PDA

Ver Versão Completa : combustiveis: qual o melhor



aj. meira
05-12-08, 15:42
hoje passei no posto texaco perto da minha casa para abastecer e reparei que tinha uma bomba de gasolina premium com 91 octanas , coloquei r$ 20,00 para fazer um teste e notei que a danada faz diferença mesmo...e o melhor eh que a diferença de preço eh de 0,20centavos por litro. alguem ai jah fez alguma experiencia semelhante...

Lagartixxa
05-12-08, 16:35
em motor que nao é preparado duvido muito que isso faça efeito

Rafa Davidson
05-12-08, 17:02
a octanagem é referente a resistencia a explosão e cada motor é projetado para responder melhor a certos valores.

Tqf2
05-12-08, 17:07
Pra mim o melhor combustivel é o Alcool :D

Pena não termos motos de fábrica com esse combustível |:(

aj. meira
05-12-08, 17:12
em motor que nao é preparado duvido muito que isso faça efeito


meu motor esta com o cabeçote rebaixado e os dutos polidos... :G

jjacob
05-12-08, 17:23
A minha opinião é que gasolina comun se vende muito rapido, então os tanques dos postos esvaziam rapido, então se eles falsificarem a gasolina a chance de serem pegos são pequenos já que ele vai esvaziar rapido. Já gasolina premiun vende menos, fica mais tempo nos tanques, então se eles falsificarem é maior a chance de serem pegos.

sandro_ventania
05-12-08, 20:19
Na duvida, faça o teste...veja o tutorial que postei:
http://www.pequenasnotaveis.com.br/index.php?topic=21075.0

moisespatriarca
05-12-08, 20:28
Sandro, muito bom o teste :clap:
Só tem um problema, a última foto não abre :# :lol:

sandro_ventania
05-12-08, 22:29
Humm...o imageshack deve ter deletado :d mas pela descrição deu pra entender,né?
Teve um colega que postou varias fotos, do que seria a ultima minha, mostrando o resultado...notem como é facil perceber quando há adulteração.

Roberval3000
06-12-08, 06:44
p´sicologico

CHIDERA
06-12-08, 07:45
Pra mim o melhor combustivel é o Alcool :D

Pena não termos motos de fábrica com esse combustível |:(

[2]

Twister
06-12-08, 08:51
Alcool é o que há....


na falta do alcool, vai de metanol... :OK: da minha ficou bom ]:)

allbass
06-12-08, 10:21
quanto vc usa de alcool Twister? tanque todo?
deu algum problema?

V0LK0V
06-12-08, 12:08
a gasolina premium, podium e afins so serve para motores com taxa maior que 10:1, ou seja em motos pequenas e so efeito placebo.

ja vi discurçoes dessas durarem muitos posts em outros foruns, mais e simples assim :o

tasmotos
06-12-08, 20:56
Ai amigos,

Segundo eu escuto a muitos anos os mecanicos falarem, as gazolinas aditivadas, em tese, não devem melhorar o desempenho, mas elas mantem o motor mais "limpo". Tem alguns que até aconselham a não utiliza-las.
Eu evito... porque se minha Yezinha gostar vai querer acostumar... ta louco meu...

Abraços

tasmotos

Furious VIPER
06-12-08, 20:58
Ai amigos,

Segundo eu escuto a muitos anos os mecanicos falarem, as gazolinas aditivadas, em tese, não devem melhorar o desempenho, mas elas mantem o motor mais "limpo". Tem alguns que até aconselham a não utiliza-las.
Eu evito... porque se minha Yezinha gostar vai querer acostumar... ta louco meu...

Abraços

tasmotos

Pô tasmotos... tu q cuida tanto das motos... só cuida da parte externa?
Gasolina aditivada não dá nem 50 centavos a mais por tanque qdo abastece.
Abre essa mão ô pão-duro.

Chronos
06-12-08, 23:28
eu usei texaco plus techron... agora abasteci com podium pq achei o consumo exagerado... não notei nada de melhor no desempenho, apenas no cheio... não tem mais o cheiro de gasolina e aparentemente tá consumindo menos (ainda nao fiz abasteci novamente pra saber a média).

Mostarda_69
07-12-08, 09:53
Aqui muda 4 centavos o litro... eh 2.45 a comum.. e 2.49 a aditivada..
Esses dias que sai do ipiranga e fui num texaco q a gente abastece os carro da granja e fui coloca 3 litros q me deviam da ida pra granja e coloquei ela plus techron eh 2.60, não vo dexa da minha ipiranga... nunca dexei de abastecer la, qq coisa tenho como reclama.. o carro tb, faz uns 50mil km q eh soh la.. salvo raríssimas excessões que estamos viajando..

Eu usava a premium da ipiranga no carro, eh 2.8, ele engasga mesnos, tipo as vezes aqueles pulinho qd troca de 1ª pra 2ª e com a premium nao da isso nem querendo.. mas anda mais eu nunca notei..

Diego.fcs
08-12-08, 08:07
Essa premium já ouvi falar mas por aki não tem, testei somente a Podium, não vi diferença de desempenho, mais na questão de limpeza e também partidas...

A única que senti uma grande diferença foi a AVGAS 100, que é a azul de aviação. A moto sobe o giro muito mais rápido e limpa tudo, faz tempo que não uso, mas sempre uso na bolinha, na proporção de 10 a 15% do tanque e completo com gasolina comum. Vc pode lamber a boca do meu escape que num tem sujeira nenhuma nem ferrugem... hehehehe

jordansilva
08-12-08, 08:53
Ai amigos,

Segundo eu escuto a muitos anos os mecanicos falarem, as gazolinas aditivadas, em tese, não devem melhorar o desempenho, mas elas mantem o motor mais "limpo". Tem alguns que até aconselham a não utiliza-las.
Eu evito... porque se minha Yezinha gostar vai querer acostumar... ta louco meu...

Abraços

tasmotos

O manual da Fazer está la bem grande, USE SOMENTE GASOLINA ADITIVADA! :clap: :clap:

E como o Furiou falou, larga mao de sar pao-duro!! :lol: :lol: :lol:

destbr
08-12-08, 09:20
ja utilizei alguns tanques de podium e pude perceber q a moto passou a fazer de 34km/l pra 39km/l (isso pegando estrada). mas de desempenho nao muda nada mesmo.

no manual da cg, ta pra usar comum, mas sempre usei aditivada e as duas vezes q abri o carburador pra limpar, estava extremamente limpo ja. e os gicles tb! :)

lion
08-12-08, 10:07
só uso aditivada na minha y desde a terceira abastecida, antes ela vivia engasgando e morrendo hoje nunca mais isso aconteceu :drool: :drool:

Diego.fcs
08-12-08, 10:12
Na minha opinião, não precisa usar aditivada sempre, claro que quando a diferença de preço num é tão grande pode usar sim, mas as vezes a diferença é grande. Então dá para usar uns 3 tanques de comum e 1 de aditivada. Ou usa uns 3 tanques de comum e quando bater reserva, coloca uns 10 conto de Podium e usa até a reserva, depois volta a usar a comum.

lion
08-12-08, 10:27
ah nem sinto o peso e eh coisa de 15 a 20 centavos mais cara... pelo que rodo ja serve
abs

DOUGLAS 00
08-12-08, 10:38
meu motor esta com o cabeçote rebaixado e os dutos polidos... :G


Nesse caso pode ter feito diferença sim, pois a tua taxa deve estar acima dos 10:1...

A.C.P.
08-12-08, 15:49
Nem na Dream eu usava gasolina comum. :#
É só aditivada e mesmo assim só Texaco.
A diferença é tão pequena que nem abro mão.

jaba
08-12-08, 17:12
só uso aditivada tbm, o kra pra coloca a comum tem que ser muito mão de vaca mesmo, a diferença é muito pequena kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Indio de motoka
09-12-08, 07:40
Minha prima trabalha numa empresa tercerizada da petrobras, que mexe com essas coisas manja... e esses dias eu estava conversando com ela sobre isso se faz diferença mesmo, e ela me disse q é pura ilusão essa gasolina aditivada!!!
Os caras só colok um pinginhu de um produto (q esqueci o nome) quando a gasolina ja esta no caminhão para ser transportada para o posto e esse produto só muda a cor da gasolina e nd mais!! :s
E outra, a gasolina de um posto é a mesma do outro posto pq sai do mesmo lugar... Só se o dono do posto fizer alguma sacanagem ai sim!! :NOOK:

Abrass rapaziada

Tqf2
09-12-08, 07:54
Minha prima trabalha numa empresa tercerizada da petrobras, que mexe com essas coisas manja... e esses dias eu estava conversando com ela sobre isso se faz diferença mesmo, e ela me disse q é pura ilusão essa gasolina aditivada!!!
Os caras só colok um pinginhu de um produto (q esqueci o nome) quando a gasolina ja esta no caminhão para ser transportada para o posto e esse produto só muda a cor da gasolina e nd mais!! :s
E outra, a gasolina de um posto é a mesma do outro posto pq sai do mesmo lugar... Só se o dono do posto fizer alguma sacanagem ai sim!! :NOOK:

Abrass rapaziada


Já ouví isso dos próprios funcionários de postos petrobras,,,, sobre a tal gasolina SUPRA aditividada

MAs ouví que o aditivi é colocado dentro da caminhão, não falaram nada de mudar só a cor..... :P

tuiuiu
09-12-08, 08:01
Minha prima trabalha numa empresa tercerizada da petrobras, que mexe com essas coisas manja... e esses dias eu estava conversando com ela sobre isso se faz diferença mesmo, e ela me disse q é pura ilusão essa gasolina aditivada!!!
Os caras só colok um pinginhu de um produto (q esqueci o nome) quando a gasolina ja esta no caminhão para ser transportada para o posto e esse produto só muda a cor da gasolina e nd mais!! :s
E outra, a gasolina de um posto é a mesma do outro posto pq sai do mesmo lugar... Só se o dono do posto fizer alguma sacanagem ai sim!! :NOOK:

se só um pinguinho dá um gás na motoka, imagina se eles jogassem um litro.. ]:)

se vc quer gasosa mais pura, compre galões e faz a separação do alcool e aditiva ela..

posto é adulterada mesmo..

Roberval3000
09-12-08, 08:23
Minha prima trabalha numa empresa tercerizada da petrobras, que mexe com essas coisas manja... e esses dias eu estava conversando com ela sobre isso se faz diferença mesmo, e ela me disse q é pura ilusão essa gasolina aditivada!!!
Os caras só colok um pinginhu de um produto (q esqueci o nome) quando a gasolina ja esta no caminhão para ser transportada para o posto e esse produto só muda a cor da gasolina e nd mais!! :s
E outra, a gasolina de um posto é a mesma do outro posto pq sai do mesmo lugar... Só se o dono do posto fizer alguma sacanagem ai sim!! :NOOK:

Abrass rapaziada


Mas tem q ser pouco mesmo, imagina colocar aditivo de montão ai a moto nao anda mesmo

Ricca
09-12-08, 09:19
Essa é uma grande questão...Comum ou Aditivada.
No manual da minha moto indica comum...agora sei lá, acho que sendo de boa qualidade ambas são boas e em nossas motos não faz tanta diferença.
Nas ultimas duas vezes que abasteci, coloquei aditivada (V-power) mas não notei diferença no rendimento da moto.

Abraços à todos!

Richard
09-12-08, 09:40
Qual o melhor combustivel????

Bom...

Pra veiculos a gasolina... Hummmm.... Gasolina????


Pra veiculos a alcool... Hummmm... Alcool????

Pra veiculos a diesel.... Hummmm... Diesel????



Acho q eh isso... :G

sandro_ventania
09-12-08, 10:05
Pessoal, só pra lembrar...
Gasolina aditivada, não é pra aumentar rendimento não! o aditivo é apenas um detergente pra manter o motor limpo por mais tempo.
Se alguem achou diferença é por que o dono do posto não quis batizar a aditivada, só batizou a comum...normalmente é isso que acontece.
A unica gasolina que faz diferença é a premium por ser de alta octanagem e mesmo assim se o seu motor tiver taxa de 12:1.
Eu uso aditivada, pois a diferença de preço é pequena e caso realmente tenha o tal detergente(pois realmente pode ser placebo) isso manterá meu motor limpo.

Diego.fcs
09-12-08, 10:23
É como o Sandro falou, a diferença é q a aditivada tem detergente que dá uma limpada e tals...

Agora para melhorar rendimento é essa aki: :OK:

http://img139.imageshack.us/img139/1669/moto0033rs8.jpg

Indio de motoka
09-12-08, 11:45
se só um pinguinho dá um gás na motoka, imagina se eles jogassem um litro..

sahusHAUshAUshUAhuahs
Pinguinho no modo de dizer manja!! :G
Mas é bem isso é mais para limpar talz... e q anda mais é coisa da cabeça! Tu pensa tanto q anda mais q tu axa q anda..

Flw gurizada

tuiuiu
09-12-08, 12:12
Tu pensa tanto q anda mais q tu axa q anda..
mas esse é o SEGREDO... :lol: :lol: :lol: :lol:

tenho uma dúvida.. qdo meu pai abastece no pais dos hermanos tem q por alcool na gasosa pq ela é mto "pura".. se eu colocar gasolina pura na moto, ou seja, sem álcool e outras coisas, a moto vai ter mais resposta ou isso vai ferrar o motor??

jordansilva
09-12-08, 13:26
Bom, eu fui fazer uma pesquisa e achei isso aqui no site da Petro (vou colocar só os pontos que achei mais importante):

3- Quais as gasolinas comercializadas no Brasil, suas características e diferenças?
Existem 02 (dois) tipos de gasolina automotiva comercializadas no Brasil: Comum e Premium. A partir destas duas especificações, as distribuidoras podem ofertar gasolinas comerciais que atendam, ou superem os parâmetros da categoria em que estão enquadradas. Cabe ressaltar que a gasolina conhecida popularmente como "aditivada" nada mais é , do que a gasolina comum com aditivos. A Gasolina Podium, comercializada exclusivamente pela Petrobras, é uma gasolina Premium, de especificação superior e única.

Todas as gasolinas recebem, por força de lei federal, a adição de álcool anidro, cujo percentual atende à legislação vigente.

[Tem uma tabela no site, deem uma olhada]

5 - O que é octanagem?
É a capacidade que o combustível tem, em mistura com o ar, de resistir a altas temperaturas na câmara de combustão, sem sofrer detonação. A detonação, também é conhecida como batida de pino, e pode destruir o motor. Quanto maior a octanagem, maior será a resistência à detonação.

O manual de cada veículo especifica o tipo de gasolina que possui a octanagem mínima necessária ao bom funcionamento (desempenho) do mesmo, sem a ocorrência danosa da denotação. Qualquer gasolina que possua octanagem maior que a mínima especificada poderá ser utilizada sem problemas.

No Brasil, a octanagem é expressa em IAD = Índice Antidetonante (a gasolina comum é especificada também pelo MON).

7- Uma gasolina com maior octanagem pode ser mais econômica?
Sim, nos carros que requerem gasolina com maior octanagem. Nestes veículos, a utilização de uma gasolina de octanagem inferior irá aumentar o consumo, reduzir a potência disponível, podendo causar danos ao motor do veículo.

9 – Qual o teor de álcool usado na gasolina ?
Conforme Resolução n° 37 do Conselho Interministerial do Açúcar e do Álcool, de 27/06/2007, todas as gasolinas recebem adição de álcool etílico anidro combustível na proporção de 25% (vinte e cinco por cento).

10- Qual o teor de água no álcool?
O álcool etílico hidratado combustível (AEHC), utilizado nos carros com tecnologia flex fuel, possui água no teor de 7% em média.

O álcool etílico anidro combustível (AEAC), que é misturado às gasolinas brasileiras, é isento de água.

11- Se eu usar 50% de gasolina e 50% de álcool no mesmo tanque qual seria a conseqüência dessa mistura?
Os veículos movidos exclusivamente à gasolina comercializados no Brasil, são projetados para funcionar com uma adição de álcool anidro na gasolina, que pode variar de 19% a 26%. Para estes veículos, a mistura de 50% de gasolina e 50% de álcool traria problemas para o funcionamento do motor, em especial perda de potência e rendimento, aumento do consumo de combustível e de emissões poluentes.

Para veículos bicombustível (flex fuel), não há qualquer inconveniente.

12- Gostaria de saber qual a diferença da Gasolina A e a Gasolina C?
A gasolina tipo A é a gasolina produzida pelas refinarias ou petroquímicas, que não contém álcool. A gasolina tipo C é a gasolina comercializada nos postos de serviços, e que recebe a adição de álcool anidro nas Distribuidoras, no percentual determinado pela legislação federal.

13- Qual a diferença entre gasolina comum e a gasolina aditivada?
A gasolina aditivada é a gasolina comum, que recebe um pacote de aditivos detergentes e dispersantes que propicia maior limpeza ao motor. A octanagem de ambas é a mesma

15 - Para que serve a gasolina aditivada?
A finalidade da gasolina aditivada é limpar e manter limpo todas as partes em contato com o combustível (bicos injetores, válvulas, câmera, cabeçote e carburador).

17- Existe algum problema se estiver utilizando gasolina aditivada e misturar com gasolina comum?
Essas gasolinas podem ser misturadas. O único problema nessa mistura é que haverá uma diluição do aditivo existente na gasolina aditivada causando uma redução do poder de limpeza do sistema de alimentação do veículo. Dependendo da quantidade de gasolina comum que for adicionada a gasolina aditivada o pacote de aditivos pode até perder o seu efeito.

18- Se usar gasolina classificação Premium, meu carro ficará mais potente?
A gasolina não dá mais potência. A potência de um carro já foi definida no projeto do motor , pelo fabricante. O desempenho vai depender da gasolina. O manual do proprietário informa qual a gasolina deve ser usada.

19- Qual a diferença entre a gasolina aditivada e a gasolina premium?
A diferença é a octanagem, enquanto a Premium tem 91 octanas IAD (Índice Auto Detonante), a comum e a aditivada têm 87 octanas.

A gasolina Podium, comercializada somente nos postos Petrobras, possui 95 octanas (IAD).

20- Como é a gasolina da F-1?
A gasolina da F-1 é especialmente desenvolvida para competição. Não é a mesma gasolina comercializada nos postos.

23- Quais os produtos mais utilizados para adulterar a gasolina? (Esta resposta é para pessoas questionando sobre adulteração dos combustíveis)
Em geral, os produtos utilizados na adulteração da gasolina são o álcool e solventes. Como solventes, há diversos tipos de produtos como aguarrás e solvente para borracha (SPB). O SPB, também conhecido como benzina industrial, é citado informalmente como um dos mais empregados para uso fraudulento em gasolina, depois do álcool.

Fonte: http://www.br.com.br/portalbr/calandra.nsf#http://www.br.com.br/portalbr/calandra.nsf/0/B1DF2BE1FE76A7C903256DAD004CC8D9 (não sei pq mas esse link leva pra pagina do biodisel. Então deem uma navegada pelo site pra achar o local correto.)

Indio de motoka
09-12-08, 14:26
boaaaaaaaa ta explicado!!! :OK: :OK:

tasmotos
09-12-08, 14:38
Pô tasmotos... tu q cuida tanto das motos... só cuida da parte externa?
Gasolina aditivada não dá nem 50 centavos a mais por tanque qdo abastece.
Abre essa mão ô pão-duro.


Furious VIPER

É sério cara... os dois melhores mecanicos que conheço não recomendam gasolinas aditivadas.
Meus amigos motocilcistas que tem grandes motos só usam petrobras premium e ultra, ou shell podim.
Eu só uso gasolina Petrobras de um posto de Sorocaba onde a qualidade e a originalidade é comprovada. (muitos amigos motociclistas são amigos do proprietario)
Quando pego estrada gosto de colocar uma das aditivadas acima para "limpar e regular" o motor.
Lembrando que adotando essa policita eu nunca tive graves problemas, e sempre consegui exclentes quilometragens na vida dos motores de todas minhas motos.

Abraços

tasmotos

tuiuiu
09-12-08, 15:15
texto gigante

certo.. agora entendi a diferença aditivada e comum..

ja sabia dessa porcentagem de alcool anidro(sem água) que vai na gasosa de qqr posto(embora alguns postos essa % é um pouco alterada).. mas e se eu separar esse álcool da gasolina e colocar apenas A gasolina (n-octano) no tanque, acaba com o motor? e se eu misturar menos que 25% de álcool anidro dá mais resposta na moto??

Diego.fcs
09-12-08, 16:23
vi numa comunidade do orkut que o alcool anidro teria 100 octanas e a gasolina de aviãção tem até 145 octanas... num sei se confere os dados...

jordansilva
09-12-08, 16:29
mas e se eu separar esse álcool da gasolina e colocar apenas A gasolina (n-octano) no tanque, acaba com o motor? e se eu misturar menos que 25% de álcool anidro dá mais resposta na moto??

Pela resposta da pergunta 18

18- Se usar gasolina classificação Premium, meu carro ficará mais potente?
A gasolina não dá mais potência. A potência de um carro já foi definida no projeto do motor , pelo fabricante. O desempenho vai depender da gasolina. O manual do proprietário informa qual a gasolina deve ser usada.

As respostas para as suas pergunta são:
1) Não acaba com o motor e vc não terá mais potencia por estar usando menos alcool. Entretanto, o rendimento do motor pode ficar pior dependendo da qualidade da gasolina. Imagina que o veiculo tem um potencia padrão e que vc nunca consegue melhora-la, apenas piora-la. :k

tuiuiu
09-12-08, 16:40
HAAAAAAMMMMMMmmmm....

sandro_ventania
09-12-08, 19:35
Tuiuiu, voce até pode usar gasolina pura, os "hermanos" usam...mas voce vai ter que regular seu carburador, senão a mistura fica rica.

Tqf2
09-12-08, 19:46
Mas usando a gasolina pura, num é melhor.......?

Pois assim a taxa de compressão fica melhor certo......?

Visto que a taxa atual (digamos assim) esta com os 25% de alcool

e sabemos que o alcool a taxa é menor, por isso os motores a alcool precisam de uma taxa maior.....

se usarmos somente a gasolina a taxa atual ficará alta,,,,,

Entenderam..........? :G

tuiuiu
09-12-08, 19:53
vlw jordan e sandro..

então é certo que, se a gasosa que eu usar na moto tiver pouco menos de 25% de alcool a moto responde mais rápido, é isso?? sei que não aumenta potencia nem cc... mas fica mais "acordada"..
teria q regular meu bura nesse caso...

tqf.. dmoro mais caiu a ficha.. :lol :lol: