PDA

Ver Versão Completa : Apenas uma curiosidade: multa



YBRnaVEIA
01-12-08, 14:21
Galera gostaria de saber se alguém sabe se é possível tomar uma multa por estar com a lanterna traseira queimada durante o dia? Pelo que sei a Lei diz que motos devem andar com farol aceso durante o dia, mas se a lanterna estiver queimada?

moisespatriarca
01-12-08, 14:30
Acredito que não , pois pelo que eu saiba, algumas motos (TW e Comet se não me engano), já ao ligar a moto já acendem o farol, eliminando assim a necessidade de acender a lanterna traseira, e isso nunca deu problema, a não ser que o guarda te para e constate que ela está queimada, o que eu acho ridículo, e a luz de freio, está OK? :OK:

YBRnaVEIA
01-12-08, 14:36
Acredito que não , pois pelo que eu saiba, algumas motos (TW e Comet se não me engano), já ao ligar a moto já acendem o farol, eliminando assim a necessidade de acender a lanterna traseira, e isso nunca deu problema, a não ser que o guarda te para e constate que ela está queimada, o que eu acho ridículo, e a luz de freio, está OK? :OK:


A luz de freio acende normalmente.

moisespatriarca
01-12-08, 14:41
Então, sem chance de multa, mas troca essa lampada logo, andar à noite sem lanterna traseira é muito perigoso!!! :OK:

TorteX
01-12-08, 14:44
Acho que se o policial invocar de ver , da pra multa sim...
Poém...é uma coisa tão barato, 50 centavos uma lampada nova, e 1 minuto pra trocar, num vale o risco!

Tqf2
01-12-08, 15:18
Se for parado, e o policial quiser, pode multar sim......

Pois é um ítem obrigatório na moto, e deve estar funcionando 100%, mesmo que não esteja utilizando no momento, deve estar funcionando...

Igual um limpador de para-brisas do carro, mesmo no sol quente, se ele não tiver funcionando e o policial parar e pedir pra ligar... dá multa sim...

loucura
01-12-08, 15:20
falta de iluminação

de 29 de maio de 2003, que dispõe sobre a coordenação do Sistema Nacional de Trânsito, e
Considerando que nenhum veículo poderá transitar nas vias terrestres abertas à circulação pública sem que ofereça as condições mínimas de segurança;

Considerando que a normalização dos sistemas de iluminação e sinalização é de vital importância na manutenção da segurança do Trânsito;

pode ser multado.

Richard
01-12-08, 15:55
Na verdade não precisa ser nem parado...

Vou tentar achar a regulamentação, norma ou sei que ***** qualquer que diz isso, mas lembro que informa no CTB que as motocicletas devem estar sempre com farol e lanterna ligados, no caso da lanterna, acesa com a luz de advertencia, que fica acesa direto...

Assim que achar, posto aqui...




Acredito que não , pois pelo que eu saiba, algumas motos (TW e Comet se não me engano), já ao ligar a moto já acendem o farol, eliminando assim a necessidade de acender a lanterna traseira, e isso nunca deu problema, a não ser que o guarda te para e constate que ela está queimada, o que eu acho ridículo


Moisa... O farol da Comet, é do tipo SEMPRE aceso, ou seja, vc liga a chave e o farol já tá lá acesão e não tem como desligar ele, ele fica aceso sempre MESMO...

Agora a lanterna traseira, tem um interruptor no punho direito, que deixa ela ser desligada ou não... Esse interruptor serve para apagar a lanterna e o painel, como numa moto comum, que ao desligar o botão no punho, ela apaga TODAS as luzes (farol, lanterna e painel), porem na Comet, ela apaga TODAS menos o farol...

Agora sobre andar com a lanerna apagada, é passivel de multa SIM...

otto
01-12-08, 15:58
Se for parado, e o policial quiser, pode multar sim......

Pois é um ítem obrigatório na moto, e deve estar funcionando 100%, mesmo que não esteja utilizando no momento, deve estar funcionando...

Igual um limpador de para-brisas do carro, mesmo no sol quente, se ele não tiver funcionando e o policial parar e pedir pra ligar... dá multa sim...


concordo contigo :)

Diego.fcs
01-12-08, 15:59
Moto tem que andar com a luz acesa o tempo todo, tanto a da frente como a de trás também. Luz queimada também toma multa, em carro, moto, caminhão etc...

Por isso é sempre importante estar fazendo revisões na moto para conferir isso. Durante o dia tudo bem, mas e de noite?? O código prevê isso simplesmente por isso, senão o cidadão num troca a luz e pode causar um acidente de noite por causa de uma lâmpada que custa nem 1 "reá".

Richard
01-12-08, 16:04
Moto tem que andar com a luz acesa o tempo todo, tanto a da frente como a de trás também. Luz queimada também toma multa, em carro, moto, caminhão etc...

Por isso é sempre importante estar fazendo revisões na moto para conferir isso. Durante o dia tudo bem, mas e de noite?? O código prevê isso simplesmente por isso, senão o cidadão num troca a luz e pode causar um acidente de noite por causa de uma lâmpada que custa nem 1 "reá".


Não não não.... De dia TAMBEM... moto tb é obrigada de dia a andar com a lanterna e farol acesos...


Ps... Sei que do farol vc sabe, me refiro mais a lanterna, pois tem aguns que acham que não é obrigatorio a lanterna acesa...

Diego.fcs
01-12-08, 16:23
Não não não.... De dia TAMBEM... moto tb é obrigada de dia a andar com a lanterna e farol acesos...


Ps... Sei que do farol vc sabe, me refiro mais a lanterna, pois tem aguns que acham que não é obrigatorio a lanterna acesa...


Sim, no início disse, o tempo todo... Aliás, a primeira coisa que faço quando ligo a bolota é ligar as luzes, e todo fim de semana confiro todas as luzes, inclusive a luz conta-giros tá queimada faz tempo... :G

moisespatriarca
01-12-08, 16:41
Pôxa vida, aqui em SP tem tanta moto que anda sem a lanterna traseira ligada, não sei se a titan ou a fan tem esse sistema também, ligou a moto o farola cende, mas já vi muitas delas assim. :#

Diego.fcs
01-12-08, 16:57
Moises, os caras desligam de propósito na minha opinião, ou deixam uma queimada mesmo para falar pro guarda que queimou, porq eles andam na contramão, na calçada, furam sinal então assim ninguém vê a placa deles...

Furious VIPER
01-12-08, 19:27
DureX falou tudo... troca essa lâmpada em menos de 1 minuto e esquece o risco de multa!

Ramiro
01-12-08, 19:36
Até no posto de gasolina tu compra..

R.L
01-12-08, 20:05
Pôxa vida, aqui em SP tem tanta moto que anda sem a lanterna traseira ligada, não sei se a titan ou a fan tem esse sistema também, ligou a moto o farola cende, mas já vi muitas delas assim. :#


a titan 125 tem o botão de ligar e desligar, farol, painel e lanterna, jah a titan 150 e fan, eh automatico, ligo a moto, liga farol painel e lanterna.

;)

GuilhermeRS
02-12-08, 00:02
ISso mesmo a fan e a 150 liga tudo sozinho, bateu kick o farol já dá sinal de vida, pode ver que quando vai ligar mesmo que o motor não pega vc já ve a luz acendendo...

moisespatriarca
02-12-08, 00:07
Putz, que ironia, fui sair do trampo agora à noite e surpresa!!!
Lanterna queimada, sempre verifico antes de sair, acho que vou comprar aquelas de leds, já queimou 3 vezes em menos de 4 meses!!! :NOOK:

Ramiro
02-12-08, 00:14
Putz, que ironia, fui sair do trampo agora à noite e surpresa!!!
Lanterna queimada, sempre verifico antes de sair, acho que vou comprar aquelas de leds, já queimou 3 vezes em menos de 4 meses!!! :NOOK:

Isso pode ser indício de outra coisa... ;)
Tipo.. meu amigo ficou na mão com o farol desligado.. e descobriu que tudo isso era pq a lanterna tava em curto.. da uma olhada nas outras lâmpadas

moisespatriarca
02-12-08, 00:30
Isso já aconteceu comigo, mais ou menos, quando eu acionava o freio, o painel acendia :-/, fui ver em toda fiação da moto (o que eu podia né?), e nada, daí comentei com o mecânico e ele disse pra trocar a lâmpada, troquei e o problema acabou!!! :-/

Mas eu acho que é por causa da vibração, o caminho que eu faço tem muito buraco e o asfalto é péssimo em muitas partes, se a gente desvia dos defeitos cai no buraco, e vice-versa!!! :lol: :lol: :lol: