PDA

Ver Versão Completa : Faixas exclusivas para ônibus/carros/motos/bicicletas...



Furious VIPER
11-12-08, 11:45
Senhoras e senhores, estava eu aki pensando... será q é possível fazer uma cidade... começando do zero daí... onde as vias sejam divididas em pistas exclusivas para difrentes típos de veículos??
Seria uma maneira de "individualizar" todas as taxas como: ipva, dpvat, pedágios e outros. A idéia é q "cada veículo cuide das suas faixas".
Para carros precisaríamos de 2 faixas... e para motos seria colocada apenas mais uma faixa, onde segue o ritmo de: lentos na direita, rapidos na esquerda.
Acho sacanagem nós termos q pagar metade do valor de um carro para pedágios sendo q nõa destruímos as estradas nem 10% do q um carro faz. Fora q os caminhões qdo muito pagam o dobro do valor do carro.. e destroem 20 vezes mais oasfalto pelo peso q carregam.
Será q nunca ninguem pensou nisso? Acho simples a idéia... a construção/reforma e afins é complicada, eu entendo, mas NUNCA ouvi falar numa idéia dessas.
Com essa idéia em prática, cada veículo toma conta da sua faixa e paga seus impostos conforme os gastos q gera em manutenção e acidentes.

Rafa Davidson
11-12-08, 11:51
eu já pensei, mas só se forem contruidas cidades novas.

R.L
11-12-08, 12:14
nuss, sem chance isso dai, iaa da muitoo trabalho pros eng° de transito, e concerteza, eles naum querem isso, :lol: :lol:

mas seria uma boaa sim :OK:

TorteX
11-12-08, 12:17
Aqui tem faixa de onibus! :P :P
E pedagio...aqui pooor enquanto moto não paga tbm...
Mais acho meio complicado essa sua ideia viper...para de bebe!!! eueaueauuhae

Furious VIPER
11-12-08, 12:18
Aqui tem faixa de onibus! :P :P
E pedagio...aqui pooor enquanto moto não paga tbm...
Mais acho meio complicado essa sua ideia viper...para de bebe!!! eueaueauuhae

Eu não bebo seu ruivo paspalho!

Mas a idéia é top...

Rafa Davidson
11-12-08, 12:19
faixa de onibus aqui tem, mas acho que só em um trecho da av. fernandes lima, mas tão dando uma arrumada no transito por aqui...

Mostarda_69
11-12-08, 12:38
Pega como exemplo um gol 1.0 com seus 900kg. Pneus 185/60-14, área de contado com o chão: 222cm2, 900kg/222= 4kg/cm2
Uma Ybr com 105kg, mais o indio de 70kg encima= 175kg, área de contato= 12cm2 no pneu de tras e uns 10cm2 na frente= 22cm2, 175/22=7.9kg/cm2.

Ta é tudo meio nas coxa os calculos, mas eu tava pensando esses dias... a moto passa muito mais pressão ao solo... Acho q ela estraga mais o asfalto q um carro...

lion
11-12-08, 12:50
não há como individualizar impostos como ipva...
a idéia em tese é boa pra cidade pequena... mesmo em uma nova cidade, digamos que do tamanho e proporções de SP, essa idéia seria bastante conflitante :/
ideal mesmo pra resolver todos esses problemas são transportes públicos de qualidade e não se fala mais nisso :(

-EMK-
11-12-08, 12:52
E ai galera do PN!!!
Sou novo no Fórum.
Ba Tchê, meio que me perdi nesses cálculo ai..!!!!!!!
Mas, essa idéia é muito doida, os mais desrregulados iriam usar essas pistas
só pra faze racha....... hauhauhauhauhauhaahauhauhaa...BRINKDRA

Como coloco minha foto ai nesse cantinho tbm? ......Valeu.....

-EMK-
11-12-08, 13:07
Como o lion disse a idéia é boa pra cidades de pequeno porte, agora vocês imaginem no caos de uma
cidade grande todas essas pistas, os Engenheiros tinham que pensar muito bem antes de fazer
um cruzamento, passarelas........ né!! :Q

Furious VIPER
11-12-08, 20:14
Engenheiros de trânsito não querem trabalho, o governo não quer gastos.. mas todos aceitam milhões de mortes sem necessidade todo ano, né?
Foda isso!

moisespatriarca
11-12-08, 20:23
Já temos uma cidade assim, ela se chama Brasília, agora eu pergunto, lá deu certo?

NÃÃÃÃÃÃOOOOOO!!!!

tudo bem que quando ela foi construida não tinha tudo o que temos hoje, mas aí faltou um detalhe bem "piquinininho": planejamento futuro , o Sr Niemayer nunca pensou que o número de veículos e pessoas fosse aumentar não é? |:(


Idéia meio utópica né Viper? Mas vale a pena sonhar :OK:

Agora, construir uma cidade inteira assim, pensa bem, desmatamentos, animais extintos, desvio de rios...ufa, e isso é só o comecinha da brincadeira!!!
Ah!! sim tem o principal: DESVIO DE VERBAS!!! :NOOK:

:lol: :lol: :lol:

brunohcs
11-12-08, 21:27
Pega como exemplo um gol 1.0 com seus 900kg. Pneus 185/60-14, área de contado com o chão: 222cm2, 900kg/222= 4kg/cm2
Uma Ybr com 105kg, mais o indio de 70kg encima= 175kg, área de contato= 12cm2 no pneu de tras e uns 10cm2 na frente= 22cm2, 175/22=7.9kg/cm2.

Ta é tudo meio nas coxa os calculos, mas eu tava pensando esses dias... a moto passa muito mais pressão ao solo... Acho q ela estraga mais o asfalto q um carro...


creio q esse seus calculos sejam falhos.. mas nem tentei faze calculo nenhum.. mah axo meio dificil a moto faze mais pressao q o carro o.O...


sobre a ideia do viper axo impossivel hehe.. ia ocupar mto espaço com pistas.. e fazer isso em uma cidade jah "pronta" imaginaaa o transtorno!

GuilhermeRS
11-12-08, 22:01
Andando em linha reta talvez até tenha sentido, mas quando um carro faz um curva a tendencia é ele cavocar bem mais o asfalto que uma moto que inclina o pneu...


Caminhão muito pesado quando passa na rua chega a esfarelar o asfalto na hora, e olha o tamanho dos pneus daquela p*rra...

Christian
11-12-08, 22:07
VIPER... ótima idéia.
Não sou pessímista, mas isso nunca daria certo em lugar nenhum do mundo. :#

Mas seria muito bom se fosse dividído carro de moto. :)

Abs!

raulzito rock
12-12-08, 14:07
aki em SSA,tem faixa esclusiva para ônibus em quase todas as via principais da cidade essa idéia do viper e tão boa que ta mais proxima da útopia que da realidade!!!!!
Viper para o ministerio do tranportes!!!!!!!!!! :clap: :clap: :clap:

loko por ybr
13-12-08, 10:34
Impossível uma cidade desta. |:(

Rodrigo_Alves
13-12-08, 10:52
Vou ser bem sincero: se implantarem medidas desestimulantes para automóveis, incentivar o uso da bicicleta e da moto, botar mais fiscalização (com tolerância zero) e fazer um sistema de transporte por ônibus muito bem-feito (com linhas atendendo toda a cidade e sistemas como o park-and-ride), acredito que nem precisaria botar corredores de ônibus, "motovias" e ciclovias em nossas ruas. As duas palavras-chave para anemizar os problemas de trânsito são planejamento e educação.

Rafa Davidson
13-12-08, 11:31
uma vez tava falando com um amigo sobre uma faixa esclusiva pra motos aí ele disse

"não daria certo, quando ficar engarrafado os carros irão invadir a faixa"

Tqf2
13-12-08, 14:34
Acho que o Furious andou fumando umas coisas hein....... :0_0: :lol:

O que precisa é de educação no trânsito.... e de transporte coletivo de qualidade..... :OK:

OgaiT
13-12-08, 14:48
Cara concordo com a ideia... mas.... mas... neh? Praticamente impossivel adotarem....

Tqf2
13-12-08, 14:52
Faixa exclusiva pra motos, tudo bem....

Pq ela pode ser menor (mais fina) e será difícil os carros andarem nela.......

Mas daí separar tudo por categorias.......? Complica hein.....

superkyo
13-12-08, 15:46
O melhor seriam as CICLOVIAS com bicicletarios nos terminais de onibus com bicicletas da prefeitura para serem alugadas e faixas exclusivas de ONIBUS em cidade menores, nas maiores soma-se a isso o METRO e o VLT ( Veiculo Leve sobre Trilhos )

Com isso a utilização de carros diminuiria naturalmente...




Pega como exemplo um gol 1.0 com seus 900kg. Pneus 185/60-14, área de contado com o chão: 222cm2, 900kg/222= 4kg/cm2
Uma Ybr com 105kg, mais o indio de 70kg encima= 175kg, área de contato= 12cm2 no pneu de tras e uns 10cm2 na frente= 22cm2, 175/22=7.9kg/cm2.

Ta é tudo meio nas coxa os calculos, mas eu tava pensando esses dias... a moto passa muito mais pressão ao solo... Acho q ela estraga mais o asfalto q um carro...


Tem q levar em conta a distribuição de peso é DESIGUAL o motor de um carro compem grande parte de seu peso e fica totalmente na frente, na moto o motor fica mais centrado.......