PDA

Ver Versão Completa : Motocicletas na SAMU em 2009



Ovelha Negra
09-12-08, 15:43
Amigos,

não sei bem de deveria entrar na área de debates...se não for mudem por favor...

Brasil
Terça, 9 de dezembro de 2008, 16h15
Motocicletas do Samu começam a atender em fevereiro, prevê coordenador

Primeiras motocicletas entregues ao Serviço Ambulatorial Móvel de Urgência (Samu). Até o fim deste mês serão entregues 400 "motolâncias"".

Brasília - Primeiras motocicletas entregues ao Serviço Ambulatorial Móvel de Urgência (Samu). Até o fim deste mês serão entregues 400 "motolâncias"
Brasília - As 51 motocicletas entregues hoje (9) ao Serviço Ambulatorial Móvel de Urgência (Samu) do Distrito Federal e de Goiás devem começar a atender em fevereiro de 2009. A previsão é do médico e coordenador do Samu do Distrito Federal, Rodrigo Caselli. Até o fim do próximo ano, o Ministério da Saúde deve entregar um total de 400 veículos. O investimento foi de R$ 6 milhões na compra e na adaptação das motocicletas.

Durante a cerimônia de entrega dos veículos, Caselli explicou que o objetivo é utilizar a motocicleta para facilitar o acesso e a chegada rápida à vítima. "Para o atendimento começar o mais precocemente possível, enquanto a ambulância vem para complementar o atendimento. É o que faz a diferença na sobrevida em casos de parada cardiorespiratória", disse.

Técnicos de enfermagem já formados serão os responsáveis por conduzir os veículos. Esses profissionais ainda precisam passar por treinamento específico para aprender a dirigir em situação de emergência. A previsão do médico é que o atendimento do Samu seja reforçado pelas motocicletas, que ainda precisam ser emplacadas e enquadradas como veículo oficial, em fevereiro.

"Ele o técnico de enfermagem vai seguir a rotina normal da regulação médica e vai estar sempre em contato com o médico regulador na central, que vai orientá-lo sobre quais procedimentos devem ser realizados. Em princípio, a unidade avançada está sempre a caminho. Caso o médico regulador conclua que a solicitação pode ter sido resolvida no local, pode ser abortado o envio da ambulância."

De acordo com Caselli, a primeira causa de mortalidade na população brasileira é ligada a doenças cardiovasculares, sobretudo, enfartos e paradas cardíacas. Ele alerta que a única possibilidade de aumentar a sobrevida do paciente é por meio do choque nos primeiros quatro ou cinco minutos o que aumenta a importância do atendimento rápido que pode ser feito com as motocicletas. "A disponibilidade dessa ambulância em local próximo com esse equipamento dá uma chance grande de sobrevida para essas pessoas", destacou.

O diretor do Departamento de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Alberto Beltrame, lembrou que o Samu atende, atualmente, 1.181 municípios brasileiros e mais de 101 milhões de pessoas. Para ele, a utilização das motocicletas representam "uma nova era" no sistema de atendimento de urgência no país.

"No atendimento de urgência e emergência, tempo é fundamental. Quanto mais rápida a intervenção, menor o dano das lesões, mais rápida é a recuperação e maior a possibilidade de salvar vidas. Para dar o primeiro suporte, a primeira avaliação e o primeiro socorro à vítima", afirmou.

Agência Brasil

Fonte: http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI3382303-EI306,00-Motocicletas+do+Samu+comecam+a+atender+em+fevereir o+preve+coordenador.html

Abraços,

Ovelha

jordansilva
09-12-08, 15:56
Mas essa ideia de usar motos pq elas chegam primeiro ja é usada pela policia. Agora elas vao levar os enfermeiros pra agilizar o atendimento e salvar vidas!! :clap: :clap:

Totalmente aprovada a idéia!! :clap: :clap: :clap:

Richard
09-12-08, 15:58
Copia da ideia da polica e dos bombeiros, porem, essa é uma coisa que todas as cidades deveriam copiar e na cara larga mesmo..ahehha

Aprovada a ideia. :P

tuiuiu
09-12-08, 16:03
até que enfim o governo resolveu "usar" as motos em algo útil.. :clap:
agora nos resta torcer para que os "gatunos" não venham e levem a motolancia durante um atendimento.. :#
enfim algo útil..

Elfo®
09-12-08, 17:24
e o IPVA, seguro Obrigatorio e licenciamento dessa motolancias...sera a msm facada que as nossas ?

Cyber
09-12-08, 17:34
e o IPVA, seguro Obrigatorio e licenciamento dessa motolancias...sera a msm facada que as nossas ?


Pode apostar que essas nem pagam o mesmo que pagamos, mas tem grande utilidade para o povo

Elfo®
09-12-08, 17:40
com certeza a utilidade delas e 10000% aprovada, ja deveria ter isso a anos

tuiuiu
09-12-08, 18:18
...que ainda precisam ser emplacadas e enquadradas como veículo oficial, em fevereiro.

se forem veiculo oficial irão pagar imposto?? governo pagando governo??
meu pai usa um veículo oficial e nem pedágio paga..
porém os veículos considerados oficiais de hoje são locados e quando vence o contrato vao para pátios apodrecer com o sol..

Roberval3000
09-12-08, 18:47
demoro

OgaiT
09-12-08, 18:48
legal a ideia... agora so falta eu ser chamado pra ser um paramedico desses!

Rafa Davidson
09-12-08, 18:48
já tinha visto, inclusive a foto da XTZ branca e laranja =)

moisespatriarca
09-12-08, 19:44
Isso já existe em muitos estados, acho que a Bahia foi o primeiro a implantar :OK:



legal a ideia... agora so falta eu ser chamado pra ser um paramedico desses!


No Brasil não existem paramédicos :lol:

lion
09-12-08, 20:52
Isso já existe em muitos estados, acho que a Bahia foi o primeiro a implantar :OK:

No Brasil não existem paramédicos :lol:

existem Para-Anormais
bela iniciativa, espero que não abram a CPI das motolâncias agora.

moisespatriarca
09-12-08, 20:58
Tô falando sério, não existem paramédicos no Brasil!!
A legislação do Brasil não permite essa profissão, apesar de algumas escolas afirmarem que "formam" paramédicos :NOOK:

jordansilva
09-12-08, 21:17
Tô falando sério, não existem paramédicos no Brasil!!
A legislação do Brasil não permite essa profissão, apesar de algumas escolas afirmarem que "formam" paramédicos :NOOK:


939. O que se entende por paramédico? - 20/03/2004 - Andrea Reolão
Oi Andrea, vamos ver o que o Prof. Fernando Barreiro (currículo) nos explica:
Bem, não se trata do "que se entende" e sim o que seja "Paramédico"!!
Nos países onde existe essa profissão, o paramédico é considerado o profissional, de nível "tecnólogo", habilitado a interceder nos eventos, sejam de origem clínica e/ou traumática, de forma básica e/ou avançada, entendendo-se assim como procedimentos invasivos(avançados) ou não(básicos), no sistema de atendimento pré-hospitalar. Em geral, estão sob supervisão médica, ainda que à distância, ou seja, podem ser supervisionados via rádio, no caso dos atendimentos nas ambulâncias.
Atualmente, pelo menos no Rio de Janeiro, o sistema mais ou menos assim, no Corpo de Bombeiros, que é o caso das ambulâncias de resgate, algumas rodam com médicos a bordo. Mas há aquelas onde o responsável é um SGT TEM, ou seja, um Sargendo Técnico em Emergências Médicas, que nada mais é do que o Paramédico nos países de primeiro mundo.
Bem, o assunto não se esgota aqui, apesar de haver mais detalhes, creio que isso já pode ser suficiente para esclarecer um pouco a você. Atenciosamente . Fernando Barreiro

Fonte: http://www.cdof.com.br/consult81.htm

Acredito que quando vc fala que "A legislação do Brasil não permite essa profissão" vc queira dizer que não é uma profissao regulamentada. Mas pelo que li, é soh questão de nomeclatura.

Rafa Davidson
09-12-08, 21:33
http://motociclismo.terra.com.br/img/Fotos/2008/640x408/MotoAmbul%E2ncia1_640x408.jpg

http://motociclismo.terra.com.br/img/Fotos/2008/640x408/MotoAmbul%E2ncia2_640x408.jpg

moisespatriarca
09-12-08, 21:43
Na verdade não é assim Jordan, o paramédico (de verdade) tem condições de realizar técnicas invasivas num paciente em qualquer lugar ou situação, ou seja, puncionar uma veia, colocar um soro, entubar ou fazer uma traqueotomia na pessoa sem a presença inloco ou via rádio de um médico, eles podem tomar essas decisões pois estão habilitados pra isso,

bombeiros são bombeiros, no máximos são ´tecnicos em resgate, existem procedimentos que eles não podem fazer, e existem procedimentos que eu, como técnico de enfermagem não posso fazer, e vice versa, entendeu?

essa questão de que é só um nome é só um jeitinho que o brasileiro deu pra "abrilhantar" a coisa, quase a mesma coisa que chamar um médico de doutor, médico só é doutor depois que defende uma tese ou doutorado, antes disso ele é um médico,

doutor é advogado. :lol:

técnico de emergências médicas faz um curso técnico, paramédico tem nível superior!!!

acho que perdi o foco da discussão, mas vc entendeu? :G

lion
09-12-08, 21:44
bau pequeno, achava que ia ser enorme, tipo motoboy
gostei mas será que da pra prstar primeiros socorros com isso ai? :0_0:

Rafa Davidson
09-12-08, 21:47
bau pequeno, achava que ia ser enorme, tipo motoboy
gostei mas será que da pra prstar primeiros socorros com isso ai? :0_0:


na noticia que tem as fotos, diz que tem um desfibrilador alí dentro, se eu não estiver enganado, o resto pode por numa mochila... eu acho.

moisespatriarca
09-12-08, 21:53
A idéia principal é a chegada rápida num atendimento de parada cardiaca, onde um DEA é essencial, o restante do material pode ser levado em mochilas mesmo, e o restante vem na ambulância pra finalização do resgate e transporte do paciente :OK:
você conhecem o DEA?

http://www.marimar.com.br/resgate/desfibrilador_automatico_externo.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Desfibrilador_Autom%C3%A1tico_Externo

brinquedinho maneiro, e muito útil, já salvamos uma vida usando um desses:

http://www.estadao.com.br/arquivo/esportes/2005/not20050408p11749.htm

http://www.clicabrasilia.com.br/viva/principal/noticia.php?IdNoticia=26800

tinha até esquecido dessa matéria, emocionante :d

GuilhermeRS
09-12-08, 22:17
bau pequeno, achava que ia ser enorme, tipo motoboy
gostei mas será que da pra prstar primeiros socorros com isso ai? :0_0:



MAs é só pra socorrer até chegar a ambulância, eles não vão levar a pessoa na moto... :OK: :OK: :OK:

moisespatriarca
09-12-08, 22:19
MAs é só pra socorrer até chegar a ambulância, eles não vão levar a pessoa na moto... :OK: :OK: :OK:


:clap: :clap: :clap: :clap:

Ia responder assim, mas fiquei meio sem-graça :#

Santo Cristo - Poa
10-12-08, 07:22
Totalmente aprovada a idéia!!

e é uma Lander... o que tem acontecido com a tornado ? :OK: :OK:

lion
10-12-08, 08:22
eu sei que eles nao vao levar ngm na moto neh :#
eu imaginava que ia ter um desfibrilador, e outros equipamentos pesados em caso de parada cardiaca...
achei que ia ter uma verdadeira enfermaria dentro do bau da motoquinha :G

tuiuiu
10-12-08, 08:27
quando eu li essa notícia no site da Grobo, disseram q iria vir com kit de primeiros socorros no bau e só... ;)
se for o caso de uma parada cardiaca o "profissional" tem que fazer uma massagem no indivíduo.. :k
mas acho que existe desfibrilador "portátil".. já vi em algum lugar, só nao lembro onde...

jotappe
10-12-08, 08:29
na minha cidade existe desde o ano passado!

moisespatriarca
10-12-08, 08:34
Deêm uma lida no meu post no pé da página anterior.

Lion, um DEA - Desfibrilador Externo Automático é menor do que uma multifuncional, ou uma cpu, cabe no baú numa boa!!! :OK:

http://www.marimar.com.br/resgate/desfibrilador_automatico_externo.htm

raulzito rock
10-12-08, 15:54
hummm que bom cara,até que em fim,isso será muito útil principalmente em acidente de trânsito,que se forma aquele congentionamento enorrrrrrrrrrme,e as ambulâncias demorar para chegar!


totalmente mara!!!!!! :clap: :clap: :clap: :clap:

brunohcs
10-12-08, 17:25
kaka.. motolancia!


eu sempre me perguntei pq nao tinham motos para socorrer as pessoas.. mas dai eu pensava.. bom nao ajuda mto jah que nao tem como carregar o ser que está morreno lah..

mas nao eh assim neh.. o kra pode fazer muita coisa chegando antes de moto para socorrer uma pessoa! :OK:


ps. esses dia eu tava vindo pro trampo ae vi uma ambulancia atraz de mim.. ae peguei e dexei ela passa e fikei atraz dela.. dai nao aguentei.. passei ela e fui embora kaka.. eu dexei ela passa mas ela nao conseguia anda mais rapido q eu por causa do transito kakaka!

SOCORRISTA
10-12-08, 23:14
Quero ver onde vai ficar nosso DPVAT. Eles falam que moto é perigoso, só tem loucos sobre elas e etc.... Agora usam a moto pra socorrer pessoas e até motoqueiros.... Que ironia....
Sou enfermeira e aqui no Brasil não existe PARAMÉDICOS porque os " médicos " não admitem ter um profissional que tem a capacidade de fazer boa parte do que eles fazem sem ter a faculdade que eles tem e só tendo um curso de tecnólogo. O tal corporativismo dos médicos... Patriarca sabe do que estou falando.....
Sobre o desfibrilador.... eles vão ter material no bauleto e vão carregar uma mochila com os demais materiais.

GuilhermeRS
10-12-08, 23:29
Se colocassem o magayver não precisava nem de baú na moto, puxava um fio do poste e já recussitava uns 5 duma vez só... ]:) ]:)