PDA

Ver Versão Completa : Vc lê/leu o manual da sua moto?



Rafa Davidson
15-11-08, 21:15
Tava vendo domingo passado no fantastico (só lembrei agora) uma materia sobre pneus de carros, a troca deles e um dos caras falou que o maior problema é que as pessoas não lêem o manual, não só de veiculos, mas da maioria das coisas, no manual do carro/moto tem muitas informações básicas que são muito uteis pra quem não entende muito de mecânica e informações sobre calibração de pneus, amaciamento etc.

Nesse domingo vão falar sobre o prazo de validade dos capacetes. :OK:

moisespatriarca
15-11-08, 21:26
Li sim :OK: e tenho ele no meu pc e sei onde achá-lo online pra consutas onde eu estiver!!! :OK:

cabra de brasilia
15-11-08, 22:06
Eu dou muito valor a produtos/fabricantes que hoje disponibiliza os manuais do seu produto na internet.......99,9% das compras que eu faço fisicamente eu já colhi todas as informações técnicas na internet....esses dias comprei um celular e já li o manual dele antes de comprá-lo pois tanto no site do fabricante quanto no site da operadora do celular o manual estava disponível para download.......gosto também da Yamaha que disponibiliza o manual de peças na internet....estava lendo aqui por exemplo o da YBR Factor........bem que ela poderia disponibilizar o manual do propietário tombém....pois naquela ansiedade que o futuro dono tem enquanto não recebe a moto que comprou, ele poderia já ir lendo o manual "eletrônico"........

Rafa Davidson
15-11-08, 22:14
cabra de brasilia

eu acho que todas as marcas deveriam fazer isso, de disponobilizar o manual do propietário, como as de celular acho que todas disponibilizam, seria mais prático pra quem vai comprar dar uma lida no manual, principalmente dessas diferentes de Honda, Yamaha e Suzuki, que não tem quase nada ou as vezes nada na net, as vezes um possivel comprador até desiste por não conseguir obter informações.

moisespatriarca
15-11-08, 22:40
Pra falar a verdade, a maioria dos manuais das motos os próprios usuários colocam a disposição nos fóruns, os das pequenas suzukis são assim, mas a suzuki disponibiliza o manual de peças no site deles!!! :OK:

pedrohools
15-11-08, 23:27
nunca nem mexi no manual !!! :(

Furious VIPER
15-11-08, 23:38
Li sim, grande parte!
Não li ele completo, tipo a aprte q indica as luzes, as partes da moto e tal.. mas o q é realmente importante eu li sim! e dxo ele sempre aki na gaveta do pc, qdo preciso, abro e procuro!

sandro_ventania
16-11-08, 00:05
Eu SEMPRE leio o manual de tudo!! e SEMPRE faço isso antes de ligar o aparelho pela primeira vez!
Dizem que brasileiro tem o pessimo habito de não ler manual! Daí até surgiu essa frase:
"Quanto todas as alternativas para solucionar o problema estiverem esgotadas...consulte o manual"

jordansilva
16-11-08, 01:12
Eu já li algumas partes, não tudo. Tem muita coisa de mecanica que eu acho que não adiante eu ler agora pq nem sei do que se trata. Li as coisas basicas como amaciamento, cuidados basicos e etc.

Essa do manual online é uma boa. Ainda mais se der pra fazer busca!!! As vezes sabemos apenas um nome ou uma palavra chave mas essa não está no indice e uma busca faz falta, viu!

tom crazy
16-11-08, 01:16
Eu li em partes, e ainda assim só li depois que já tinha andando com a moto :G

Agora outro detalhe, eu trabalho em uma distribuidora de produtos de segurança (alarmes, cerca eletrica, portões eletronicos) na area de manutenção e no suporte técnico, então to sempre atendendo telefone de instalador com duvida técnica, mais é umas perguntas tão idiotas que eu não acredito que essa pessoal consegue instalar algo, duvidas de como programar um controle em uma central, como fazer a programação da mesma. O manual vem junto com as centrais, o animal tem preguiça de ler as instruções e prefere ficar pendurado no celular gastando com ligação pra gente passar os procedimentos. Isso quando não vem todo nervosinho com o produto na loja dizendo que o mesmo tem defeito sendo que o defeito é a "pecinha" que instala.

Rafa Davidson
16-11-08, 18:00
tom crazy

eu trabalho numa lan e vejo cada absurdo, as vezes da vontade de bater na pessoa até ela morrer uahuhaa e o pior é que o povo tem preguiça até de ler aquelas mensagens de erro do msn. :NOOK:

tom crazy
16-11-08, 18:12
Nem fala rafa, eu fico com dó do pessoal que contrata uns ogros desses pra fazer a instalação dos produtos em casa. Tem os bons mais tem muito picareta também.

Stone
16-11-08, 18:22
Vc lê/leu o manual da sua moto?
Sim, manual do proprietário, catálogo de peças e manual de serviços, e mais de 1 vez

superkyo
16-11-08, 18:27
Sim inteiro nem é tão grande

Tqf2
16-11-08, 18:51
Confesso que das motos que eu já possuí, a única que lí o manual foi da FAzer........ :#
E não lí 100%, mas lí toda parte que necessitava...... :D

De equipamentos no geral, eu sempre leio TUDO.

Rafa Davidson
16-11-08, 21:48
pra quem se interessar, tá aqui a matéria sobre pneus (da semana passada) do fantástico, acho que ainda não passou a de hoje.

http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL855854-15605,00.html (http://http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL855854-15605,00.html)

Hopeless
16-11-08, 22:32
da motoca eu li umas 3x ainda mais por que foi a primeira então ainda precisava de qualquer informação, mais tenho o costume de ler os manuais sim, principalmente as partes mais importantes.

TorteX
16-11-08, 23:10
Ler eu num leio, só do uma olhada no que eu tenho curiosidade ou duvida de saber...

GuilhermeRS
17-11-08, 00:06
Eu já li e re-li umas 20 vezes, cada vez que vou no banheiro pego o que estiver mais na mão pra ler, e geralmente é o manual... :OK: :OK: :OK:

Richard
17-11-08, 07:45
Todos os da CB, eu cansei de ler... Do proprietario, de mecanica, de peças, de manutenção basica e inclusive o manual de manutenção pesada (exclusivo de mecanicos)...

Da Comet, logo no primeiro dia eu já li. E não só a parte dela, pois no mesmo manual, vem as instruções da Comet Gt, da Gtr e da Mirage... Li tudo de todas... E varias vezes...

Eu gosto pra caramba de ler manuais, tanto no caso das minhas motos, como por exemplo, manuais de processadores, placa-mães e outros componentes de informatica, já que trabalho com isso...

Ler manual é legal :OK:

Diego.fcs
17-11-08, 10:39
Se eu tivesse eu lia na boa... :lol:

Mas da Cb e da Intruder eu li sim... É importante ler, tem coisas que a gente nem imagina que são muito simples e tá escrito lá como fazer, e tem muitos mecânicos que fazem errado...

R4F4
17-11-08, 10:42
li e leio sempre.
pq esqueço o psi dos pneus,

igortde
17-11-08, 11:16
Claro ... como vou saber o tempo das manutenções ...

Indio de motoka
17-11-08, 12:24
Vixiiii... nem relei nele!! :s
Eu smpre pego pra le mas nunk da tempo... ¬¬*

Fodáááá :G

agm2112
17-11-08, 15:32
Li pelo menos 4 vezes... qualquer produto que compramos e não lermos o manual, se torna um produto sub-utilizado. Leio o manual da minha câmera até hoje ... um ano depois e ainda tem coisa pra se aprender.

Elfo®
17-11-08, 15:37
eu sempre leio o manual de tudoooo

so o manual da motoca ja li ele pelo menos umas 4 vezes e to atras do manual de peças dela, para ler tb

Ninja Pontes
17-11-08, 15:38
de produto eletronico pra falar a verdade nao leio praticamente nada..

mas de moto como da fazer e da comet e de alguns carros que tive eu li sim... ajuda bastante.

Rafa Davidson
18-11-08, 11:14
até hoje lembro de partes do manual do fusca uahauhaua

tasmotos
18-11-08, 23:29
Todos os da CB, eu cansei de ler... Do proprietario, de mecanica, de peças, de manutenção basica e inclusive o manual de manutenção pesada (exclusivo de mecanicos)...

Da Comet, logo no primeiro dia eu já li. E não só a parte dela, pois no mesmo manual, vem as instruções da Comet Gt, da Gtr e da Mirage... Li tudo de todas... E varias vezes...

Eu gosto pra caramba de ler manuais, tanto no caso das minhas motos, como por exemplo, manuais de processadores, placa-mães e outros componentes de informatica, já que trabalho com isso...

Ler manual é legal :OK:


Richard

Caramba cara, eu não tenho paciencia para ler imediatamente após a compra, mas guardo bem todos os manuais, e sempre que preciso de uma informação, vou busca-la no manual.
O que me incomoda é a disposição das informações, muitas vezes voce esta procurando algo especifico e tem que acabar lendo quase todo o manual para encontrar.

Abraços

tasmotos

Rafa Davidson
19-11-08, 00:13
tasmotos

deveriam fazer um "guia rápido" igual aqueles de celular. :)

Richard
19-11-08, 08:58
Richard

Caramba cara, eu não tenho paciencia para ler imediatamente após a compra, mas guardo bem todos os manuais, e sempre que preciso de uma informação, vou busca-la no manual.
O que me incomoda é a disposição das informações, muitas vezes voce esta procurando algo especifico e tem que acabar lendo quase todo o manual para encontrar.

Abraços

tasmotos


Não sei os manuais que vc leu, mas os manuais antigos da Honda, eram divididos por partes da moto, e aí ficava mais facil para visualização, já que era dividido por parte de motor, chassi e perifericos... Vc só precisa saber o que é (dentro desses tres itens) a peça que vc está procurando... :D :D :D

raulzito rock
19-11-08, 09:29
poxa cara eu so comprei a moto para lê o manual!huahuahuahuhahuha
a primeira coisa que faço quando adquiro um produto e lê o manual,antes de ultilizá-lo.

e como disse Charlin chaplin,
"quem mal lê,mal fala,mal ouve e mal vê"

douglasybrazul
19-11-08, 09:51
as vezes eu olho os desenhos akodjaosidsaiodas :lol: