PDA

Ver Versão Completa : Utilização de Silicone e Similares na moto.



tasmotos
04-12-08, 10:34
Não aconselho o uso de Silicone e Similares na motocicleta:

A lavagem da motocicleta acima de tudo deve ser visto como uma atividade que visa à conservação da motocicleta, portanto a limpeza deve ser natural evitando-se o uso de produtos que naturalmente não fazem parte dessas peças.
Muitos motociclistas têm habito de usar silicone e similares após a lavagem da motocicleta durante a etapa do acabamento.
Como silicone e similares entenda-se: silicone liquida, silicone spray, silicone gel (Box), e as ceras para painéis de veículos.
O objetivo de quem usa esses produtos é dar brilho nas peças e tentar “esconder” a sujeira em peças e locais que não foram corretamente lavados, como peças pretas, plásticos escuros, cabos, mangueiras e pneus.
Num primeiro momento o efeito visual é bom, mas é necessário considerar os seguintes aspectos negativos:
1 – As peças ficam aderentes e pegajosas, não sendo nada agradável encostar ou passar as mãos nelas.
2 – O efeito visual “bonito” passa rápido e essas peças irão “feias” rapidamente.
3 – Os locais que recebem o silicone e similares aderem ao pó e a sujeira com muita facilidade, ficando mais difícil sua limpeza na próxima lavagem.
4 – No pneu alem do inconveniente de grudar muita sujeira, ainda existe o risco do produto escorrer para a banda de rodagem e provocar uma queda do motociclista.
5 – Os plásticos pretos e escuros que recebem esse produto, após a ação do sol e da chuva ficam com manchas (tipo escorrido) que são de difícil remoção.
6 – O silicone e similares não são lubrificantes, e dessa forma não protegem as peças e ainda podem provocam o ressecamento de determinadas peças da motocicleta.
7 – Esses produtos acumulam sujeira sobre as peças na forma de sedimentos e micro sedimentos, por sua vez esses sedimentos funcionam como retentores de umidade, responsáveis pelo inicio do processo de oxidação nas peças metálicas.
8 – Quando se repete esse processo muitas vezes, as peças vão se recobrindo por diversas camadas alternadas de produto e sujeira que vão se fundindo nas peças, e a partir de certo momento será impossível limpá-las completamente.

Abraços

tasmotos

philosopher
04-12-08, 11:30
O que eu devo usar no lugar do silicone então?

Qual produto/marca pode ser usado pra dar esse efeito de brilho e proteção?

Ivan RJ
04-12-08, 11:55
Tas eu uso, após a lavagem lustra móveis que contém silicone nas partes pintadas, nunca poli nenhuma motocicleta que eu tive com ceras tipo grand prix ou pasta de polimento, ou seja, nunca tirei um pouquinho do verniz da pintura original de nenhuma delas. E sempre estavam com aparência que saíram da loja quando as vendia. Uma pessoa com larga experiência em motos, também sempre fez uso do lustra móveis, Geraldo Tite Simões. Gostaria, se vc pudesse, que fizesse um comentário sobre o uso de lustra móveis que contivessem silicone em sua fórmula. Sei que o tópico se refere ao uso de silicone puro, digamos assim. Um grande abraço a todos os irmãos.

douglasybrazul
04-12-08, 11:56
eu uso silicone sempre quando lavo

fica muito bom

Furious VIPER
04-12-08, 11:59
Eu só uso silicone umas 2x por ano... e olhe lá!com um tubinho pekeno de silicone gel eu uso em 3 carros e uma moto... por mais de 1 ano.
Qr deixar brilhando? mantenha a superfície limpa e bem cuidada (sol, chuva, poeira, arranhões)... se não consegue manter a superfície limpa... o mááááááximo q pode fazer é passar muito raramente um silicone, depois de beeeeeem lavado e seco o local da aplicação.

Cera eu uso sempre q lavo a moto... mas qqr outro produto é muito raro. só qdo dá akele ataque de tédio e não tenho namorada, amigos, família, nada, nada, nada... daí eu desmonto toda a moto e tá feita a bagunça!

tasmotos
04-12-08, 13:57
Tas eu uso, após a lavagem lustra móveis que contém silicone nas partes pintadas, nunca poli nenhuma motocicleta que eu tive com ceras tipo grand prix ou pasta de polimento, ou seja, nunca tirei um pouquinho do verniz da pintura original de nenhuma delas. E sempre estavam com aparência que saíram da loja quando as vendia. Uma pessoa com larga experiência em motos, também sempre fez uso do lustra móveis, Geraldo Tite Simões. Gostaria, se vc pudesse, que fizesse um comentário sobre o uso de lustra móveis que contivessem silicone em sua fórmula. Sei que o tópico se refere ao uso de silicone puro, digamos assim. Um grande abraço a todos os irmãos.


Beleza Ivan, tudo bem por ai... domingo faremos aqui em Sorocaba nossa festinha de confraternização da turminha do "Felicidade Down"...

Antes de mais nada é importante ressaltar que as explicações sobre o silicone tem muitas variaveis, em especial as duas abaixo, totalmente diferentes uma da outra:
1- O uso dele puro nas peças em geral,
2- O seu uso indireto, atravez de algum produto que sera utilizado para as partes pintadas que contenham verniz.

As orientações abaixo se referem ao item 2- :

Na realidade como sabemos a pintura é protegida com um verniz, e quando buscamos uma solução, é para o verniz que estamos planejando essa ação.
A pintura vai ficando "feia", ou seja opaca, riscada, sem brilho, por causa da falta de manutenção, se mantemos a moto sempre lavada, ela fica naturalmente conservada, imagine que quando voce lava (e em especial quando voce passa o pano para enxugar), voce remove os micro-sedimentos, e então a pintura se mantem bonita.
Em virtude da diferentes maneiras que os motociclistas conservam sua motocicleta, é que irão existir procedimentos diferentes para tratar cada caso de pintura (verniz).

1 - Pinturas Muito Detonadas: Utiliza-se um um produto para polimento com muito poder de abrasão, na realidade esse trabalho consiste em remover a parte superior do verniz, é por isso que tem muita gente que diz que não se deve encerar muito a moto. Esse procedimento é recomendado especialmente para pinturas onde existe muito acumulo de micro-sedimentos, onde o verniz esta "opaco" e tambem com muitos riscos. ( É neste caso que se encaixam os serviços de cristalização, revitalização, etc.) Dos casos que aparecem no lava motos cerca de 20% se encaixam nessa situação.

2 - Pinturas levemente detonadas: O procedimento de encerar a moto pode ser feita com uma cera mais "fina", com poucos abrasivos, e sem muita pressão, imagine que nesse momento voce ira retirar somente os micro-sedimentos que estão fixados sobre verniz, sem iniciar um processo de desgaste nele. Ou seja vai realmente limpar o o verniz. Voce descobrira no ato se o serviço esta sendo necessario ou não, para isso basta usar uma flanela branca e limpa, e observar se a mesma ficou "suja". É esse o caso que mais aparece no lava-motos, acredito que chegue a 70% dos casos.

3 - Pinturas novas ou bem conservadas: nesse caso não existe a necessidade de se remover nada, para isso atualmente existe muitas soluções. Uma delas é um shampoo de lavagem que já contem um produto como o silicone que quando se enxuga a pintura ela fica com uma espécie de revestimento, um filme, que ira dar brilho e proteção. Existem tambem as ceras "auto brilho" que são as mais caras, elas tem quase nada de abrasão e formam peliculas de proteção normalmente a base de carnauba e silicone. Nessa situação estimo que apenas 10% das motos que aparecem no lava-motos se enquadram nesse grupo.

É nesse ultimo caso que se encaixa o lustra moveis que voce usa, que contem silicone. Mas é importante ressaltar que o mesmo só fara efeito como proteção, não melhorando o apecto, por exemplo, daquela pintura que esta muito detonada.

Abraços,

tasmotos

douglasybrazul
04-12-08, 14:04
na pintura da moto

tanque, :D carenagens

rodas, bengalas, tudo que é pintado eu encero com cera em pasta

isso de 6 em 6 meses

e passo jimo silicone somente nos plasticos e borrachas da moto, também passo nos pneus

a moto fica novinha

tasmotos
04-12-08, 14:04
O que eu devo usar no lugar do silicone então?

Qual produto/marca pode ser usado pra dar esse efeito de brilho e proteção?


philosopher

Bom, quando eu digo para não usar eu estou emitindo uma opinião pessoal, se analizar as informações que passei, voce vai perceber que o uso não é muito comprometedor se voce lavar a moto mais vezes e todas as vezes remover bem o silicone colocado na vez anterior.
Mas voce pode tambem usar produtos que contenham silicone na sua formula e são menos "grudentos" e podem ser removidos com mais facilidade, o lustra moveis com silicone é um bom exemplo do que estou falando.
Outra coisa que voce pode fazer é não aplicar em excesso, e na mesma hora que voce aplicar, voce pode remover os excessos com um outro pincel seco e um pano, voce vai passsando o pincel e limpando no pano, assim voce consegue deixar as peças brilhantes mas sem aquela umidade nojenta.

Abraços

tasmotos

TorteX
04-12-08, 14:08
Eu passo depois de varias lavagens o silicone...
Uso Jimo, que é liquido, num fica grudento nem nada, e logo que passo, deixo uns cinco minutos e ja passo uma flanela pra "secar" o exesso.
Logo que comprei minha primeira moto, mulecão 16 anos, dei aquela lavada e passei silicone por todo pneu! :-/ :-/ a moto escorregou em todas curvas por uns 3 dias uaeuhauheauhae

tasmotos
04-12-08, 14:11
na pintura da moto

tanque, :D carenagens

rodas, bengalas, tudo que é pintado eu encero com cera em pasta

isso de 6 em 6 meses

e passo jimo silicone somente nos plasticos e borrachas da moto, também passo nos pneus

a moto fica novinha


douglasybrazul

Beleza cara...

Eu gosto de usar cera liquida, porque ela não fica retida nas frestas e cantos, para isso basta que voce não coloque ela diretamente na pintura, coloque ela no pano espalhe nele, e só depois começe a encerar pelas areas de maior amplitude, e depois va para locais que tem frestas e adesivos.
Com relação ao uso do silicone, respondi neste tópico, outro amigo aqui do PN com dicas que podem tambem ajuda-lo.

Parabens, gosto sempre de elogiar os motocilcistas que tem prazer em conservar suas motos.

Abraços

tasmotos

douglasybrazul
04-12-08, 14:17
douglasybrazul

Beleza cara...

Eu gosto de usar cera liquida, porque ela não fica retida nas frestas e cantos, para isso basta que voce não coloque ela diretamente na pintura, coloque ela no pano espalhe nele, e só depois começe a encerar pelas areas de maior amplitude, e depois va para locais que tem frestas e adesivos.
Com relação ao uso do silicone, respondi neste tópico, outro amigo aqui do PN com dicas que podem tambem ajuda-lo.

Parabens, gosto sempre de elogiar os motocilcistas que tem prazer em conservar suas motos.

Abraços

tasmotos


tbm tenho a cera liquida

eu uso a liquida quando to com preguiça de encerar toda a moto

e quando to sem tempo e tal

a liquida ajuda bem na conservação e no brilho

mas a em pasta eu passo até nos cromados

protege bem da ferrugem

valew pelas dicas

abrçs

Diego.fcs
04-12-08, 15:35
Eu também nunca gostei de silicone, nem nunca vou usar. Acho feio, a peça fica pegajosa, oleosa, brilhante e esquisita, fora que com o tempo vai ficando manchada e feia...

É só manter os plásticos sempre limpo que nunca precisará disso. Em preças pretas manchadas o que já fiz foi passar uma escova de dentes com bem pouca quantidade de graxa de sapato, mas pouco menos, fica como nova, e num afeta a peça.

tasmotos
04-12-08, 15:58
Eu também nunca gostei de silicone, nem nunca vou usar. Acho feio, a peça fica pegajosa, oleosa, brilhante e esquisita, fora que com o tempo vai ficando manchada e feia...

É só manter os plásticos sempre limpo que nunca precisará disso. Em preças pretas manchadas o que já fiz foi passar uma escova de dentes com bem pouca quantidade de graxa de sapato, mas pouco menos, fica como nova, e num afeta a peça.




Diego.fcs

Sua idéia da graxa de sapato é boa, mas pode ser melhorada...

Ve se voce consegue comprar cera de carnauba em pasta, é dificil de achar, normalmente é vendida de porta em porta. Se conseguir mistura bem ela com a graxa de sapato.

Toque Final:

Após voce aplicar, separe um pincel e uma escova de dentes limpos, e um pano limpo, va passando o pincel e ou a escova em todos locais onde voce aplicou a mistura, caso o pincel ou a escova fique umidos, seque-os e limpe-os no pano, mantendo-os sempre secos, va escovando todas partes onde aplicou a mistura da cera com a graxa de sapato, para fazer um acabamento.
É trabalhoso mas o resultado compensa.
Os locais não vão ficar umidos e não vão se soltar ao toque e não vão aparecer manchas posteriormente.


Abraços

tasmotos

vedovatto3
04-12-08, 17:56
Eu uso graxa de sapato fica pretinha.
Uso no pneu tambem.

Taz
Essa cera de carnaúba é aquela encera chão mesmo???

Joao XTZ
04-12-08, 19:37
eh essa cera sim...mas ta dificl de achar...a ideia do Nugget nos plasticos foscos eu jah usei mas prefiro o lustra moveis que alem de proteger a peça...alem do mais o cheirinho do jasmim eh muito show...

valeu... :lol: :lol: :lol:

Tqf2
04-12-08, 20:11
Eu uso cera em pasta da minha moto, aliás em todas as motos que já tive...

Encero quase toda semana :#

Arroz
04-12-08, 23:13
E ai tas Blz! na motoka nunca passei nenhum tipo de cera, mas o "pretinho" nos pneus é indispensável :G. Por sinal o meu "pretinho" eu mesmo faço com glicerina e alcool fica brilha pra caraca. :OK:

Abraço!

Ivan RJ
04-12-08, 23:21
Diego, não esqueceu da graxa de sapato, muito bom. É perfeita para arranhões no retrovisor.

Tas, muitíssimo obrigado pela sua explicação, de fato a pintura de minha moto está perfeita, mas a moto é nova, faz tres anos em janeiro. Um grande abraço a todos os irmãos.

raulzito rock
05-12-08, 00:02
taz,eu posso usar vaselina depois de lavar a moto?fica meiomeloso sim,mas tiro o exesso com a franela,estraga a peça ou posso usar sempre?
abraços

tasmotos
05-12-08, 14:31
taz,eu posso usar vaselina depois de lavar a moto?fica meiomeloso sim,mas tiro o exesso com a franela,estraga a peça ou posso usar sempre?
abraços


raulzito rock

Ai cara...

O silicone usado com moderação, em si não estraga nada, o problema maior fica por conta de:
1 - excesso de aplicação
2 - cumulatividade de uso
3 - Não remoção na proxima lavagem

Use com moderação, remova bem o escesso com pincel seco e flanela, nas peças de plastico preto, voce deve remover bem o excesso, pois elas mancam com a ação do sol e da chuva.

Procure tambem outras alternativas tipo lustra moveis com silicone, etc.,

Veja neste tópico orientações mais detalhadas que passei para outros amigos do PN.

Abraços

tasmotos

tasmotos
05-12-08, 14:37
Eu uso graxa de sapato fica pretinha.
Uso no pneu tambem.

Taz
Essa cera de carnaúba é aquela encera chão mesmo???



vedovatto3

Não cara... ela é pastosa como a cera de chão, tem menos derivados de petroleo na formula, ela é vendida em potinhos pequenos, normalmente de porta em porta, periodicamente compro de um cidadão que me diz que é do Rio de Janeiro.
O objetivo dessa mistura é deixar a graxa mais facil de ser aplicada, a cera de carnauba da tambem um bom brilho.
Acho que vou fazer um fazer um teste com uma cera de chão a base de carnauba.
Preciso achar um cliente voluntario, e ver o que acontece.

Abraços

tasmotos

vedovatto3
05-12-08, 15:35
Há se Sorocaba não fosse longe de casa...

Minha neguinha ta precisando de um bom trato.

Eu do um talento nela + não fica daquele jeito.

tasmotos
05-12-08, 15:39
Há se Sorocaba não fosse longe de casa...

Minha neguinha ta precisando de um bom trato.

Eu do um talento nela + não fica daquele jeito.


vedovatto3

Ai Amigo...

Continue cuidando com carinho de sua moto, lave voce mesmo, e conte sempre comigo para tirar suas duvidas, voce não paga nada por isso e eu me sinto muito bem em poder ajudar.

Abraços

tasmotos

Beto
05-12-08, 19:03
Legal o debate, aqi em S/ Carlos , encontrei a Gran Prix 'a base de Carnauba , vou usa-la e seguindo as dicas tb do amigo TB. valeu :OK:..........Beto

Cyber
05-12-08, 20:07
Eu parei de usar depois de começar a ter problemas com os plasticos pretos que desbotavam e ficabam esbranquiçados...

tasmotos
06-12-08, 12:10
Eu parei de usar depois de começar a ter problemas com os plasticos pretos que desbotavam e ficabam esbranquiçados...


Cyber

Como já falei nas citações acima, onde dei dicas de variaveis, etc. Ressalvo novamente que o silicone se usado com moderação e retirado bem seu excesso na aplicação, para aqueles que gostam é uma opção.
Outra dica muito importante para quem quee usa-lo é a seguinte:
Não utiliza-lo em todas as lavagens, procurar intercalar seu uso entre uma lavagem e outra, e na lavagem seguinte ao seu uso, procurar remove-lo e limpar bem esses locais, o seu efeito residual ainda é sera muito bom e evitara as manchas.

Abraços,

tasmotos

guibq
06-12-08, 15:09
aqui na rua tem cara que usa hidratante nas peças de platico! auahua :lol:

tasmotos
06-12-08, 20:51
aqui na rua tem cara que usa hidratante nas peças de platico! auahua :lol:


guibq

Olha cara ? ? ? ?

Acho que não fica tão melequento que nem o silicone, e tambem, por não fazer mal para a péle humana, que mal poderia fazer nas peças de moto...
É um caso para se pensar...

Abraços

tasmotos