PDA

Ver Versão Completa : Solicitação de opinião de outros motociclistas



GaúchoPassoFundo
09-12-08, 08:45
Turuna 1982 - Processo de restauração inciado. Quadro, mesas, cavalete, pezinho e balança estão no jato de areia.

Diego.fcs
09-12-08, 08:59
Bem vindo ao fórum cara, passei por isso com uma bolinha tempos atrás e adorei... Muito bom ter uma clássica e ter o prazer de restaurar ela...

Vamos lá, não precisa trocar o motor, eu mesmo to doido atrás de um motor de Turuna, seu mecânico deve tá querendo o motor pra ele...

Essas motos 125cc da Honda são fáceis de achar peças de mecânica, não se preocupe com isso... Se vc deixar essa moto zeradona terá um grande valor depois de restaurada, a turuna é uma moto muito rara e muito adorada pelos motociclistas. Já até adianto que se vc quizer desfazer desse motor eu mesmo tenho interesse... hehehehehe...

Talvez algumas peças de acabamentos vai ser mais difícil de vc achar... Me adiciona no msn para a gente conversar melhor sobre essa restauração...

PS: Quanto a vistoria, nem fiz na minha... Vá até um despachante de confiança, resolva as pendengas e alega que tá restaurando ela... Levei a minha toda ferrada lá e falei que ia restaurar, o cara me deu a placa e me falou pra quando terminar ir lá lacrar e boa, e deu certo.

adiciona eu aí: diego.fcs(arroba)hotmail.com

renanperim
09-12-08, 09:06
Não é só tirar o platinado e adaptar o CDI?

É um processo complicado a restauração, mas com certeza compensa.

tasmotos
09-12-08, 09:13
GaúchoPassoFundo

É isso ai amigo, concordo plenamente com o Diego, a Turuna é uma moto classica, vale a pena voce restaura-la o mais proximo de sua originalidade possivel.
Eu mesmo no passado já tive vontade de achar uma Turuna para restaurar.
Para isso voce tem que planejar o seguinte:
1 - Esqueça dela como liquidez financeira imediata, e como condução para já.
2 - Providencie um mecanico ou um local para deixa-la durante a restauração.
3 - Compre outra moto em boas condições para seu uso imediato.
Se voce conseguir resolver os itens acima basta acompanhar e curtir evolução do serviço. E depois é claro postar as fotos no PN.

Abraços

tasmotos

sandro_ventania
09-12-08, 10:17
Bah gaúcho...larga mão!!!
Essa moto é muito legal e restaurar é um prazer!!
Pra resolver o problema do platinado é só voce comprar um CDI, acaba o problema e o motor fica melhor ainda!
Tudo que tiver nela que dê pra aproveitar, aproveite...nada que uma pintura não resolva...só ponha peças de outra moto caso realmente precise e voce não consiga original.
Agindo assim, voce verá que não ficará tão caro fazer a restauração!
Outro dia tinha um camarada aqui tava chorando por que a sua CG tava levando pau de Turuna :lol: :lol:
Boa sorte...e cadê as fotos????????

DOUGLAS 00
09-12-08, 10:30
A Turuna 83 apresenta algumas dificuldades pra se restaurar, pois não existem mais muitas peças de acabamento. É um desafio, vc vai gastar grana pra cacete, mas pode ficar bom e dar muito prazer, por ser um desafio.

A elétrica não é cara para ser feita não, se esse é o único problema, é de fácil resolução.

Esqueça essa história de motor da Titan. Isso é besteira para arrancar o seu dinheiro. CDI é possível colocar, mas tem que ser bem feito.

Sinceramente, no seu lugar eu restauraria pra valer, tentando máximo de originalidade. Agora se for pra utilizar direto, esquece,despacha a motoca, pois mais que vc arrume, sempre algo vai incomodar. Com a grana que vc vai enterrar nela, dá´pra logo logo comprar algo mais confiável. Quanto a vistoria, vc pode tapear na elétrica ou então vende-la atrasada mesmo, pro pessoal do interior, pois lá essas motos atrasadas tem boa aceitação.

Falo isso de carteirinha, pois tive CG 79 e comprar aquela moto foi a maior cagada que fiz.

moisespatriarca
09-12-08, 10:45
Bem, eu não entendo de restauração nem da moto, mas sei que muita gente gostaria de ter ou ver essa moto rodando por aí :OK:
Pode ser um ótimo hobby, mas não compre peças de procedência duvidosa.

Achei alguém que pode te ajudar: http://www.motosclassicas70.com.br/consultoria_tecnica.htm


Aqui vai um incentivo pra você:

http://www.motosclassicas70.com.br/Turuna_82.jpg

:OK:

Diego.fcs
09-12-08, 14:01
Aquela velha opinião formada sobre tudo, de que moto "velha", dó dá oficina...

Como todos sabem, tenho uma bolinha 82, 7.200km depois e NENHUM problema até o momento. Todo fim de semana pego a moto e ando mais de 100km com ela, todo o percurso na pista e com o cabo totalmente enrolado.

E num dá problema? Não... E porq? Peças boas, bom mecânico e principalmente manutenção em dia...

Mas é simples assim??? Mais do que vc pensam...

É como comentei certa vez. Porq moto nova num dá dor de cabeça? Porq é montada com peças novas, originais, de qualidade com uma mão de obra de qualidade... Quer uma clássica que não dá dor de cabeça?? É só montar com peças novas, originais, de qualidade com mão de obra de qualidade... Foi o q fiz...

Claro que sendo uma clássica vc num vai querer ficar andando no sítio com ela, não que ela não aguente, mas mais por uma questão de preservação da pequena...

raulzito rock
09-12-08, 23:09
deve ser muito bom fazer esse tipo de trabalho,ver a evolução dia a dia!
sorte ai velho,e naum desista naum!!! :OK:

Santo Cristo - Poa
10-12-08, 07:14
pelo que li em seu ralato não falta muita coisa para restaurar ela...

Diego.fcs
10-12-08, 08:30
Gaúcho, se ela tivesse aki eu compraria ela... Tem uma amigo meu doido para comprar uma dessas mais antigas...

Outra coisa, o carburador é original?? Se for eu tenho interesse em comprar...

renanperim
10-12-08, 08:41
Bem que vc poderia morar aqui na regiao de Campinas eim!
aehuaehaehua

Um dia eu acho uma assim pra mim.

GaúchoPassoFundo
14-08-09, 20:28
Buenas senhores:

Comecei a restaurar a motoca...depois de alguns meses desmontada, levei o quadro, a balança traseira, o estribo, cavalete e pézinho direto pro jato de areia...já na próxima semana vou levar as peças para um profissinal em soldas para corrigir qualquer solda eventualmente comprometida pelos 27 anos da criança. Daí sim, passarei para a parte de fundo e pintura, com um cara que faz um trabalho incrível aqui Em Passo Fundo. Estou finalizando um web site com fotos para todas as etapas da restauração. Logo passo o link aqui pro pessoal se divertir...abraço. :OK:

Adriano CG bolinha
14-08-09, 23:21
cara de boa é show de bola se fizer direito ... eu tenho uma Cg 1982 ... sem palavras ela não está original.. mais segui meio que perto do original e acho minha motoca show de bola ...... pergunta vai reformar original ou vai mudar algumas coisas?? tipo na minha troquei a eletrica e coloquei CDI ficou show .. cor adesivos e mais algumas coisas ,mais se hj tivesse grana para fazer de novo fazia original"menos a parte da eletrica que de moto antiga é meio complicado" ...

HunterD
14-08-09, 23:54
Talvez por ter sido a minha infância e adolescência, mas o fato é que eu gosto muito das motos da década de 80 (CG's, CB's, Tenere's etc). Se eu entendesse de mecânica com certeza pegava uma pra usar no dia a dia.

Boa sorte aí na restauração e não esquece de postar fotos pros admiradores! :clap:

Stone
15-08-09, 00:29
cara, esse lance de platinado, aqui tem um cara (que era meu professor de mecânica), ele tinha uma turuna dessas, de tanto que ele não gostava do platinado ele colocou CDI nela, mas como ele fez isso eu não faço idéia (já que o platinado é no cabeçote)
diz ele que era um canhão, tinha colocado câmbio de CB 125, e o que ele mais se arrepende na vida foi ter vendido essa moto...
eu comprei uma ML do tio desse cara, muito lindona, eu amo essas motos
olha a MLzinha aí!
http://www.pequenasnotaveis.com.br/index.php?topic=25328.0

Diego.fcs
15-08-09, 00:55
Cara, tem uns kits de conversão de platinado para CDI, mas não confio, eu tenho um da Magnetron. Sou muito mais o original, e esse é o próximo passo da minha moto, toda a elétrica original e nova.

Quanto a pintura, procure um lugar que faça pintura epoxi para pintar o quadro e demais peças pretas, fica mais caro só que é pro resto da vida.

GaúchoPassoFundo
15-08-09, 18:15
Opa...pois é, a idéia não é ficar amarrado ao saudosismo para ter originalidade. Vou fazer ela no capricho, sem pressa e com a certeza de que o bichinho não vai dar problema. Pretendo substituir o platinado por CDI e nesse passo já aproveitar para trocar o chicote. Como disse o amigo aí de cima, a elétrica é bom garantir. Quanto a cor vou deixar a original e pretendo fazer a eletrostática. Vou fazer algumas experiências com rodas completas de Titan, tanto a dianteira (com disco e tudo mais) quanto a traseira e talvez tenha que fazer alguma adaptação com a balança. Penso em colocar um pneu pouco mais largo (cbx 200 strada). Também terei que ver o que pode ser alterado com relação a suspenção dianteira. Se o diâmetro das bengalas for o mesmo das today irei trocar também. Lembro aos amigos que minha intenção é ter uma moto barata, confiável e de pouca manutenção e que eu possa usar direto sem medo de que alguma peça possa estragar. Seguindo esse pensamento, vou colocar um painel das mais novas, por que a minha veio sem. Com um quadro feito a capricho, suspensão dianteira e traseira nos trinques, elétrica 100% e um trato bacana no motoras o resultado será de sucesso garantido.

Stone
15-08-09, 18:27
Sobre as rodas, é plug and play, só tirar da CGzinha e colocar de Titan, mas tem que colocar os espaçadores de titan também, eu tinha roda trazeira de titan 2000 na minha ML prata, era muito bom, o freio era ótimo

sobre a suspensão, dá uma olhada nesse tópico que você terá uma luz:

http://www.pequenasnotaveis.com.br/index.php?topic=25858.0

qualquer dúvida estamos aí!

GaúchoPassoFundo
15-08-09, 18:33
Valeu Stone!!! Acho que você vai ter como me dar uma baita mão nessa empreitada. Conhecimento é tudo!!! Obrigado.

Adriano CG bolinha
16-08-09, 23:43
posta fotos ai ... sobre as rodas eu não coloquei freio a disco e me arrependo um pouco na época tinha umas rodas de strada para por .. fica show tambem umas rodas de liga eim .. a respeito da suspensão dianteira na minha coloquei a da cg 99 ficou bala nos de tras coloquei o da miza skema e zero o problema ... painel eu tive o da strada na minha today funcionava tudo ate o conta giros ....Moto antiga é uma eterna mudança, sempre que vc olhar para ela vai querer mexer em algo, é uma terapia, eu curto muito isso e sonho com uma four

Diego.fcs
17-08-09, 13:29
A suspensão na minha opinião não precisa modificar muito, pode manter a balança, a Turuna é um pouco mais longa que a bolinha, se quizer utilize amortecedores das mais novas, só vai ficar com a traseira um pouco levantada. Quanto as rodas é só mudar os aros, coloque o da Fan, pode manter os cubos mas acho que os pneus vc deve manter o 90/90 mesmo, fica mais bonito, sábado troquei o pneu da minha e com a relação de titan (5 marchas) o pneu fica bem próximo da balança.

Se sua elétrica for toda original (mesa, platinado, chicote, rotor) sugiro que mantenha esse kit, pois terá um desempenho melhor que com esses kits de conversão, se quizer, eu arrumo vários platinados originais 12V Honda Made in Japan novos para vc...

GaúchoPassoFundo
02-09-09, 02:20
Pessoal, como a suspensão dianteira da minha Turuna não existe, vou ter que colocar o conjunto completo, tipo, bengalas, canelas, e tudo mais...daí vem a dúvida se a expessura das bengalas das mais novas vai casar com a expessura e a altura (comprimento) das mesas originais da Turuna, até pra que fique um conjunto seguro sem folga.

Com relação a suspensão traseira, encomendei da Cityparts dois amortecedores traseiros do mesmo modelo dos originais, até para preservar a altura, pois como bem disse o Diego, se colocar das mais novas vai ficar um pouco erguida...

Só que assim como minha roda e cubo dianteiro, o cubo e aro traseiro estão paulhados de mais e não rola conserto. Daí pretendo colocar também um conjunto completo de aro, raios, cubo, freios na traseira tudo das mais novas, até porque aqui na minha região tem bastante peças de motos mais novas e das antigas não se acha nada...

Por isso se os senhores tiverem informações sobre esses procedimentos de troca de peças me avisem que vai ser muito útil. Meu MSN: [email protected]