PDA

Ver Versão Completa : Estabilizador de bengala ?¿



douglasybrazul
28-11-08, 07:53
Vale a pena colocar um desses na moto?

Eu acho bonito!

mas melhora a suspensão dianteria ?

ou é só um acessório que não interfere em nada

me ajudem ai !!!

se pá coloco um desses na motoca !!!!

https://roncar.websiteseguro.com/br/createthumb.php?image=../produtos/2702.4.jpg&max=222

o produto é esse da foto só que preto !

douglasybrazul
28-11-08, 08:19
alguém ai tem na moto?

Diego.fcs
28-11-08, 08:32
Na minha bolinha veio um desses... Atualmente tá sem, pensei em colocar, deve dar uma reforçada sim mas num sei se é extremamente necessário. To pensando em colocar porq é bonitinho e tals.

O pessoal das antiga fala que é bom, muitos usavam e falam que é para as bengalas trabalharem mais uniformemente... Acredito que mesmo sem isso aí elas trabalhem igual, mas com isso aí creio que possa evitar um pouco de vibração.

kadubmx
28-11-08, 08:34
na y nun cabe!! hauhauhauaha

to doido pra colocar um desse!

Richard
28-11-08, 08:36
Ow Zé bolinha.... Poe isso na Cb prroce ver a diferença que faz... :drool: :drool: :drool:

Esse estabilizador, evita que as bengalas torçam em curvas e frenagens, aumentando a segurança do conjunto...

Douglas... Pode colocar que ajuda sim... Não é uma coisa inutil não... :OK:

douglasybrazul
28-11-08, 08:51
na y nun cabe!! hauhauhauaha

to doido pra colocar um desse!


cabe sim
esse da foto eh próprio pra y no site da roncar :D

douglasybrazul
28-11-08, 08:53
Ow Zé bolinha.... Poe isso na Cb prroce ver a diferença que faz... :drool: :drool: :drool:

Esse estabilizador, evita que as bengalas torçam em curvas e frenagens, aumentando a segurança do conjunto...

Douglas... Pode colocar que ajuda sim... Não é uma coisa inutil não... :OK:


então tá

vo lá amanhã ve onde tem e quanto eh se o preço valer to colocando

depois posto as fotos :D

Furious VIPER
28-11-08, 09:34
Douglas se não me engano era 15 reais colocado na YBR esse bagulhinho aí!
Já vi uns tempos atrás mas eu achei feio! hehehe
O cromado não combina.. o preto até fica discreto!!

douglasybrazul
28-11-08, 09:42
Douglas se não me engano era 15 reais colocado na YBR esse bagulhinho aí!
Já vi uns tempos atrás mas eu achei feio! hehehe
O cromado não combina.. o preto até fica discreto!!


eh barato

vo ve se acho amanhã e vou por o preto porque o cromado começa a enferrujar fácil na praia

e depois vou ver se acho as pedaleiras de aluminio

Elfo®
28-11-08, 09:45
em titan...tb encaixa ?

douglasybrazul
28-11-08, 09:53
em titan...tb encaixa ?


sim

tem um pra cada moto :D

Furious VIPER
28-11-08, 09:56
Bah, lembrou bem... qro pedaleiras de alumínio pra mim tb! hehehe
Como tem q dar uma esmirilhada na base dapedaleira pra ela ficar 90° com o bacalhau, só coloco se for no Canal da Moto, lá os guris medem direitinho e vão lixando aos poucos... nõa conheço os outros lugares pra saber se fazem direitinho ou qualé!
Se bem q pedaleiras de alumínio são desconfortáááááááááveis!
Lembro qdo quebrouuma das minhas... a namorada (na época) qdo pisou nas originais ficou toda feliz.. disse q era muito melhor q as de alumínio! E eu qdo usava as edaleiras traseiras (andando sozinho tb notava diferença)!

douglasybrazul
28-11-08, 10:15
Bah, lembrou bem... qro pedaleiras de alumínio pra mim tb! hehehe
Como tem q dar uma esmirilhada na base dapedaleira pra ela ficar 90° com o bacalhau, só coloco se for no Canal da Moto, lá os guris medem direitinho e vão lixando aos poucos... nõa conheço os outros lugares pra saber se fazem direitinho ou qualé!
Se bem q pedaleiras de alumínio são desconfortáááááááááveis!
Lembro qdo quebrouuma das minhas... a namorada (na época) qdo pisou nas originais ficou toda feliz.. disse q era muito melhor q as de alumínio! E eu qdo usava as edaleiras traseiras (andando sozinho tb notava diferença)!



azar que fique desconfortável

eu naõ vou andar na garupa
é importante eh fica bonito asopdkasdopaskd

Furious VIPER
28-11-08, 10:20
azar que fique desconfortável

eu naõ vou andar na garupa
é importante eh fica bonito asopdkasdopaskd

Pior q tá certo. tô de olho numas pra mim... se achar me fala onde e o valor, se eu achar aki te aviso tb.
E sobre o bagulhinho de bengalas, qqr informação lança aí!

douglasybrazul
28-11-08, 10:28
Pior q tá certo. tô de olho numas pra mim... se achar me fala onde e o valor, se eu achar aki te aviso tb.
E sobre o bagulhinho de bengalas, qqr informação lança aí!


amanhã de manhã vou ver e qualquer coisa te falo

Tqf2
28-11-08, 16:57
Eu jurava que esse treco da bengala aí era só de enfeite......... :lol:



Sobre as pedaleiras de alumínio, realmente são desconfortáveis se comkparadas as demais....

Roni Breda
28-11-08, 17:24
Se bem q pedaleiras de alumínio são desconfortáááááááááveis!
Lembro qdo quebrouuma das minhas... a namorada (na época) qdo pisou nas originais ficou toda feliz.. disse q era muito melhor q as de alumínio! E eu qdo usava as edaleiras traseiras (andando sozinho tb notava diferença)!



por acaso esta namorada que reclamou é aquela da foto do uhull :G :G :G,

Mostarda_69
28-11-08, 18:48
A minha nunca reclamou, soh falou q dp do escape esportivo ta vibrando akele lado do cano, pq eu não prendi o cano embaixo da moto, ta somente no motor e na pedalera..

Qd acha ou qd perde a preguiça vou comprar as borrachas e furar soh pra qd viajar a patroa ter mais conforto.. :D

Furious VIPER
28-11-08, 19:07
por acaso esta namorada que reclamou é aquela da foto do uhull :G :G :G,

PINTO pra ti! :lol:

Diego.fcs
28-11-08, 22:56
Richard: Cabe na CB ou tem um específico na CB?

Achei que por ser o paralama de lata todo rígido num precisasse disso, bom saber...

douglasybrazul
29-11-08, 06:27
Richard: Cabe na CB ou tem um específico na CB?

Achei que por ser o paralama de lata todo rígido num precisasse disso, bom saber...


é um modelo pra cada moto :D

douglasybrazul
29-11-08, 11:10
ai galera fui na loja pra comprar

e o próprio funcionário disse tenho


mas acho melhor vc não por na moto

dai eu pq ??

e ele força muito a suspensão

com o tempo damifica tudo

dai eu nem coloquei e peguei a grana e comprei lampada pra lanterna com 19 leds

tornadeiro rj
30-11-08, 14:01
isso q é vendedor sincero.
OBS: ou entao ele te induziu a comprar algo mais caro.... :G

Ramiro
30-11-08, 14:08
isso q é vendedor sincero.
OBS: ou entao ele te induziu a comprar algo mais caro.... :G


O cara encontra muitos vendedores sinceros em loja de acessórios pra moto.. acho que é pq na maioria os caras também tem moto.. e curtem tanto quanto o cara que ta comprando.. hehe

Volverine MF
30-11-08, 14:19
douglasybrazul, no que o vendedor se baseaou pra dizer que o estabilizador força a suspensão?

EU acredito que ele faça justamento o contrario, isto é, que ele diminua o esforço que a suspensão sofre, afinal, ele deve diminuir as torções da bengala e do eixo, pois torna o conjunto menos flexivel.

Aliás, já ouvi dizer que as motos mais antigas, onde o paralama é de metal, este tenha a função de estabilizador. No caso da Titan 99, que é a moto que tenho, o paralama é de ABS, mas tem uma "alma" de ferro. Acredito que tbm ajude a estabilizar a suspensão.
Já nas motos mais novas não sei como é.

Porém, não confio muito na eficacia desses estabilizadores não.

Qto a sinceridade do vendedor, é um tanto suspeita, afinal, se ele não confia no produto, pq tem na loja então?
Haja vista que geralmente são os vendedores que dizem o que compra pra vender.

FabricioFabuloso
30-11-08, 18:46
Na RD tem, preto fosco... não fica feio não...

Abraços

douglasybrazul
30-11-08, 18:53
douglasybrazul, no que o vendedor se baseaou pra dizer que o estabilizador força a suspensão?

EU acredito que ele faça justamento o contrario, isto é, que ele diminua o esforço que a suspensão sofre, afinal, ele deve diminuir as torções da bengala e do eixo, pois torna o conjunto menos flexivel.

Aliás, já ouvi dizer que as motos mais antigas, onde o paralama é de metal, este tenha a função de estabilizador. No caso da Titan 99, que é a moto que tenho, o paralama é de ABS, mas tem uma "alma" de ferro. Acredito que tbm ajude a estabilizar a suspensão.
Já nas motos mais novas não sei como é.

Porém, não confio muito na eficacia desses estabilizadores não.

Qto a sinceridade do vendedor, é um tanto suspeita, afinal, se ele não confia no produto, pq tem na loja então?
Haja vista que geralmente são os vendedores que dizem o que compra pra vender.


e olha soh fui trocar o oleo e eu perguntei o preço de todos
dai tinha um que ele não falou o preço

era um motul 3000 dai eu perguntei se eu colocar esse ??

a moto vai ficar diferente vou sentir melhoras ???

e ele é a mesma coisa

dai coloquei o ipiranga :lol:

Richard
01-12-08, 07:00
douglasybrazul, no que o vendedor se baseaou pra dizer que o estabilizador força a suspensão?

EU acredito que ele faça justamento o contrario, isto é, que ele diminua o esforço que a suspensão sofre, afinal, ele deve diminuir as torções da bengala e do eixo, pois torna o conjunto menos flexivel.

Aliás, já ouvi dizer que as motos mais antigas, onde o paralama é de metal, este tenha a função de estabilizador. No caso da Titan 99, que é a moto que tenho, o paralama é de ABS, mas tem uma "alma" de ferro. Acredito que tbm ajude a estabilizar a suspensão.
Já nas motos mais novas não sei como é.

Porém, não confio muito na eficacia desses estabilizadores não.

Qto a sinceridade do vendedor, é um tanto suspeita, afinal, se ele não confia no produto, pq tem na loja então?
Haja vista que geralmente são os vendedores que dizem o que compra pra vender.


Primeira coisa Wolva... Esquece esta historia que os paralamas de metal servem como estabilizadores que não servem naum...

Como a chapa que eles são feitos é muito fina, eles não conseguem exercer essa função de estabilizar as bengalas...

Agora sobre o estabilizador propriamente dito, que o cara disse que é melhor não colocar, ele foi muito precipitado e seus argumentos não são nada corretos...

No caso, com essa barras passando pelas bengalas da moto, aumenta a sua resistencia a torções, que são muito comuns em motos pequenas, devido ao pequeno diametro dos tubos das suspensões e esse aparato, ajuda a aumentar a rigidez torcional do conjunto e deixando a moto mais estavel...



e olha soh fui trocar o oleo e eu perguntei o preço de todos
dai tinha um que ele não falou o preço

era um motul 3000 dai eu perguntei se eu colocar esse ??

a moto vai ficar diferente vou sentir melhoras ???

e ele é a mesma coisa

dai coloquei o ipiranga :lol:


Dependendo de qual modelo que é, pode ser a mesma coisa sim... Agora se for um modelo top da Motul, DUVIDO que ele seja igual ao Ipiranga...

E se forem modelos de oleo diferente, ele mentiu novamente, pois com certeza não ficariam iguais os dois...

MarciON
01-12-08, 07:10
Na minha bolinha veio um desses... Atualmente tá sem, pensei em colocar, deve dar uma reforçada sim mas num sei se é extremamente necessário. To pensando em colocar porq é bonitinho e tals.

O pessoal das antiga fala que é bom, muitos usavam e falam que é para as bengalas trabalharem mais uniformemente... Acredito que mesmo sem isso aí elas trabalhem igual, mas com isso aí creio que possa evitar um pouco de vibração.


diminue vibraçao na frente da moto e ajuda trabalhar uniformemente.. e em caso d batida, nao deixa torcer akela parte da susp

eu tive na today, e infelizmente provei td isso q disse
ehauheuahehae

abç

kadubmx
01-12-08, 11:56
cabe sim
esse da foto eh próprio pra y no site da roncar :D


mas a minha ta com aro 2.50 na frente, já fiz o teste!! pra vc ter ideia eu tive q serrar o suporte do paralama, pra prender ele!

Diego.fcs
01-12-08, 12:54
diminue vibraçao na frente da moto e ajuda trabalhar uniformemente.. e em caso d batida, nao deixa torcer akela parte da susp

eu tive na today, e infelizmente provei td isso q disse
ehauheuahehae

abç


É bem isso mesmo, foi bom a galera ter lembrado, quando eu tivé um tempo vou colocar na bolinha novamente...

Richard
01-12-08, 13:09
É bem isso mesmo, foi bom a galera ter lembrado, quando eu tivé um tempo vou colocar na bolinha novamente...


Põe na CB tb ow Zé Ruela

Diego.fcs
01-12-08, 13:17
Põe na CB tb ow Zé Ruela


Zé Ruela o *******, meu nome agora é Zé Bolinha! :drool:

Vou ver se acho... Valeu!

vedovatto3
01-12-08, 13:37
Mais as motos ja vem com isso.

Fui na honda uma vez pra ver isso logo quando comprei a minha titan.
O vendedor disse que ela ja vem com isso, sabe no meio da bengala aquele simbolo da Honda.
Então ele serve pra esconder o estabilizador, eu prestei atenção e realmente tem uma barrinha de ferro lá.

Joao XTZ
01-12-08, 13:38
gentes ...acho que esses estaqbilizadores eh furada ...se fosse assim o eixo nao segurarria a roda e o garfo certinho...pra mim o melhor estabilizador eh o eixo de roda ate pq nao vi ate hj roda de lado na dianteira...ela sempre fika retinha...isso pra mim so serve pra deixar ela mais pesada na frente...se fosse bao as motos tinham isso de fabrica...

valeu... :lol: :lol: :lol:

Richard
01-12-08, 16:02
Mais as motos ja vem com isso.

Fui na honda uma vez pra ver isso logo quando comprei a minha titan.
O vendedor disse que ela ja vem com isso, sabe no meio da bengala aquele simbolo da Honda.
Então ele serve pra esconder o estabilizador, eu prestei atenção e realmente tem uma barrinha de ferro lá.


Outro conto da carochinha... Aquela barrinha está lá apenas para segurar o simbolo, tanto que aquela chapinha, vc dobra ela na mão se quiser, imagina se ela vai segura uma torção de bengala em uma curva? :0_0:

Ow "Jão" XTZ, essa barrinha faz diferença SIM, só que o acontece é o seguinte, vc acha que todas as motos que são vendidas são perfeitas???

Um bom exemplo, são as SS... Todo dono de SS sabe muito bem a diferença que faz um amortecedor de direção, tanto que tem motos, que vc no momento que comprar, é OBRIGADO (vc não é obrigado por alguem, vc coloca por vontade propria, mas eh que a moto já tem historico de problemas de saida de frente) a colocar um amortecedor de direção, pq a moto tem um problema, erro de projeto, chame como quiser, mas ela desgarra de frente muito facil...

Isso é a mesma coisa, como o pessoal depois começa na rua a ver esses problemas, são inventados acessorios como estabilizador de bengala, amortecedor de direção, power commander e coisas do tipo, para deixar sua moto melhor ainda, pois ela não é perfeita...

Joao XTZ
01-12-08, 16:09
amortecedor de direçao eh uma coisa...agora essa do estabilizador de bengala acho besterol...

valeu... :lol: :lol: :lol:

Tqf2
01-12-08, 16:51
Eu nunca ví esse treco das bengalas torcerem.... :#

Não tô dizendo que num acontece, mas eu nunca ví...... :P

Diego.fcs
01-12-08, 16:55
Num é que torce, também nunca vi, mas creio que possa amenizar o problema de vibração e também é uma proteção maior né...

TorteX
01-12-08, 16:57
Num sei se da resultado...
A bengala ja é muito bem presa nas mesas e no eixo...
Tanto que quando eu tinha a titan, por causa do aros 2.5 eu nem usava o aquele ferrinho que tem por baixo do paralama...

Joao XTZ
01-12-08, 17:30
Num sei se da resultado...
A bengala ja é muito bem presa nas mesas e no eixo...
Tanto que quando eu tinha a titan, por causa do aros 2.5 eu nem usava o aquele ferrinho que tem por baixo do paralama...


tbm penso assim...se fosse que nem os caras falam as rodas fikavam bambas...e isso nao acontece,,,

valeu... :lol: :lol: :lol:

Richard
02-12-08, 07:13
tbm penso assim...se fosse que nem os caras falam as rodas fikavam bambas...e isso nao acontece,,,

valeu... :lol: :lol: :lol:



Não é que elas ficam bambas, tipo assim, molinhas, mas em frenagens insanas (como eu dava com a CB, por exemplo), que chega a ponto de afundar a frente da moto até bater no final do curso, vc sente a frente da moto vibrar que nem vara verde...

Bom... Fica dificil apresentar os beneficios ou maleficios de algo, sendo que ninguem nunca testou ou nem teve...

Eu tenho colega com CBs e mesmo com CG e RDzinha 135 que colocaram esse acessoriozinho aí e disseram que a moto melhorou bastante em curvas e em frenagens...

E avisos aos navegantes (Torto e Jão)...

Embora possa parecer meio exdruxulo e talz, as bangalas da suspensão se torcerem entre sí e talz, isso é fato e é sabido. Em momentos de frenagens absurdas, ou em curvas insanas, as bengalas sofrem torção SIM e no caso, se a mesma não for controlada pelo piloto, é chão na certa...

As vezes nem precisa ser nada absurdo e nem insano, mas o conjunto de suspensão dianteira sofre torção SIM, da mesma forma que o conjunto traseiro sofre tb... Ou ninguem nunca sentiu sua moto torcer em curvas??? (Bom... Para isso precisa conhecer muito bem sua moto e ter uma certa noção de como ela é para, em velocidade baixa e velocidade alta)

Eu já senti minhas duas moto se torcendo todas em curvas... Inclusive na CB, isso acontecia muito e quando isso acontecia, eu tb sentia o pneu traseiro querendo desgarrar e muitas vezes, ele dava aquela escorregadinha no meio da curva e depois tracionava de novo...

Torção no conjunto da CB é um defeito congenito dela, porem como eu tinha (e tenho) um estilo de pilotagem muito agressivo para o conjunto dela, eu percebia muito facil as coisas que aconteciam, tipo ela sair de traseira em reduzida na entrada de curva, ela desgarrar no meio ou na saida da curva, com a traseira querendo passar a dianteira da moto, ela torcer a frente em freadas muito fortes, ela torcer o quadro nas curvas quando estava com a moto muito deitada, a traseira dela começar a chacoalhar em alta velocidade, transferindo a vibração para a frente da moto, causando shimming, devido ao amortecedor traseiro bi-choque e outras coisinhas...

E olha que isso tudo eu estou falando de uma UNICA moto... E olha quando "probleminhas" ela TEM e quantos acontecem devido ao meu estilo de pilotagem! :drool:

Com um estabilizador de bengala, por exemplo, eu deixaria a frente da moto mais plantada, ocasionando menor oscilação em curvas e frenagens doidas... :drool:

Diego.fcs
02-12-08, 08:03
É como o Richard falou, e também num é que a bengala vira uma vírgula, ela sofre muitas tensões, e esse estabilizador tente a distribuir por igual essas tensões amenizando o problema.

A moto vem de fábrica firme, porém isso aí seria meio que uma ajuda extra, é mais um ponto de fixação das bengalas, bem no meio ainda, onde tende a vibrar mais e onde acaba sofrendo as maiores tensões.

É como nos cardã, já viram que os cardãs normalmente são divididos no meio? É justamente para diminuir vibração. Os cardãs mais longos vibram muito no meio dele, por isso começaram a dividir eles em 2, para ficarem menores e vibrar menos.

allbass
02-12-08, 09:23
Não é que elas ficam bambas, tipo assim, molinhas, mas em frenagens insanas (como eu dava com a CB, por exemplo), que chega a ponto de afundar a frente da moto até bater no final do curso, vc sente a frente da moto vibrar que nem vara verde...

Com um estabilizador de bengala, por exemplo, eu deixaria a frente da moto mais plantada, ocasionando menor oscilação em curvas e frenagens doidas... :drool:


Aonde eu compro isso pra Sport? frenagem insana eh comigo mesmo...e com a buraqueira aqui da cidade ela anda tremendo um pouco rs...

douglasybrazul
02-12-08, 09:24
Aonde eu compro isso pra Sport? frenagem insana eh comigo mesmo...e com a buraqueira aqui da cidade ela anda tremendo um pouco rs...


tem no site da roncar ou em qualquer moto peças :D

allbass
02-12-08, 09:38
No site da roncar tudo eh mais caro...rs

Richard
02-12-08, 10:26
No site da roncar tudo eh mais caro...rs


www.maruiqnhomotos.com.br e www.paulinhomotos.com.br

Lá tiha pra CB, eh capaz de ter pra sua tb

Joao XTZ
02-12-08, 18:42
valeu pela explicaçao...acho que entendi melhor...

valeu... :lol: :lol: :lol:

Richard
03-12-08, 07:20
valeu pela explicaçao...acho que entendi melhor...

valeu... :lol: :lol: :lol:


Finalmente... Achei que ia ter que ir aí e enfiar um estabilizador na sua cabeça pra ver se vc entendia...ahehahea

Brincadeira... Amigo... Amigo... :drool: :drool: :drool:

Diego.fcs
03-12-08, 09:08
A roncar tem as peças um pouco mais caros eu acho, só que é simplesmente a que tem melhor acabamento. Comprei meu mata-cachorro da bolinha da Roncar e paguei 12,00 reais, mais barato que se eu fosse cromar, e o cromo é como o original.

Diego.fcs
28-12-08, 23:21
Garotas!

Hoje coloquei novamente esse troço na Bolinha, e num é que ficou bom! Num sei se é um efeito psicológico mas senti a frente da moto mais firme... Vou manter, e fica bacana, combinou com a moto...

Furious VIPER
05-01-09, 09:07
Por isso, os carros tem estabilizadores na suspensão, para que ambos os lados trabalhem mais parelhos.

E akele papo de "suspensão independente"??
Ou tu tá falando de os lados trabalharem parelhos NA MESMA RODA?? Mas isso não pode pq a suspensão de carro não é do tipo "bengala"... e pode sim trabalhar diferente por causa da cambagem dos pneus.

Moikn
05-01-09, 20:51
eu tenho na minha....mas nao sei se eh melhor ou pior do que sem....ja veio nela!
t+

http://w3.bikepics.com/pics/2008%5C08%5C13%5Cbikepics-1383931-full.jpg

http://w3.bikepics.com/pics/2008%5C08%5C13%5Cbikepics-1384481-full.jpg

EDIT: é discreto, nao acham?

Furious VIPER
05-01-09, 21:09
Hum... ainda assim não acho bonito nem tão funcional sim! Eu só ando em linha reta mesmo! hehehe

Dário
05-01-09, 21:43
Diego.fcs,

O estabilizador de bengalas da cb 400 eram de série a partir de 1982 ou final de 81, tanto na 400 qto na 400II, a Honda fez isso pq constatou que durante a frenagem, a cb 400 tendia a torcer a suspensão dianteira e mfrenagens muito bruscas, devido ao único disco de freio. Não sei pq tbm saiu na 400II pq ela tem duplo disco. Deve ter sido um aproveitamento, já que já estava sendo fabricado mesmo...

Aí vc se pergunta, pq as motos de hj naum vem mais com esse acessório?? Simples. Esse problema foi resolvido melhorando a geometria da suspensão e reforçando os componentes. É só vc comparar por exemplo as espessuras da bengala da CB e da twister por exemplo, as da twister são bem mais reforçadas, sem falar na qualidade dos materiais e processos de fabricação, que nem se comparam com 30 anos atrás.

Ronnytrials
06-01-09, 01:49
Com certeza deixa o co njunto muito mais rigido, eu costumava usar uma coisa tipo assim na minha bike de trial, so que na roda traseira, o que eu usei na bike chama " brake booster" é pra evitar q o quadro flexione durante as constantes freiadas com o freio hidraulico muito potente, e curioso q tbm deixava a traseira da bike muito mais rigida, transferindo a força das pedaladas muito mais eficaz. pode botar sim na motoca, vou por um tbm. abraços

Diego.fcs
06-01-09, 07:48
Dário,

Bom saber, a minha é 81 e não tem isso, vou me informar aki e ver se acho um estabilizador desses para colocar nela, valeu pelas informações.

Richard
06-01-09, 11:52
Diego.fcs,

O estabilizador de bengalas da cb 400 eram de série a partir de 1982 ou final de 81, tanto na 400 qto na 400II, a Honda fez isso pq constatou que durante a frenagem, a cb 400 tendia a torcer a suspensão dianteira e mfrenagens muito bruscas, devido ao único disco de freio. Não sei pq tbm saiu na 400II pq ela tem duplo disco. Deve ter sido um aproveitamento, já que já estava sendo fabricado mesmo...

Aí vc se pergunta, pq as motos de hj naum vem mais com esse acessório?? Simples. Esse problema foi resolvido melhorando a geometria da suspensão e reforçando os componentes. É só vc comparar por exemplo as espessuras da bengala da CB e da twister por exemplo, as da twister são bem mais reforçadas, sem falar na qualidade dos materiais e processos de fabricação, que nem se comparam com 30 anos atrás.


Dário...

Onde vc achou essa informação???

As CBs NUNCA tiveram estabilizador de fabrica e a Honda NUNCA corrigiu o balanço nas frenagens de nenhuma CB...
O que vc está falando que é o estabilizador de bengala, é uma chapa que fica por cima do paralama apenas para sua fixação, pois o paralama teve sua fixação mudada nesses modelos que vc citou, como por exemplo nas 450, por isso que as CBs II, mesmo com dois discos de freio, tb vinham com esse suposto "estabilizador", mas na verdade se vc prestar atenção em um paralama da CB 400 I ano 81 ou 82, vc verá que o mesmo é preso na bengala com dois parafusos de cada lado e os que tem essa chapa, são presos na chapa e ela que é presa na bengala...

Se vc acreditou que aquilo era um estabilizador, vc foi mais um enganado, TANTO QUE existem estabilizadores de barra como o da 400 ou o dessa CG do Moikn para colocar nesse tipo de paralama tb...

Deu pra entender ou ficou meio cinfuso??? hehehe :P

Dário
06-01-09, 17:08
Putz... foi mal mesmo, o que eu me confundi foi pq eu li no motos.pro um tempo atras sobre estabilizador de bengala, só que fazia tempo e eu destorci a informação, lá tá escrito que a Honda pôs nas 450. Outro motivo por eu ter errado é que a grande maioria das cb's que eu já vi, inclusive a minha tem isso e eu pensava que era original! Valeu Richard pela correção, e desculpa aí pessoal!

Dumbex
06-01-09, 17:46
Bomm, como não sei bulhufas de nada, alguma alma caridosa pode me dizer o que é a bengala e o bacalhau?? :#

destbr
06-01-09, 18:40
onde isso é preso? precisa soldar algo na bengala ou ele se fixa nas furacoes originais dela?

to pensando em por um, pois ja me questionei sobre isso, como q a roda nao entortava.. mas na verdade, entorta um pouco :D

Furious VIPER
06-01-09, 19:38
Bomm, como não sei bulhufas de nada, alguma alma caridosa pode me dizer o que é a bengala e o bacalhau?? :#

Bengala - Suspensão dianteira de uma moto. Normalmente bengaa se chama o cilindro externo (na tua moto é a parte debaixo da suspensão, akela parte cinza, onde é fixada a roda através do eixo. Lá dentro corre uma mola e a arte interna do cilindro da bengala, q é banhada por óleo.
Bacalhau - Na tua moto é o local onde é preda a pedaleira traseira. Se tu olhar pro "superte de pedaleira"... ele não te lembra um peixe? Pois é... por isso foidado o nome de bacalhau!

Dumbex
06-01-09, 20:34
Bengala - Suspensão dianteira de uma moto. Normalmente bengaa se chama o cilindro externo (na tua moto é a parte debaixo da suspensão, akela parte cinza, onde é fixada a roda através do eixo. Lá dentro corre uma mola e a arte interna do cilindro da bengala, q é banhada por óleo.
Bacalhau - Na tua moto é o local onde é preda a pedaleira traseira. Se tu olhar pro "superte de pedaleira"... ele não te lembra um peixe? Pois é... por isso foidado o nome de bacalhau!


Valeu ai Viper, aprendendo e vivendo.
Abraço. :OK: :OK: :clap:

Richard
07-01-09, 07:49
Putz... foi mal mesmo, o que eu me confundi foi pq eu li no motos.pro um tempo atras sobre estabilizador de bengala, só que fazia tempo e eu destorci a informação, lá tá escrito que a Honda pôs nas 450. Outro motivo por eu ter errado é que a grande maioria das cb's que eu já vi, inclusive a minha tem isso e eu pensava que era original! Valeu Richard pela correção, e desculpa aí pessoal!



Dário...

Isso é original, mas é apenas o suporte de fixação do paralama, entendeu???

Eu não consegui uma imagem maior, mas acho que essas darão pra vc ter uma ideia do que eu disse:


Paralama da CB 450

http://www.paramotos.com.br/paralamasDian_on/img/cb450.jpg

Note que o mesmo tem uma chapa metalica na parte de cima com 4 pontas pro alto, que é onde é parafusado o paralama nas bengalas da moto.

Isso que todo mundo diz que é o estabilizador nas 83 e 450, mas na verdade se vc tirar isso, vc não consegue prender o paralama na moto, pois isso na verdade é o suporte de fixação dele na bengala...


Agora o paralama da CB 400 (de fibra) Eu tenho esse aí de fibra na minha moto, não o de lata

http://images.quebarato.com.br/photos/big/E/1/CCAE1_2.jpg

http://images.quebarato.com.br/photos/big/E/1/CCAE1_1.jpg


Percebe que ele tem 2 furos na lateral???
É por onde é preso esse paralama na bengala.
Note também que não tem nada na parte de cima do paralama (segunda foto)...
Não tem pq esse paralama é preso pela lateral e não por cima como os da 83 e 450...

Deu pra entender????

renanperim
07-01-09, 07:54
Eu nunca reparei nisso nas Cb's, as 400 tb tem? Vo tentar ver qdo meu irmão aparecer em casa(mas vai ser dificil, agora ele vem com a biz).

Falano nisso e a CB Richard, ta encostada?

Richard
07-01-09, 08:05
Eu nunca reparei nisso nas Cb's, as 400 tb tem? Vo tentar ver qdo meu irmão aparecer em casa(mas vai ser dificil, agora ele vem com a biz).

Falano nisso e a CB Richard, ta encostada?


Se é aquela chapa em cima do paralama, algumas tem outras não, depende do ano e modelo... Isso começou se não me engano no final das 82 e começo das 83 e depois nas 450...

A CB tá em casa só pegando pó e agora esse ano pagando DPVAT e licenciamento...aeaheha
Mas quero ver se esse ano ainda ponho ela pra rodar, nem que seja pra vender ela depois pra ajudar a pagar a Comet...

Tô com umas ideias lokas de partir prum projeto 4 cilindros, mas não para agora... Vou ficar PELO MENOS até o fim de 2009 com a Comet, depois na medida do possivel passo pra uma maior de 4 canecos...
Tô começando a ver que realmente 250cc não é pra mim :s :d

Volverine MF
15-01-09, 19:24
Será que existe desses estabilizadores pra Titan que possa ser fixado pela parte de trás da bengala?

É que gostaria de um mais discreto e acho q se pudesse fixa-lo pela parte de trás apareceria menos.

No caso da Titan 99 não dá só pra inverter, pq as furações do lado direito e esquerdo são diferentes.

Beto
15-01-09, 20:46
o da Twister ,parece um par de algemas... :-/......Beto kaipira

tecnicomauricio
16-01-09, 07:43
Eu instalei um estabilizador desses na minha turuna tunada! é bom.. só deixa a suspensão dianteira um pouquinho mais dura.... eu instalei por estética mesmo.. na época eu era mais preocupado com o visual da moto...coloquei na turunona rodeiro 3 palitos, painel neon(na época era novidade!) retrovisor mini, mandei fazer uma pintura perolizada.. a motinha era show.. tenho saudade dela ... era realmente uma "pequena notável" :G

Beto
16-01-09, 09:23
vi várias "motos de trilha".nem uma usando o estabilizador . Tem algum motivo especial.Em trilhas o trabalho da suspenção é mto forte , seria um motivo a mais para ser usado .Alguem sabe explicar....desde ja mto grato.......Beto

Richard
16-01-09, 09:52
vi várias "motos de trilha".nem uma usando o estabilizador . Tem algum motivo especial.Em trilhas o trabalho da suspenção é mto forte , seria um motivo a mais para ser usado .Alguem sabe explicar....desde ja mto grato.......Beto


Beto...

Motos de trilha não fazem curvas em velocidade... Só pulam, voam, caem, etc...

Realmente o uso das motos de trilha é extremo, porém de outra forma... E tb com tantas irregularidades em um chão de terra, não tem frente de mtoo que fique estabilizada...ahhehahe

Esse estabilizador tem melhor serventia em motos de rua, que tem maiores problemas em velocidades altas, fazendo curvas em velocidade, etc...