PDA

Ver Versão Completa : computador de bordo - tutorial



RudWolf
04-12-08, 18:02
COMPUTADOR DE BORDO NA MOTO:
Super simples, vamos lá cambada...
Vão precisar de um ciclo computador dakeles de bike, eu to usando um da marca cateye modelo cc vl-800, comercialmente chamado de velo 8, eu o considero um dos melhores em custo/benefício pois tem os seguintes atributos:
Velocidade instantânea: muito próxima da REAL do veículo(com ele acaba-se o erro do velocímetro e dá pra ver comparando ele com o da moto que ele marca sempre certo porque marca sempre menos rsrsrs)
Velocidade MÈDIA do trageto: recurso excelente pra quem viaja muito com a moto, sabendo sua média vc sabe como programar melhor a viagem, e como ele marca MUITO próximo do REAL, vc chega sempre no horário se adiantar em 5 minutos o relógio dele.
Velocidade máxima atingida: ele marca o seu pico de velocidade máxima
Odômetro TOTAL: se a moto for zero km vc pode instalar ele assim que sair de fábrica na moto e marcar a REAL KM da moto pois como ele marca mais precisamente que o analógico original, vc economiza também a longo prazo com as trocas de óleo filtro e afins.
Relógio com hora
Cronômetro: que marca o tempo de viagem
Odômetro parcial: marca a quantidade de kilometros que você andou antes de zerar as marcações...
Esse ciclo-computador a meu ver é excelente pois tem todas as informações necessária e por uma quantia irrisória, garimpei e achei na internet no site da scatt bikes por míseros R$32,90+R$18,00 de frete, daí como ia fica mais caro o molho que o peixe preferi pagar R$45,00 numa loja de bikes aki perto de casa, porque se desse algum problema é mais fácil pra trocar e panz...
A instalação é super simples, segue abaixo uma lista com o manual dele pra vc baixar e instalar:
http://www.cateye.com/en/manuals/66
procurem pelo modelo: cc vl-500/cc vl-800(velo5/velo8) e baixem o manual pra ver a instalação como é feita, no caso das motos que usa rodas eu sugiro COLAR o sensor num dos palitos da roda ou em algum outro lugar delas com super bonder, fica muito bom o resultado e nem percebe-se o sensor ali...

eu fiz isso agora pouco com base na honda pop 100 da minha irmã...

vamos aos números então:

o pneu é redondo...

dãããã não diga??? Pois é ele é redondo galera, então temos de saber o “PERÌMETRO” da circunferência do pneu, tem duas maneiras de saber... uma é super simples, vc pega um barbante comprido e mede o tamanho ali do pneu... no manual ali do velocímetro tem a foto mostrando qualé a medida necessária que vc precisa obter com o barbante, agora pegue essa medida em centímetros e acerte ela no seu ciclo-computador, da forma que pede no manual de instruções, no caso da pop 100 deu 185cm, pronto, ele está EXTREMAMENTE BEM CALIBRADO, E NÂO DARÀ O MALDITO ERRO DE VELOCÌMETRO...ACABEI DE FAZER ISSO AKI NA MOTO DA MINHA IRMÂ, amanhã vou comprar zip tipe pra fixar o cat eye na motinha e depois eu conto os resultados aki pra vc’s...

então galera confiram as fotos:
aki é como fica no painel da motinha:
http://images.orkut.com/orkut/albums3/ATgAAADfHWKWUc9_--l55Bw-xqiipff1VPLSSH1k81ZDWkbs3_P53H6qvjqZZWUTn9yhYFLdQX 0e68EklGGm4nSc-dP1AJtU9VD-ZWCNrH_zFHSq-AwLERayv7-WjA.jpg
aki é o imã que emite o sinal pro sensor:
http://images.orkut.com/orkut/albums3/ATgAAABNd3z13SwpGAqQggzuNRfxoBhbEQxla7DhSHhT39V2fF CU8VMaIPoWIM1Tya3mF_LXmb_azuChQ3S3AOYmoL5AAJtU9VDi q8m7--XJDT_iXiEkdgbLrCUYYw.jpg
e por fim o sensor fixado no garfo da moto, como ele ficou muito longe do imã eu fixei um calço por baixo dele só pra manter na posição ideal e sentir o sinal do imã, como a moto é da minha irmã e eu fiz só a nível de testes e ja o removi porque senão ela dá um piti...
http://images.orkut.com/orkut/albums3/ATYAAABiO2ebqNuDiv8Is6T72woZvY9FIF6wZjkj15SxEXcNWo _epItkLZGTA7fEVqteZSNZ6hBLLbFuKJaU6bNbyix5AJtU9VBr k46XyKbQVUeKTgB4cRptymjPUw.jpg
fica aí a dica pra galera... espero que tenham gostado do trampo...
assim que eu tiver grana intalo um GPS...



ps:não reparem o pedaço de mangueira ali calsando o sensor de rotação, ele ficou longe e não tava pegando o sinal do imã dai eu precisei calcá-lo, e como foi a nivel de testes somente eu nem me dei ao trabalho de cortas as rebarbas da zip tipe...

vale lembrar que numa moto como a CG o paralamas é mais perto da roda, dai da pra esconder bem o sensor, se quiser colocar na roda de tráz sem problemas é só programar ele pra rodar com o tamanho do pneu de tráz e aumentar o fio do sensor...

o custo é o do velocimetro somente...
isso é genérico e serve pra qualquer moto...
e pra por na roda de tráz é só fixar na balança ao invés de fixar no grafo...
e sim funciona 100% pois a gente calibra ele com o tamanho da roda...

ESPERO QUE TENHAM CURTIDO AÍ A DICA E O TRAMPO, FOI MEIO NAS COXA PQ EU TO SEM MOTO AGORA E FIZ NA MOTO DA MINHA IRMÃ, MAS TAÍ MINHA CONTRIBUIÇÃO PRO FORUM

MODERADOR: SE FOR TÓPICO REPETIDO PODE APAGAR SEM PROBLEMAS...

jucazl
04-12-08, 18:19
Mto bom
isso ae é bom pra por nas fan e tal nada contra :lol:

RudWolf
04-12-08, 18:38
"COMO É CONVENCIDO" o velocimetro original fala sério, no digital ali deu um pico de 92km;h de velocidade máxima enquanto que quando eu olhei o ponteiro estava em 100km/h, isso numa POP 100.
mantive o ponteiro exatamente em 50km/h e no digital marcou 42-43km/h... ou seja, ele tem um erro de 8km/h pra mais, acredito que isso seja feito de propósito, pois assim vc não tem tanta chance de ser multado em radar...

mas eu gostei muito das ferramentas que esse acesóriozinho aí disponibiliza, numa viagem elas são importantíssimas...

douglasybrazul
04-12-08, 18:58
e pra por isso em moto com roda de liga onde coloco o sensor ? :-/ :-/

douglasybrazul
04-12-08, 19:17
O SENSOR EM MOTOS COM RODA DE LIGA LEVE VC PODE COLAR COM FITA ADESIVA DUPLA FACE EM ALGUM DOS PALITOS DA RODA.


boa a idéia

se eu acha um negócio desses de bike eu coloco na moto

danzig
04-12-08, 19:51
Eu coloquei na minha, foi a unica maneira de corrigir o erro por causa dos aros 17", depois eu posto umas fotos do suporte que fiz para o sensor, ficou no esquema!

Furious VIPER
04-12-08, 23:43
Agora sobre o Cateye... gostei da idéia, se eu definitivamente nõa for pintar as rodas.. heheh eu compro um desses aí!
Mas na moto, era uma boa tirar sempre q sair da moto, né? daí maisuma tralha pra ficar levndo pra cima e pra baixo. em caso de viagem eu axo legalzão... vamos ver só!

RudWolf
05-12-08, 11:57
a é tem que ficar esperto pros gatuno não leva, mas ele desencaixa da base e vc pode carregar no bolso... eu to vendo aki um eskema pra eu fazer uma carenagem pra moto e colocar iluminação nesse velocimetro ai porque originalmente ele não tem, outra coisa, dai eu pensei em fazer um eskema com led's pra usar nas informações de painel pra luz alta, pisca pisca, pisca alerta, luz do óleo, freio etc e tal... eu to com uma outra idéia aki pra fazer lanterna trazeira com LED, variando do vermelho pro amarelo, numa lanterna única... ainda to fazendo aki a idéia, tá hibernando na mente, assim que tiver $$$$$ eu mando bala no progeto...outra coisa, esse velocímetro é feito pra usar na bicicleta e pode encarar uma chuvas de leve, então nem tem problema molhar, ele não é "A PROVA D'ÁGUA" mas é "RESISTENTE" a água...

douglasybrazul
05-12-08, 11:58
certo

vai fica legal com leds :D

casali
05-12-08, 12:27
e pra por isso em moto com roda de liga onde coloco o sensor ? :-/ :-/


eu colei o imã no aro com fita dupla face, faz uns 6 meses e tá la ainda

RudWolf
05-12-08, 12:34
a idéia que eu tenho prum painel é assim:

http://img165.imageshack.us/img165/1439/painelwy4.jpg (http://imageshack.us)
http://img165.imageshack.us/img165/painelwy4.jpg/1/w397.png (http://g.imageshack.us/img165/painelwy4.jpg/1/)

fazer uma carcaça em fiberglass, os led's amarelos laterais ra indicar o pisca, o led amarelo mais pro meio pra pisca alerta, o marrom é a T° do óleo, o rosa a carga da bateria, o azul a luz alta e o marcador de marcha mais baixo, o outro em preto seria onde se coloca a chave de partida, e no caso ali o símbolo da honda funcionaria com led's tm e seria ele o conta giros... esse painel aí eu pensei em por numa moto qualquer da honda que tenha farol redondo na frente, acho que fica estaile, o resto é tinta e ao gosto do fregues, eu não so mto bom pra cores, alguém que manja d ephoto shop ai poderia fazer algo melhor depois eu quando for fazer passo pra fibra...