PDA

Ver Versão Completa : Suspensão - BIZ x CG



philosopher
26-12-08, 09:55
Saudações!

Ontem tive a oportunidade de dar uma volta em uma CG 150cc 2007.

Fiquei surpreso ao perceber que nas valetas, buracos e estrada de pedra, a CG é muito mais suave do que a BIZ.

A minha impressão é que a BIZ bate muito mais seco nas valetas, enquanto a CG absorve melhor os impactos.

Meu amigo, dono da CG, disse que realmente: "CG é moto".

Gostaria de saber se a suspensão da BIZ é "ruinzinha" por padrão, ou se a minha que está zicada!

E mais, ele disse que Burgman e scooters/motonetas em geral tem suspensão pior mesmo. Isso é verdade?

Boas festas a todos!

Diego.fcs
26-12-08, 10:10
Pelo que notei as motos são mais robustas que as motonetas... Eu acho que elas rodam muito mais firme que as Scooters de baixa cc...

Furious VIPER
26-12-08, 10:26
Deve ter alguma coisa com o centro de gravidade, distribuição da massa...

watsoncol
26-12-08, 10:30
Eu tenho uma Biz tb e é o mesmo transtorno. Acredito porque a moto é mais baixa e a distancia entre as rodas é menor, assim ela fica mais rígida e absorve menos impacto.

Eu tinha 150 e 125 e as duas eram bem macias.

Diego.fcs
26-12-08, 12:45
Aproveitando: A suspensão traseira da Biz é bem macia ou será que isso é amortecedor velho??

BrunoDias
26-12-08, 13:27
susp de biz eh horrivel msm
passar em ondulaçoes a moto kika

Rodrigo_Alves
26-12-08, 16:36
A Biz foi projetada para ser uma moto urbana; então, a suspensão dela é mais "simples" e não agüenta tanto quanto a da CG. Já ouvi dizer que a suspensão da Biz sofre ainda mais com garupa, e a moto balança muito também quando cruza com um ônibus ou caminhão numa rodovia.

Stone
26-12-08, 17:34
isso mesmo, biz não é feita para andar em buracos, CG também não, mas já é melhor. A CG tem as rodas maiores, o que também ajuda bastante

glauber
26-12-08, 17:47
Moro numa cidade onde predomina o paralelepípedo e tenho uma Biz, posso dizer que ela sofre um bocado sim, percebo isso principalmente na dianteira, que é muito leve.



Aproveitando: A suspensão traseira da Biz é bem macia ou será que isso é amortecedor velho??

Realmente, a suspensão traseira dá aquela sensação tipo tooooooooooooooiinnhoooooooooooooiinnhoooooooooooo ooooooooooiinn mesmo... :P

Volverine MF
26-12-08, 17:49
A CG tem as rodas maiores, o que também ajuda bastante
Acho que essa é a diferença.

Diego.fcs
27-12-08, 00:10
Moro numa cidade onde predomina o paralelepípedo e tenho uma Biz, posso dizer que ela sofre um bocado sim, percebo isso principalmente na dianteira, que é muito leve.
Realmente, a suspensão traseira dá aquela sensação tipo tooooooooooooooiinnhoooooooooooooiinnhoooooooooooo ooooooooooiinn mesmo... :P


To acostumado com a bolinha que é seca, aí andei com a biz 100cc da minha namorada e parecia que tava andando de Landau, ficava pra cima e pra baixo, muito macio a traseira, achei que tava ruim os amortecedores...

jaba
27-12-08, 00:47
andei na da minha namorada que é uma 2009
e a suspenção parece ser mais mole do que a da titan

Dj Serginho Sag
27-12-08, 00:58
Muito ruim, mas já acostumei hehehehe. Pista mesmo pego com ela quase tdo dia

ammanzoli
27-12-08, 09:52
axo que somente o curso dos amortecedores .. q na biz e bem menor q na CG.. issso consequentimente .. maior curos mais maciesa

philosopher
01-01-09, 18:53
Conversei com os antigos donos da Biz. Usaram ela de 2 a 3 anos, sempre com garupa e os amortecedores nunca foram trocados.

Acredito que o básico pra tentar melhorar seja colocar amortecedores novos.

Fora isto, comentaram das rodas maiores ajudarem. Vi comentários de usuários que colocaram roda aro 16 na traseira da Biz, mas parece que precisa fazer umas gambiarras, aí acho que não compensa... Será que melhora a absorção dos impactos trocando essa roda?

Alguém tem mais alguma dica do que pode ser feito para melhorar?

Furious VIPER
01-01-09, 19:15
Coloca roda traseira de Crypton! A Fran tinha na antiga Biz dela.. e era suave!

Bigulino
02-01-09, 08:20
A Biz foi projetada para ser uma moto urbana; então, a suspensão dela é mais "simples" e não agüenta tanto quanto a da CG. Já ouvi dizer que a suspensão da Biz sofre ainda mais com garupa, e a moto balança muito também quando cruza com um ônibus ou caminhão numa rodovia.

também acho, as cub e scooter não são feitas pra rodar em buraco, desnível etc. são pra circular dentro das cidades, na manha
o problema não é sua Biz, é as ruas do seu país :NOOK:
uai, rimou!

Volverine MF
04-01-09, 13:20
Acho que o caso é que cada moto tem suas caracteristicas e assim seus prós e contras.

A Biz tem como prós o fato de ser uma moto leve, economica, ter um bauzinho.
Como contra tem a baixa velocidade maxima, baixo torque e menor conforto.

Da msm forma como uma CG tera mais conforto mas não será tão economica nem tem leve.

Quer dizer, não adianta comprar uma Biz esperando que ela tenha tanto conforto qto uma CG.

Porém, é claro que se a moto tiver a manutenção em dia o conforto será maior, isto é, talvez seja preciso uma revisão na suspensão para melhorar o conforto.