PDA

Ver Versão Completa : CVT praticidade ou falta de emoção?



Rafa Davidson
03-12-08, 20:34
O que é o câmbio CVT?

O CVT (Continuously Variable Transmission) ou Transmissão Continuamente Variável foi idealizada por Leonardo da Vinci há mais de 500 anos, e somente agora vem sendo largamente utilizada em substituição aos tradicionais câmbios automáticos com engrenagens planetárias.

A primeira transmissão CVT foi patenteada em 1886 e desde então sua tecnologia vem sendo refinada e aprimorada, mas somente nos dias de hoje vem despertando interesse dos grandes fabricantes mundiais de automóveis e motocicletas.

O que diferencia um câmbio automático do manual?

Numa caixa automática tradicional existe o conversor de torque e na caixa manual existe a embreagem; ambos têm a mesma função mas funcionam de forma totalmente diferente. Se na caixa manual é necessária a interferência do seu condutor, com inteligência para determinar o momento da troca de marcha e força para acionar o pedal de embreagem e alavanca de câmbio, no câmbio automático esses trabalhos de inteligência e força são feitos pela própria máquina, de forma mais precisa.

Qual a diferença entre o câmbios automáticos de engrenagens e o CVT?

Diferente das caixas automáticas tradicionais, as do tipo CVT não possuem marchas, o que significa a ausência das rodas dentadas que se interligam. O CVT funciona com um engenhoso sistema de polias, que permite uma infinita variabilidade entre a marcha mais alta e a mais baixa sem degraus mesmo discretos ou mudanças de marchas. O câmbio CVT não tem engrenagens, apenas duas polias de diâmetro variável unidas por uma correia metálica de alta resistência.

Comparando com o sistema de tração tradicional das motocicletas, seria como se tivéssemos coroa e pinhão que aumentassem ou diminuissem de diâmetro, alterando a relação de aproveitamento da força do motor. Veja que o pinhão é pequeno e a coroa é grande; quanto menor a coroa, haverá menos força e mais velocidade e quanto maior a coroa, mais força e menos velocidade. A alteração do tamanho do pinhão também provoca alteração nessa relação entre força x velocidade.

Veja na figura abaixo, como funciona o câmbio CVT; imagine a polia motriz como se fosse o pinhão e a polia conduzida fosse a coroa da moto.
http://fotos.sapo.pt/qpi4S2Nrr5bkYAbvURE3/340x255

Video mostrando o funcionamento:
http://www.obvio.ind.br/ZF%20CVT%20-%20how%20it%20works.wmv

Fonte:http://marios.blogs.sapo.pt/8884.html
_________

Alguns dizem que é mais prático "acelerar e ir embora", outros preferem o metodo tradicional, pedal + embreagem, o fato é que o numero de motos de baixa cilindrada com CVT vem aumentando, principalmente com a invasão chinesa e predominando em Scooters, a FYM produz uma CUB com CVT, assim como a Yamaha Neo.

Alguém aqui já experimentou? Quais foram as impressões?

moisespatriarca
03-12-08, 20:39
Prático e econômico, principalmente pra quem está começando.
E quando eu quiser emoção, subo numa montanha russa!!! :lol:

http://silveiraneto.net/wp-content/uploads/2007/08/menina_assustada_montanha_russa.jpg

http://silveiraneto.net/wp-content/uploads/2007/08/medo_japoneses_montanha_russa.jpg

http://silveiraneto.net/wp-content/uploads/2007/08/montanha_russa_tirando_casquinha.jpg

Furious VIPER
03-12-08, 20:47
eu não curto câmbio automático... na real por mais q seja prático, curto fazer as marchas, definir meu tipo de pilotagem.
mas q é um conforto... bah, isso é! axo q carro automático é mais interessante do q moto automática.

douglasybrazul
03-12-08, 20:51
cambio automatico eh sem graça

só acelera !!!!!


:lol: :lol:

Richard
03-12-08, 21:23
Falta de emoção...

Sem contar que eu não gosto do cambio automatico pq vc não consegue esgoelar marcha se vc quiser (ou precisar)... Numa stuação de emergencia que vc tem que reduzir uma marcha pra jogar o giro lá em cima pra sair de uma situação de perigo, com um CVT já era, vai virar pastel, pq na hora que vc acelerar o cambio vai mudar automaticamente...

Não gosto e para mim não é NADA seguro... :NOOK:

FabricioFabuloso
03-12-08, 21:42
Meu irmão tem uma NEO e meu pai tem um Honda Fit CVT (por sinal to usando o carro faz um mes huahauhauhaa)... o cambio CVT eh sensacional... deixa o carro/moto extremamente econômico por trabalhar sempre na melhor faixa de giro... tem arrancada mt forte, mais forte q cambio manual... Discordando do Richard não sinto nenhuma falta de segurança, claro q naum tem a retomada de um manual, mas com certeza esta longe de ser inseguro... Só tenho elogios pra esse tipo de transmissão... mas obviamente se vc ker emoção naum tem nada melhor q o bom e velho cambio manual... vc imagina a minha RDzinha com cambio CVT ??? Naum ia ficar legal ]:) ]:) ]:) ]:)

Abraços

moisespatriarca
03-12-08, 21:51
Richard, as Burgmans 400 e 650 são CVT, tá bom pra você? :OK:

http://suzukimotos.com.br/images/img_moto_burgman_cinzaESCU.gifhttp://suzukimotos.com.br/images/img_burgman650_prata.jpg

superkyo
03-12-08, 21:53
CVT é mais gastão tb, mas naum sei como é nunca experimentei.......

Furious VIPER
03-12-08, 21:56
Falta de emoção...

Sem contar que eu não gosto do cambio automatico pq vc não consegue esgoelar marcha se vc quiser (ou precisar)... Numa stuação de emergencia que vc tem que reduzir uma marcha pra jogar o giro lá em cima pra sair de uma situação de perigo, com um CVT já era, vai virar pastel, pq na hora que vc acelerar o cambio vai mudar automaticamente...

Não gosto e para mim não é NADA seguro... :NOOK:


O novo Stilo Dualogic não tem esse perigo.. ele reduz até 2 marchas duma vez só pra jogar o giro lá em cima.
E ainda tem a opção de câmbio esportivo... q ele estica as marchas naturalmente.
Loucura esse câmbio!

Rafa Davidson
03-12-08, 21:59
a Burgman 650 é muito linda.

Rafa Davidson
03-12-08, 22:04
O novo Stilo Dualogic não tem esse perigo.. ele reduz até 2 marchas duma vez só pra jogar o giro lá em cima.
E ainda tem a opção de câmbio esportivo... q ele estica as marchas naturalmente.
Loucura esse câmbio!


o novo Honda Fit tem algo do tipo, depois dou uma lida melhor no teste pra saber.

Furious VIPER
03-12-08, 22:07
o novo Honda Fit tem algo do tipo, depois dou uma lida melhor no teste pra saber.

O Fit tem o câmbio automatico sequencial... eu fiz oteste drive nele... bonzão.. mas sinceridade... o Stilo é mais carro! hehe
Fora q no Stilo tu tem a opção de usar manual, automático e dxar no automático e fazer asmarchas só qdo tu kiser! hehehe

FabricioFabuloso
03-12-08, 22:17
CVT é mais gastão tb,


Negativo, se vc souber andar cambio CVT é mais econômico que manual.

O Novo Honda Fit não tem mais cambio CVT.. agora eh automático "normal" de 5 marchar que vem do new civic...

Abraços

Rafa Davidson
03-12-08, 22:19
O Fit tem o câmbio automatico sequencial... eu fiz oteste drive nele... bonzão.. mas sinceridade... o Stilo é mais carro! hehe
Fora q no Stilo tu tem a opção de usar manual, automático e dxar no automático e fazer asmarchas só qdo tu kiser! hehehe


de qualquer forma prefiro o Audi A5 uahuahua

Furious VIPER
03-12-08, 22:20
Negativo, se vc souber andar cambio CVT é mais econômico que manual.

O Novo Honda Fit não tem mais cambio CVT.. agora eh automático "normal" de 5 marchar que vem do new civic...

Abraços

Tu diz o New Fit? 09?
eu fiz test-drive no Fit 08 e curti, não sei exatamente qual câmbio ele tem.. o vendedor anunciou como 'câmbio automatico sequencial'.

FabricioFabuloso
03-12-08, 22:23
Tu diz o New Fit? 09?
eu fiz test-drive no Fit 08 e curti, não sei exatamente qual câmbio ele tem.. o vendedor anunciou como 'câmbio automatico sequencial'.


Sim, o New Fit é o 2009... ateh o 2008 eh o CVT sim...

O New Fit eh esse aqui o

http://blog.wired.com/cars/images/2007/10/18/2009_honda_fit_press_61.jpg
http://www.carplace.com.br/wp-content/uploads/2007/09/novo-honda-fit-2009-frente.jpg

Abraços

Stone
03-12-08, 22:23
esses veículoas aí que num tem câmbio pra mim num tem graça nenhuma, sem embreagem já num gosto, sem marcha então nem se fala...

(ps. nunca dirigi um carro desses, to falando só de motos)

Furious VIPER
03-12-08, 22:33
Tá bem de carro, hein Fabrício?

FabricioFabuloso
03-12-08, 22:37
Tá bem de carro, hein Fabrício?


Hein ? Como assim ??

Abraços

Adriano CG bolinha
03-12-08, 22:40
Galera em moto pequena acho bacana eim ja vi andando um cvt e tive a oportunidade de andar ..burgman 125 cara a motinha acho que não fica devendo para outras não eim lógico tem que saber tocar anda tanto quanto uma titan de arrancada em um sinal isso ja presenciei comparando com a minha que é 4 marcha curta ...... se souber andar anda bem, lógico que muitos irão falar a minha titan passa por cima de uma burgman !!! isso até é verdade depois da segunda marcha até pode ser mais antes quase com crteza que não ainda mais se a pessoa souber tocar cvt
Não adianta encher a mão enrolar o cabo e querer fazer igual com marchas isso no cvt é mais lento mais acelerando aos poucos anda bem
Já as motos com cambio automatico to fora eim, se é para dar tranquinho por menor que seja ando de manual pelo menos sei a quantos giros eu quero trocar.....

Outra coisa estive lendo e lançaram uma aprilia que tem o cvt com opçao de troca manual bem loca :D

Furious VIPER
03-12-08, 22:42
Hein ? Como assim ??

Abraços

Te faz de loco... tá bem de carro!
mas tá certo, meu plano pro futuro é esse mesmo... um carro automático... com todo conforto do mundo... e uma baita duma moto, esportiva, tudo manual, analógico (não curto nada digital além do relógio nas motos).

Rafa Davidson
03-12-08, 22:44
eu li, não sei se foi da aprilia, mas tem uma com opção manual/automático e ainda tem umas pré-configurações do automático do tipo cidade, chuva...

FabricioFabuloso
03-12-08, 22:46
Ahhh, mas o carro eh do meu velho... um dia eu chego la hauhauahua

Abraços

lion
03-12-08, 22:58
eu entendo que se o piloto é ao menos defensivo não va se colocar em questoes de risco nas quais o cvt não viria a ajudar.
mesmo pilotos experientes podem cometer erros durante a troca de marchas e acredito que o cvt é positivo nisso.
só vejo vantagens, minha opiniao.

Rafa Davidson
03-12-08, 23:09
eu entendo que se o piloto é ao menos defensivo não va se colocar em questoes de risco nas quais o cvt não viria a ajudar.
mesmo pilotos experientes podem cometer erros durante a troca de marchas e acredito que o cvt é positivo nisso.
só vejo vantagens, minha opiniao.


e pra quem é meio desligado CVT também ajuda haha

Ivan RJ
03-12-08, 23:09
No caso do Honda FIT tem um recurso Fabrício, puxa para o S ou o L que vc fica colado no banco enquanto ele arranca. É muito booooooom. Nas scooters ele funciona maravilhosamente bem, tremenda arrancada, uma força estúpida para subidas e se a Scooter for 2T e 100cc ]:) é o próprio capeta, anda muito além da conta, confesso para vcs que dá até medo. Quanto a economia de gasolina nem se fala, o honda fit não gasta nada, basta saber dirigí-lo. De fato eu ando um pouco de saco cheio de passar marchas. Na europa se vê muito mais scooters rodando nas ruas e estradas do que motocicletas. Um grande abraço a todos os irmãos.

Adriano CG bolinha
03-12-08, 23:10
eu li, não sei se foi da aprilia, mas tem uma com opção manual/automático e ainda tem umas pré-configurações do automático do tipo cidade, chuva...
É isso ai é ela mesmo tem configurações e tudo li a materia no http://www.revistaduasrodas.com.br/noticias/detalhes.aspx?id=234

FabricioFabuloso
03-12-08, 23:11
Com certeza caro irmão Ivan... no modo S (Sport) as respostas ficam mais rapidas e ele deixa o giro subir la em cima... dai vai q vai...

Abraços

Ivan RJ
03-12-08, 23:21
Fabrício, já estamos no segundo e nunca deram um problema. Se onda fizesse motocicletas como a Honda faz carros seriam líderes mundiais em vendas. Eu já levei um 2004 com uma semana de uso porque achei que o computador estava com defeito quando informava o consumo e a resposta foi a seguinte; não só estava perfeito como depois de uma certa rodagem iria ficar muito mais economico, e não é que ficou mesmo. Um grande abraço meu irmãozinho.

TorteX
03-12-08, 23:53
Moto cvt nunca pilotei, mais carro sim...
Achei que perde bastante a graça, ainda mais quem tem um "espirito esportivo" dentro de si....aeaeuhehue ]:)

Ramiro
04-12-08, 00:17
O Cambio cvt inteligente eh ótimo.. agora esses burrinhos que tem nas motos.. esse eu até acho confortável.. mas a 125cc jah anda pouco.. com cvt então... eu ia ficar muito angustiado..

Meu pai tem um carro com cambio automatico.. e quando tu pisa fundo ele reduz a marcha.. esses são bons!

PS: Olhando o videozinho até parece bruxaria!!! O_O

miguelzap
04-12-08, 05:20
eu andei numa NEO 2008 e gostei muito, de tudo... acabamento, farol, painel, tudo mesmo...
só que prefiro ainda a minha biz, por 3 motivos.
freio da NEO eu não curti, o dianteiro é MUITO ninja e o traseiro 'não existe'...
o lugar de colocar o pé eu não curto, prefiro o estribo normal de 'motos normais' e da biz...
esssa buc@!$#% de CVT...
não sabe em que marcha tá, e é mais ou menos oq o richard falou, eu na minha biz se precisar descer marcha pra ganhar torque, de boa...
e na neo?
pelo menos comigo andando, a resposta da biz foi bem melhor... =)
abraço!

Furious VIPER
04-12-08, 08:50
Meu pai tem um carro com cambio automatico.. e quando tu pisa fundo ele reduz a marcha.. esses são bons!

Essa é a parte boa... no carro da minha mãe eu vejo akele 5 virando um 3 e o giro subindo... bah... mto bom... resposta imediata. Já no do meu pai a resposta não é assim tão legal! :(

jecastro
04-12-08, 09:05
Sem contar que eu não gosto do cambio automatico pq vc não consegue esgoelar marcha se vc quiser (ou precisar)... Numa stuação de emergencia que vc tem que reduzir uma marcha pra jogar o giro lá em cima pra sair de uma situação de perigo, com um CVT já era, vai virar pastel, pq na hora que vc acelerar o cambio vai mudar automaticamente...

Não gosto e para mim não é NADA seguro... :NOOK:


Acho que você nunca dirigiu um carro com câmbio automático, é exatamente ao contrário, quando você mete o pé no fundo ele reduz a marcha a acelera até estourar o giro, ele só avança a marcha quando se acelera lentamente. Meu pai tem um Honda Civic e quando mete o pé no fundo ele reduz uma marcha e o motor faz um barulho desgraçado de tanto que o giro sobe.

DOUGLAS 00
04-12-08, 09:17
Eu fiz um mini ride na neo, nesses eventos onde eles montam um mini circuito, no estilo auto-escola. Achei meio estranho, pois nos zigue zagues, onde se precisa de uma resposta vigorosa nas baixissímas rotações, ela subia rotações, mas não saia do lugar...

Guilherme Mcnasty
04-12-08, 09:20
Quem aqui depois de rodar umas 2 horas no transito não começou a se extressar com o barulho do motor da moto, vibração, redução, aceleração?
Ou ainda já andou na garupa nessa situação? pior ainda.
Nessas condições o cambio CVT é um luxo. Sem trancos, reduções, acelerações inesperadas.
Esse detalhe de retomada, melhor controle num cambio tradicional é mais psicológico que prático, visto o caso da Neo, que retoma muito bem pelos seus poucos 8,5 CV, pra mim é bem mais controlável e previsível do que uma biz 100, por exemplo.
Agora na condução esportiva deixa a desejar, mais pelo prazer do que pelo resultado, é realmente sem graça não sentir o tranco das trocas de marcha, nem o som do motor retomando a cada troca. Mas essa geralmente NÃO é a proposta dessas motos. Ao que se propõem acho que cumprem MELHOR a função do que uma semi automática(cub tipo biz e dream) ou com câmbio convencional.
Confesso que antes de rodar numa Neo ou Burgman tinha preconceito, até achava meio escrotinha só de ver elas rodando. Aos que não experimentaram que o façam e depois digam o que acharam, mas que sejam condizentes com a PROPOSTA da moto.

Rafa Davidson
04-12-08, 09:20
eu andei numa NEO 2008 e gostei muito, de tudo... acabamento, farol, painel, tudo mesmo...
só que prefiro ainda a minha biz, por 3 motivos.
freio da NEO eu não curti, o dianteiro é MUITO ninja e o traseiro 'não existe'...
o lugar de colocar o pé eu não curto, prefiro o estribo normal de 'motos normais' e da biz...
esssa buc@!$#% de CVT...
não sabe em que marcha tá, e é mais ou menos oq o richard falou, eu na minha biz se precisar descer marcha pra ganhar torque, de boa...
e na neo?
pelo menos comigo andando, a resposta da biz foi bem melhor... =)
abraço!


sobre a posicção dos pés a cub da FYM é bem parecida, mas com um desempenho (tecnicamente) próximo ao da Honda Pop.

http://www.motolab.com.br/fotos/3.jpg

Guilherme Mcnasty
04-12-08, 09:23
Só que quem tá acostumado com o câmbio tradicional tem de se adaptar ao CVT. Vc realmente tem que antever a reaceleração em alguns momentos pra que o cambio "entenda" o que vc deseja fazer. Depois de acostumado vc esquece, SEM prejuuízo algum a segurança.

Richard
04-12-08, 10:18
Acho que você nunca dirigiu um carro com câmbio automático, é exatamente ao contrário, quando você mete o pé no fundo ele reduz a marcha a acelera até estourar o giro, ele só avança a marcha quando se acelera lentamente. Meu pai tem um Honda Civic e quando mete o pé no fundo ele reduz uma marcha e o motor faz um barulho desgraçado de tanto que o giro sobe.


Um Honda Civic não dirigi, mas um Astra, Omega e outros, já...

Não conhecia o sistema desses que fomram informados, porem dos carros que eu dirigi, realmente, no momento que vc acelerava forte, ele chegava no ponto de troca de marcha e trocava a mesma...

Então, isso cai na mesma maxima das injeções de motos TOP e na injeção da Fazer...

Existem sistemas bons, cheio de sensores e mais um monte de frescura e outros que não tem nada...
Pelo jeito tanto pra injeção quanto para CVT

Rafa Davidson
04-12-08, 10:35
como o carro mais novo que eu já dirigi foi um uno 92, nem sei muito dessas coisas uahuahaua

Rodrigo_Alves
04-12-08, 11:16
E câmbio automatizado, onde o piloto opta por trocar as marchas no manual ou no automático (tudo isso sem embreagem), daria certo nas motos? No Brasil, o Stilo Dualog e os ônibus Volvo já possuem este equipamento, que garante economia de combustível.

Ivan RJ
04-12-08, 11:37
Leiam sobre a Burgman 650 e sobre os dois sistemas de troca de marchas. Um grande abraço a todos os irmãos.

Rafa Davidson
04-12-08, 11:50
Para empurrar os 245 kg (a seco) do Burgman Executive há um potente motor de dois cilindros paralelos, com comando duplo no cabeçote (DOHC), refrigeração líquida e 638 cm³ de capacidade. Alimentado por injeção eletrônica produz 55 cv de potência máxima a 7.000 rpm – só para se ter uma idéia o monocilíndrico de 660 cm³ da Yamaha XT 660R oferece 48 cv. O que não significa que o Burgman ande mais. Afinal pesa muito mais e tem câmbio CVT controlado eletronicamente.
Aliás, o câmbio eletronicamente controlado é a grande novidade deste Suzuki. Como costuma fazer, a fábrica de Hamamatsu já criou uma sigla: SECVT (Suzuki Electrically-controlled Continuously Variable Transmission), ou seja, uma transmissão continuamente variável controlada eletricamente. Diferentemente dos sistemas centrífugos CVT tradicionais que usam uma correia de borracha, o SECVT ajusta a transmissão final variando o diâmetro da polia com um motor elétrico.

O controlador eletrônico do SECVT calcula a relação do câmbio com base nas rotações do motor, velocidade do scooter e a posição do acelerador e automaticamente ajusta a “marcha” mais apropriada. Com isso, a aceleração do piloto é levada em conta, otimizando a relação do CVT de acordo com as reais condições de pilotagem.

Furious VIPER
04-12-08, 12:02
E câmbio automatizado, onde o piloto opta por trocar as marchas no manual ou no automático (tudo isso sem embreagem), daria certo nas motos? No Brasil, o Stilo Dualog e os ônibus Volvo já possuem este equipamento, que garante economia de combustível.

o Stilo Dualogic é o típico carro pra qm curte câmbio manual e qr um automático tb. Tu escolhe qual dos câmbios tu qr, e depois de escolher manual ou automatico ainda tem a opção de câmbio esportivo.

sandro_ventania
04-12-08, 12:09
Cambio CVT é coisa antiga...as mobiletes sempre usaram esse sistema!
Ninguem lembrou disso?

Rafa Davidson
04-12-08, 12:18
Cambio CVT é coisa antiga...as mobiletes sempre usaram esse sistema!
Ninguem lembrou disso?


mas deu uma boa evoluida...

Joao XTZ
04-12-08, 15:25
Richard, as Burgmans 400 e 650 são CVT, tá bom pra você? :OK:

http://suzukimotos.com.br/images/img_moto_burgman_cinzaESCU.gifhttp://suzukimotos.com.br/images/img_burgman650_prata.jpg



dois exemplos de como o Cambio CVT eh prazeiroso...adoro essas motos e gostaria de dar uma volta nas duas pra ver como eh...pricipalmente em viagens...as 650 foram criadas justamente pra isso...uma scooter que pode andar e muito bem nas estradas...

CVT eh bao pq ajuda e muito bem o carro ou a moto a beber menos...e ainda por cima faz o carro ser mais agil...

valeu... :lol: :lol: :lol:

Diego.fcs
04-12-08, 15:30
Eu acho válido, assim como carro automático. Brasileiro tem preconceito em relação a cambios automáticos alegando que se quebrar, fica muito caro. Eu nunca vi um câmbio de carro destruído, só de um tonto que ficou dando pau de carro e estragou certa vez, temos um Maverick 76 em casa com câmbio original, enfim...

Em trânsito pesado acho ótimo, se eu fosse pegar uma pequena para trabalho, com certeza seria uma NEO. Deve ser muito bom andar nas ruas o dia todo sem ficar trocando de marchas.

É menos emocionante, mas mais prático, emoção a gente deixa pra pista e tal, não nas ruas e no dia-a-dia...

Eu acho válido e muito legal, gostaria de ter uma com esse sistema...

TorteX
04-12-08, 15:34
como o carro mais novo que eu já dirigi foi um uno 92, nem sei muito dessas coisas uahuahaua


Imagino o mais velho haehuaeuhahuae

Joao XTZ
04-12-08, 15:36
olha diego esse preconceito tem acabado em relaçao a automaticos...pq tem certos carros que nao tem revenda se nao forem automaticos...tipo os Fit,Corolla,a3 entre outros...

valeu... :lol: :lol: :lol:

Diego.fcs
04-12-08, 15:42
Jão, q bom que esses preconceitos tem acabado. Nada como dirigir um carro/moto automático em transito pesado!

Rafa Davidson
04-12-08, 16:36
Imagino o mais velho haehuaeuhahuae


ahuahuahuha
gosto de carros antigos, queria um fusca 60' ou 70'

slalon
04-12-08, 17:03
eu li, não sei se foi da aprilia, mas tem uma com opção manual/automático e ainda tem umas pré-configurações do automático do tipo cidade, chuva...


Aprilia Mana 850 (link (http://noticias.vrum.com.br/veiculos_correiobraziliense/portlet,modulo,noticia,interna_noticia,id_noticias =21490&id_sessoes=38.shtml)) - vc pode pilotar como câmbio automático (comodidade, economia de combustível e peças) em 3 modos de pilotagem diferentes ou como câmbio manual (maior esportividade) passando as marchas no pedal ou num botão próximo ao punho.

Agora veja a Aprilia Mana X Concept (http://www.motoazores.com/index.php/2008/11/07/aprilia-mana-x-concept-bike/) - que tal?

Japaparadoxx
04-12-08, 18:25
Dirigir carro automático é muito chato, vão por mim, perde até o gosto de dirigir um carro.

Roberval3000
04-12-08, 18:42
automatico ou manual carro é uma bossssta

CVT ou manual moto é bom demais

moisespatriarca
04-12-08, 18:50
Emoção? Ainda voto na montanha Russa!!! :OK:



Prático e econômico, principalmente pra quem está começando.
E quando eu quiser emoção, subo numa montanha russa!!! :lol:

http://silveiraneto.net/wp-content/uploads/2007/08/menina_assustada_montanha_russa.jpg

http://silveiraneto.net/wp-content/uploads/2007/08/medo_japoneses_montanha_russa.jpg

http://silveiraneto.net/wp-content/uploads/2007/08/montanha_russa_tirando_casquinha.jpg

lion
04-12-08, 19:22
essa montanha russa owna :lol:
to ansioso pra pegar um carro cvt na familia..

sandro_ventania
04-12-08, 19:31
Eu sou completamente a favor do cambio automatico :clap:
No futuro vamos ser proibidos de dirigir...todos os caros vão ter piloto automatico, para acabar com os acidentes :D :drool:

Rafa Davidson
05-12-08, 13:00
Eu sou completamente a favor do cambio automatico :clap:
No futuro vamos ser proibidos de dirigir...todos os caros vão ter piloto automatico, para acabar com os acidentes :D :drool:


eu acho que não vai chegar a tanto, mas acredito que vão existir melhorias tecnológicas, tipo esses sensores de estacionamento e algum tipo de controle de limite de velocidade dependendo do lugar onde está pilotando/dirigindo associado ao gps.