PDA

Ver Versão Completa : Conservação de Pneus (nova versão na pagina 2)



tasmotos
25-11-08, 21:55
Amigos,

Segue matéria sobre uso correto e conservação de pneus.

Abraços

tasmotos


Conservação de Pneus:

É possível conseguir um aumento significativo da vida útil dos pneus de uma moto se alguns cuidados básicos forem adotados pelo motociclista.

A boa utilização dos pneus é fundamental para a segurança da motocicleta. Por isso, é preciso ter uma atenção redobrada no trato com o equipamento.

Um dos erros mais comuns é a substituição de pneus sem obedecer às recomendações do fabricante da moto. Nas motocicletas em geral, quase não há margem para modificações nos pneus.

Veja algumas dicas básicas:

- Os pneus devem ser calibrados semanalmente, seguindo as recomendações do fabricante da motocicleta. A pressão precisa ser alterada em cada situação de uso (com carona na garupa, carga ou apenas o condutor);

- Os pneus devem ser montados apenas em máquinas. Nunca permitir a montagem manual em borracheiros não habilitados. O pneu de uma moto pode ter o talão (friso de aço lateral) quebrado por uma operação de montagem inadequada;

- As rodas devem passar por um balanceamento rotineiro, um procedimento fundamental para evitar o desgaste prematuro dos pneus;

- Os pneus não especificados para o modelo da moto não devem ser usados nunca. As alterações para fins estéticos acabam prejudicando o desempenho da moto e comprometendo a segurança do motociclista e a durabilidade dos pneus;

- Nunca fazer adaptações para deixar de usar câmeras de ar. Em motos, os pneus sem câmera somente são empregados em alguns poucos modelos que utilizam aros específicos para este fim.

- Os aros utilizados devem ser aqueles recomendados pelo fabricante. Mudanças provocam diferenças sensíveis no desempenho da moto, novamente comprometendo a segurança do motociclista e a durabilidade dos pneus.

- Jamais utilize pneus recauchutados

- A moto sempre deve estar com o "quadro" alinhado, caso contrário a vida útil do pneu ficará comprometida por rodar fora de alinhamento com o piso.

- Nunca submeter o pneu a sobrecarga. Pode ocorrer o superaquecimento, desgaste excessivo, separação entre lonas e banda de rodagem. Portanto, é importante sempre manter as pressões e carga recomendada conforme gravações que constam no flanco de cada pneu.

Furious VIPER
25-11-08, 22:16
baita dica aí Tasmotos...
eu sempre calibro meus pneus no findi ou 2ª feira. é raro eu deixar ra calibrar a cada 15 dias. mas faço isso de uns 2 anos pra cá... antes eu nem calibrava direito não! hehehe ficava quase 1 mês (as vezes mais) sem calibrar...
imagino q meus pneus originais poderiam ter durado bem mais se eu tivesse cuidado bem deles. mas serve de experiência.

jaba
25-11-08, 22:37
tasmotos e a questão do "pretinho"
passar ele no pneu pode causar algum problema
eu passo um da marca monza e nunca deu problema
e vlw pelas dicas :OK:

tasmotos
25-11-08, 23:17
tasmotos e a questão do "pretinho"
passar ele no pneu pode causar algum problema
eu passo um da marca monza e nunca deu problema
e vlw pelas dicas :OK:


jaba

Boa pergunta...

Os pretinhos normais não tem problema, voce pode usar esses vendidos em supermercado ou comprar aqueles pretos vendidos em loja de material de limpeza, o importante é utiliza-los com moderação.
Eu faço uma mistura dos dois e mais agua, aplico com um pincel com as cerdas cortadas (cerca de 1 cm), aplico só nas laterais do pneu, e depois de seco, passo um pano umido removendo o exesso (detesto aquele brilho excessivo).
O importante é não passar na banda de rodagem.
E nunca, nunca mesmo utilizar vaselina, ou silicone, que alem de grudar pó e ficar sujo logo, caso ela escorra para a banda de rodagem, voce pode levar um belo de um chão.

Abraços

tasmotos

Diego.fcs
26-11-08, 08:23
Ótimas dicas tasmotos, na minha apesar de usar somente em finais de semana a primeira coisa que faço é calibrar os pneus, sempre numa pressão certa para o modelo.

Pneus recauchutados nunca usei, e nunca quero usar. Quando restaurei minha moto fiz questão de comprar Pirelli e aros originais Honda, só o pneu da frente comprei de uma marca não tão conhecida, e me arrependi.

Vejo que muita gente usa o pneu muito cheio, algo do tipo 40psi por aí, pra moto ficar mais "leve", cagada isso...

Elfo®
26-11-08, 08:31
As rodas devem passar por um balanceamento rotineiro, um procedimento fundamental para evitar o desgaste prematuro dos pneus;

e roda de raiada, qual o procedimento ?

Santo Cristo - Poa
26-11-08, 08:50
Eu não aconselho ninguém a usar pretinho.

tasmotos
26-11-08, 08:51
e roda de raiada, qual o procedimento ?


Elfo®

Beleza cara,

As rodas raiadas tambem podem ser balanceadas, normalmente.
Voce mesmo pode periodicamente verificar se todos os raios estão firmes e não se nenhum esta solto, torto ou quebrado..
É muito comum quando lavo motos de rodas raiadas, descobrir raios soltos ou quebrados.
Os mecanicos antigos e os bons mecanicos, tem o habito de "revisar" a montagem da raiação quando efetuam trabalho nas rodas (troca de pneu, troca de lona, etc).
Periodicamente peça para seu mecanico colocar sua roda no "alinhador" e dar uma examinada.

Abraços

tasmotos

tasmotos
26-11-08, 08:55
Eu não aconselho ninguém a usar pretinho.


Santo Cristo - Poa

Sempre fui partidario de seu pensamento, mas quando começei a lavar moto profissionalmente, percebi que tinha tem que atender os anseios dos clientes, então busquei uma forma alternativa de fazer isso com segurança.
Se voce ler o que escrevi vai ver que usei o termo "Moderação", e fiz varias orientações tecnicas de como fazer com segurança.

Abraços

tasmotos

Elfo®
26-11-08, 09:10
Tasmotos blzinha

Esse alinhamento da roda, seria semelhante ao de bicicleta ?

nas demais rodas, o processo é semelhante as rodas de carro né ?

tasmotos
26-11-08, 12:00
Tasmotos blzinha

Esse alinhamento da roda, seria semelhante ao de bicicleta ?

nas demais rodas, o processo é semelhante as rodas de carro né ?


Elfo®

Beleza cara...

Exatamente, o pessoal verifica se os raios estão "apertados" e verifica se a roda esta "centralizada" , como nas bicilcetas, e o demais é como carro, faz-se o balanceamento, é ele que vai evitar que a vibre...

Abraços

tasmotos

Tqf2
26-11-08, 17:37
Sempre usei pretinho nos pneus de todas motos que tive,,, e nunca tive problemas....

Nunca caí por causa disso e nunca os pneus se desgastaram por isso.....

O pneu traseiro da minha Fazer está com 20436 Km rodados e ainda roda uns 2 mil.... :D

Claro que não sou exagerado na aplicação do pretinho... :P

Diego.fcs
29-11-08, 01:46
O pretinho é só passar com moderação como disse nosso amigo tasmotos e evitar passar na banda de rodagem.

Evitar também usar produtos muito fortes, solventes esse tipo de coisa. Evitar também usar muita groselha porq enche de abelha... :lol:

douglasybrazul
29-11-08, 06:23
pra deixar os pneus bem preto e brilhosos

eu coloco jimo silicone gel

deixa os pneus novos

e não estraga nada

Mostarda_69
29-11-08, 08:41
Eu sempre uso, sempre usei e sempre vou usar o pretinho...
Eu mesmo faço, pego um negocio de 900ml de xarope de groselha ou framboesa, e coloco num pvc de 2 litros, completo com alcool 95GL comprado em mercado, pois o de posto tem gasol creio que resseca muuuuuuuuuito mais a borracha......

raulzito rock
30-11-08, 14:22
caraca maluco!
e sério essa parada de groselha com alcool?
O_O O_O

Ramiro
30-11-08, 14:36
Eu não uso nada dessas frescura.. limpo e ta novo.. :P

Volverine MF
30-11-08, 14:46
Os mecanicos antigos e os bons mecanicos, tem o habito de "revisar" a montagem da raiação quando efetuam trabalho nas rodas (troca de pneu, troca de lona, etc).

Desculpe sair um pouco do assunto do tópico, mas disse bem tas, os antigos e bons mecanicos faziam isso, aliás, se vc pedisse pra fazer qlqr serviço na moto/carro eles já davam uma olhada em tudo, e dependendo do que achassem, se não demandasse custo ou muito tempo, já faziam. Tanto que foi assim que aprendi a trabalhar quando fiz Senai. Aprendi a cuidar do carro dos outros como se fosse o meu.
Porém, infelizmente não se encontra mecanicos assim. A maioria se limita a fazer o que vc mandou.
E reparem bem, eu disse que se limitam, pois as vezes nem o que vc mandou fazer eles fazem.

Bem, só pra não fugir totalmente do tópico, diria que não gosto desse lance de pretinho, gosto de deixar o pneu com aparencia de novo, e quando ele é novo não é brilhante, apenas bem preto, mas fosco. É assim que gosto dos pneus.

Quanto a alinhamento tenho umas duvidas:

Raio velho interfere na qualidade do alinhamento? É que uma vez um mecanico disse que quando os raios estão muito velhos não dá pra alinhar direito. Essa informação confirma ou é lorota pra me fazer trocar a raiação?

Qual raio é melhor, cromado ou de inox? Porque? É que to pensando em trocar a raiação, mas como penso em trocar de moto mais adiante não to querendo gastar com raiação de inox.

Pra rodas raiadas, há mais algum procedimento, além do alinhamento, como balanceamento? Quero a roda bem "redondinha", pq ninguém merece aquela vibração acima de uma certa velocidade.

Diego.fcs
02-12-08, 18:36
Mostarda: Eu faço o mesmo, coloco 1 parte de groselha para 1 parte de alcool comum, depois dou umas pingadas de xadrez preto pra ficar preto mesmo e num encher de formigas.

Desse jeito é impossível ficar vermelho ou esquisito o pretinho. Tem que saber escolher a marca da groselha também, tem que ser a Wilson.

:OK:

tasmotos
03-12-08, 10:10
Desculpe sair um pouco do assunto do tópico, mas disse bem tas, os antigos e bons mecanicos faziam isso, aliás, se vc pedisse pra fazer qlqr serviço na moto/carro eles já davam uma olhada em tudo, e dependendo do que achassem, se não demandasse custo ou muito tempo, já faziam. Tanto que foi assim que aprendi a trabalhar quando fiz Senai. Aprendi a cuidar do carro dos outros como se fosse o meu.
Porém, infelizmente não se encontra mecanicos assim. A maioria se limita a fazer o que vc mandou.
E reparem bem, eu disse que se limitam, pois as vezes nem o que vc mandou fazer eles fazem.

Bem, só pra não fugir totalmente do tópico, diria que não gosto desse lance de pretinho, gosto de deixar o pneu com aparencia de novo, e quando ele é novo não é brilhante, apenas bem preto, mas fosco. É assim que gosto dos pneus.
Quanto a alinhamento tenho umas duvidas:

Raio velho interfere na qualidade do alinhamento? É que uma vez um mecanico disse que quando os raios estão muito velhos não dá pra alinhar direito. Essa informação confirma ou é lorota pra me fazer trocar a raiação?

Qual raio é melhor, cromado ou de inox? Porque? É que to pensando em trocar a raiação, mas como penso em trocar de moto mais adiante não to querendo gastar com raiação de inox.

Pra rodas raiadas, há mais algum procedimento, além do alinhamento, como balanceamento? Quero a roda bem "redondinha", pq ninguém merece aquela vibração acima de uma certa velocidade.


Volverine MF

Vamos la...

1 - Pneu Brilhante: Tambem não gosto do pneu brilhante, com silicone piorou. Aqui vai minha dica que uso no lava moto... voce vai gostar: primeiro voce passa o pretinho com um pincel cortado, essa ação resolve o problema de manchas nas saliências das letras, no cantinho proximo da roda, etc. Deixe secar um pouco, e depois remova o pretinho com um pano bem umido. O pneu vai ficar parecendo zero, sem aquele brilho ridiculo.

2 - Raios velhos: Sim essa informação confirma, se os raios estiverem velhos, não se consegue um bom ajuste. Mas como voce mesmo disse, o problema nesse caso é ouvir a opinião de um mecanico de confiança.

3 - Cromado ou Inox: Essa resposta é complexa, inicialmente a grosso modo o de inox é melhor, pois em geral os cromados vendidos no mercado, ou aqueles que são cromados depois, não tem boa qualidade. Mas é importante ressaltar que tudo depende da qualidade especifica de cada marca. Pesquise bastante antes de comprar, pergunte nas lojas, voce vai ver que as informações divergem, mas em algum ponto elas serão unanimes, é ai que voce tem que se basear.

4 - Balanceamento: Sim normalmente as rodas raiadas tambem são balanceadas. O balanceamento evita a vibração, pois ele encontra o ponto de compensação dos pesos. Normalmente as lojas especializadas em pneu de motos tem esse serviço, e são colocados pesos de chumbo presos nas bases dos raios.

Abraços

tasmotos

Volverine MF
03-12-08, 19:36
Vlw Tas, informações muito valiosas as que postou.

Qto ao pretinho, bem, não tenho mta paciencia pra ficar fazendo esse tipo de serviço, mas de qlqr forma, se um dia resolver fazer já sei como obter o efeito que quero, hehehe.

Qto aos raios, já pretendia troca-los, pois estão mto feios, mas agora tenho um argumento a mais se por acaso meu pai ficar falando pra não gastar dinheito a toa, rsrs.
Qto a qualidade era o que eu imaginava msm.
Mas alguma sugestão de marca?

Espero encontrar um lugar que faça balanceamento, afinal, é sinonimo de conforto e segurança, porém, acho que vou ficar no desejo :s

Mais uma vez vlw Tas.

tasmotos
04-12-08, 14:40
Vlw Tas, informações muito valiosas as que postou.

Qto ao pretinho, bem, não tenho mta paciencia pra ficar fazendo esse tipo de serviço, mas de qlqr forma, se um dia resolver fazer já sei como obter o efeito que quero, hehehe.

Qto aos raios, já pretendia troca-los, pois estão mto feios, mas agora tenho um argumento a mais se por acaso meu pai ficar falando pra não gastar dinheito a toa, rsrs.
Qto a qualidade era o que eu imaginava msm.
Mas alguma sugestão de marca?

Espero encontrar um lugar que faça balanceamento, afinal, é sinonimo de conforto e segurança, porém, acho que vou ficar no desejo :s

Mais uma vez vlw Tas.



Volverine MF

Atualmente estou por fora de marcas de raios. Faz muito tempo que não troco os raios em minhas motos, a ultima que tive antes a YES, foi uma Intruder 250... vendi com 44.000 kms. só troquei o pneu da frente (eu acho que desgastou em demasia por causa do "angulo caster" da roda), o pneu traseiro e a transmissão ainda eram originais, imagine então a roda.

Abraços

tasmotos

vinicius.a
15-12-08, 21:15
Tas, porque quando calibramos o pneu numa determinada pressão (ex: 30 psi), se logo depois formos calibrar de novo, aparece 28 psi no mostrador do aparelho?

Uma vez li que devemos calibrar normalmente, e depois de tirar a mangueira, colocar novamente. Foi assim que percebi isso... na dúvida, estou calibrando com 1 psi a mais que o recomendado (só ando sozinho).

Já viu isso? Tem algum conselho?


ps. recomendado Yes pra andar sozinho: 29/33 frente/trás... tô colocando 30/34.

tasmotos
17-12-08, 15:41
vinicius.a

Ai cara...

Isso realmente acontece, não são em todos calibradores, não sei porque acontece, acredito que seja "osmar contato", já aconteceu varias vezes comigo, no inicio começei ficar paranoico, e todas as vezes calibrava o pneu duas vezes...
Agora eu acho que basta calibrar uma vez e pronto...

Outro coisa que tambem ocorre (já li sobre isso) é que existem diferenças entre o calibrador de um local e o outro local, por falta de manutenção e aferição.
Alguns amigos motociclistas, mais fanaticos, andam com seu proprios calibradores (aqueles pequenos que parecem canetas).

Por todos esse problemas cheguei a seguinte conclusão: É dificil conseguir manter a calibragem correta nos nos pneus, portanto passei a adotar duas providencias:

1ª - Procuro calibrar mais vezes possivel os pneus, acredito que na média dessas calibragens o pneus sempre estarão com sua pressão mais proxima da correta.

2ª - Quando vou viajar eu calibro duas vezes em seguida em locais diferentes.

Abraços

tasmotos

Twister
26-12-08, 12:04
eu não encontrei ninguem que fizesse o balanceamento do aro dianteiro pra sport quando eu precisei :/

to procurando, se alguem souber onde encontro tal serviço no vale do rio dos sinos fico muito grato :D

Furious VIPER
26-12-08, 12:31
eu não encontrei ninguem que fizesse o balanceamento do aro dianteiro pra sport quando eu precisei :/

to procurando, se alguem souber onde encontro tal serviço no vale do rio dos sinos fico muito grato :D

Liga pras concessionárias cara. As grandes pelo menos fazem. Na Motoryama de Canoas não tem, mas eles me disseram q é só ligar na Motoryama de Porto Alegre q tem, era 15 reais POR RODA uns 2 anos atrás.

GAISERO2008
29-12-08, 20:17
Amigos,

Segue matéria sobre uso correto e conservação de pneus.

Abraços

tasmotos

de acordo!!!! :clap: :OK: :OK:


Conservação de Pneus:

É possível conseguir um aumento significativo da vida útil dos pneus de uma moto se alguns cuidados básicos forem adotados pelo motociclista.

A boa utilização dos pneus é fundamental para a segurança da motocicleta. Por isso, é preciso ter uma atenção redobrada no trato com o equipamento.

Um dos erros mais comuns é a substituição de pneus sem obedecer às recomendações do fabricante da moto. Nas motocicletas em geral, quase não há margem para modificações nos pneus.

Veja algumas dicas básicas:

- Os pneus devem ser calibrados semanalmente, seguindo as recomendações do fabricante da motocicleta. A pressão precisa ser alterada em cada situação de uso (com carona na garupa, carga ou apenas o condutor);

- Os pneus devem ser montados apenas em máquinas. Nunca permitir a montagem manual em borracheiros não habilitados. O pneu de uma moto pode ter o talão (friso de aço lateral) quebrado por uma operação de montagem inadequada;

- As rodas devem passar por um balanceamento rotineiro, um procedimento fundamental para evitar o desgaste prematuro dos pneus;

- Os pneus não especificados para o modelo da moto não devem ser usados nunca. As alterações para fins estéticos acabam prejudicando o desempenho da moto e comprometendo a segurança do motociclista e a durabilidade dos pneus;

- Nunca fazer adaptações para deixar de usar câmeras de ar. Em motos, os pneus sem câmera somente são empregados em alguns poucos modelos que utilizam aros específicos para este fim.

- Os aros utilizados devem ser aqueles recomendados pelo fabricante. Mudanças provocam diferenças sensíveis no desempenho da moto, novamente comprometendo a segurança do motociclista e a durabilidade dos pneus.

- Jamais utilize pneus recauchutados

- A moto sempre deve estar com o "quadro" alinhado, caso contrário a vida útil do pneu ficará comprometida por rodar fora de alinhamento com o piso.

- Nunca submeter o pneu a sobrecarga. Pode ocorrer o superaquecimento, desgaste excessivo, separação entre lonas e banda de rodagem. Portanto, é importante sempre manter as pressões e carga recomendada conforme gravações que constam no flanco de cada pneu.

Mostarda_69
01-01-09, 15:16
Mostarda: Eu faço o mesmo, coloco 1 parte de groselha para 1 parte de alcool comum, depois dou umas pingadas de xadrez preto pra ficar preto mesmo e num encher de formigas.
Desse jeito é impossível ficar vermelho ou esquisito o pretinho. Tem que saber escolher a marca da groselha também, tem que ser a Wilson.

Mas o xadrez n acaba pintando o pneu???
Eu compro da marca TED, comprei uma outra esses tempos e n ficou bom, e tb comprei de framboesa e n presta..

tasmotos
09-01-09, 13:56
Amigos,

O que da o brilho na borracha é a glicerina... da familia da glicose... da familia do açucar... e por sua vez da groselha... que nada mais é que xarope de agua com açucar e essencia...
Quando eu era jovem passava no pneu pretinho feito com agua e açucar...
A groselha que voces citaram que não funcionam bem é porque a concentração de açucar é baixo... basta colocar mais açucar nela...
Como todos sabem, o problema desse tipo de pretinho, é que deixa a moto mais gostosinha, e vai ser um manjar para as formigas... sera que funciona com as meninas ?
Como diz aquela musica: quando eu era nenem, não tinha talco, mamãe passou açucar em mim...

Abraços

tasmotos

Mostarda_69
09-01-09, 21:25
Bah, então eu acertei na marca da groselha.. pq eu passoe dura na fazer uns 10 dias...
Na Dt eu desisti o pneu levorim n gosta.. espirra tudo em questão de 30km.. fica tudo no paralama, todas gotinha roxa.. aahahahaaha

Dumbex
09-01-09, 23:19
Bomm gente, eu compro um limpa pneu que tem por ai, da all bright, ele não deixa brilhando, ele simplesmente limpra seu penu, ficando igual a novo, não brilha nem nada, fica novinho em folha :clap: :clap:
e dura o efeito até voce sujar denovo o pneu, óbvio hahahha

tasmotos
10-01-09, 22:06
Bah, então eu acertei na marca da groselha.. pq eu passoe dura na fazer uns 10 dias...
Na Dt eu desisti o pneu levorim n gosta.. espirra tudo em questão de 30km.. fica tudo no paralama, todas gotinha roxa.. aahahahaaha


Mostarda_69

Beleza cara...

já dei essa dica em outro tópico, mas vou repetir para voce:
Eu passo o pretinho com um pincel com as cerdas cortada (cerca de 1,5 cm) dessa forma consigo passar bem nas frestas e letras, depois espero secar um pouco e a seguir passo um pano umido em todo o pneu.
O resultado é um pneu limpo mas sem muito brilho, e tambem não fica melado e nem escorrendo...
Experimenta...

Abraços

tasmotos

tasmotos
28-05-09, 13:47
Amigos segue nova versão desta matéria atualizada em 28 de Maio de 2009.

Abraços,

tasmotos

Segurança e Conservação na Utilização dos Pneus

É possível aumentar a segurança e também muitos quilômetros a mais na vida útil dos pneus de sua motocicleta tomando alguns cuidados simples e básicos que devem ser adotados como procedimentos de rotina pelo motociclista.
A correta utilização dos pneus é fundamental para a segurança da motocicleta, exigindo assim uma atenção extra na utilização e cuidados desse equipamento.
O erro mais freqüente é a substituição de pneus sem obedecer às recomendações do fabricante da motocicleta. Os automóveis estão calçados com quatro rodas que lhe dão mais condições de segurança, já as motocicletas estão equilibradas apenas sobre duas rodas, imagine a importância dos pneus nesse processo. Podemos concluir então que por questão de segurança não há muita margem para modificações nos pneus das motocicletas.

Os pneus devem ser calibrados semanalmente, seguindo as recomendações do fabricante da motocicleta. Não se deve alterar por conta própria essas recomendações. A pressão precisa ser alterada em cada situação de uso, com carona na garupa, carga ou apenas o condutor.

Os pneus devem ser montados apenas em máquinas. Nunca permitir a montagem manual em borracheiros não habilitados. O pneu de uma motocicleta pode ter o friso de aço lateral quebrado por uma operação de montagem inadequada.

As rodas devem passar por alinhamento e balanceamento rotineiro, procedimentos fundamentais para aumentar a segurança e evitar o desgaste prematuro dos pneus.

Os pneus não especificados para o modelo da motocicleta não devem ser usados nunca. As alterações para fins estéticos acabam prejudicando o desempenho da motocicleta e comprometendo a segurança do motociclista e a durabilidade dos pneus.

Nunca fazer adaptações para deixar de usar câmeras de ar. Nas motocicletas os pneus sem câmera somente são empregados em alguns poucos modelos que utilizam aros específicos para este fim.

Os aros utilizados devem ser aqueles recomendados pelo fabricante. Mudanças provocam diferenças sensíveis no desempenho da motocicleta, novamente comprometendo a segurança do motociclista e a durabilidade dos pneus.

Em hipótese alguma, utilize pneus recauchutados em sua motocicleta.

Quando efetuar serviços na roda traseira, que exijam sua retirada, como troca e conserto de pneus, freios, coroa, corrente, etc. verifique se os esticadores laterais estão exatamente na mesma marcação, mantendo roda traseira totalmente alinhada.

A motocicleta sempre deve estar com o "quadro" alinhado, caso contrário à segurança e a vida útil do pneu ficará comprometida por rodar fora de alinhamento com o piso.

Nunca submeter o pneu à sobrecarga. Pode ocorrer o superaquecimento, desgaste excessivo, separação entre lonas e banda de rodagem. É de vital importância sempre manter as pressões e carga recomendada conforme gravações que constam na lateral de cada pneu.

Tomás André dos Santos - tasmotos