PDA

Ver Versão Completa : Inspeção Veicular SP 2009



moisespatriarca
25-11-08, 11:18
Preparem seus bolsos:


"Prepare-se para 2009

Em maio começa Inspeção Ambiental Veicular para todos os carros e motos

SÃO PAULO - A Inspeção Ambiental Veicular começa a valer em 2009 para motos e demais modelos flexíveis, a gasolina, álcool e GNV. O dono do veículo tem 90 dias para realizá-la (contados a partir do fim do período de licenciamento). Um carro com final de placa 1 (licenciamento em abril), por exemplo, deve fazer a vistoria de maio até o último dia útil de julho.



Só é preciso agendar essa verificação a partir do segundo licenciamento. Feita a inspeção, o carro recebe um selo de aprovado.



Antes da análise dos gases há uma checagem visual. Nem perca tempo em levar para vistoria um carro com funcionamento irregular, vazamento de água ou óleo, fumacento ou com escape furado. Isso reprova de cara.



A verificação para carros será feita pela análise dos gases com o motor em marcha lenta e depois a 2.500 rpm. O mesmo aparelho fará a medição das emissões de motos. "Ainda não há um procedimento estabelecido para elas. É provável que só haja medição em marcha lenta", diz Eduardo Rosim, da Controlar, empresa responsável pelo programa.



As inspeções poderão ser agendadas pelo site da companhia ou por telefone. O tempo máximo aproximado será de 5 minutos. Se seu veículo é a diesel, lembre-se de que a verificação de emissões já é obrigatória. Fique atento ao licenciamento e agende a vistoria, que demora cerca de 4 minutos para ser feita.



Tarifa de inspeção e multa



A cobrança pela inspeção está suspensa por enquanto. Mas o motorista pagará R$ 52,73 se o veículo for reprovado duas vezes (ou seja, pagará pela terceira vistoria).



Também terá de desembolsar esse valor se a nova vistoria for agendada fora do prazo de 30 dias contados a partir da primeira.



Vencido o prazo para agendamento e verificação de emissões, o dono do carro fica sujeito a multa de R$ 550 por todo o período em que ele rodar sem o selo.





Vistoria obrigatória

A inspeção ambiental abrange carros e motos a partir do segundo licenciamento (o zero-km é livre). Confira como agendar a sua no telefone 3545-6868 ou www.estadao.com.br/e/controlar.



Antes de levar seu carro, conserte vazamentos de água ou óleo e escape furado. Esses defeitos condenam o veículo de cara.



A inspeção demora cerca de 5 minutos. Aprovado, o carro recebe um selo. Se reprovado por duas vezes, paga R$ 52,73. Terminados os 90 dias de prazo para inspeção, fica-se sujeito a multa de R$ 550."

Lembrando que ess inspeção é pra CIDADE DE SP, e não pro Estado.



Clique aqui : Fonte 1 (http://www.estadao.com.br/suplementos/not_sup263185,0.htm)

Clique aqui: Fonte 2 (http://oglobo.globo.com/sp/transito/mat/2008/11/19/inspecao_de_poluentes_sera_obrigatoria_para_todos_ os_carros_partir_de_2009-586463418.asp)

moisespatriarca
25-11-08, 11:19
Clique aqui : Agende sua Inspeção (http://www.controlar.com.br/)

Não deixem pra última hora!!! :OK:

o veículo sendo aprovado pela inspeção, o valor da taxa será devolvido, mas o esquema de devolução ainda não está acertado. ;/

Ivan RJ
25-11-08, 11:45
Vai ficar igual ao Rio, Moisés esqueça esse tempo porque tu vai passar mais de 1 hora até acabar a vistoria. Aqui no Rio não tem selo porque o certificado de propriedade só é emitido após a vistoria, logo é trocado anualmente. E quando dá algum problema sempre rola a graninha. Eu levo carro e moto desde que foi implantado esse sistema aqui no Rio e te garanto é um pé no saco, até defeito no computador eu já vi acontecer. Um grande abraço a todos os irmãos.

moisespatriarca
25-11-08, 11:50
Engraçado que acabaram de falar aqui no jornal que só vai demorar 5 "menutos" :NOOK:, mas já dá pra imaginar a bagunça que vai ser!!! :lol:

Ainda bem que não moro em SP!!! :G

Elfo®
25-11-08, 12:21
tio Moisa

essa inspeção ai, e valida para a capital ou toda a SP ?

moisespatriarca
25-11-08, 12:28
Veículos com placa de São Paulo-SP, só a capital :OK:

mantabodyboarder
25-11-08, 13:47
to fora :P

neumar
25-11-08, 15:26
Vcs num querem me arrumar uma conta de luz pra mim fazer uma transferência pra cidade de vcs não??? |:(

Ricca
25-11-08, 15:45
Espero que não seja mais uma das diversas formas de tirar dinheiro de nós, proprietários de veiculos!
Acho importante esse controle, porém minha sugestão e começar com esses ônibus e caminhões..pq tem alguns q parecem verdadeiras chaminês

Abraço a todos!

Elfo®
25-11-08, 15:47
eeeee placa fora de SP

to fora kkkk

douglasybrazul
25-11-08, 15:54
eh soh pra sp isso neh ???

nada aqui no rs

pq se tiveh

bah vai cai a casa asiodjasdiojaiod

danielpaiva
25-11-08, 16:07
Po, q droga

podia até mudar minha moto para carapicuiba (minha namorada mora lá) pra não fazer, mas só a grana que vou gastar fazendo isso, prefiro ir lá e perder um dia pra fazer isso!!

mantabodyboarder
25-11-08, 16:17
Vcs num querem me arrumar uma conta de luz pra mim fazer uma transferência pra cidade de vcs não??? |:(


Alugo uma conta de luz... :D :D

moisespatriarca
25-11-08, 16:21
Ricca, ônibus e caminhões já são feitos desde o meio do ano!!! :OK:

Elfo®
27-11-08, 13:14
Alugo uma conta de luz... 2

Elfo®
06-01-09, 12:17
começou ontem, o agendamento..e o site ja nao tava funfando

http://www.controlar.com.br/

KDASH
06-01-09, 15:45
Puts.... e agora?! Ferrou-se ! qual será a taxa de emissão permitida?! será que tem valores espicificos diferenciados para motos 2T e 4T?! Eu logicamente acho importante o controle de emissão de poluentes, mas não deixo de pensar que terei diversos problemas para passar neste teste com uma moto 2T, pois até onde sei, ela polui mais que as 4T... :(

mantabodyboarder
06-01-09, 15:49
a sua DT é 2003 ou mais nova?

A inspeção é só pra veículos a partir de 2003, os mais antigos não entram.

Elfo®
06-01-09, 15:50
O manta é valido somente para a capita lde SP né ?

KDASH
06-01-09, 16:09
a sua DT é 2003 ou mais nova?

A inspeção é só pra veículos a partir de 2003, os mais antigos não entram.


O Manta! Valeu! Não sabia dessa, fiquei xeretando a net esses dias atraz de detalhes da lei, mas não encontrei nada específico, provavelmente olhei nos lugares errados. Não sabia mesmo que a verificacão éra só para os veiculos de 2003 ou mais novos!

Valeu mesmo!

moisespatriarca
06-01-09, 16:15
Por enquanto é só a partir de 2003 mas até 2010 eles querem incluir todos os veículos.
Relembrando que só placas : São Paulo - SP :OK:

alexandregf
06-01-09, 22:20
Por enquanto é só a partir de 2003 mas até 2010 eles querem incluir todos os veículos.
Relembrando que só placas : São Paulo - SP :OK:

Putz minha xtz é 2003, eu to dentro dessa ou fora?

moisespatriarca
06-01-09, 22:23
Ano de fabricação 2003? se sim vc vai fazer!!!

Fox2k
07-01-09, 07:49
Pelo que eu andei lendo todas as motos de qualquer ano deve fazer a inspeção e carros só a partir 2003.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u485708.shtml

Apesar que nesta matéria diz o contrário.

http://www.estadao.com.br/geral/not_ger303059,0.htm

vai saber...

Elfo®
07-01-09, 08:29
to fora, placa de Mogi das Cruzes..alugo conta de agua e luz

Tqf2
07-01-09, 08:43
Ebaaaaaaaa

Tô fora da inspeção...... :lol: