PDA

Ver Versão Completa : moto pedagio 2009



Elfo®
03-12-08, 10:21
sera que as motos vao realmente pagar pedagios em 2009 ? assim como a rodovia Dutra ja se paga, oq eue acho um absurdo, eu ja paguei e fiquei qse 15 min, na fila, imaginem:

moto para, fala bom dia, coloca moto em ponto morto, tira luva, levanta capacete, abre jaqueta, pega carteira, paga pedagio.....pega o troco, confere troco, guarda na carteira, coloca no bolso, fecha jaqueta, arruma capacete, recoloca a luva, engata a 1 marcha, da uma arruamda no retrovisor e segue viagem

agora isso com cerca de 5 % das motos que rodam, que hj em dia sao milhares e dezenas..

segue a reportagem:


Uma notícia ruim para os motociclistas. A partir de 2009, os veículos de duas rodas deverão pagar pedágio nas rodovias estaduais paulistas privatizadas.

Alegando aumento de custos no atendimento a motociclistas acidentados, o governo do Estado de São Paulo vai revogar o decreto nº 9.812, de 1977, que isenta as motocicletas da cobrança de pedágio.

O início do faturamento está previsto para o próximo ano, após todo o processo de privatização das Rodovias Raposo Tavares, Marechal Rondon, Ayrton Senna, Carvalho Pinto e D. Pedro I.

Os preços das tarifas ainda não foram discutidos. No entanto, a Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp) espera que as motos paguem a metade do cobrado aos veículos de passeio.

De acordo com um estudo da Agência, a participação das motos na frota de veículos no Estado pulou de 9,4% em 1998 para 16,4% em 2007. Em fevereiro deste ano, já representava 17,2%.

Em matéria de acidentes nas rodovias paulistas, a média mensal aumentou de 132 para 470 no período entre 2000 e 2007. Até maio deste ano, a Artesp contabilizava 458 ocorrências mensais, quase 20% do total registrado.


fonte: http://www.moto.com.br/acontece/conteudo/motos_devem_pagar_pedagio_em_2009-16505.html

Furious VIPER
03-12-08, 10:27
Mas não pagam apenas metade do valor?
Claro q ainda é um abuso... pelo q ocupam de espaço e pelo q ferram o asfalto (que é nada)... só q tb seenvolvem em acidentes demais (os motoboy loco)... daí a concessionária tem q ter akelas equipes de socorro, guincho e tal...

Elfo®
03-12-08, 10:35
na Dutra se me recordo paguei o valor de R$ 2,00 ... R$ 1,80...

tipo, ta certo que motos ( motoboys, cachorros loucos e vertente s e similares ), porem, deveriam fazer outra forma para cobrar isso....poxa, ja pagamos valores altos de ipva, dak um tempo, vao cobrar a gasolina mais alta para motos por causa dos acidentes..porm uam duvida, qdo se tem um acidente de moto, é locomovido 1 ambulancia certo ? e qdo é acidente de carro ou de caminhao, sao no minimo 2 ambulancias, mais bombeiros, mais guinchos, motoserras ( para serrar laterias danificadas) ,etc

euam ideia seria, em cada acidente que tivessem, registrar a placa da moto como acidentada ou o CPF do condutor, assim qdo fosse licenciar a moto ou algum veiculo automotor desta pessoa, cobrar um IPVA mais alto, decorrente a pessao ser condutor de risco que tal ? :OK:

Tqf2
03-12-08, 10:36
Tudo isso por causa de uns *** que abusam demais e se ferram em acidentes na rodovia.. |:(

Roni Breda
03-12-08, 10:54
Isto é uma vergonha, mas tem que ser combinado mesmo, todo mundo faz esse procedimento ai, demora quinze minutos pra passar cada um , quero ver em feriados final de semana aquela fila de motos, e todo mundo descendo da moto rodeando a cabine de pedagio fazendouma pressão danada, quero ver se eles não abrem o bico e para com essa palhaçada..

eu sempre Quando fui em eventos esportivos sempre cantava o hino nacional com orgulho, agora sabe o que eu faço, fico sentado e nem ligo pra essa bosta de hino que é de um pais mediocre, mesquinho e que sempre quer ferrar seus filhos que nunca fogem a luta,
E em um pais gigante que se produz tudo e não depende de ninguem e mesmo assim consegue ser um pais de terceiro mundo que paga pau pros paises ricos sendo que nos vendemos barato pra eles e compramos deles pelo dobro do preço, nossa deixa eu parar fico indignado com essas coisas

superkyo
03-12-08, 12:44
Pelo menos q sejam numeros REDONDOS né !! R$1, R$2, R$3, etc..... e naum R$ 2,87.........

E tem q ser de 50% pra menos

mantabodyboarder
03-12-08, 14:41
Bom,a notícia é velha e não se falou mais nisso.

Eu acho que nçao conseguiram revogar a tallei, e se conseguirem é pra valer depois de 90 dias da publicação, então pro verão eles não conseguem mexer mais :P

tuiuiu
04-12-08, 12:11
pultz... concessionarias fsdp.. acho que moto não devia pagar.. somente quem usasse o serviço deles(guincho, ambulancia...).. pq pelo peso das PNs nem faz nada com o asfalto..
Que aumente o valor para caminhões já!!! :drool:

em marialva tem uma da VIAPAR.. moto tem de pagar R$ 2,60 (aumentou R$ 0,20 dia 01-12).. :NOOK:

mas paga somente quem tem pressa.. pq o desvio passa ao lado dos cara.. e eles não tem como fechar.. só passa moto.. ]:)
PS.: esse foi o desvio que eu levei o primeiro chao em um dia chuvoso.. :D

Furious VIPER
04-12-08, 12:15
Não se esqueçam q ao aumentar tarifas para caminhões podemos ter uma alta nos preços das mercadorias q consumimos diariemnte e vêm de caminhão para nossas cidades.
É foda isso, pq de um jeito ou de outro a gente acaba se ferrando.

superkyo
04-12-08, 13:44
Ou cobra mais dos caminhões ou fiscaliza essa bagaça, tinha pesquisas q davam um numero absurdo de caminhões q trafegavam acima do peso

Essa BOSTA de governo naum constroi nem obriga as concessionarias a manter balanças a cada X km........

Rodrigo_Alves
04-12-08, 15:50
É uma questão polêmica, mas polêmica mesmo, onde não adianta botar a culpa no Brasil (ê síndrome de vira-lata...).

O que realmente acontece é o seguinte: motociclista no Brasil é unido só para "zoar" em encontros ou fazer viagens de fim-de-semana. Agora, para lutar pelos seus direitos e conquistar respeito, ninguém faz... Isto sem falar dos filhos da p.... sem cérebro que adoram depenar suas "titanzinhas", pintar a moto de rosa e ainda ficar cortando os carros como um veado no meio da selva. É este tipo de canalha que "fode" a nossa imagem no Brasil.

brunohcs
04-12-08, 16:35
jah pagamos pedagio no PR

FIM!

Ricca
05-12-08, 13:07
É cruel...mas é nossa realidade, em razão desses caras que pilota de forma inconsequente...ai vem pedagio para cobrir dispesas com equipes de socorros e o valor do seguro obrigatório gigantesco.
Infelizmente medidas que pune à todos!

Abraço.

Elfo®
05-12-08, 13:14
uam medida seria, em cada acidente que tivessem, registrar a placa da moto como acidentada ou o CPF do condutor, assim qdo fosse licenciar a moto ou algum veiculo automotor desta pessoa, cobrar um IPVA mais alto, decorrente o cidadao ou cidadã ser condutor(a ) de risco que tal ?

lion
05-12-08, 13:16
o que eu acho foda eh que nós motociclistas em fase de crescimento economico nao temos como recorrer ainda a essas decisoes, entrar com ações na justiça contra leis dessa forma e argumentar quanto a razoabilidade deles.
pq tudo hoje eh justificado em cima da taxa de acidentes e não são expostos contra-fatos ou argumentações divergentes, me entristece bastante e espero ficar em condição de num futuro próximo lutar pelos direitos dos motociclistas com todo o gás...

Roni Breda
05-12-08, 13:38
acho que já postei aqui mas vai novamente

Pq a gente paga pedagio?

pedágio é inconstitucional. Quem diz não é nenhum procurador,
promotor, advogado, rábula, aspone ou apedeuta do time de Requião. É
Márcia dos Santos Silva, de 22 anos, estudante do 9º semestre de
Direito da Universidade Católica de Pelotas (UCPel).
Ontem, pela manhã, ela deu entrevista à Bandnews Curitiba e contou
que não paga pedágio e simplesmente ultrapassa as cancelas como se elas
não existissem. Se abordada pela polícia, mostra a Constituuição e
garante que o policial está cometendo crime ao defender interesses
privados contra os direitos do cidadão. As cancelas, diz Márcia, são de
plástico e não causam danos, como ela prova em gravações que devem
desaguar no youtube.
Márcia apresentou o trabalho em congresso sobre a
inconstitucionalidade dos pedágios, o “Direito fundamental de ir e vir”
nas estradas do Brasil. Ela, que mora em Pelotas, conta que, para vir a
Rio Grande apresentar seu trabalho no congresso, não pagou pedágio e,
na volta, faria o mesmo. Causando surpresa nos participantes, ela
fundamentou seus atos durante a apresentação.
Márcia explica que na Constituição Federal de 1988, Título II, dos
“Direitos e Garantias Fundamentais”, o artigo 5 diz o seguinte: “Todos
são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza,
garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a
inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à
segurança e à propriedade”. E no inciso XV do artigo: “é livre a
locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer
pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com
seus bens”. A jovem acrescenta que “o direito de ir e vir é cláusula
pétrea na Constituição Federal, o que significa dizer que não é
possível violar esse direito. E ainda que todo o brasileiro tem livre
acesso em todo o território nacional. O que também quer dizer que o
pedágiovai contra a constituição”.
Segundo Márcia, as estradas não são vendáveis. E o que acontece é
que concessionárias de pedágios realizam contratos com o governo
Estadual de investir no melhoramento dessas rodovias e cobram o pedágio
para ressarcir os gastos.
No entanto, no valor da gasolina é incluído o imposto de
Contribuição de Intervenção de Domínio Econômico (Cide), e parte dele é
destinado às estradas.
“No momento que abasteço meu carro, estou pagando o pedágio. Não é
necessário eu pagar novamente. Só quero exercer meu direito, a estrada
é um bem público e não é justo eu pagar por um bem que já é meu
também”, enfatiza.
A Estudante explicou maneiras e mostrou um vídeo que ensinava a
passar nos pedágio sem precisar pagar. “Ou você pode passar atrás de
algum carro que tenha parado. Ou ainda passa direto. A cancela, que
barra os carros é de plástico, não quebra, e quando o carro passa por
ali ela abre. Não tem perigo algum e não arranha o carro”, conta ela,
que diz fazer isso sempre que viaja.
Após a apresentação, questionamentos não faltaram. Quem assistia
ficava curioso em saber se o ato não estaria infringindo alguma lei, se
poderia gerar multa, ou ainda se quem fizesse isso não estaria
destruindo o patrimônio alheio.
As respostas foram claras Segundo Márcia, juridicamente não há lei que
permita a utilização de pedágios em estradas brasileiras.Quanto a ser
um patrimônio alheio, o fato, explica ela, é que o pedágio e a cancela
estão no meio do caminho onde os carros precisam passar e, até então,
ela nunca viu cancelas ou pedágios ficarem danificados.
Márcia também conta que uma vez foi parada pela Polícia Rodoviária,
e um guarda disse queiria acompanhá-la para pagar o pedágio. “Eu
perguntei ao policial se ele prestava algum serviço para a
concessionária ou ao Estado. Afinal, um policial rodoviário trabalha
para o Estado ou para o governo Federal e deve cuidar da segurança nas
estradas. Já a empresa de pedágios, é privada, ou seja, não tem nada a
ver uma coisa com a outra.”, acrescenta. Ela defende ainda que os
preços são iguais para pessoas de baixa renda, que possuem carros
menores, e para quem tem um poder aquisitivo maior e automóveis
melhores, alegando que muita gente não possui condições para gastar
tanto com pedágios. Ela garante também que o Estado está negando um
direito da sociedade.
“Não há o que defender ou explicar. A constituição é clara quando
diz que todos nós temos o direito de ir e vir em todas as estradas do
território nacional”, conclui.

Observador
05-12-08, 14:17
Vamos analizar de um outro jeito; Os automoveis são responsaveis por mais de 80% dos acidentes nas rodovias paulistas... tudo bem os motoristas são bem mais imprudentes do que os motociclistas ou motoqueiros. Vamos agora fazer uma conta simples para provar que essa lorota de que ''moto gera muitas despezas para os hospitais''. Nas rodovias paulistas até maio de 2008 foi registrado por mês 458 ocorrências envolvendo motocicletas, isso reflete no máximo 916 pessoas mortas ou feridas, que representa 20% do total de acidentes. Já os automóveis representou, então, 80% dos acidentes, um total de 1832 ocorrências, e isso reflete no máximo 9160 pessoas mortas ou feridas. Então qual dos dois causa mais prejuízo para os cofres públicos; a motocicleta com 916 acidentados ou o automóvel com 9160 ?? Isso não passa no Jornal Nacional!!

Conclusão; existe realmente dois fatos;

1) um grande preconceito com a motocicleta por parte dos jornalistas que manipulam as estatitiscas.
2) um governo estadual sedento por impostos cada vez mais alto!

tasmotos
05-12-08, 15:29
Vamos analizar de um outro jeito; Os automoveis são responsaveis por mais de 80% dos acidentes nas rodovias paulistas... tudo bem os motoristas são bem mais imprudentes do que os motociclistas ou motoqueiros. Vamos agora fazer uma conta simples para provar que essa lorota de que ''moto gera muitas despezas para os hospitais''. Nas rodovias paulistas até maio de 2008 foi registrado por mês 458 ocorrências envolvendo motocicletas, isso reflete no máximo 916 pessoas mortas ou feridas, que representa 20% do total de acidentes. Já os automóveis representou, então, 80% dos acidentes, um total de 1832 ocorrências, e isso reflete no máximo 9160 pessoas mortas ou feridas. Então qual dos dois causa mais prejuízo para os cofres públicos; a motocicleta com 916 acidentados ou o automóvel com 9160 ?? Isso não passa no Jornal Nacional!!

Conclusão; existe realmente dois fatos;

1) um grande preconceito com a motocicleta por parte dos jornalistas que manipulam as estatitiscas.
2) um governo estadual sedento por impostos cada vez mais alto!


Observador

Gosto de falar desse problema de preconceito... na realidade no passado era maior, nós motocilcistas eramos comparados aos marginais.
Agora o que falta realmente para a imprensa, governos, politico, etc. é imetiatamente, rever todos seus conceitos sobre a motocicleta, pois se irão correr o risco de se tornarem obsoletos em seus pensamentos, pois se as projeções de vendas de carros e motos continuarem no mesmo caminho, em cerca cinco anos teremos mais motos do que automoveis no transito.
Se segura peão...

Abraços

tasmotos