Diesel - lambuzento - solta a graxa e a sujeira da corrente e partes baixas até mais fácil que o querosene, mas pra tirar o diesel da moto tem que usar o querosene e shampoo. Quando usei diesel, a moto ficou cheirando caminhão uma semana...

Querosene - o melhor rendimento - precisa de uma "demão" à mais que o diesel, mas sofre-se menos para enxaguá-lo da moto. É bem mais caro que o diesel, embora o acabamento final seja melhor. Pessoalmente eu acho que compensa.

Finalmente depois de limpo, uso graxa branca, e só para um retoque no dia-a-dia uso óleo de motor, segundo recomendação do manual da moto.

Abraços,

tasmotos
24-11-08, 17:33
Eu quis dizer mais eficiente em relação à corrente.

Passa querosene no pincel e não sai tudo, passa de novo e não fica bom, mais uma e tá quase... na boa, que porre lavar corrente... mas enfim, se é para uma boa conservação, vale um esforço!

E também acho que o mais chato na manutenção da moto é a corrente. Tem que estar sempre lubrificada, espirra pra tudo quanto é lado, vira um melêro só por dentro das capas mas a gente tá sempre lá limpando...

As minhas experiências:

WD - quebra-galho - na hora do sufoco resolve, lubrifica e parece que limpa, mas tentei usar na lavagem e não deu tão certo não. Só esparramou a graxa suja.

Diesel - lambuzento - solta a graxa e a sujeira da corrente e partes baixas até mais fácil que o querosene, mas pra tirar o diesel da moto tem que usar o querosene e shampoo. Quando usei diesel, a moto ficou cheirando caminhão uma semana...

Querosene - o melhor rendimento - precisa de uma "demão" à mais que o diesel, mas sofre-se menos para enxaguá-lo da moto. É bem mais caro que o diesel, embora o acabamento final seja melhor. Pessoalmente eu acho que compensa.

Finalmente depois de limpo, uso graxa branca, e só para um retoque no dia-a-dia uso óleo de motor, segundo recomendação do manual da moto.

Abraços,


Kaveira

Citei no incio do tópico e tambem logo acima, a melhor maneira que encontrei para lavar a corrente. Tenho experiencia de 6 anos e mais de tres mil motos lavadas de maneira artesanal.
Repetindo: Misture sabão liquido, com o querosene ou oleo diesel e passe com pincel curto e duro e escova de dentes, entre outras vantagens esse sistema não faz aquela tradicional lambuzeira.
Mais detalhes veja no inicio do tópico.
Obs.: A lavagem da corrente é a maneira correta de conserva-la, caso isso não seja feito de nada adianta colocar lubrificação nova em cima de lubrificação velha e suja. Palavra de quem a mais de trinta anos consegue rodar de 40.000 m a 45.000km em média com um conjunto de transmissão secundaria (pinhão/corrente/coroa).

Abraços

tasmotos

Volverine MF
20-12-08, 19:47
Tas, esse sabão liquido seria o o tal "LM" que costumam usar junto com o "solupam"?

Sendo que o solupan é o azul e o LM é o roxo, certo? (roxo, rosa, vermelho, sei lá, rs)

Outras duvidas:
Minha moto geralmente nem fica suja de terra, msm assim é bom usar essa mistura né, pois assim fica mais facil na hr de enxaguar e tbm não agride nem o meio ambiente nem as mãos, né? rs

Pra peças de aluminio polido, como no caso do motor, qual a melhor forma de lavar, enxaguar e secar pra não deixar que as peças fiquem opacas?

E quanto aos espelhos? Como lavar de forma que fiquem perfeitamente limpos?
Me preocupo com a lavagem dos espelhos pq qdo ele esta sujo e reflete um farol quase fico cego, coisa que não acontece qdo ele esta bem limpo.


Mais uma coisa, qdo a moto está só empoeirada, dá pra apenas limpar ou não tem jeito, só lavando msm?
É que além de dar um trabalhão lavar - a ponto de dar preguiça, rs - acho que lavar direto não é mto bom bé, ainda mais se é só caso de poeira, sem contar o gasto que dá (água, sabão, querosene, etc)

tasmotos
21-12-08, 14:38
Tas, esse sabão liquido seria o o tal "LM" que costumam usar junto com o "solupam"?

Sendo que o solupan é o azul e o LM é o roxo, certo? (roxo, rosa, vermelho, sei lá, rs)

Outras duvidas:
Minha moto geralmente nem fica suja de terra, msm assim é bom usar essa mistura né, pois assim fica mais facil na hr de enxaguar e tbm não agride nem o meio ambiente nem as mãos, né? rs

Pra peças de aluminio polido, como no caso do motor, qual a melhor forma de lavar, enxaguar e secar pra não deixar que as peças fiquem opacas?

E quanto aos espelhos? Como lavar de forma que fiquem perfeitamente limpos?
Me preocupo com a lavagem dos espelhos pq qdo ele esta sujo e reflete um farol quase fico cego, coisa que não acontece qdo ele esta bem limpo.


Mais uma coisa, qdo a moto está só empoeirada, dá pra apenas limpar ou não tem jeito, só lavando msm?
É que além de dar um trabalhão lavar - a ponto de dar preguiça, rs - acho que lavar direto não é mto bom bé, ainda mais se é só caso de poeira, sem contar o gasto que dá (água, sabão, querosene, etc)


Volverine MF

1 - Sabão: O sabão liquido que eu uso não é o LM, cuidado que o que voce esta falando é o Ativado, ou limpa Bau, ele detona as peças. Eu não utilizo nenhum produto tipo solupam, ou ativadao. O sabão liquido que eu uso, é um azul claro, muito viscoso, conhecido popularmente como "omo-liquido", "omex", etc. Aqui em Sorocaba e em muitas cidades do estado de São Paulo ele é vendido naquelas caminhonetas e Kombis que visitam os bairros vendendo produtos de limpeza.
Esse sabão liquido que uso é "porcaria" ou seja não tem qualidade, portanto tem baixa alcalinidade, e muito seguro, pois não existe risco em sua utilização.

2 - Mistura: Eu utilizo sempre a mistura, o que muda é a concentração: Sugeira de graxa e oleo voce coloca mais oleo diesel ou querosene e menos sabão liquido. Sugeira de terra voce coloca mais sabão e menos oleo diesel ou querosene. Como voce mesmo citou as vantagens da mistura são muitas, entre elas voce pode fazer a etrapa com o pincel sem pressa pois essa mistura não seca e não mancha as peças da moto.

3 - Espelhos: O espelho fica "engordurado" por causa da ação de oleo diesel e oleo de motor que existem nas ruas em especial nas grandes cidadades. Para limpar basta voce passar nele um algodão com detengente puro, pode repetir isso se quiser, e depois no acabamento voce encera com a cera de pintura. Isso mesmo passa a cera da pintura e depois remove bem.
Eu como lavo profissionalmente no lugar do detergente eu uso uma solução desengraxante profissional, que é utilizada por pessoal que trabalha com pintura.

4 - Lavagem: Para cada tipo de situação uma solução. Se a moto é lavada frequentemente, e suas peças se mantem "bonitas" ou seja ela nunca fica "encardida", quando chove basta voce lava-la bem rapido com shampoo e esponja de espuma, depois enxuga-la bem., Eu consigo fazer isso na minha em cerca de 30 a 40 minutos.

Se tiver mais duvidas, não se acanhe, pode perguntar... gosto muito de ajudar...

Abraços

tasmotos

cabra de brasilia
21-12-08, 14:49
Cara eu sou extremamente zeloso...principalmente com a mecânica e combustível....no dia que tiver a moto vai ser só Podium ou Supra.......estou sonhando com esse dia...sumana passada dei uma voltinha na revenda Dafra aqui e vi a Speed 2009 vermelha...está muito bonita a vermelha 2009...tipo um perolizado....enfim.....mas para lavar não tenho paciência mesmo......nem quando eu era "playboy" e tive um Gol GTS turbo...acho que só lavei umas 3 vezes de resto sempre levei em lava jato.......

O que eu faço é levar no lava jato ou no posto de gasolina e depois da lavada ai eu dou um acabamento...polimento...pretinho ali e acolá....um paninho nos vidros e espelhos.......enfim passo aquele trecos que vendem em prateleiras dos hipermercados.......fica filé..........o uno do meu pai estava com os parachoques digamos com a cor preta meio sem graça.....comprei um silicone no mercadinho aqui do lado de casa...Nossa Senhora! os parachoques voltaram a ficar que nem no dia que saiu da revenda....e o mais incrível é que não acumulava poeira e ficou por muito mas muito tempo aquela cor viva.....meses e mais meses.....agora está começando a voltar o preto sem graça......vou caçar esse silicone ali e comprar outro vidrinho.......só lembro que ele era baratinho mas uma beleza.....dava um brilho file file...sem engordurar e acumular poeira.....tipo volta a cor original quando saiu da loja a peça........

Volverine MF
21-12-08, 15:27
Tas, aqui em casa tenho um sabão liquido e gostaria de saber se é seguro usa-lo.

Ele é azul, eis sua descrição:


Linha Automotiva Desengraxante X4

Recomendamos em Postos de Serviços para lavagem de chassis, pátios sujos de óleo e graxa. Por serem produtos alcalinos, não recomendamos o uso em latarias de veículos. Aplique com pulverizador, aguarde alguns minutos e enxagüe. Não devem ser usados em superfícies quentes. Podem ser misturados com solventes orgânicos, tais como diesel ou querosene.

Detergente X4
Produto alcalino, com concentração ideal em matérias primas que otimizam e reduzem o tempo de lavagem, com a máxima eficiência em sujidades orgânicas.
Diluição:
Diluir 10 a 16 Litros do produto em 200 Litros de água (5% a 8%).

Embalagens:
CX 4x5L - BB 200L, 50L - TBR 200L

Composição Química: Hidróxido de Sódio, Sequestrantes, Espessante, Tensoativo não Ionico, Corante e Conservantes.
Principio Ativo: Acido Sulfonico.

Fonte: http://www.sandet.com.br

É que por aqui nunca vi esse omex ou omo-liquido e não sei como poderia reconhecer um produto com as mesmas qualidades.

Será que não encontrando esse sabão que você recomenda eu poderia usar o Shampoo Automotivo pra fazer a mistura?



E pra limpar os espelhos eu costumo usar aquele Veja Limpeza Pesada Original, porém, agora que li sua composição e vi que ele contém alcool acho que vou procurar outro produto.
É que usava ele pra limpar a viseira também, mas acredito que o alcool cause danos à ela.

tasmotos
22-12-08, 09:51
Tas, aqui em casa tenho um sabão liquido e gostaria de saber se é seguro usa-lo.

Ele é azul, eis sua descrição:

É que por aqui nunca vi esse omex ou omo-liquido e não sei como poderia reconhecer um produto com as mesmas qualidades.


Será que não encontrando esse sabão que você recomenda eu poderia usar o Shampoo Automotivo pra fazer a mistura?



E pra limpar os espelhos eu costumo usar aquele Veja Limpeza Pesada Original, porém, agora que li sua composição e vi que ele contém alcool acho que vou procurar outro produto.
É que usava ele pra limpar a viseira também, mas acredito que o alcool cause danos à ela.



Voverine,

Voce não deve usar o que voce citou.
Como principio basico, para fazer uma lavagem artesanal e bastante segura, procuro produtos que não sejam altamente eficientes e profissionais. (veja por exemplo que na caracteristica tecnica do produto citado existem restrição de uso... e quase todos são assim) Esse omo liquido que falei realmente não é produzido por empresas formalmente estabelecidas. Então voce só vai acha-lo no comercio informal, mas acredito que o sampoo automotivo funcione bem, é bem seguro, só que ele mais caro. Mas pode usa-lo sem medo.

Abraços,

tasmotos

Dj Serginho Sag
22-12-08, 10:18
Esse negócio de lavar com Diesel puro eu fazia...dicas muito boas !

Anotadas e executadas aqui :OK:

tasmotos
22-12-08, 10:47
Esse negócio de lavar com Diesel puro eu fazia...dicas muito boas !

Anotadas e executadas aqui :OK:


Dj Serginho Sag

Beleza... cara...

Parabens pelo nosso time...

Gostei de saber que voce conhece o assunto, é muito bom trocar com outros motociclistas idéia sobre isso...
Se puder gostaria de saber que informações voce postou, para que eu possa ampliar meus conhecimentos...
Mesmo porque a gente tem que estar falando sempre... pois sempre tem gente nova entrando no forum...

Abraços

tasmotos

Volverine MF
25-12-08, 00:52
Testei a mistura do Tas e realmente é mto boa.

Qdo eu usava querosene puro era uma merd@, pois tinha que enxaguar rápido e era um tal de lavar a coroa e a sujeira escorrer pro cubo, lavar o cubo e a sujeira voltar pra coroa, etc

Com essa mistura não, vc lava tdo de uma vez, sem pressa pra enxaguar, e faz o trampo uma vez só.

Porém, sigam a mistura a risca, pq eu na pressa usei um sabão aqui que depois o Tas me disse pra não usar, e o resultado foi que a pintura da balança ficou opaca, como se tivesse sido queimada, e os pinceis já eram, hehehe.

Mas a moto ficou limpinha, rsrs, principalmente a corrente :D