PDA

Ver Versão Completa : a honda biz é confortável durante as frenagens?



luiz7
07-12-08, 12:20
camaradas,olá à todos,é seguinte; sempre fui fã da biz e esatou para pegar minha primeira motoca,mas tenho a impressão de que o piloto ''escorrega'' para frente devido a ausência de um tanque,isso acontece? como ela é com relação á conforto para o piloto e o garupa? obrigado a atenção.

lion
07-12-08, 12:28
nunca pilotei biz mas também nunca ouvi queixas quanto a isso...
nna propria moto em uma freada brusca vc vai pra frente, creio na biz não ser diferente... Oo
jaja algum piloto d scooter te diz ai

Stone
07-12-08, 12:35
nunca senti isso... vc se firma no guidão e estribo, acho que escorrega só se freiar tudo de uma vez e não estar firme na moto

sobre o conforto, prefiro uma titanzinha

philosopher
07-12-08, 12:44
Sobre o freio da Biz c100 98, tive a mesma impressão que tive pilotando uma Dream:

O freio da frente para muito seco.

Por isso, uso mais o freio de trás. Praticamente só uso ele.

E fiquei meio em conflito porque vi um pessoal postando aqui um lance de frenagem:
75% dianteiro 25% traseiro ou algo assim

Se esta é a melhor prática eu estou freando completamente errado :-/

PS: só pilotei Biz e Dream até hoje.. rs..

Stone
07-12-08, 12:48
sobre a frenagem, é isso mesmo, se o freio traz. fosse mais eficiente as motos viriam com freio a disco na traz. e não na frente

se sua moto freia muito seco. pode ser algum problema, coloque uma lona de freio de outra marca

philosopher
07-12-08, 12:56
Faz sentido.

Vou fazer orçamento disso na revisão esta semana.

Valeu.

Stone
07-12-08, 12:59
é nem 10 pila

glauber
07-12-08, 13:53
Eu sempre procuro usar a mesma proporção de frenagem tanto na frente quanto atrás. Quanto ao conforto, nunca me senti jogado pra frente pelo freio, sinto as frenagens da Biz boas, os freios tem uma resposta eficiente dentro de sua capacidade. Se vai frenar progressivamente ou "de soco" daí acho que depende mais da mão e do pé do que dos freios, a não ser que realmente haja algum problema com eles... mas admito que considero a dianteira da Biz bastante leve, e com tão pouco peso pra segurar na frente talvez os freios acabem "sobrando" mesmo, se forem utilizados com muita força, o que de fato pode ser perigoso dependendo da situação. Mas eu nunca tive problema em relação à isso.

Quanto a garupa, pra mim isso tem sido até uma vantagem na Biz, como a moto é baixa e leve, é mais tranqüilo colocar os dois pés no chão mesmo não sendo alto (tenho 1,65m), e por ser leve é mais fácil trazer ela de volta se inclinar. O sofazão da Biz é bem confortável pra duas pessoas, pelo menos minhas caronas nunca reclamaram... :G Só cuida com a tua posição de pilotagem com garupa, eu as vezes não calculo bem o espaço e acabo sentando muito colado ao guidom, e deixo um baita espaço pro garupa que nem seria necessário. Não faça isso heheh... :#

No mais, tenho mais de ano pilotando a moto e nunca levei chão, e atribuo o fato, entre outras coisas, a boa ciclística desta cub.

philosopher
07-12-08, 14:09
Glauber, obrigado pelas dicas.

Vão ser úteis pra mim também.

Mudando um pouquinho de assunto, eu vi que sua foto foi tirada numa estrada.

Dias atrás pesquisei na web e vi que não é permitido viajar com minha Biz c100.

125 cilindaradas pode?
Não é permitido só a partir de 150cc?

lion
07-12-08, 14:16
ja li topicos a respeito disso, mas nunca li nada concreto sobre essa proibição...
eu sei que de 125cc vc vai a qualquer lugar...
talvez a restrição seja de 50c pra baixo

luiz7
07-12-08, 14:39
obrigado pessoal,glauber,obrigado pela atenção,é bom saber que o que eu temia de fato não acontece estou animadão para pegar uma biz,ainda não decidi qual pois vou ter que financiar 100%...

glauber
07-12-08, 14:47
ja li topicos a respeito disso, mas nunca li nada concreto sobre essa proibição...
eu sei que de 125cc vc vai a qualquer lugar...
talvez a restrição seja de 50c pra baixo


Também é essa a informação que tenho. Até onde sei, qualquer veículo que tenha Renavam pode trafegar em rodovias, e isso vale pra qualquer moto acima de 50cc que possua os itens necessários pra tráfego, como piscas e espelhos retrovisores, que alguém me corrija se eu estiver errado! Mas vale ressaltar que na documentação a Biz não é considerada moto, e sim motoneta. Dá uma conferida aqui (http://pt.wikipedia.org/wiki/Moto#Categorias_de_motocicleta)

Já trafeguei em rodovias federais com minha Biz e nunca tive problemas em relação à documentação, pelo menos nunca fui parado pela Polícia Rodoviária, tendo inclusive passado na frente dos postos de fiscalização. Só o frio na espinha mesmo, de andar rodeado de ônibus e caminhões imensos numa motinha pequena de menos de 100Kg que não desenvolve muito mais que 80-90 Km/h. :d :P



obrigado pessoal,glauber,obrigado pela atenção,é bom saber que o que eu temia de fato não acontece estou animadão para pegar uma biz,ainda não decidi qual pois vou ter que financiar 100%...


É uma motoquinha muito boa, eu pelo menos curto! Achei a Biz+ 2009 com i.e. muito legal, deu coceira na mão aqui heheh. Ano que vem estou pensando em upar para uma Bros, porque a cidade onde moro tem um piso de paralelepípedo muito irregular e algumas estradas de chão, a Bizoca não reclama muito mas sei que não é a praia dela. Espero que não me bata um remorso depois de ter feito a troca! :lol: []'s

BrunoDias
07-12-08, 14:57
camaradas,olá à todos,é seguinte; sempre fui fã da biz e esatou para pegar minha primeira motoca,mas tenho a impressão de que o piloto ''escorrega'' para frente devido a ausência de um tanque,isso acontece? como ela é com relação á conforto para o piloto e o garupa? obrigado a atenção.
se estiver andando rapido e freiar bruscamente, escorrega sim, e se tiver garupa, ele escorrega junto

Stone
07-12-08, 19:03
pelomenos num esmaga os bagos no tanque :OK: :OK:

Furious VIPER
07-12-08, 19:33
pelomenos num esmaga os bagos no tanque :OK: :OK:

hahahaha mto boa! hj quase fiz isso... sem querer, óbvio!

Tqf2
07-12-08, 19:57
Eu andei muito na BIZ 100cc da minha mãe,,,,

E lógico, se freiar bruscamente, vc escorrega um pouco sim, mas isso só aconteceu uma vez, mas nem cheguei a sair do banco não....

Sobre o negócio de vc freiar mais o freio dianteiro, isso é obvio que a moto para mais fácil..
Visto que, quando freiamos um veículo, o peso deste, será projetado para frente, por isso os freios dianteiros param com maior precisão...

Pode ver que a maioria das motos possuem freio a disco só na frente, mesma coisa dos carros populares...

PQ de nada adiante ter um exceçlente freio atras, se o da frente é ruim.. pq o peso vai pra frente e a roda de trás fica muito leve, apenas arrastando no asfalto.

Rafa Davidson
07-12-08, 20:11
sobre os freios, li em algum lugar que freios a tambor na dianteira são proibidos no Brasil, mas algumas motos são vendidas assim, então não acreditei muito.

Stone
07-12-08, 20:17
deve ser mentira isso...
mas se for verdade, to na lei intaum :OK:

Rafa Davidson
07-12-08, 20:19
deve ser mentira isso...
mas se for verdade, to na lei intaum :OK:


foi o que eu pensei, mas sei lá também...

Furious VIPER
07-12-08, 20:25
sobre os freios, li em algum lugar que freios a tambor na dianteira são proibidos no Brasil, mas algumas motos são vendidas assim, então não acreditei muito.

Será??
Eu não admito uma moto sem disco na dianteira. Seja ela qual for.

Salvo motos antigas q tem os freios projetados pra isso.. como o agm2112 sempre fala da XLX250.

Rafa Davidson
07-12-08, 20:28
Será??
Eu não admito uma moto sem disco na dianteira. Seja ela qual for.

Salvo motos antigas q tem os freios projetados pra isso.. como o agm2112 sempre fala da XLX250.


acho que Hunter, Super 100 e Way tem e me parece que a Biz também, motos maiores eu não sei.

GuilhermeRS
08-12-08, 00:26
Isso de proibição de biz 100 nas estradas e moto com freio a tambor na dianteira são 2 mitos...

Sò não é permitido ciclomotores de cilindrada igual ou inferior a 50cm³, ou seja, de hunter 90 vc pode ir até Manaus junto com os caminhoes (mas não recomendo)

E quanto aos freios, não existe lei nenhuma que especifique tipo de freios em carros e motos no brasil, unica coisa que eu sei é que aviões acima de 5 toneladas tem que ter freios independentes e a disco, mas pra carro e moto não tem nada naum...

DOUGLAS 00
08-12-08, 09:48
Sabendop frear não escorrega. É necessário utilizar o freio traseira de maneira firme, pra equilibrar a frenagem.

A.C.P.
08-12-08, 17:54
Sobre o freio da Biz c100 98, tive a mesma impressão que tive pilotando uma Dream:

O freio da frente para muito seco.

Por isso, uso mais o freio de trás. Praticamente só uso ele.

E fiquei meio em conflito porque vi um pessoal postando aqui um lance de frenagem:
75% dianteiro 25% traseiro ou algo assim

Se esta é a melhor prática eu estou freando completamente errado :-/

PS: só pilotei Biz e Dream até hoje.. rs..

Na Dream eu freiava diferente de uma moto mesmo.
Já aconteceu de com garupa, freiar seco na descida e quase comprar um chão, pois a mina 'escorregou' pra frente.
Eu pelo menos acho bem diferente pilotar motoneta e moto quando o assunto é frenagem e curva.

luiz7
08-12-08, 21:45
mas então amigos,esse lance do ''escorregar'' é algo que faça não valer a pena a compra de uma bizoca,ou não é algo relavante?

Rafa Davidson
08-12-08, 22:03
mas então amigos,esse lance do ''escorregar'' é algo que faça não valer a pena a compra de uma bizoca,ou não é algo relavante?


eu acho que depende, claro que se vc estiver a uma velocidade alta e freiar bruscamente provavelmente vai "escorregar" isso em qualquer medo, mas no caso da biz não vai fazer um omelete como já falaram por aqui :G

glauber
08-12-08, 22:22
eu acho que depende, claro que se vc estiver a uma velocidade alta e freiar bruscamente provavelmente vai "escorregar" isso em qualquer medo, mas no caso da biz não vai fazer um omelete como já falaram por aqui :G


Acho que independente da moto, uma freada brusca sempre vai ser um problema! :lol:

Rafa Davidson
08-12-08, 22:25
Acho que independente da moto, uma freada brusca sempre vai ser um problema! :lol:


é eu troquei moto por medo, é isso que dá falar no telefone digitando ao mesmo tempo uhauahua

philosopher
08-12-08, 22:35
Luiz,

Estou com a Biz faz três semanas e até agora não tive esse problema de escorregar do banco. Vale ressaltar que piloto numa média de 40 Km/h.

Acredito que só deve escorregar se estiver rápido e frear muito bruscamente.

luiz7
08-12-08, 23:01
obrigado a tenção camaradas,sempre fui fã de scooter espero comprar uma em breve,100% fin. mas pelo menos estarei adquirindo né não...ah! existe diferença,além do design da biz ''comum''pra biz+?

A.C.P.
09-12-08, 10:03
mas então amigos,esse lance do ''escorregar'' é algo que faça não valer a pena a compra de uma bizoca,ou não é algo relavante?

Vale a pena sim. É só questão de costume, pq vc não vai ter o tanque lá pra ajudar a deitar na curva e pra te segurar numa freada mais forte. Mas frear forte em qq moto é perigoso...

glauber
09-12-08, 12:47
obrigado a tenção camaradas,sempre fui fã de scooter espero comprar uma em breve,100% fin. mas pelo menos estarei adquirindo né não...ah! existe diferença,além do design da biz ''comum''pra biz+?


Além do visual, a Biz+ vem com rodas de liga, freio a disco na roda dianteira, partida elétrica e marcador digital de gasolina.

Lippes
09-12-08, 19:24
eu nao sinto "escorregar" nao.. como o glauber falou, sempre freio usando 50% na dianteira e 50% na traseira.. nao tem segredo!

glauber
09-12-08, 20:00
eu nao sinto "escorregar" nao.. como o glauber falou, sempre freio usando 50% na dianteira e 50% na traseira.. nao tem segredo!

:OK:

Cara... show de bola tua Biz+ laranja, era bem nessa cor que eu queria a minha, sem falar que essa é +. Essa cor não estava disponível nos modelos 0KM 2007/2008. Até vi uma usada na loja igual a tua, mas como eu ia de zero fiquei só admirando... :)

raulzito rock
10-12-08, 00:03
para quem mora em cidadezinhas pequenas a biz deve ser legal,

glauber
10-12-08, 12:46
para quem mora em cidadezinhas pequenas a biz deve ser legal,

Eu moro, minha cidade tem + ou - 20.000 hab. O problema é que como aqui há predomínio de paralelepípedo, a Biz, mesmo sendo uma motoca bem confortável, sofre um pouco. Por essas e outras estou considerando o up pra Bros, uma on-off road se adapta melhor por aqui que uma cub.

luiz7
10-12-08, 13:37
algum camarada sabe quanto está uma biz+ 08?
o preço sofreu alteração ou a 09 ainda não está à venda?
ou eles mantiveram o preço e a 09 é mais cara?
rs...obrigado.

Lippes
10-12-08, 21:30
:OK:

Cara... show de bola tua Biz+ laranja, era bem nessa cor que eu queria a minha, sem falar que essa é +. Essa cor não estava disponível nos modelos 0KM 2007/2008. Até vi uma usada na loja igual a tua, mas como eu ia de zero fiquei só admirando... :)
valeu amigao..

a minha como vc viu peguei no fim de 2007 com 850 km rodados, nao teve como recusar :)
nao me arrependo nem um pouco.. um ano depois ela continua firme e forte haha

glauber
10-12-08, 21:43
valeu amigao..

a minha como vc viu peguei no fim de 2007 com 850 km rodados, nao teve como recusar :)
nao me arrependo nem um pouco.. um ano depois ela continua firme e forte haha

Bah, mas tu pegou ela novinha, tava amaciando o motor ainda. :) No caso, a que eu vi já tava mais rodada, como eu fui tirar uma zero daí não era negócio heheh. Numa das lojas que pesquisei a moto até me ofereram uma ES 2007 com 600 e poucos Km rodados por um preço muito competitivo. Mas eu tava tão decidido a comprar uma zerada do modelo que tinha acabado de sair que acabei relevando a oferta! :lol:

GuilhermeRS
10-12-08, 23:06
As biz novas 2009 com I.E tem painel digital em todas versões se não me engano :OK: :OK:

Lippes
12-12-08, 07:53
As biz novas 2009 com I.E tem painel digital em todas versões se não me engano :OK: :OK:
nope.. o painel digital continua apenas na versão mais.

o painel das ks e es é esse aqui:

http://www.motosblog.com.br/mb/wp-content/uploads/2008/09/honda_biz_2009_f_011-399x257.jpg