PDA

Ver Versão Completa : Fazendo bom uso da Lingua Portuguesa



Christian
13-12-08, 22:51
Postei no Yamaha XTZ, mas acho interessante que todos leiam isso, pois na internet cada dia aparece uma "palavra" nova. :D

____________________________________________

Bom galera, estive comentando com outros Administradores e Moderadores do Fórum sobre erros de Português, pois como todos sabem, temos pessoas de todas as regiões do Brasil e até usuários do continente Europeu.
Então estamos com um campanha para que seja feito bom uso da nossa maravilhosa Língua Portuguesa.
Vimos que usuários de internet quando estão escrevendo (digitando) algo, em fóruns de discussão como o Yamaha XTZ, no MSN, Orkut etc, escrevem errado demais, até de propósito as vezes. :NOOK:

Eu mesmo tenho que confessar que por pura preguiça digitava errado no começo também.
Mas isso é um hábito que estou tentando mudar, e sinceramente fico mais satisfeito quando vejo que o texto que eu escrevi está correto, com todos os acentos no lugar, frases que respeitam as regras de concordância, letras maiúsculas no começo das frases etc. O texto fica muito mais sério, parece que o que você escreveu tem mais credibilidade. Eu com certeza prefiro ler um texto onde o português é usado corretamente ao invés de uma série de erros como "maix vc num analizou?".

-------------------

Aqui segue uma lista dos erros de português mais comuns (pelo menos são os que eu mais vejo) na internet:

1- Abreviações

Essa eu aposto que 99,9% dos freqüentadores do fórum usam: vc ao invés de você. Tá certo que é mais fácil e mais rápido digitar "vc", mas vocês estão com pressa de quê? No meio de um jogo eu entendo, pois lá a intenção é transmitir o recado da forma mais rápida possível antes que alguém te mate, mas num fórum de discussão?

Tente trocar o "vc" por "você", "pq" por "por que/porque/porquê/por quê" etc.


2- Ortografia

Isso é um assunto que realmente me deixa nervoso. Eu não suporto quem escreve errado de propósito, do tipo "maix pq vc num dix pra ela?". Se você escreve errado de propósito, pense duas vezes no que está fazendo. Pra que escrever assim? Não crie este hábito, pois ele só trará malefícios pra você.

Eu prefiro acreditar que a maioria das pessoas que erram na ortografia de palavras, fazem isto sem querer. E erros acontecem, neste texto meu mesmo devem haver vários erros, eu nunca fui bom em português... Mas, é importante a gente tentar pelo menos buscar saber qual é a forma correta quando estamos em dúvida. Existem algumas maneiras simples de se fazer isso:

Pesquise a palavra num dicionário como este: http://www.priberam.pt/dlpo/dlpo.aspx
Ou abra o site do Google. Ele é 1001 utilidade e vai te mostrar se a palavra está errada ou não.

Abra um documento de Word ou o editor de textos de sua preferência, e digite a palavra. Se houver erro de ortografia, a correção automática o consertará.


3- Pontuação

Essa é outra parte da língua portuguesa que é praticamente esquecida na internet. Porém, a pontuação correta pode mudar completamente o "tom" de uma frase, como:

"Ele é estudioso, mas não passará.

Ele é estudioso, mas ... não passará.

Ele é estudioso, mas não passará..."

Além de ditar o "tom" das frases, a pontuação é correta pois é mais fácil e mais agradável ao leitor ler um texto corretamente pontuado, pois nosso cérebro vê as vírgulas e pontos como pausas. Faça o teste você mesmo lendo este parágrafo novamente, agora sem pontuação:

"Além de ditar o tom das frases a pontuação é correta pois é mais fácil e mais agradável ao leitor ler um texto corretamente pontuado pois nosso cérebro vê as vírgulas e pontos como pausas faça o teste você mesmo lendo este parágrafo novamente agora sem pontuação"


4- Dúvidas clássicas

Aqui eu quis listar alguns dos erros mais comuns e dúvidas clássicas de escrita, como, a diferença dos porquês, "mais vs mas" entre outras.

Mais vs mas

Este é um erro muito comum, e fácil de lembrar a regra.

Mais = adição
Mas = contradição

Ex. Mulheres trabalham mais, mas ganham menos.

O primeiro "mais" significa que as mulheres estão trabalhando mais horas, dá o sentido de adição. Após a vírgula, o "mas" dá o sentido de contradição, pode ser substituído por "embora" (respeitando as regras de concordância.


Por que, por quê, porque, porquê. (Tirado da UOL - FONTE )

Há basicamente dois casos em que se usa "por que". Num deles, pouco comum, temos a equivalência com as expressões "pelo/a qual", "pelos/as quais": "São indescritíveis os caminhos por que (= pelos quais) tivemos de passar"; "As teses por que (= pelas quais) luto nem sempre são compreendidas". No outro caso, o "por que" equivale a "por que razão", "por qual razão": "Por que (= por que razão, por qual razão) no Brasil não se consegue criar uma sociedade mais justa e equilibrada?"; "Faço questão de saber por que (= por que razão, por qual razão) você é tão áspero com ela".

Já o "porque" ("junto") introduz explicação ou causa do que se afirma: "Não vou porque estou doente"; "Não voto nele porque seus projetos sociais são pífios".

E quando se coloca acento em "por que" e "porque"? É simples. No primeiro caso, basta que a oração termine ali: "Por quê?"; "Ele não vai, e ninguém sabe por quê". É "separado" porque equivale a "por qual razão" ("Por qual razão?"; "Ele não vai, e ninguém sabe por qual razão/por que razão"); é acentuado pelas mesmas razões que você viu no início do texto, quando da explicação do título da revista ("Você tem cheiro de quê?").

Para acentuar "porque" ("junto"), é preciso que essa palavra seja substantivo. Nesse caso, normalmente "porquê" acaba sendo sinônimo de "motivo", "causa": "Não entendemos o porquê (= motivo, a causa) da demissão do ministro"; "Ele não revelou o porquê (= o motivo, a causa) da renúncia".

Se você gosta de "curto e grosso", talvez seja possível resumir a história assim: quando equivale a "pelo/a qual", "pelos/as quais" ou a "por que razão", "por qual razão", grafa-se "por que" (com acento, se a oração terminar ali). Quando não, grafa-se "porque" (com acento, se for substantivo).


-----------

Espero que vocês concordem que a boa comunicação é importante e passem a se regrar mais ao escrever na internet! :OK:

Abs!

Rafa Davidson
14-12-08, 01:17
Hunt3r muito bom isso, eu tento evitar ao máximo escrever assim, já fui tão "viciado" em escrever assim que um dia tava escrevendo igual no caderno, foi aí que eu comecei a abandonar essas abreviações, acho que uma das unicas que uso é o "vc".

ótimo topico. :clap:

Rodrigo_Alves
14-12-08, 08:18
Eu nunca consigo escrever errado. Acho besteira o povo abreviar e escrever tudo errado nos fóruns...

Christian
14-12-08, 09:18
É complicado né meu caro Rodrigo, mas o pessoal, principalmente no MSN digita errado pra caramba. :-/
Eu mesmo só peguei meus vicios de digitação incorreta no MSN. |:(

Estou me policiando muito agora, pois no começo da minha conta aqui no PN e em outros Fóruns escrevia errado demais.
Chega a dar vergonha. :#
Mas se todos fizerem o bom uso da nossa Lingua tudo fica melhor.
Até alguns tópicos que as vezes ficam quase que incompreensíveis de se ler poderiam, quem sabe, ter mais respostas e mais objetivas. :OK:

Abraços!

Furious VIPER
14-12-08, 09:28
Eu tenho o hábito de escrever coisas erradas sim! mas basicamente é o "vc", o "q", o "pq" e assim vai...
Outra mania q tenho é usar pontos de exclamação!!!!!!! milhares... e reticiências! Sim me dá nos nervos isso, mas já virou hábito. tenho q me policiar.
Até pq como o texto ali diz, está ditando a pausa... e qdo coloco reticiências é pra dar uma pausinha mesmo!

Mas enfim... como cada vez menos escrevemos em cadernos/quadros/papéis... esses hábitos não são o fim do mundo (digo isso para quem está em universidade ou já no "fim" da vida acadêmica básica)! Pra quem tá no colégio isso é um veneeeeno!

Vamos lançar a campanha: "Eu escrevo certo"

Se bem q vai ter a contra-campanha: "eu ixcrevu certuh amiguinhux".. hehehe

Japaparadoxx
14-12-08, 10:10
Eu axxo q uq deviia mudá era ah limgua portuguezza, rerrê!

Sei lá.

Eu abrevio , ja to em uma fase que o "você", eu não uso "vc", escrevo apenas "c".
Acho normal, abreviando da pra itender, o ruim é quando não usa pontuação, ai fica feio!
Evito apenas não abrevia muitas palabras que usam o Z e o S, palavras difíceis, algumas de uso raro, pra ta sempre treinando pra não esquecer como se escreve certo.
Mas eu acho que antes da campanha "Eu escrevo certo", deveriam lançar uma "Eu vou pronunciar certo". Porque o mal costume na digitação começa no dia-a-dia.

É so reparar, tenho certeza que a maioria "fala" errado.

uc, ucê, vucê, mais (mas),etc,etc, tocompreguissadelembrar.

Rodrigo_Alves
14-12-08, 12:10
E tem também a questão das gírias regionais. Se prestarem atenção, verão muitos foristas a usar gírias de suas regiões, que para alguns pode significar outra coisa ou mesmo não souber o que significa.

Ramiro
14-12-08, 13:23
É complicado o cara se policiar tanto.. Um exemplo é que meu Word já arruma automáticamente "oq" para "o que", "tb" para "também" :D para vocês verem a que ponto já estamos.. :P

Mas sou a favor, as vezes o cara lê cada erro feeeeiiooo.. chega a doer os olhos!

lion
14-12-08, 18:05
mas qq isso!
eu nem ligo pra forma como escrevem, uso a internet desde os 9 anos de idade e isso nunca comprometeu o meu rendimento no colégio/faculdade etc...
Malefícios quando são usados sem qualquer observância com a concordância da frase, algumas pessoas jogam apenas palavras soltas como se fosse uma música de axé, mas ao invés de versos são apenas palavras.
Acredito fielmente que deve haver um ponto médio entre a informação ser passada de forma razoável, sem exageros mas que não necessita se ater a regras de linguagem a ponto de chegar num extremismo exacerbado, crucifiquem quem escreve assim!
Eu sou perfeitamente capaz de traduzir sentenças formuladas por alguém capaz de fazê-lo de forma clara, sem muitas gírias e de forma resumida, mas quanto à ortografia, prefiro me conter nesse quesito pois muitas vezes isso se caracteriza por erros de digitação...
frequentemente eu digito um texto sem que o leia novamente e muitas vezes prefiro digitar de forma rápida engolindo alguns acentos...
O uso do português incorreto em fóruns não é desculpa para erros ortográficos não propositais.
é falta de leitura, não on-line mas em livros, rótulos de remédios e revistas, que também contribuem bastante para a formação do indivíduo em todos os quesitos...

Hunter 123
14-12-08, 19:13
Acho que abreviar vc ou coisas que todos entendam, tudo bem. O saco é o cara achar que "vc" vai entender qualquer porcaria que ele abreviar. Mas as coisas mais comuns, ok. Todos aqui falam "está" sempre ou se pagam falando "tá" ora ou outra numa conversa? É assim mesmo, tudo bem desde que não seja nada demais...eu acho.

brunohcs
15-12-08, 03:18
internet = agilidade = abreviações!

Nao vejo nada de errado em abreviar qdo está na internet.. o proprio "pasquele" ja disse que não tem nada de errado com isso, desde que você esteja em um ambiente virtual informal.. é claro que a globo.com não pode começar a escrever td abreviado.. ams se vc ta batendo papo.. ta num forum como o PN,, nao é nenhum problema escrever abreviado..

Tqf2
16-12-08, 19:48
Eu acredito que algumas abreviações, as quais todos já conhecem e entendam, não há problemas.

Agora, falta de pontuações, ou concordância... Isso sim complica o entendimento da frase, ou pode até mudar o sentido.

Abraços,

Christian
16-12-08, 21:24
Continuo com a idéia de que o uso correto da Língua Portuguesa é o certo.
Não estou crucificando ninguém.
Cada um escreve como lhe convém.

Foi só um "estímulo". :D

Abraços!

tasmotos
16-12-08, 22:00
É isso ai amigos,

Nós da velha guarda tentamos escrever com mais cuidado, é dificil, mas pelo menos tentamos.
Acredio que é muito importante na Internet, em especial em foruns como o PN, melhorarmos a forma de se comunicar, caso contrario chegara um dia que voce estara elogiando uma pessoa, e ela podera "soltar os bichos" em cima de você porque achou o contrario.
Apoio totalmente a campanha "Eu escrevo certo" idealizada pelo Furious VIPER (escrevi certo seu nome?) .

Abraços

tasmotos

Furious VIPER
17-12-08, 10:14
É isso ai amigos,

Nós da velha guarda tentamos escrever com mais cuidado, é dificil, mas pelo menos tentamos.
Acredio que é muito importante na Internet, em especial em foruns como o PN, melhorarmos a forma de se comunicar, caso contrario chegara um dia que voce estara elogiando uma pessoa, e ela podera "soltar os bichos" em cima de você porque achou o contrario.
Apoio totalmente a campanha "Eu escrevo certo" idealizada pelo Furious VIPER (escrevi certo seu nome?) .

Abraços

tasmotos

Sim sim, acertou o nome.
E a partir de hoje vou tentar escrever o mais correto possível. Pontuações, sem abreviaturas, tudo que eu lembrar.

Quem escreve certo levanta a mão. hehehe

Joao XTZ
17-12-08, 13:22
olha gente vamos escrever certo ,mas sempre se puder abreviar,abrevie pq esse eh o local certo...mas nao vamos fazer erros de português grotescos...

valeu... :lol: :lol: :lol:

OgaiT
17-12-08, 14:25
Ai que preguiça..... BRasileiro é exemplo de preguiça nessas horas...

BadellPerébovick
05-01-09, 13:00
Abreviar palavras realmente é errado.
Agora, abreviar nomes também é errado? Por exemplo, DVD, PC, HD, HDTV, IE, ESD, CD (que antigamente era chamado de disco laser)...

Este tópico é bom, as pessoas precisam lê-lo, divulgá-lo e devotá-lo às crianças.
Vlw (Valeu).

Wanderson
05-01-09, 14:11
eu acho q tudo tem um limite, e depende da ocasião deve se escrever corretamente
sem abreviações
as mais conhecidas como vc, pq, tb, e etc até seria normal;
oq me irrita sao aquelas pessoas q escrevem tudo com X
miguxo, linduxo
aquelas coisas de emo.
isso me irrita
mas nao tiro a razão do pessoal q querem o bom uso da lingua portuguesa.

Richard
05-01-09, 14:33
Eu tenho o hábito de escrever coisas erradas sim! mas basicamente é o "vc", o "q", o "pq" e assim vai...
Outra mania q tenho é usar pontos de exclamação!!!!!!! milhares... e reticiências! Sim me dá nos nervos isso, mas já virou hábito. tenho q me policiar.
Até pq como o texto ali diz, está ditando a pausa... e qdo coloco reticiências é pra dar uma pausinha mesmo!

Mas enfim... como cada vez menos escrevemos em cadernos/quadros/papéis... esses hábitos não são o fim do mundo (digo isso para quem está em universidade ou já no "fim" da vida acadêmica básica)! Pra quem tá no colégio isso é um veneeeeno!

Vamos lançar a campanha: "Eu escrevo certo"

Se bem q vai ter a contra-campanha: "eu ixcrevu certuh amiguinhux".. hehehe



Viper....

Agora, por um acaso, vc poderia explicar aos burros de plantão o que seria uma reticiência???


Por um acaso seria uma ciência que estuda as linhas retas (ou retilíneas no caso)??? ;/ ;/ ;/


Fala sério... Quanta :cocô:...

Calma pessoal... O "Quanta :cocô:..." foi em relação ao Viper e a minha resposta.... :P

BadellPerébovick
05-01-09, 14:43
Por um acaso seria uma ciência que estuda as linhas retas (ou retilíneas no caso)??? ;/ ;/ ;/

HuaHahaueHeheHuahuheaHehehHeaHeHeHaHahHuaheh.
Não posso falar nada, também escrevo elado.

:lol: :lol: :lol: :lol:

jaba
05-01-09, 14:51
pra mim quando a gente escreve ou fala alguma coisa é pra passar uma menssagem pra alguem
pra que ela entenda o que a gente tem a dizer e só, as vezes você escreve perfeitamente com todas a regras de gramatica da lingua portuguesa ou fala um portugues culto perfeito e a pessoa não entende, fica muito pesado de entender.
pra mim o melhor é escrever de um jeito nem muito porco e nem muito fresco kkkkkk
apenas dando pra entende e passando o que você quer de uma forma clara ta bom

e olha quem joga rpg online sabe que gringo escreve bastante abreviado tbm não é só brasileiro que tem esssa mania tbm
e naum só em jogos online como em foruns gringos eu já vi muito muito mesmo
flw :P

brunohcs
05-01-09, 15:53
Sabia também que já lançaram uma campanha dessas

o endereço do site era: www.euseiescrever.com.br

como podem ver já eras o site já redireciona para o site dos criadores da campanha.. não deu certo.. acho que foi só por falta de apoio ou tempo dos criadores mesmo..




Eu acredito que algumas abreviações, as quais todos já conhecem e entendam, não há problemas.

Agora, falta de pontuações, ou concordância... Isso sim complica o entendimento da frase, ou pode até mudar o sentido.

Abraços,

isso ae! :Q

Guigo
05-01-09, 18:02
Sim sim, acertou o nome.
E a partir de hoje vou tentar escrever o mais correto possível. Pontuações, sem abreviaturas, tudo que eu lembrar.

Quem escreve certo levanta a mão. hehehe


Depois do primeiro sim, você deveria ter utilizado um ponto ou uma vírgula.
E o "hehehe" deveria começar com letra maiúscula, pois a sentença anterior terminou com ponto. :lol: :lol:

moisespatriarca
18-01-09, 00:03
Aderindo à campanha. :OK:

Pelo menos tentando né? :P

Furious VIPER
18-01-09, 00:10
Depois do primeiro sim, você deveria ter utilizado um ponto ou uma vírgula.
E o "hehehe" deveria começar com letra maiúscula, pois a sentença anterior terminou com ponto. :lol: :lol:

Ah, esqueci de uma coisa:

PINTO pro Guigo!! Hahahahahaha

Dumbex
18-01-09, 00:13
Çou MuitU BuRiCU pá AderIu a CanpaNha!! :d :d

Seu Creyson na VeicA!!!

Cassio
18-01-09, 00:35
Caraca, sabia a diferença entre por que e porque (uma maneira mais simples é saber que separado é usado em perguntas, e junto usado em respostas). Mas a diferença entre acentuar ou não nem sabia, continuo sem saber, e provavelmente não conseguirei entender nunca.

Quando o post é escrito de forma difícil de se entender (axu e cia por ex), logo que começo ler já pulo e não leio a mensagem.

Mas acho que quanto a abreviar vc, pq e algumas coisas assim torna mais ágil a parada. Já chega no trampo e em outros lugares em que tenho que escrever tudo muito certinho...