PDA

Ver Versão Completa : Legislação de trânsito X Farol



lion
25-11-08, 10:09
Pessoal vi vários tópicos específicos sobre o assunto mas nenhum genérico!
alguém ai tem exatamente os artigos, resoluções e interpretações nesses quesitos a respeito do farol?
Cores permitidas, potência 6000k? até onde é considerada alteração de caracteristica do veículo?

Caso formulem especulações deixem isso bem claro para não nos confundirmos com fatos reais...
venho me interessando pelo xenon mas não acho viável, visto que vai ter que alterar o documento da moto e tal...
no meu caso procuro alteração simples, mudar apenas a lampada se for o caso sem maiores danos à parte elétrica.

Observador
25-11-08, 10:17
Aqui esta a resolução;

http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/RESOLUCAO_CONTRAN_227.pdf

Furious VIPER
25-11-08, 10:21
Lâmpadas de farol só podem produzir luz de cor branca ou amarela.. isso é LEI!!
Não tenho o artigo em mãos, mas pode acreditar, te garanto essa informação.
Independente da cor da lâmpada (tem algumas lâmpadas azuis, mas q lançam luz branca) a luz tem q ser amarela ou branca, qualquer cor fora disso é passível de multa.
Até pq se tua luz for branca e na potência original NINGUÉM vai saber se ela é ultra-visio- total-vision-mega-vision-super-vision... ela vai ser uma lâmpada branca com potência normal.
Agora se tu me aparece com um xenon... mesmo q seja o branco, dá pra ver diferença... é multa na certa.
Usamos apenas lâmpadas halógenas, nada de HID ou outro típo. Somente carros e motos muito antigas q usam outro tipo del âmpada, q eu nem sei o nome, mas q ilumina muito mal, 30X pior q halógena.

Ramiro
25-11-08, 10:48
Vamos lá.. quanto a cor do farol.. deve ser branca.


3.15 As cores das luzes emitidas pelos dispositivos de iluminação são as seguintes:
farol de luz alta: branca;
farol de longo alcance branca;
farol de luz baixa: branca;
farol angular branca;
farol de curva branca;
farol de neblina dianteiro: branca ou amarela;
lanterna de marcha-a-ré: branca;
lanterna indicadora de direção dianteira: âmbar;
lanterna indicadora de direção traseira: âmbar ;
lanterna intermitente de advertência dianteira: âmbar;
lanterna intermitente de advertência traseira: âmbar ;
lanterna de freio: vermelha;
(...)


Ah sim... umas coisa interessante... algumas motos honda e yamaha estão fora da lei, como vocês podem ver abaixo em negrito.... hehe



4.3.7 Conexões elétricas
Quando se passa para o farol baixo, automaticamente todos os faróis altos devem
ser desligados simultaneamente.
Os faróis baixos podem permanecer ligados juntamente com os faróis alto.
No caso de faróis de luz baixa, de acordo com o Anexo 11, as fontes luminosas de
descarga de gás devem permanecer ligadas durante a operação do farol alto.
A iluminação do farol angular pode ser produzida através de uma fonte luminosa
suplementar situada no interior do farol de luz baixa ou dentro de um farol (exceto
farol de luz alta) agrupado ou mutuamente incorporado ao referido farol de luz
baixa, desde que o raio de curvatura horizontal da trajetória do centro de
gravidade do veículo não ultrapasse 500 metros.
Os faróis de luz baixa podem ser ligados e desligados automaticamente. Todavia
deve sempre ser possível liga-los e desliga-los manualmente.


voltando..

Bem.. depois tem uns cálculos fudidos que eu não entendi nada..  :-/

Furious VIPER
25-11-08, 10:51
A luz branca é para os veículos produzidos a partir de "tal ano" (não sei qual)... mas os antigos continuam com suas "velas"... as lâmpadas amarelas.

Observador
25-11-08, 11:14
Acho que o maior problema do xenon é a cor da luz que quase sempre é azulada e isso não é permitido. O xenon de 6000k é luz branca por isso é mais dificil do guarda multar. Mas se o guarda realmente quiser te $#&*@ ele arruma uma maneira pra isso! Pode apostar!

lion
25-11-08, 18:58
valeu galera, ja ia começar a pesquisar pra colocar aqui caso precisassem também
:OK:
vou providenciar a lampada branca, minha y vai ficar bem mais bonita.
viper vc trocou a tua? é a mesma potencia da original?? 35w neh?

Ramiro
25-11-08, 20:21
valeu galera, ja ia começar a pesquisar pra colocar aqui caso precisassem também
:OK:
vou providenciar a lampada branca, minha y vai ficar bem mais bonita.
viper vc trocou a tua? é a mesma potencia da original?? 35w neh?


Tu sabe que sempre podem te multar por alteração das características originais e tal.. :s

Furious VIPER
25-11-08, 20:44
valeu galera, ja ia começar a pesquisar pra colocar aqui caso precisassem também
:OK:
vou providenciar a lampada branca, minha y vai ficar bem mais bonita.
viper vc trocou a tua? é a mesma potencia da original?? 35w neh?

A lâmpada atual q uso é uma "paralela" de 35w, normalzinha, nada de mudança em relação à original.



Tu sabe que sempre podem te multar por alteração das características originais e tal.. :s

Multar só por ele ter colocado uma lâmpada ruim? hahaha
tÔ brincando... acho q multa por lâmpada do farol, só se for xenon ou halógena azulzona mesmo... se for branca ou amarelada nem dá multa não!

Kaveira
26-11-08, 10:56
Recomendo as lâmpadas da Philips.

Osram eu já usei no carro e pifou em 3 meses. A Moto Vision tá lá, bonitona e vai fazer aniversário mês que vem.

Tem também a Crystal Vision, só acho que vai ter que comprar o par (divide com algum amigo...)

Eu acho o Xenon bonito pra caramba, mas colocaria só se tivesse 400 dinheiros realmente sobrando na conta. Uma lâmpada halógena especial de marca reconhecida já ajuda muito tanto na iluminação quanto no visual.

Abraços,

ahlmiranda
26-11-08, 11:43
Tem um cara aqui que vende uma lâmpada da marca P2P, ela é azul, mas a luz que ela emite é branca, a potência, segundo o cara, é 4800k, custa R$80,00 o par e ele dá um ano de garantia.
Vou colocar na minha moto pra ve se é boa mesmo.

Tqf2
26-11-08, 17:23
Vamos lá.. quanto a cor do farol.. deve ser branca.
Ah sim... umas coisa interessante... algumas motos honda e yamaha estão fora da lei, como vocês podem ver abaixo em negrito.... hehe


NUm entendí.......... :#

lion
26-11-08, 17:33
mais tarde vou pesquisar mais profundamente sobre o assunto e posto aqui,
to em epoca de provas e a unica legislação a que recorro tem sido a constituição, os códiigos, penal, civil, tributário e etc...
o de transito nao ta na grade das materias do semestre hehe
abraço

Rafa Davidson
26-11-08, 22:55
Lâmpadas de farol só podem produzir luz de cor branca ou amarela.. isso é LEI!!

uma duvida, esses tais "angel eyes" podem alterar de alguma forma, tipo se eu colocar um desse roxo, por exemplo?

Richard
28-11-08, 07:22
uma duvida, esses tais "angel eyes" podem alterar de alguma forma, tipo se eu colocar um desse roxo, por exemplo?


Angel Eyes é proibido, pq ele não emite luz suficiente pra iluminar a frente, independente da cor a utilizar (branca, roxa, azul, amarela, verde, rosinha com bolinhas amarelas e talz)

douglasybrazul
28-11-08, 08:14
eu to com uma lampada bem azul na y e não deu nada ainda

quando ela tá ligada eh bem branca
mas dentro do globo optico do farol ela eh meio azulada :lol:

recomendo a lampada ilumina bem mais que a original da ybr :OK:

Ramiro
28-11-08, 15:13
NUm entendí.......... :#

Ali diz que sempre deve ser possivel ligar ou desligar os farois manualmente..

Rafa Davidson
28-11-08, 15:27
Angel Eyes é proibido, pq ele não emite luz suficiente pra iluminar a frente, independente da cor a utilizar (branca, roxa, azul, amarela, verde, rosinha com bolinhas amarelas e talz)


mas quando coloca angel eyes a lampada normal do farol ainda continua lá, não?

lion
28-11-08, 16:09
mas quando coloca angel eyes a lampada normal do farol ainda continua lá, não?


oq da foca é angel eyes? tem foto ai?

Rafa Davidson
28-11-08, 16:29
oq da foca é angel eyes? tem foto ai?


esse circulo ae, que pelo que eu vi é uma espiral de fibra otica com um leds colorido em cada ponta.

http://www.freewebs.com/cobraart/angel%20eyes%20bitch.JPG

TorteX
28-11-08, 16:38
oq da foca é angel eyes? tem foto ai?


http://www.angeleyesweb.co.uk/CCFL%20ANGEL%20EYES%20KITS.jpg

http://www.thersxsite.com/kits2005/mugenlip/andrew/andrew5.jpg

Em moto só acho legal em moto com dois farois...ja vi uma r1 com angel eyes brancos...fico linda....

Virlei5
30-11-08, 15:41
Olá a todos, sou cadastrado no PN há algum tempo, mas estava sem moto, e agora com moto novamente, pretendo ser frequentador assíduo... :lol:

Aqui na minha cidade, a polícia está pegando muito no pé com as motos..
Faróis que não sejam brancos... multa e apreensão do documento, não importando se é Xenon, ou simplesmente lâmpada colorida, inclusive os carros que tem a lanterna com lâmpada pingo colorida, também estão sendo multados
Além disso... estão em cima dos retrovisores dobráveis, e escapamento aberto, inclusive com ajuda do decibelímetro.
Abraços

Furious VIPER
30-11-08, 15:49
Olá a todos, sou cadastrado no PN há algum tempo, mas estava sem moto, e agora com moto novamente, pretendo ser frequentador assíduo... :lol:

Opa... mas até qm não tem moto pode participar aki, o importante é estar presente!!



Aqui na minha cidade, a polícia está pegando muito no pé com as motos..
Faróis que não sejam brancos... multa e apreensão do documento, não importando se é Xenon, ou simplesmente lâmpada colorida, inclusive os carros que tem a lanterna com lâmpada pingo colorida, também estão sendo multados
Além disso... estão em cima dos retrovisores dobráveis, e escapamento aberto, inclusive com ajuda do decibelímetro.

Bah.. não sabia q existia realmente um decibelímetro.. hehehe nunca vi niguém usar.
E sobre essas blitze.. tem mais é q ferrar esses malandros aí...
Uhúúú...

Rafa Davidson
30-11-08, 15:54
Opa... mas até qm não tem moto pode participar aki, o importante é estar presente!!


meu caso :lol:

também não sabia que a policia ta usando, pelo menos não por aqui.

http://www.bentogoncalves.rs.gov.br/sites/6700/6728/Noticias2007II/SemtespDecibelimetro.jpg
http://www.medicao.com/Decibelimetro4x1-1.jpg

aperelhinho interessante. :)

Virlei5
30-11-08, 15:56
Bah.. não sabia q existia realmente um decibelímetro.. hehehe nunca vi niguém usar.
E sobre essas blitze.. tem mais é q ferrar esses malandros aí...
Uhúúú...



hehehe eu também não sabia que existia até ser parado numa blitz e ao meu lado um cidadão com uma titan com escapamento que podia ser ouvido a 2 quarteirões tomar uma bela ferrada graças ao decibelímetro.. :lol:

Furious VIPER
30-11-08, 16:55
hehehe eu também não sabia que existia até ser parado numa blitz e ao meu lado um cidadão com uma titan com escapamento que podia ser ouvido a 2 quarteirões tomar uma bela ferrada graças ao decibelímetro.. :lol:

Q beleza... escape esportivo não vejo problema nenhum... agora esses q ficam berrando o tempo todo em volumes absurdos... tem mais e q apreender a moto e dar uns tapa no dono!

lion
30-11-08, 16:56
eu to ansioso pra pegar a legislação e pesquisar pesado nesse negocio ai, pretendo imprimir se for fazer a modificação e mostrar pros guardas q me encherem o saco.

Furious VIPER
30-11-08, 18:10
eu to ansioso pra pegar a legislação e pesquisar pesado nesse negocio ai, pretendo imprimir se for fazer a modificação e mostrar pros guardas q me encherem o saco.


Mas eles te grampeiam pelo outro artigo.. o de "alteração das características originais do veículo"