PDA

Ver Versão Completa : Scooter? Por que no Brasil não tem tantas vendas?



Rafa Davidson
09-12-08, 01:07
Motoneta, Lambreta, Scooter ou Vespa

São veículos motorizados de duas rodas, no qual o condutor condiciona suas pernas para a frente de seu tronco, em vez de para os lados, como ocorre nas motocicletas. Não há necessidade de usar os pés para a troca de marchas, e normalmente são montadas com câmbio automático (CVT) por corrente dentada com polias variáveis.

Fonte:www.moto.com.br/motodicas/conteudo/voce_conhece_os_tipos_de_moto-11600.html

Por que será que no Brasil não tem tantas vendas quanto em países da Europa?

Moda européia

Segundo Barro, o “scooter”, em geral, é mais elitizado que as motos convencionais de 125 cc, além de serem comprados por pessoas que já viajaram para a Europa. Lá as vendas de “scooters” superam as de motos.

Também são mais fáceis de guiar. São leves e, exceto o Honda Biz 125, todos são equipados com transmissão automática. “Por isso as mulheres compram cerca de 35% de Burgman 125″, calcula o gerente comercial da Suzuki.

A marca tem “scooters” que vão de R$ 5.758 (125) a R$ 52 mil, como o Burgman 650 Executive. “O 125 é mais usado no dia-a-dia, e o 650, em viagens.”

É o que acontece com o contador Dalton Campanhola, 47. Ele conta que já teve motos grandes, como a Kawasaki 1000, mas hoje leva em consideração a praticidade, o conforto e a economia do “scooter”.

“Ele não chega a ser um esportivo, mas, em compensação, não esquenta a perna nem deixa a roupa com cheiro de gasolina”, aponta Campanhola.

Segundo José Celito de Souza, sócio-gerente da PVGA, desde março, foram vendidos 60 MP3, mas o mercado de “scooters” no país está apenas começando. “Na Europa, o “scooter” é, acima de tudo, “fashion”. Vespa está sempre na moda.”

Fonte:http://drivenews.wordpress.com/2008/06/11/scooter-veio-para-ficar/

Eu gosto da praticidade que esse tipo de moto oferece, mas até hoje só vi quatro nas ruas três Future e uma Burgman 125, depois da Burgman o modelo mais diferenciado é a FYM FY 150T-18, uma "cópia" da Yamaha Cygnus-X, a FYM foi batizada de Scooterone na Europa e conta com uma motor de 125cc, no Brasil ficou FY150T-18 mesmo e com motor 150cc, as scooters fazem tanto sucesso a europa que existe um site, muito bem feito, com testes, notícias e matérias sobre o assunto, quem quiser conferir ta aqui o link: http://www.scooter-infos.com só faltou colocaram um português alí na linguagem, mesmo que de portugal, pelo fato de ficar difícil pra alguém que não tenha um conhecimento mais avançado das linguas entender melhor a liguagem técnica. Queria que a Honda e a Yamaha trouxessem algum modelo pra cá, talvez aumentaria o mercado. ;)

Teste feito com a Scooterone:
http://www.scooter-infos.com/essai-1167-fym-scooterone-125.html

Teste feito com a Honda S-wing:
http://www.scooter-infos.com/essai-1213-honda-s-wing-125.html

espero que seja util :D

Furious VIPER
09-12-08, 06:58
Acho q no brasil a cultura das motos já tá difundida faz mto tempo... "moto é CG" e ponto final.
Muito difícil mudar isso... tanto q as concorrentes são todas para a CG... as scooters/cubs vendem bem, mas para o pessoal mais cabeça aberta... ou já imaginou um tiozão... dakeles q acha q yamaha só faz 2t... chegar numa loja e comprar uma scooter? hehehe NUNCA!!
Tem coisas q não mudam.

Japaparadoxx
09-12-08, 07:02
Muitas pessoas se procupam com o mercado de venda da moto futuramente, antes mesmo de compra-lá, e não estão nem ai se a bunda vai ficar quadrada.
E assim sempre continua a história... "Maria vai com as outras."


Se é que me intenderam.

Diego.fcs
09-12-08, 08:52
É que no Brasil o pessoal compra o que os outros acham melhor, são Maria vai com as outras, aí acha que moto tem que ser CG e carro tem que ser Gol. Graças ao nosso bom senhor isso tá acabando...

Essa questão de scooter num vingar no Brasil acho que primeiramente é por causa das buraqueiras que é nossas ruas, de street já sofro, imagina de scooter, ainda mais tipo burgman... Creio que se nossas ruas e estradas fossem beleza, iam vender muito porq todos gostam da praticidade delas, inclusive dos portas objetos e câmbio cvt.

DOUGLAS 00
09-12-08, 10:02
Por que a Biz é um sucesso é os scooters são um fracasso?

Pois a Biz é mais resistênte devido a suas rodas e pelo câmbio manual, mais durável que os CVT.

Rafa Davidson
09-12-08, 10:50
conversando agora com um amigo

Felipe! diz (10:38):
*e ae raaffaa
*qual moto vai comprar?
Davidson Rocha diz (10:39):
*talvez uma scooter
Felipe! diz (10:39):
*sem onda, pow
Davidson Rocha diz (10:39):
*é serio pow
Felipe! diz (10:40):
*compra uma YBR, pow

Furious VIPER
09-12-08, 10:57
conversando agora com um amigo

Felipe! diz (10:38):
*e ae raaffaa
*qual moto vai comprar?
Davidson Rocha diz (10:39):
*talvez uma scooter
Felipe! diz (10:39):
*sem onda, pow
Davidson Rocha diz (10:39):
*é serio pow
Felipe! diz (10:40):
*compra uma YBR, pow


Parece conversa dos filmes antigos do Batman:
"pow"
"crash"
"zoomp"
"brat"
"crack"
"drup"
hahahah

Roberval3000
09-12-08, 11:02
Por que a Biz é um sucesso é os scooters são um fracasso?

Pois a Biz é mais resistênte devido a suas rodas e pelo câmbio manual, mais durável que os CVT.


pq é honda e como disseram maria vai com as outras... :lol: :lol: :lol:

Rafa Davidson
09-12-08, 11:05
Parece conversa dos filmes antigos do Batman:
"pow"
"crash"
"zoomp"
"brat"
"crack"
"drup"
hahahah


isso pq tu num viu uma com as girias daqui uhauhaua

mostrei a Honda S-wing pra ele

Joao XTZ
09-12-08, 13:33
É que no Brasil o pessoal compra o que os outros acham melhor, são Maria vai com as outras, aí acha que moto tem que ser CG e carro tem que ser Gol. Graças ao nosso bom senhor isso tá acabando...

Essa questão de scooter num vingar no Brasil acho que primeiramente é por causa das buraqueiras que é nossas ruas, de street já sofro, imagina de scooter, ainda mais tipo burgman... Creio que se nossas ruas e estradas fossem beleza, iam vender muito porq todos gostam da praticidade delas, inclusive dos portas objetos e câmbio cvt.


jah disse isso Carro eh gol pros bestoes...pq nas Locadoras os carros mais usados sao os Palio Fire,Celta e Classic(corsa Sedan)...a Fiat eh a Lider de vendas no Brasil a 7 anos, e em SP por causa de seus feiroes a GM eh a lider de vendas na Grande Sp seguida de perto pela Fiat...

a Honda ainda se beneficia desse tipo de argumento ,mas teve de se mexer pra nao perder clientes...colocou IE nas BIZ e CG 150 e melhorou e muito as FaN...

o Scooter ainda vai ter espaço em nosso mercado...e bem ou mal o Burgman vende relativamente bem pq atrai pessoas que querem praticidade...e isso esta aumentando no Br...gente que quer praticidade nas motos...

valeu... :lol: :lol: :lol:

Rafa Davidson
09-12-08, 15:56
jah disse isso Carro eh gol pros bestoes...pq nas Locadoras os carros mais usados sao os Palio Fire,Celta e Classic(corsa Sedan)...a Fiat eh a Lider de vendas no Brasil a 7 anos, e em SP por causa de seus feiroes a GM eh a lider de vendas na Grande Sp seguida de perto pela Fiat...

a Honda ainda se beneficia desse tipo de argumento ,mas teve de se mexer pra nao perder clientes...colocou IE nas BIZ e CG 150 e melhorou e muito as FaN...

o Scooter ainda vai ter espaço em nosso mercado...e bem ou mal o Burgman vende relativamente bem pq atrai pessoas que querem praticidade...e isso esta aumentando no Br...gente que quer praticidade nas motos...

valeu... :lol: :lol: :lol:


ta aí com carro que eu nunca compraria, feio há 5 gerações.

jordansilva
09-12-08, 16:20
Eu acho essas Scooters muito feias!!! :lol: :lol:
E outra, ela parece moto de mulher!!! :lol: :lol: :lol:
E terceiro, cambio automatico nao tem graça nenhuma!!! É pra quem nao sabe dirigir!!! |:( :NOOK: :NOOK:

Rafa Davidson
09-12-08, 16:33
Eu acho essas Scooters muito feias!!! :lol: :lol:
E outra, ela parece moto de mulher!!! :lol: :lol: :lol:
E terceiro, cambio automatico nao tem graça nenhuma!!! É pra quem nao sabe dirigir!!! |:( :NOOK: :NOOK:


questão de gosto
depende do modelo e da cor também
cambio automático tem suas vantagens

jordansilva
09-12-08, 16:50
questão de gosto
depende do modelo e da cor também
cambio automático tem suas vantagens

Ah, não vejo graça mesmo nos cambios automaticos. Quais vantagens vc ve?

Rafa Davidson
09-12-08, 17:01
Ah, não vejo graça mesmo nos cambios automaticos. Quais vantagens vc ve?


dá uma olhada nesse tópico ae
http://www.pequenasnotaveis.com.br/index.php?topic=22844.0 :)

Roberval3000
09-12-08, 18:44
E terceiro, cambio automatico nao tem graça nenhuma!!! É pra quem nao sabe dirigir!!! |:( :NOOK: :NOOK:


é verdade, esses caras q tem esportivas na garagem e usam burgman no dia dia nao sabem dirigir, hauhahuaa

jordansilva
09-12-08, 19:15
dá uma olhada nesse tópico ae
http://www.pequenasnotaveis.com.br/index.php?topic=22844.0 :)

Ah, nao me convenceu! hahaha
Acho muito loco controlar o carro com a embreagem, subir e descer as marchas. Mas eh questão de estilo.



é verdade, esses caras q tem esportivas na garagem e usam burgman no dia dia nao sabem dirigir, hauhahuaa

Pega uma pessoa que nunca dirigiu com cambio manual e coloca ela pra dirigir um carro assim, ai vc me fala o resultado! :lol: :lol:
Já o oposto...

Mas claro que quando eu falei que é pra quem não sabe dirigir foi uma brincadeira, não é o cambio que diz que a pessoa sabe ou nao pilotar.

Roberval3000
09-12-08, 19:26
Ah, nao me convenceu! hahaha
Acho muito loco controlar o carro com a embreagem, subir e descer as marchas. Mas eh questão de estilo.
Pega uma pessoa que nunca dirigiu com cambio manual e coloca ela pra dirigir um carro assim, ai vc me fala o resultado! :lol: :lol:
Já o oposto...

Mas claro que quando eu falei que é pra quem não sabe dirigir foi uma brincadeira, não é o cambio que diz que a pessoa sabe ou nao pilotar.


ah quem nao convenceu foi vc, vc diz isso pq precisa ficar provando q sabe pilotar
kkkkkkkkk

Rafa Davidson
09-12-08, 21:23
uhauhau

vcs...

acho que só quando chegarem outras opções de grande porte como a Burgman 400 ou 650 pra começar a ter mais vendas das menores...

Joao XTZ
10-12-08, 13:25
uhauhau

vcs...

acho que só quando chegarem outras opções de grande porte como a Burgman 400 ou 650 pra começar a ter mais vendas das menores...


a burgman 400 eh vendida aki desde 2001 e as 650 desde o meio do ano...praticamente lançaram na Europa e trouxeram pra ca...



é verdade, esses caras q tem esportivas na garagem e usam burgman no dia dia nao sabem dirigir, hauhahuaa


a mairia dos donos de Burgman fazem esse tipo de uso mesmo...e se vc ver uma Burgman com alguns adesivos de marcas conceituadas de acessorios e vestuario pra moto,pode ter certeza que ele tem uma Grande em casa so pros roles e viagens...o gerente da Alex Barros Shop de Moema tem uma Burgman 400 e uma Srad 1000 ]08

valeu... :lol: :lol: :lol:

Rafa Davidson
10-12-08, 14:05
a burgman 400 eh vendida aki desde 2001 e as 650 desde o meio do ano...praticamente lançaram na Europa e trouxeram pra ca...

a mairia dos donos de Burgman fazem esse tipo de uso mesmo...e se vc ver uma Burgman com alguns adesivos de marcas conceituadas de acessorios e vestuario pra moto,pode ter certeza que ele tem uma Grande em casa so pros roles e viagens...o gerente da Alex Barros Shop de Moema tem uma Burgman 400 e uma Srad 1000 ]08

valeu... :lol: :lol: :lol:


João é que eu não expliquei direito, eu quis dizer se as burgman maiores tivessem concorrentes aqui. :)

tasmotos
10-12-08, 15:31
Acho q no brasil a cultura das motos já tá difundida faz mto tempo... "moto é CG" e ponto final.
Muito difícil mudar isso... tanto q as concorrentes são todas para a CG... as scooters/cubs vendem bem, mas para o pessoal mais cabeça aberta... ou já imaginou um tiozão... dakeles q acha q yamaha só faz 2t... chegar numa loja e comprar uma scooter? hehehe NUNCA!!
Tem coisas q não mudam.


Furious VIPER

tiozão tipo eu assim nehhhh viper...
Voce acertou na mosca, quando começamos a gostar de motos no Brasil, só existiam Jawa, Sunben, Bsa, Harley, Nsu, Triumph, BMW etc. todas motos, motos mesmo, então vieram as japonesas (1969, assim como hoje estão chegando as chinezas) em especial a 500 four e a 750 four, tambem com visual de moto ( guidão, motor exposto, tanque, etc.). Essa caracterisca perdura até hoje, é isso que faz tambem todos os tiozão gostarem ou de harley ou de naked...
Tenho um amigo que viveu em Turim e Milão uma epoca, ele falou que quando fecha o sinal só tem scooter, é dificil de ver uma moto.
Acredito que a questão é cultural mesmo...

Abraços

tasmotos

jotappe
10-12-08, 16:00
eu acho q por serem fracas em retomadas (modelos mais simples pq a yamaha T-MAX 400 eh uma cavala tive a oportunidade de experimenta-la) Nao tem tantas vendas aki

Rafa Davidson
10-12-08, 19:43
eu acho q por serem fracas em retomadas (modelos mais simples pq a yamaha T-MAX 400 eh uma cavala tive a oportunidade de experimenta-la) Nao tem tantas vendas aki


eu vi umas fotos e o teste lindona mesmo...

vou esperar sair a nova burgman 125, que segundo eu li vai ganhar farois parecidos com o das burgman maiores. :)