PDA

Ver Versão Completa : carburador a vácuo , oq é? como funciona? informacoes



pppocos
01-10-05, 21:41
no senai eu comentei do carburador a vacuo da twister e o professor
disse

" ai galera alguem conhece carbura a vacuo? hahaha acho q vc ta sonhando colega...vc vai dar um otimo mecanico "

fexei uma cara de bosta pra ele :0_0:

quero informacoes sobre esse tipo de carburador...

se possivel tudo sobre ele como funcional e tals...vo sokar na cara dele o papel

Alan
01-10-05, 22:21
No carburador comum não há borboleta e a subida do pistonete e consequente abertura da passagem do ar é feita diratamente pelo cabo ligado no pistonete...

No carburador a vácuo o pistonete é ligado a um diafragma somente. Na boca do carburador tem uma passagem de ar que com o fluxo presuriza o diafragma e este levanta o pistonete. O controle da abertura é por borboleta...

Nessa figura:

+ 10: borboleta
+ 03: pistonete
+ 02: diafragma

http://www.nightrider.com/biketech/images/cv_carb_cutaway.jpg

Nessa figura:

+ 04: diafragma
+ embaixo dele um pistonete flat slide

http://www.angelfire.com/sports/serowpages/carb.jpg

Henrique D.
02-10-05, 12:42
matou a charada alan
o carburador da CB450 é assim
tenho um pra vender :D

Alan
02-10-05, 16:53
Ele é mais progressivo pq o pistonete sobe de acordo com a necessidade do motor...

Aquela imagem tava linkada direto do Angel Fire, mó bosta...

Arrumei outra, a peça 8 ali é o diafragma...

http://www3.telus.net/dougsimpson/carb.JPG

Frey
02-10-05, 19:34
Cara tenho um manual da mikuni dos carburadores da série VM, que são a vácuo. Se quiser eu te mando o problema é que tá em ingles.

o endereço é este aqui ó!
http://www.mikuni.com/pdf/vmmanual.pdf

A diferença é que no carbura a vácuo, é o fluxo de ar pelo venturi que faz com que a gastrol suba da cuba para o venturi passando pelo atomizador, e o a que passa no venturi é puxado pelo cilindro quando desce, daí o vácuo. Que atua em duas funções, uma, levar o ar da caixa do filtro pra dentro do cilindro(até aí tudo normal, pois funciona assim em qquer mota,) a segunda é o vácuo que se forma na saída do atomizador pelo ar que passa pelo venturi. Se tu já viu algo de mecanica dos fluidos é quase como um tubo de pitot. Quando vc aumenta a velociade de um fluxo de gas dentro de uma tubulação (no caso aqui o venturi do carbura) a pressão diminui, a gasolina que está dentro da cuba, como está na pressão atmosférica tende a escapar para dentro do venturi, pela única ligação que há, o furo do atomizador (na verdade 3, devido ao diferentes regimes de rotação. quando no máximo, sai gasolina nos tras, na lenta só em um, e em médias, por 2).

O efeito é igualzinho o de uma daquelas pistolas de pintura nas quais o reservatório de tinta vai por baixo (sabe?) é o ar passando rápido por dentro dela que dimuinui e pressão e faz com que a tinta suba, e acabe se misturando com o ar.

Não sei se me fiz entender.

Abraço

Frey
02-10-05, 19:35
Ahhh

Manda teu professor estudar mais....quem sabe um cursinho de reciclagem. ]:(

Bernard
02-10-05, 19:50
uahuahauah gostei do "cursinho de reciclagem "

Alan
02-10-05, 20:06
Frey, o pppocos se referia aos carburadores de moto onde o pistonete é elevado pelo cabo ou pelo diafragma (conhecido como carburador a vácuo popularmente)...

Frey
02-10-05, 20:11
Humm...ainda assim.

Este manual que passei o endereço é de carburadores de moto. E tem lá os esquemas de funcionamento, indicando passagens de ar e combust. O nome é o mesmo. Resta saber o resto, enfim, espero ter ajudado.

TRW
03-10-05, 09:21
No carburador comum não há borboleta e a subida do pistonete e consequente abertura da passagem do ar é feita diratamente pelo cabo ligado no pistonete...

No carburador a vácuo o pistonete é ligado a um diafragma somente. Na boca do carburador tem uma passagem de ar que com o fluxo presuriza o diafragma e este levanta o pistonete. O controle da abertura é por borboleta...

Nessa figura:

+ 10: borboleta
+ 03: pistonete
+ 02: diafragma

http://www.nightrider.com/biketech/images/cv_carb_cutaway.jpg

Nessa figura:

+ 04: diafragma
+ embaixo dele um pistonete flat slide

http://www.angelfire.com/sports/serowpages/carb.jpg


bein isso mesmo eheheheh

juliano125
03-10-05, 09:37
ae..imprime o tópico todo e esfrega na kra do professor lá...fala pra ele ficar estudando um pouquinho ...hehehehe

Fran
03-10-05, 15:35
mas eh um troxaum esse teu professor... nananana... agora faz ele fexa a cara também... hauahauhauahu... soh naum humilha muito pra ele naum fik d pegação contigo ateh o fim do ano, neh!!

vlw

Fran

pppocos
03-10-05, 20:31
haihauhauaha

ja vo infia no ceu da boca dele o papel...

ele falo q se eu continuar nessa "ignorancia" toda NO DIPLOMA

ai q meda...

Fran
03-10-05, 20:35
haihauhauaha

ja vo infia no ceu da boca dele o papel...

ele falo q se eu continuar nessa "ignorancia" toda NO DIPLOMA

ai q meda...

credo... cara bem cavalo!!!! :0_0:

Fran
03-10-05, 21:09
to falando do teu professor, caso tu não entenda e fique indignado... hehehehehe, li depois e vi que parecia q era d ti q eu tava falandu, mas era do mala do teu professor...

vlw
Fran

Marvila
23-03-08, 22:10
Tópico antigo: tema técnico atual

Tava pesquisando sobre "carburador a vacuo" encontrei muito pouco no Forum. Talvez o tópico com mais informação tenha sido este. No entanto, tenho algumas dúvidas que não consegui esclarecer...

1) o carburador é mais moderno do que o convencional ?
2) a Sundown STX-200 trail e motard, segundo informações, é equipada com carburador a vácuo. Qual a vantagem disto acaso ela adotasse o comum ?
3) o carburador a vácuo diminui os "engasgos" característicos das motos equipadas com o carburador comum ?

Christian
23-03-08, 22:35
Esse tópico mereceu ser ressucitado.
Mesmo entrando na era das IE (a partir de 2009) nunca obtive maiores informações sobre carburadores s vácuo.
A única moto que eu sei que tem é a mini TW (CG Sport).
A moto anda mais com esse carburador? E o consumo em relação aos demais?

agm2112
24-03-08, 09:17
Boa pergunta ... nunca desmontei um carburador destes ... mas imagino que o acionamento indireto do pistonete reduza os engasgos em acelerações bruscas a baixo giro e quem sabe consiga baixar o consumo um pouco evitando desperdício de combustível bombeado pelo diafragma (bomba de aceleração).

Nos carburadores que eu conheço e desmonto com frequencia (os duplos de carro) o acionamento (do segundo estágio) a vácuo evita que que a borboleta abra repentinamente em baixo giro e sem vácuo no coletor, o que evita os engasgos, pois o segundo corpo do carburador não possui mecanismo de bomba de aceleração. Esta bomba injeta combustível adicional no momento do aumento de vácuo do coletor que causa a condensação da mistura ar/combustível nas paredes do coletor e provoca os engasgos.

rulius
25-03-08, 14:41
Minha TDM 225 tem carburador a vácuo. Em termos de resposta a aceleração, acho muito bom mesmo. Acredito que seja realmente melhor nas respostas rápidas de baixa, como citou o agm2112, sem engasgos. O consumo da minha também é muito bom, já chegou a fazer 32 km/h na estrada e na cidade é comum dar 27km/l.

Mas o problema mais sério é que tem muito mecânico que aprende testando as motos dos clientes, e me parece que muitos não estão muito acostumados a acertar esses carburadores. Já passei por várias oficinas (incluindo 2 concessionárias yamaha) e só me decepciono. Nos ultimos dias (após uma revisão na eldorado motos - yamaha aqui de bh), me cobraram um absurdo e trocarem coisas possivelmente sem necessidade, a moto voltou engasgando muito e medi o consumo ontem, deu 18km/l. Só não volto porque depois de fazer isso não acredito na capacidade dos caras, vou pagar de novo para entregar a moto a alguém que entenda alguma coisa.

Ninja Pontes
25-03-08, 15:04
manda o professor chupar cana.... moh manezao... haahaha

Diego.fcs
25-03-08, 16:21
Sempre tive essa dúvida também, se eu colocasse um na minha 125cc melhoraria alguma coisa??? Teria algum carburador a vácuo que dê para colocar em nossas 125cc???

TorteX
25-03-08, 16:44
Sempre tive essa dúvida também, se eu colocasse um na minha 125cc melhoraria alguma coisa??? Teria algum carburador a vácuo que dê para colocar em nossas 125cc???


Eu num lembro onde vi, ou se é loucura da minha cabeça, mas o carburador da Turuna num é a vacuo?

Diego.fcs
25-03-08, 16:59
Eu num lembro onde vi, ou se é loucura da minha cabeça, mas o carburador da Turuna num é a vacuo?


Não, é ECCO igual os da CG porém é 24mm. O da ML é 22mm.

Christian
25-03-08, 20:17
Sempre tive essa dúvida também, se eu colocasse um na minha 125cc melhoraria alguma coisa??? Teria algum carburador a vácuo que dê para colocar em nossas 125cc???


Tem o carburador da CG Sport.
Será que não dá certo? ;/

Jimmy1979
26-03-08, 12:12
Minha TDM 225 tem carburador a vácuo. Em termos de resposta a aceleração, acho muito bom mesmo. Acredito que seja realmente melhor nas respostas rápidas de baixa, como citou o agm2112, sem engasgos. O consumo da minha também é muito bom, já chegou a fazer 32 km/h na estrada e na cidade é comum dar 27km/l.

Mas o problema mais sério é que tem muito mecânico que aprende testando as motos dos clientes, e me parece que muitos não estão muito acostumados a acertar esses carburadores. Já passei por várias oficinas (incluindo 2 concessionárias yamaha) e só me decepciono. Nos ultimos dias (após uma revisão na eldorado motos - yamaha aqui de bh), me cobraram um absurdo e trocarem coisas possivelmente sem necessidade, a moto voltou engasgando muito e medi o consumo ontem, deu 18km/l. Só não volto porque depois de fazer isso não acredito na capacidade dos caras, vou pagar de novo para entregar a moto a alguém que entenda alguma coisa.


Ainda tá engasgando ? vc viu o carburador desmontado ? Cê sabe que motor TDM / XT tem outras caracteristicas bem intrigantes além de carburação.

TorteX
26-03-08, 13:09
Tem o carburador da CG Sport.
Será que não dá certo? ;/


Uia verdade...tinha me esquecido da sport!

rulius
26-03-08, 22:06
Jimmy, ela estava muito bem, ficou horrivel depois da "revisão". Acho que é diafragma e regulagem da altura da agulha. Vou olhar em breve, assim que o dindin chegar.

abraço

Diego.fcs
27-03-08, 09:35
Tem o carburador da CG Sport.
Será que não dá certo? ;/


É uma hein... Vou ver se acho aki... De RD num achei, vou tentar novamente e o da Sport também...

RicardoANIMAL
17-02-11, 09:31
Eu tenho uma XTZ 2009, com esse carbura. Semana passada eu retirei ele pra uma limpeza e regulagem.
Ja tinha levado na concessionaria e nunca regulavam a baixa rotaçao, ela engasgava e morria, so quando ja estava com motor bem quente q girava legal na baixa, e a alta rotaçao tava de boa.
Acontece q desmontei o carbura, limpei, regulei e remontei, a lenta ficou maravilhosa, mesmo fria, ao acabar de ligar, girava de boa, sem engasgar e sem morrer, acontece q fuuu... a alta rotacao, a danada ficou totalmente sem torque, perdeu a potencia, na subida entao... aff....
Quero saber se alguem tem alguma dica sobre a regulagem desse carbura, sempre tive moto com carbura normal, aqueles em q o cabo eh ligado direto no pistonete, e sempre mexi, e nunca tive problema, mas esse a vacuo, com sensor ainda, eh muito fresco de mexer :p
Sem contar q notei q o carbura q vem eh pra motor 110, nao eh o modelo pra moto 125, vou ate mandar um mail pra Yamaha sobre isso... aff...

hep-me galera...

msguinha
17-02-11, 10:06
no senai eu comentei do carburador a vacuo da twister e o professor
disse

" ai galera alguem conhece carbura a vacuo? hahaha acho q vc ta sonhando colega...vc vai dar um otimo mecanico "

fexei uma cara de $#@%$# pra ele :0_0:

quero informacoes sobre esse tipo de carburador...

se possivel tudo sobre ele como funcional e tals...vo sokar na cara dele o papel


Ué, n intedi. O Professor não sabia da existencia do Carbura a Vacuo? :o

Até meu vó sabe disso, alias o velho tinha uma CG antiga equipada com uma Bura a Vacuo. Negocio antigo já.

chiccoli
17-02-11, 11:10
a CBX150 AERO, akela q parece uma barata mas larga muita gente pra tras.,
é carbura a vacuo tbm..

Bandit
17-02-11, 11:27
Como assim ele disse q nao tem bura a vacuo.. :0_0:

eu tb nao sabia, mas foi a um tempo atras, se nao me engano, a factor, usa.. e agora a Yes tb usa...
Agora como q ele funciona, eu sou entendi agora pelo Topico..
parabens ai galera, excelentes explicaçoes :OK:

pedromartins
09-03-11, 12:51
Eu tenho uma XTZ 2009, com esse carbura. Semana passada eu retirei ele pra uma limpeza e regulagem.
Ja tinha levado na concessionaria e nunca regulavam a baixa rotaçao, ela engasgava e morria, so quando ja estava com motor bem quente q girava legal na baixa, e a alta rotaçao tava de boa.
Acontece q desmontei o carbura, limpei, regulei e remontei, a lenta ficou maravilhosa, mesmo fria, ao acabar de ligar, girava de boa, sem engasgar e sem morrer, acontece q fuuu... a alta rotacao, a danada ficou totalmente sem torque, perdeu a potencia, na subida entao... aff....
Quero saber se alguem tem alguma dica sobre a regulagem desse carbura, sempre tive moto com carbura normal, aqueles em q o cabo eh ligado direto no pistonete, e sempre mexi, e nunca tive problema, mas esse a vacuo, com sensor ainda, eh muito fresco de mexer :p
Sem contar q notei q o carbura q vem eh pra motor 110, nao eh o modelo pra moto 125, vou ate mandar um mail pra Yamaha sobre isso... aff...

hep-me galera...


Ricardo, se voce nao souber montar o pistonete certo a moto fica assim mesmo, fraca e sem torque e nao passa de 40km/h.

O segredo é vc abrir a tampa do pistonete e com o dedo pressionar ele pra cima e tampar com o dedo dentro do venturi de maneira que ele fique acionado, ai aperte os parafusos da tampa.

Pra testar de uma assoprada com a boca encostada na meia-lua na parte de cima da entrada de ar, ele tem que subir facilmente sem esforço. Pronto ta feito.

Dá um saque nesse blog.: http://factoronline.blogspot.com/2011/01/v-behaviorurldefaultvml-o.html

cristiano_andrade
09-03-11, 12:59
na minha sport, é a vacuo... é bem bom
e o pessoal que tem fan aki na volta usa tbm... pq ele é maior, injeta mais gasolina e faz andar pokinhu mais e melhor...
só nao da pra usar no filtro de ar da fan pois a entrada ali é diferente... tem q adaptar

pedromartins
09-03-11, 13:01
O da Factor original é a vácuo também, so que eu sentia a falta de força nas arrancadas, coloquei o da Titan e ta bem melhor.